Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó
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Artigo As agências de viagens e turismo: um estudo das publicações em periódicos de turismo entre os anos 2006-2011(Revista Turismo: Estudos e Práticas, 2012) Guardia, Mabel Simone Araújo Bezerra; Borges, Aylana LaissaConsiderando as mudanças do mercado e a necessidade de um olhar para os empreendimentos turísticos, propôs-se, neste trabalho, fazer um levantamento dos artigos científicos, publicados em revistas de turismo classificadas na Qualis/CAPES com estratos indicativos de qualidade variados, que discutem sobre questões relacionadas às empresas intermediadoras dos serviços de viagens, ou seja, que possuem como temática as agências de viagens. Quanto à metodologia, tem-se uma pesquisa bibliométrica. Artigos, que apresentam em seu título palavras que se referem às agências de viagens, foram selecionados, esses estudos publicados no período de 2006-2011 objetivando sua análise. O intuito da pesquisa foi, então, estudar as seguintes variáveis dos artigos encontrados: pesquisa adotada; temática abordada e frequência; autores mais discutidos; e instrumentos de coleta de dados. Logo, utilizou-se, para isso, da técnica análise de conteúdo. Como resultado da análise realizada identificou-se um número reduzido de publicações que discutem sobre a temática das agências de viagens e turismo, assim como, pode-se observar que a ênfase por parte dos autores com relação aos estudos da área se detém nos serviços prestados pelas agências de viagens, tendo em vista o uso, cada vez mais frequente, da Internet como canal de distribuição e aquisição dos serviços turísticosArtigo O ambiente construído dos engenhos no município de Areia (PB): um estudo para o agroturismo(Caderno Virtual de Turismo, 2014) Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; Rojas, Morgana Targino; Nascimento, José WallaceFace às transformações verificadas nas atividades agrárias e ao abandono e degradação das construções rurais, considerando-se a grande perspectiva de desenvolvimento do agroturismo, e diante da necessidade iminente de adequação destas construções, o trabalho objetivou identificar, caracterizar e analisar as edificações de engenhos no ambiente rural do município de Areia, Paraiba, diagnosticando a situação atual das edificações de produção de rapadura e cachaça diante das necessidades de adaptabilidade das atividades agroindustriais, conforme as exigências das legislações. A pesquisa desenvolvida é exploratória descritiva e avaliativa, foi utilizada como técnica padronizada de coleta de dados a observação sistemática, nas visitas aos engenhos. Observou-se que a maioria das edificações apresenta sistemas construtivos primitivos, de estilo arquitetônico predominantemente colonial. Diante das adaptações realizadas constatou-se que ocorre descaracterização do estilo, o que pode interferir na potencialidade turística da regiãoAnais Anais da III Semana de Letras do Seridó: os impactos do BNCC para o ensino de línguas e literatura(EDUFRN, 2022-05-31) Santiago, Márcio Sales; Bon, GabrielaLivro de Anais da III Semana de Letras do Seridó. Constam os artigos completos de trabalhos apresentados no evento e que foram avaliados pela Comissão Científica.Anais Anais da IV Semana de Letras do Seridó(UFRN, 2023-03-10) Santiago, Márcio Sales; Bon, GabrielaLivro de Anais da IV Semana de Letras do Seridó. Constam os artigos completos de trabalhos apresentados no evento e que foram avaliados pela Comissão Científica.Anais Anais do 19º congresso brasileiro de professores de espanhol: a formação do professor de espanhol na era da tecnologia: resistências, desafios e perspectivas no cenário brasileiro(EDUFRN, 2023-07-13) Gomes, Alexandro Teixeira; 0000-0002-4612-0361A obra reúne os trabalhos apresentados durante o XIX Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol (CBPE), realizado no formato remoto pela Associação de Professores de Espanhol e Estudantes do Estado do Rio Grande do Norte (APELE-RN) com o apoio da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais (FELCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período de 11 a 15 de outubro de 2021. O evento foi promovido pelas 27 associações estaduais de professores de espanhol do Brasil (APEs) em parceria com a Secretaria Nacional das Associações de Professores de Espanhol (SENACAPE).Artigo Análise da eficiência dos gastos públicos com educação básica: um estudo na microrregião Borborema Potiguar-RN(Research, Society and Development, 2018) Silva, Márcio Vieira da; Dantas, Matheus CortêsO presente estudo visa mensurar a eficiência da aplicação dos recursos públicos na educação básica feita pelos municípios da Borborema Potiguar-RN, o estudo teve como foco os anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia aplicada para calcular a eficiência relativa dos 9 municípios da microrregião da Borborema Potiguar foi a Análise Envoltória de Dados (DEA). Nesta análise foram utilizados dados secundários como o gasto per capita aluno, quantidade de matrículas do censo escolar, média de alunos por turma, taxa de distorção idade-série, notas da Prova Brasil nas disciplinas de matemática e português. Os dados foram obtidos através dos sites do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A análise foi realizada no período de 2009 a 2015. Os resultados das análises mostraram que, em 2009, apenas 22,22% dos municípios foram eficientes. Nos anos 2010 e 2011 o número de municípios considerados eficientes duplicou, resultando um total de 4 municípios. No biênio 2012/2013 o percentual de municípios que estiveram inseridos na fronteira de eficiência relativa permaneceu o mesmo, assim como nos últimos anos da pesquisa, 2014 e 2015. Os resultados desta pesquisa auxiliam em melhores tomadas de decisões no âmbito educacional por parte de seus gestores, tendo em vista verificações necessárias naqueles municípios, nos quais possuam eficiência inferior aos demais, sob o aspecto de alocação de recursos e de desempenho educacionalArtigo Análise da imagem dos turistas quanto ao desenvolvimento do turismo em Perobas, Touros-RN(Revista Turismo em Análise, 2016) Silva, Clébia Bezerra da; Oliveira, Wagner AraújoO presente artigo tem como objetivo avaliar a imagem dos turistas quanto ao desenvolvimento do turismo nos recifes de corais de Perobas. A comunidade de Perobas situa-se no município de Touros-RN, distante aproximadamente 90 km da Capital do Estado - Natal, o qual faz parte da área de influência direta da Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais juntamente com os municípios de Maxaranguape e Rio do Fogo. Os processos metodológicos consistiram inicialmente em revisão da literatura, depois uso de questionários como instrumento de coleta de dados questionários, visita in loco e capturas de imagens. Os resultados obtidos mostraram que os principais destinos de origens dos turistas são São Paulo e Rio de Janeiro, que o principal motivo para visitar Perobas é o mergulho, e as primeiras informações do local são dadas pelas agências de Natal. Além disso, mostraram o interesse dos turistas em visitar um centro de informações do local, já quanto à verificação da satisfação dos passeios observou-se que eles manifestaram-se relativamente satisfeitos. No entanto, também verificou práticas inadequadas por parte dos turistas, como pisoteio de corais, alimentação artificial aos peixes, coletas de corais, devido à falta de fiscalização e a não obtenção de informações sobre as normas do localArtigo Análise de verbetes em dicionários escolares do tipo 3 do Programa Nacional do Livro Didático(Iniciação Científica Cesumar, 2018) Santiago, Márcio Sales; Silva, Maria Laura daO dicionário escolar é um importante instrumento de ensino/aprendizagem de língua materna, entretanto, pouco utilizado em sala de aula, haja vista que muitos professores não possuem o domínio das múltiplas funções que o dicionário pode alcançar ao ser explorado nas suas diversas especificidades. Nessa perspectiva, este trabalho objetivou analisar verbetes que figuram nos dicionários escolares do tipo 3, avaliados e selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - Dicionários 2012), do Ministério da Educação (MEC). Estes dicionários escolares são destinados para os alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental II. Em face disso, observamos as várias possibilidades pedagógicas do uso do dicionário em sala de aula por meio da análise contrastiva dos verbetes. Tomamos como pressuposto teórico da Lexicografia Pedagógica os trabalhos de Krieger (2007; 2012), Pontes (2009) e Santiago (2012, 2015). O corpus foi constituído por cinco dicionários do tipo 3 aprovados pelo PNLD Dicionários 2012, nos quais foram selecionados verbetes a partir de alguns critérios pertinentes. Os dados relativos aos verbetes foram registrados em fichas criadas em um banco de dados com a finalidade de armazenar as informações de cada verbete. As análises revelaram aspectos paradigmais divergentes de um mesmo verbete em diferentes dicionários, bem como informações que são comuns entre os dicionários analisadosArtigo Análise do potencial turístico do polo seridó, Rio Grande do Norte, Brasil(Turismo: Estudos e Práticas, 2020) Taveira, Marcelo da Silva; Costa, Êndel Raul Pacheco da; Farias, Mayara Ferreira de; Nascimento, Marcos Antonio Leite doEste estudo teve o objetivo de realizar uma análise do potencial turístico de 4 municípios do Polo Seridó (Caicó, Cerro Corá, Currais Novos e Lagoa Nova), localizados no Estado do Rio Grande do Norte, região Nordeste do Brasil. Tratou-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa, com caráter exploratório e descritivo, ao ponto que a metodologia foi baseada em: delimitação dos recortes temporal e espacial; levantamento bibliográfico e documental; seleção de dados; e análise do potencial turístico dos municípios selecionados. Além do mais, para uma melhor compreensão da análise do potencial turístico do Polo Seridó, realizou-se a Matriz SWOT, de forma que essa ferramenta de análise do ambiente ou cenário, demonstra as forças e fraquezas (em relação ao cenário interno) e as oportunidades e ameaças (em relação ao cenário externo). Ao final, pode-se concluir que o Seridó Potiguar, tem potencialidade turística expressiva, demonstrada através de sua gastronomia, artesanato, hospitalidade, cultura e história, identidade e sentimento de pertença do povo seridoense, contudo, a região ainda possui diversos entraves para a concretude, implementação e ações direcionadas ao desenvolvimento turístico regional e, neste contexto, é imperioso que haja uma maior participação integrada da sociedade civil, iniciativa privada e gestão pública, no intuito de elaborar um modelo de desenvolvimento turístico, sob a perspectiva de se discutir sobre os pontos fortes e fragilidades das localidades para proposição de possíveis melhorias para alavancar a atividade turística e, com isso, poder gerar benefícios reais para modificar e beneficiar realidades concretasArtigo Análise linguística em aulas de língua portuguesa: revisitando aspectos teórico-metodológicos(Estudos da Língua(gem), 2018) Lucena, Nedja Lima deEste artigo tem como objetivo revisitar e discutir aspectos teórico-metodológicos relacionados à prática de análise linguística em sala de aula. Para isso, aborda problemas da tradição gramatical normativo-prescritiva na escola, confrontando-os com as investigações linguísticas atuais que propõem o estudo reflexivo dos fenômenos gramaticais e concebem a análise linguística como instrumento de apoio para as práticas de leitura e de produção de textos. Para tanto, apresenta um exemplo de experiência didática ancorada na análise linguística, a fim de fomentar a discussão sobre as possibilidades pedagógicas a partir da reflexão gramaticalArtigo Antecedentes del comportamiento pro ambiental de los residentes de una comunidad turística costera en el nordeste de Brasil(Estudios y Perspectivas en Turismo, 2020) Silva, Clébia Bezerra da; Nascimento, Edson Domingos; Marques Júnior, SérgioEl turismo de sol y playa es uno de los más tradicionales en el mundo entero. De esta forma, las zonas costeras sufren una gran presión de las actividades antrópicas, como la causada por el turismo. Así, el objetivo es investigar los factores capaces de influir el comportamiento ambiental de los residentes en comunidades turísticas costeras en desarrollo. El recorte geográfico de esta investigación es la comunidad de Barra do Cunhaú, municipio de Canguaretama en el litoral sur de Rio Grande do Norte, localizada aproximadamente a 79 Km de Natal, mayor destino inductor de turistas del Estado. La localidad posee un flujo en fase de crecimiento debido a sus recursos naturales. El abordaje metodológico es cuantitativo y se aplicaron 154 formularios basados en una escala métrica, tipo Likert, de 11 posiciones que variaban de desacuerdo plenamente a concuerdo plenamente. El cuestionario fue elaborado en base a las dimensiones de la Teoría del Comportamiento Planeado (TCP), sumando la dimensión Apego al Lugar. Para el tratamiento de los datos recolectados se utilizaron las técnicas estadísticas de Análisis Factorial Exploratorio (AFE) y Modelo de Ecuaciones Estructurales (MEE). El resultado reveló que las dimensiones cognitivas pertenecientes a la TCP tienen un poder mayor de explicación del comportamiento ambiental de los residentes de Barra do Cunhaú, en relación a la dimensión afectiva representada por el Apego al LugarArtigo Aula de campo como método de valorização patrimonial: um estudo de caso(Revista Turismo: Estudos e Práticas, 2018) Guardia, Mabel Simone de Araújo; Guerra, Diana Rayssa dos Santos; Araújo, Fernanda Santos GentilAo abordar o Turismo e a Educação como áreas que podem ser interligadas, surge a possibilidade de estudar o turismo como método de ensino, visto que a prática de realização de aulas de campo na educação já ocorre há bastante tempo, mas é pouco estudada no âmbito do turismo. Dessa forma, o que instigou a pesquisa dessa temática foi conhecer os benefícios da aula de campo como método de valorização patrimonial na cidade de Currais Novos/RN. Trata-se, assim, de um estudo de caso de caráter qualitativo realizado na Escola Municipal Ausônio Araújo, e que, por envolver crianças, fundamenta-se no método de Educação Patrimonial, além de utilizar conceitos provenientes da Zona de Desenvolvimento Proximal. Para subsidiar os capítulos teóricos, foram realizados levantamentos bibliográficos sobre turismo, educação e patrimônio, bem como o ensino da história local. Os resultados foram apresentados em quatro etapas de acordo com o método de Educação Patrimonial, analisando-os com base no referencial teórico, o que possibilitou o conhecimento dos benefícios que a aula de campo proporcionou à educação como método de ensino. Por fim, buscou-se relacionar os resultados de outras pesquisas realizadas acerca da temática semelhante, comparando os resultados obtidos. Com isso, constatou-se que a aula de campo é um método que auxilia eficazmente no aprendizado das criançasApresentado em Evento Os Brutos e o Sacristão: a angústia de um emasculado(2012-10-12) Furtado, Hélio DiasA literatura de 30, produzida no Nordeste, mostra os valores de gênero que eram impostos às pessoas naquela época que viviam principalmente nas pequenas comunidades interioranas dessa região. Nos romances do autor potiguar José Bezerra Gomes, vemos como o adequar-se a esses valores pode ser o principal objetivo de muitos de seus personagens masculinos, mas também pode tornar-se um motivo de angústia para aqueles que não conseguem se adaptar a eles. Essa é a realidade vivida pelo personagem sacristão João do romance Os Brutos (1938). Através dos conceitos psicanalíticos apresentados por Eugene Monick em Falo - a sagrada imagem do masculino (1993), podemos entender a natureza do conflito de fundo religioso e sexual vivido por esse personagem e como, diante de uma realidade tão adversa, conservadora e imutável, seu destino será, como consequência de sua religiosidade paroquial, carregar seu estigma de desajustado até o fim da vida.Produto Educacional Calendário de eventos turísticos do Rio Grande do Norte: 2019-2020(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-26) Taveira, Marcelo da SilvaA Universidade Federal do Rio Grande do Norte por meio do Programa de Qualificação Profissional e Desenvolvimento Regional do Seridó Potiguar (Qualistur) – ação de extensão universitária, elaborou e coordenou a produção do Calendário de Eventos Turísticos do Rio Grande do Norte – Edição 2019-2020, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte (SETUR), com intuito de fomentar permanentemente e de forma sistemática o segmento de eventos em todas as regiões turísticas do Estado.Artigo Capital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam(Revista Turismo em Análise, 2016) Taveira, Marcelo da SilvaA finalidade dessa análise é promover o debate teórico-metodológico sobre as bases conceituais da construção de um novo conceito no campo do saber turístico, denominado de capital turístico. Tal assunto tem como intuito o aprofundamento empírico e teórico desse conceito, cuja inspiração deu-se a partir das teorias sociais de Karl Marx (capital econômico), Pierre Bourdieu (capital simbólico) e Robert Putnam (capital social). Nessa perspectiva, entende-se que o capital turístico é o legado econômico, social e simbólico proporcionado por fatores técnicos, científicos, informacionais, empresariais e públicos, com participação de organizações governamentais e não governamentais e das comunidades, materializado e desenvolvido em lugares apropriados pelo turismo articulados com os outros lugares. Entretanto, fez-se necessário uso da abordagem metodológica de natureza qualitativa e análise crítica para o processo reflexivo da discussão aqui posta. Assim, o conceito de capital turístico apresenta-se como mais uma contribuição teórica aos estudos e pesquisas para a melhor compreensão do fenômeno turístico no cenário contemporâneoCapítulo de livro Capitão Vitorino: a comicidade de um cabra-macho(2009) Furtado, Hélio DiasEste trabalho é uma análise do capitão Vitorino, personagem do romance Fogo Morto do paraibano José Lins do Rego, publicado originalmente em 1943. Ao longo do nosso trabalho, fazemos uma leitura desse personagem para identificar as características que fazem dele ao um protótipo do cabra macho nordestino e, ao mesmo tempo, uma figura cômica que, além de ser motivo de riso para os companheiros, também parece ter o objetivo de divertir o leitor. Após o levantamento dessas características, buscamos explicar como, com essas características contraditórias, o capitão Vitorino se enquadra na estrutura temática do romance e de que forma ele alcança um sentido universal que ultrapassa sua macheza e comicidade.Livro Catálogo da exposição "Vozes, histórias e memórias da zona rural de Currais Novos/RN: Povoado Trangola e Comunidade Queimadas"(Edição do Organizador, 2025) Silva, Eduardo Cristiano Hass da; http://orcid.org/0000-0002-3906-5448A exposição “Vozes, Histórias e Memórias da Zona Rural de Currais Novos/RN: Povoado Trangola e Comunidade Queimadas” resulta da articulação de ações realizadas em projetos de ensino, pesquisa e extensão, junto ao curso de Turismo da FELCS/UFRN. É constituída por um conjunto de banners relacionados a duas comunidades da Zona Rural de Currais Novos, de autoria do professor coordenador do Grupo de Estudos em Patrimônio Cultural e Turismo da FELCS/UFRN (GEPCTur), alunas(os) e egressas(os) do curso de Turismo da FELCS/UFRN, bem como de egressos do curso de História do CERES/UFRN. A exposição é dividida em dois módulos. O primeiro, intitulado “Trangola, Vozes”, conta com banners de diversos autores, cuja narrativa é construída pelo prof. Dr. Eduardo Cristiano Hass da Silva, pela discente Priscila Pauliany Eloy da Costa (Turismo FELCS/UFRN) e pela designer Ma. Layanne Ferreira dos Santos. O segundo módulo, “Queimadas, Vozes”, conta com banners de autoria das alunas e dos alunos do GEPCTur, com a narrativa organizada pelo prof. Dr. Eduardo Cristiano Hass da Silva, pela discente Sheyla Maria das Neves Soares (Turismo - FELCS/UFRN) e pela designer Ma. Layanne Ferreira dos Santos. Venha conhecer um pouco mais sobre o Povoado Trangola e Comunidade Quilombola de Queimadas! Embarque nessa leitura!Artigo A cidade média interiorizada: Pau dos Ferros no desenvolvimento regional(Revista Tecnologia e Sociedade, 2015) França, Rosana Silva de; Dantas, Joseney Rodrigues de Queiroz; Clementino, Maria do Livramento MirandaEste trabalho insere-se no estudo das cidades médias e seu papel no desenvolvimento regional e urbano e tem como objetivo compreender os determinantes da produção do espaço urbano-regional de Pau dos Ferros (RN). O fio condutor da análise foi o modo como vem se reconfigurando as cidades médias interiorizadas e como essa reconfiguração afeta as relações entre as cidades e entre as cidades e as regiões. Pau dos Ferros vem desempenhando na sua área de influencia as funções de intermediação, na oferta dos serviços de educação superior e saúde, além da oferta de empregos. Essa realidade se estende a outros centros sub-regionais no interior do nordeste, que em virtude da recente interiorização dos serviços públicos, têm dinamizado sua economia e têm ampliado sua área de influência. São cidades integradas à dinâmica da urbanização regional que necessitam da continuidade da descentralização dos investimentos federais considerados estratégicos para o desenvolvimento regionalArtigo Comportamento organizacional no trabalho voluntário: motivos, perfis e correlações na pastoral da criança(Estudos do CEPE, 2010) Nascimento, Marcos Adller de Almeida; Cavalcante, Carlos Eduardo; Souza, Washington José de; Cunha, Abdon Silva Ribeiro daEste estudo tem por objetivo conhecer elementos que motivam a entrada de pessoas no trabalho voluntário, especificamente na Pastoral da Criança, nas cidades de João Pessoa e Natal. A pesquisa foi realizada junto a voluntários de vinte e cinco paróquias da cidade de João Pessoa/PB e vinte da cidade de Natal/RN, totalizando 324 questionários, em uma população estimada de 500 voluntários. O instrumento de coleta de dados aplicado foi um questionário de perguntas elaboradas a partir de idéias teóricas extraídas de Souza, Medeiros e Fernandes (2006). O tratamento dos dados foi feito a partir da aplicação de medidas estatísticas multivariadas que buscaram explicar a correlação (Pearson e Spearman) existente entre os motivos de “entrada” e os dados sócio-demograficos. No momento seguinte, aplicaram-se as técnicas “Análise F-ANOVA” e “teste de Bonferroni” entre as variáveis de estudo e as variáveis sócio-econômicas “estado civil” e “ocupação”, no intuito de comprovar se há diferença nas médias das respostas dos voluntários. Os perfis “afetivo” e “altruísta” tiveram as maiores médias. Surgiram correlações entre os motivos de entrada, a idade e renda familiar e diferenças entre o grupo de aposentados e o de voluntários que não tem renda própriaArtigo Compreensão leitora em língua espanhola no ensino básico: contribuições do texto literário a partir de contos de Gabriel García Márquez(Littera Online, 2020) Gomes, Alexandro Teixeira; Celis, Kelvilane Queiroz dos SantosO presente trabalho objetiva identificar contribuições do texto literário para o ensino da compreensão leitora em língua espanhola no ensino básico. Para tanto, realizamos uma intervenção com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, utilizando a proposta de Cosson (2006) para o ensino do texto do literário e considerando os contos de Gabriel García Márquez intitulados La marioneta de trapo e La profecia autocumplida. Do ponto de vista teórico, nossa pesquisa se fundamenta, sobretudo, em Fillola (2007), Miguel, Pérez e Pardo (2012) e Solé (1998). Os dados mostram uma significativa melhora na compreensão leitora dos alunos envolvidos nessa investigação, ao comparamos os resultados do pré-teste e do pós-teste, sobretudo, em relação à capacidade de realizar inferências. Frente ao exposto, destacamos a relevância do texto literário nas aulas de língua espanhola, considerando-o como um material autêntico com diversas possibilidades de uso e como ferramenta de acentuada relevância para desenvolver a competência leitora discente