Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó
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Navegando Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó por Assunto "Applied peace linguistics"
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Artigo Ensino de português como língua de acolhimento: Projeto SOS Português & Aldeias Infantis(Interfaces: Revista de Extensão da UFMG, 2019) Oliveira, Márcia Rejane deCom a recente onda de entrada de imigrantes refugiados no Brasil, surgiu nos últimos anos nesse país um processo pelo qual a língua portuguesa passou a ser necessidade de várias pessoas que aqui vieram pedir asilo ou refúgio. Neste trabalho queremos mostrar, através de um breve relato, a realização de um curso de português como língua de acolhimento oferecido a um grupo de refugiados venezuelanos acolhidos pela ONG SOS Aldeias Infantis em Caicó/RN. Nosso principal objetivo será mostrar alguns dos métodos e atividades usadas além das principais dificuldades encontradas nessa ação. Para Gomes de Matos (2014), professores podem praticar simples ações positivas que os transformem em agentes humanizadores, tais como conhecer as histórias, expectativas e desejos dos seus alunos. Tomando como base essa Linguística da Paz, mostraremos como a dimensão afetiva dos seres discursivos envolvidos no processo tiveram um rol importante para o sucesso do projetoArtigo Implantando PLAC em Caicó/RN: o ensino de língua portuguesa para refugiados venezuelanos(Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 2019) Oliveira, Márcia Rejane deCom o recente aumento do fluxo de entrada de imigrantes refugiados no Brasil, surgiu, nos últimos anos, neste país, um processo pelo qual a língua portuguesa passou a ser uma necessidade de várias pessoas que aqui vieram pedir asilo ou refúgio. Este trabalho tem o intuito de mostrar, por meio de um breve relato de experiência, a realização de um curso de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), oferecido a um grupo de refugiados venezuelanos acolhidos pela ONG SOS Aldeias Infantis, em Caicó/RN. Nosso principal objetivo foi mostrar alguns métodos e atividades usadas, além das principais dificuldades encontradas nesta ação. Para Gomes de Matos (2014), professores podem praticar simples ações positivas que os transformem em agentes humanizadores, tais como conhecer as histórias, as expectativas e os desejos dos seus alunos. Tomando como base esta Linguística da Paz, vimos que, de fato, a dimensão afetiva dos seres discursivos envolvidos no processo teve um rol importante para o sucesso deste projeto