GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia
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Navegando GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia por Assunto "cartografia cidadã"
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Dissertação Guia didático-pedagógico: por uma cartografia cidadã no ensino médio de Araguaína (TO)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Sousa, Alexsandra Bezerra de; Sousa, Silvio Braz De; https://orcid.org/0000-0002-9776-3295; http://lattes.cnpq.br/5542860613403348; https://orcid.org/0000-0002-4471-7308; http://lattes.cnpq.br/1716564808619228; Costa, Diogenes Felix da Silva; https://orcid.org/0000-0002-4210-7805; http://lattes.cnpq.br/4149669138364420; Almeida, Rherison Tyrone Silva; https://orcid.org/0000-0002-9784-1927; http://lattes.cnpq.br/8902184066848136Nas últimas décadas, as discussões e práticas em torno do ato de mapear ganharam novas perspectivas que exploram as práticas cotidianas de indivíduos e comunidades que produzem e vivenciam o espaço. Essas novas perspectivas também influenciaram o ensino de cartografia nas escolas, que antes era voltado apenas para a formação do aluno como leitor crítico dos produtos cartográficos. Com base nos estudos de Cavalcanti (2009), Acselrad (2008, 2010, 2013), Almeida (2010), Richter (2010, 2011), Carvalho (2016), Seemann e Carvalho (2017), Gomes (2017), entre outros, refletimos sobre como as novas práticas cartográficas - ancoradas no mapeamento como um processo, cujos principais agentes são os indivíduos e as comunidades produtoras de territórios e suas territorialidades - podem ser um recurso com potencial de ressignificar o ensino de cartografia e ampliar sua inserção nas escolas. Com esse olhar, objetivamos elaborar um guia didático que oriente os professores de geografia do ensino médio para a prática dos novos fazeres cartográficos, explorando-os como metodologia para o ensino de geografia. O “Guia didático: por uma cartografia cidadã no ensino médio de Araguaína (TO)” é o resultado de ampla investigação e discussão baseadas nos autores antes citados, além de documentos oficiais sobre educação, como a BNCC (2018) e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio do Tocantins (2022), e as entrevistas com professores de geografia de escolas públicas estaduais de ensino médio localizadas no município de Araguaína, Tocantins. Este produto educacional fornece aos professores conhecimentos e estratégias de ensino que exploram as representações do espaço vivido e concebido pelos alunos, permitindo que professores e alunos se familiarizem com o objeto de estudo. Portanto, a ampliação das novas práticas cartográficas como estratégia metodológica de aprendizagem pode se tornar base para a formação de uma consciência espacial e, consequentemente, do raciocínio geográfico, ao permitir uma atuação ativa tanto do professor como do aluno na realização do mapeamento.