GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23678

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  • Dissertação
    A inserção da disciplina eletiva "Geografia do Ceará" no contexto de implementação do novo ensino médio: o caso da Escola Estadual Governador Adauto Bezerra em Crato/CE
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Barbosa, Sâmia Eufrasio; Silva, Jeane Medeiros; https://orcid.org/0000-0001-9330-7092; http://lattes.cnpq.br/9004330628014974; https://orcid.org/0000-0002-7811-6690; http://lattes.cnpq.br/2966628276413648; Lacé, Andréia Mello; Morais, Ione Rodrigues Diniz
    Esta pesquisa surge com o intuito de analisar como a disciplina eletiva Geografia do Ceará se inseriu na estrutura curricular do Novo Ensino Médio-NEM, a partir do estudo de caso da EEMTI Adauto Bezerra no contexto de desafios e perspectivas do Ensino Médio de Geografia. Sabemos que o processo de ensinar Geografia perpassa alguns procedimentos para além dos conteúdos programáticos a cada seriação, a exemplo da formação do professor e as normas que regem o ensino, bem como, a construção e implementação do currículo e da dimensão da construção política, histórica e social do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola; além disso, expressa para o campo de atuação docente o domínio dos conteúdos escolares, dos processos metodológicos e da função didática dos recursos e linguagens que podem contribuir positivamente com a aprendizagem dos alunos, aqui, dizemos, também, do livro didático e outros. Para tanto, buscamos entender o contexto histórico e político do Ensino Médio-EM e do NEM no Brasil, a percepção e configuração do ensino de Geografia na perspectiva do NEM a partir dos depoimentos de professores da escola recorte de pesquisa. De igual modo, analisamos a presença da Geografia no Ensino Médio por meio de suas reconfigurações, a exemplo da disciplina eletiva “Geografia do Ceará”. Este processo de pesquisa teve como recorte espacial a EEMTI Governador Adauto Bezerra, localizada no bairro Seminário, na cidade de Crato, no estado do Ceará. Nesse contexto, escolhemos a temática regional como um indicador da contribuição da Geografia para o processo de formação do aluno nessa etapa de aprendizagem, ao tempo que esta torna-se um tema recorrente nas aulas da disciplina Eletiva. Metodologicamente, analisamos documentos que regem o ensino, a saber: Base Nacional Comum Curricular-BNCC; Lei de Diretrizes e Bases para EducaçãoLDB 13.415/2017; Documento Curricular Referencial do Ceará-DCRC; Projeto Político Pedagógico-PPP. Nessa mesma direção, alçamos um olhar inquieto aos livros didáticos, ofertados pela Secretaria de Educação do Ceará-SEDUC-CE para auxiliar na prática do professor em sala de aula e aprendizagem dos alunos. Encaminhamos esta pesquisa como um estudo de caso para compreender como a proposta do NEM foi recepcionada pela rede estadual de ensino (do Ceará) e, especificamente, pela escola da nossa empiria. Para tanto, buscamos concluir com um diagnóstico sobre como aconteceu a inserção do Novo Ensino Médio na referida escola, a partir das falas dos protagonistas desta pesquisa, bem como, a compreensão das metodologias e práticas utilizadas para ministrar as aulas, apontando os desafios e perspectivas ao ensino/aprendizagem em meio às vivências deste contexto. Consideramos que o Novo Ensino Médio-NEM vem se constituindo em um período de testes. Nestes, muitas das normas foram estabelecidas, testadas e não foram obtidos resultados positivos. Desse modo, foram feitas novas mudanças e adaptações no currículo escolar no intuito de surtir bons resultados na prática didática e aprendizagem dos alunos.
  • Dissertação
    Sequência didática: um guia para trabalhar a mobilidade urbana e o acesso à escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-13) Santos, Regina Maria Vieira dos; Araújo, Maria Cristina Cavalcanti; https://orcid.org/0000-0002-3566-9914; http://lattes.cnpq.br/7923020450041188; http://lattes.cnpq.br/5695611902130800; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; Silva, Judson Jorge da
    A educação geográfica desempenha um papel essencial na formação dos estudantes, capacitando-os a compreender e analisar questões ambientais e sociais contemporâneas. Este estudo investiga a relação entre mobilidade urbana e acesso à escola, utilizando o ensino de Geografia como ferramenta para desenvolver uma compreensão crítica das dinâmicas socioespaciais. A pesquisa foi realizada na Escola de Ensino Médio Prefeito Antônio Conserva Feitosa, em Juazeiro do Norte/CE, a partir da constatação dos desafios diários enfrentados pelos estudantes em termos de mobilidade urbana. O objetivo central é elaborar e implementar uma sequência didática para as aulas de Geografia, focada na exploração da relação entre mobilidade urbana e acesso à escola. Essa proposta visa promover o desenvolvimento crítico e analítico do raciocínio geográfico dos estudantes, integrando teoria e prática para enriquecer a compreensão dos conceitos espaciais e sociais em seu cotidiano. Espera-se que essa sequência didática ofereça ao professor de Geografia uma ferramenta pedagógica, que se apresente além da simples transmissão de conteúdos, incentivando o debate sobre as desigualdades no acesso ‡ cidade e à educação. Além disso, busca-se promover o exercício da cidadania de forma consciente e transformadora, discutindo políticas públicas que atendam às necessidades de mobilidade dos jovens, fortalecendo o direito à cidade e à educação.
  • Dissertação
    Paisagem urbana de Currais Novos: uma leitura a partir do Ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos: EJA, com a utilização de Sequência Didática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-26) Costa, Antônio Marcos de Morais; Silva, Jeane Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-5879-0856; http://lattes.cnpq.br/8619939504734686; Lacé, Andréia Mello; Morais, Ione Rodrigues Diniz; https://orcid.org/0000-0001-6629-8047; http://lattes.cnpq.br/9233980341514642
    O estudo investigou os problemas presentes no ensino de Geografia na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), altos índices de evasão, falta de interesse dos estudantes trabalhadores, impactando diretamente na formação acadêmica e cidadã destes. Apresenta um breve memorial reflexivo da EJA em nosso país, destacando as condições estruturais e políticas para seu funcionamento, bem como os obstáculos devidos à falta de políticas públicas efetivas que garantissem seu funcionamento e impactassem positivamente, revertendo questões que dificultam a participação e o aprendizado dos estudantes. Partindo da questão central, evasão e desengajamento dos estudantes, sugeri a análise de como a implementação de uma sequência didática integrada com um diário de bordo influenciaria o engajamento e a aprendizagem dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, na modalidade EJA. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi elaborar uma sequência didática, aplicada em turmas de EJA de Geografia e complementada pelos objetivos específicos, avaliar os impactos históricos e as políticas públicas voltadas para EJA, construir uma sequência didática e um diário de bordo para uso em sala e aplicar a sequência didática, com tempos de aulas na escola e aula de campo. A proposta justificou-se como uma reação aos problemas estruturais e provisórios que afetam o ensino de Geografia na modalidade, ao propor uma ação reflexiva abrangente, construindo caminhos alternativos à realidade existente. No desenvolvimento da pesquisa, aplicamos pesquisa documental, bibliográfica, exploratória e de campo. Ao considerar a metodologia para a aplicação da sequência, fundamentamo-nos na construção dialogada sobre o tema, produção de recursos didáticos, escrita e a aula de campo, orientada a partir do preenchimento do diário de bordo. A ideia aponta a possibilidade de educação geográfica, como abordagem de aprendizagem, considerando que foi planejada de forma a preparar os discentes para a compreensão de seu protagonismo na (re)construção do recorte espacial em que vivem. A ênfase da aula de campo foi o espaço urbano central de Currais Novos. No percurso formativo, cada estudante participante preencheu o seu diário de bordo, entregue e orientado para uso. A necessidade de uma formação docente mais abrangente e sensível às demandas da EJA, bem como a importância de estratégias flexíveis e criativas para enfrentar os desafios educacionais, a utilização de metodologias ativas e as fragilidades de frequência e permanência dos estudantes, são algumas das conclusões, evidenciadas nesse relatório. Em suma, a pesquisa visou superar os obstáculos enfrentados no ensino de Geografia na EJA, promovendo uma compreensão mais profunda do conceito de paisagem urbana e suas interações com a vida dos estudantes, para tornar o ensino mais acessível, significativo e transformador, sugerindo uma alternativa de aprendizagem viável e flexível, possível de ser aprimorada e aplicada nas diversas experiências de ensino da EJA brasileiro. Por fim, o relatório apresenta um compilado dos resultados levantados, das vivências da utilização da sequência didática e diário de bordo e os resultados obtidos enquanto professor pesquisador, fruto da imersão e realização do estudo.
  • Dissertação
    A geografia nos anos iniciais: construindo ferramentas para práticas inclusivas de alunos com transtornos de leitura e escrita em escolas de Caicó - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-12) Canuto, Solange Alves; Moreira, Marianna Fernandes; Galvão, Iapony Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/6308597321587132; http://lattes.cnpq.br/1647050573272948; https://orcid.org/0000-0003-0948-1309; http://lattes.cnpq.br/3166377695972124; Araújo, Monalisa Porto; Almeida, Rafael da Costa Gonçalves de
    Elencou-se objeto desse estudo a inclusão de alunos com transtorno de leitura e escrita (com ou sem laudo médico) nas aulas de geografia nos anos iniciais (Ensino Fundamental), nosso problema da pesquisa focaliza em como deve-se introduzir os primeiros conhecimentos geográficos em crianças com dificuldade na leitura e escrita? Será possível alfabetizar alunos que apresentam essas características a partir da leitura do meio? Que recursos educacionais são necessários para fazê-lo? Nesse cenário definiu-se como objetivo geral: Analisar as contribuições dos conhecimentos geográficos para o letramento das crianças com dificuldades na leitura e escrita no contexto de inclusão educacional na primeira fase do Ensino Fundamental. Sendo os específicos: Revisar a literatura sobre os processos de ensino e aprendizagem de alunos com transtornos de leitura, relacionando com as contribuições do conhecimento geográfico para ampliação da linguagem e da leitura de mundo. Identificar as dificuldades enfrentadas pelos docentes da primeira fase do ensino fundamental relativas aos alunos com transtornos de leitura e escrita. Sistematizar sugestões de atividades para o ensino de geografia, considerando as dificuldades no processo de ensino de aprendizagem, de alunos com transtorno de leitura e escrita da primeira fase do Ensino Fundamental, a partir da revisão de literatura e da visão dos docentes; justifica-se pela interdisciplinaridade da disciplina Geografia nas séries iniciais, à qual é ministrada por docentes polivalentes que não dominam os conteúdos específicos da disciplina geografia e são designados a leciona-la a crianças que estão em processo de desenvolvimento da leitura e escrita. O referencial teórico e abordagem didática abarca a relação entre a geografia e a educação inclusiva; educação e transtornos de leitura e escrita. Os materiais e métodos retratam o contexto e sujeitos da pesquisa, os procedimentos técnicos realizados, a aplicação dos questionários seguido da análise dos dados e posterior construção do produto educacional: Manual de Orientações. Os resultados confirmaram o problema apresentado e indicam como dificuldade docente desenvolver o trabalho com a categoria território sendo esta elencada na construção do Manual de Orientações fruto desta pesquisa, a qual almeja auxiliar o trabalho docente na disciplina geografia apontando intervenções metodológicas dentro de sequências didáticas, ansiando contribuir significativamente na inclusão.
  • Dissertação
    Representação espacial e ensino de geografia: manual instrucional de construção e operacionalização de maquetes de relevo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-29) Claudino Neto, Manoel; Sousa, Silvio Braz de; https://orcid.org/0000-0002-9776-3295; http://lattes.cnpq.br/5542860613403348; http://lattes.cnpq.br/6366288321163757; Costa, Diogenes Felix da Silva; Almeida, Rherison Tyrone Silva
    É indiscutível a importância da Geografia escolar na formação dos discentes, pois essa disciplina oferece ferramentas, dentre elas as cartográficas, que auxiliam os discentes a realizar a leitura do espaço geográfico local/global, compreendendo assim as relações que se estabelecem na sociedade. Os modelos tridimensionais físicos (maquetes), que derivam dos produtos cartográficos, estabelecem-se como ferramenta didática capaz de mobilizar conhecimentos, particularmente no que diz respeito à compreensão e leitura do espaço geográfico em escala local, regional e global, sejam de perspectivas naturais como análises geomorfológicas ou sociais. Na BNCC, o ensino de Geografia visa, entre outros objetivos, aproximar os discentes da compreensão do espaço vivido, das interações sociais e naturais no ambiente em que estão inseridos, promovendo um olhar crítico e participativo. Apesar da determinação da BNCC de valorização do espaço local, os materiais oficiais (livros didáticos) possuem ausência de conteúdos físicos naturais do Rio Grande do Norte. Partindo dessa problemática, o presente trabalho apresenta proposições metodológicas para o ensino de Geografia a partir da construção e operacionalização de maquetes de relevo. Desse modo, a pesquisa apresenta a seguinte questão: como abordar o componente físico-natural relevo nas aulas de Geografia, atendendo às especificidades geográficas do Rio Grande do Norte? Almejando responder a essa indagação, a pesquisa tem como objetivo desenvolver um recurso didático para o ensino de Geografia, tendo como produto um manual instrucional de construção e operacionalização de maquetes de conhecidas feições geomorfológicas potiguares: Pico do Cabugi, Morro do Careca e Serra de Santana. Para tal finalidade, foram realizadas pesquisas bibliográficas, análises documentais, oficinas de produção de maquetes com discentes do ensino fundamental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados encontrados mostram que o manual apresenta um impacto positivo na aprendizagem dos discentes, promovendo um engajamento ativo e uma exploração prática e visual dos conceitos geomorfológicos ligados ao conhecimento da geomorfologia potiguar.
  • Dissertação
    A criação do jogo "Geo Stories" como linguagem para ensinar e aprender geografia através de enigmas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-31) Santos, Igor Silvestre dos; Araújo, Maria Cristina Cavalcanti; https://orcid.org/0000-0002-3566-9914; http://lattes.cnpq.br/7923020450041188; https://orcid.org/0009-0004-6012-2197; http://lattes.cnpq.br/0741411002835840; Troleis, Adriano Lima; Moreira, Marianna Fernandes
    A imaginação desempenha um papel importante no cotidiano, sendo utilizada em diversas situações, desde a orientação espacial até a criação de narrativas. Dentro desse cenário, os jogos são amplamente explorados como forma de entretenimento entre amigos, familiares ou em plataformas digitais. Dada essa relevância, estabelecer uma conexão entre imaginação, jogos e educação, por meio de abordagens metodológicas de ensino-aprendizagem, torna-se essencial na escola contemporânea. A Geografia se relaciona naturalmente a esses elementos, porém, muitos educadores ainda aderem a métodos tradicionais de ensino focados na simples transmissão de conhecimento, sem considerar a introdução de linguagens criativas que também promovam a aprendizagem. Este trabalho propõe o desenvolvimento do jogo "Geo Stories" como uma linguagem inovadora para o ensino e a aprendizagem de conceitos e conteúdos geográficos, utilizando enigmas temáticos. Além disso, buscou-se explorar a importância dos jogos com propósitos educacionais no ensino de Geografia e explorar como a Teoria da Aprendizagem Significativa, a Teoria das Múltiplas Inteligências e as Metodologias Ativas e Cooperativas se relacionam com a utilização de jogos como ferramenta pedagógica. A Metodologia adotada incluiu uma revisão bibliográfica sobre a relação entre jogos e o ensino de Geografia, destacando a relevância das teorias e metodologias de aprendizagem mencionadas. O conteúdo sobre Globalização foi escolhido como tema central das aulas expositivas e, consequentemente, do jogo. Com o plano de aula elaborado, o jogo foi aplicado em sala de aula, sendo posteriormente avaliado em todas as suas etapas. Apesar dos desafios enfrentados, o jogo mostrou-se eficaz no cumprimento de seus objetivos, consolidando o aprendizado sobre Globalização de maneira interativa e ativa, promovendo a interação entre os alunos, o professor e o conhecimento.
  • Dissertação
    Sequências didáticas para o ensino e aprendizagem do conceito de lugar em Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da multissensorialidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-14) Souza, Nathany Morais de; Salvador, Diego Salomão Candido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-5119-1888; http://lattes.cnpq.br/5656990960651016; https://orcid.org/0000-0002-0213-3670; http://lattes.cnpq.br/0431314387185530; Albano, Gleydson Pinheiro; https://orcid.org/0000-0001-9306-9258; http://lattes.cnpq.br/1795075641767009; Moreira, Marianna Fernandes
    Para a compreensão ampla e experiencial da realidade pelo ser humano é necessário o uso dos sentidos, fato que realça a multissensorialidade como uma alternativa para potencializar o processo de ensino e aprendizagem, especificamente, quanto ao ensino de Geografia. Enquanto matéria escolar, a Geografia trabalha sob a ótica do espaço vivenciado pelos agentes sociais envolvidos na Educação. Assim, nesse trabalho, o objetivo principal é desenvolver sequências didáticas para o ensino e aprendizagem do conceito de lugar em Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da multissensorialidade. A justificativa para a realização da pesquisa é a reduzida produção de trabalhos acerca do objeto em questão e a importância de se propor horizontes que estimulem os canais sensoriais dos estudantes quanto ao entendimento do seu espaço vivido e a definição do conceito de lugar. Para alcançar o objetivo do trabalho, adota-se a metodologia da pesquisa participante, uma vez que viabiliza a efetivação de uma interação prática com o contexto social, com destaque para a abordagem qualitativa e para a utilização de técnicas de pesquisa que possibilitem reflexões e análises. O campo da pesquisa é uma escola pública localizada na cidade de Ipueira (RN), por se tratar do lugar de vivências e de trabalho da pesquisadora. Foi analisado o ensino e aprendizagem de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental e foram testadas as sequências didáticas propostas para o processo educacional desenvolvido acerca do conceito de lugar, com a compreensão que tais sequências colaboram para a aprendizagem em Geografia de modo contextualizado e motivante, tendo-se em vista o espaço vivido e a realização ou não do mundo no lugar. Foi sublinhada a multissensorialidade mirando um processo de ensino e aprendizagem atento aos sentidos. Como resultado da pesquisa foram produzidas sequências didáticas para o ensino do lugar na perspectiva da multissensorialidade, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na aplicação dessas sequências foram identificadas dificuldades para o trabalho com o lugar em Geografia. Ademais, a multissensorialidade foi destacada como uma alternativa para a potencialização do ensino e da aprendizagem desse conceito em Geografia.
  • Dissertação
    Recursos digitais no ensino de geografia - manual de orientações para avaliação da aprendizagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-25) Azevedo, Micarla Silva de; Garcia, Tânia Cristina Meira; https://orcid.org/0000-0002-5488-3684; http://lattes.cnpq.br/5331729221953880; https://orcid.org/0000-0002-4013-9272; http://lattes.cnpq.br/5453872257503923; Morais, Ione Rodrigues Diniz; https://orcid.org/0000-0001-6629-8047; http://lattes.cnpq.br/9233980341514642; Santos Sobrinho, Djanni Martinho dos; Braga, Flávia Spinelli
    Os recursos digitais têm sido tema de discussões e reflexões no contexto escolar, especialmente porque, ao assumirem posição de destaque no cotidiano dos estudantes, podem contribuir para a aproximação com os conhecimentos e saberes necessários ao processo de ensino e aprendizagem. Tendo em vista essa dimensão e dado o caráter inerente da avaliação da aprendizagem nesse processo, tecemos reflexões sobre o emprego de recursos digitais para a avaliação da aprendizagem da Geografia Escolar. Considerando esse encadeamento, definimos como objeto de estudo: recursos digitais para a avaliação da aprendizagem no ensino de Geografia - (Ensino Fundamental - Anos Iniciais). A questão central do estudo é averiguar como os recursos digitais podem contribuir para a avaliação da aprendizagem em Geografia? E o objetivo: elaborar um manual de orientações sobre o uso de recursos digitais para a avaliação da aprendizagem no ensino de Geografia, a ser utilizado pelos professores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Fundamentados na abordagem qualitativa, adotamos como procedimentos: 1) A pesquisa bibliográfica, aplicando as técnicas do estado da questão, da revisão narrativa e da revisão sistemática de literatura, sobre a avaliação da aprendizagem, apoiados em Luckesi (2005) e Coll, Martín e Onrubia (2004), sobre recursos digitais e tecnologias referenciados em Alvarenga (2018), Padilha (2016), Chiofi e Oliveira (2014), além de outros autores encontrados a partir das técnicas adotadas. Ao que concerne o ensino de Geografia e a paisagem, categoria em destaque em um dos capítulos deste trabalho, as discussões fundamentaram-se em Nascimento e Steinke (2018), Araújo e Martins Neto (2021), Lopez e Alvez (2019), dentre outros. 2) A pesquisa documental, se apoiou na análise de documentos que orientam a educação básica no Brasil a fim de identificar o tratamento dado aos recursos digitais e a avaliação da aprendizagem no ensino de Geografia, bem como às competências e habilidades relacionadas aos conteúdos da Geografia Escolar para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Como resultados, constamos que os recursos digitais contribuem para avaliação da aprendizagem no ensino de Geografia e o uso de ferramentas digitais, como o Canva, aqui utilizado como ferramenta de experimentação, possibilita um uso didático e pedagógico que contribui para o domínio de conceitos, princípios e saberes geográficos. Os dados da investigação indicam ainda, como fragilidade, pouca produção científica sobre essa temática, que pode vir a contribuir para as práticas no âmbito do ensino de Geografia. Diante dessas constatações, o manual de orientações, pode vir a contribuir para a tomada de decisão referente ao emprego de recursos digitais na avaliação da aprendizagem do ensino de Geografia, possibilitando reflexões em torno de questões de planejamento e de prática docente.
  • Dissertação
    Compreendendo a paisagem de Juazeiro do Norte (CE) manual do professor de geografia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-31) Sales, Maria Iraídes Rufino de; Sousa, Silvio Braz de; https://orcid.org/0000-0002-9776-3295; http://lattes.cnpq.br/5542860613403348; https://orcid.org/0000-0002-9300-4515; http://lattes.cnpq.br/8273710263844760; Morais, Hugo Arruda de; http://lattes.cnpq.br/9546392459265148; Almeida, Rherison Tyrone Silva
    O estudo e compreensão das paisagens, bem como suas transformações são de grande relevância para o ensino de Geografia na educação básica. Diante das configurações educacionais exigidas pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é necessário que os professores tenham em mãos materiais para adequar os conteúdos do livro didático a realidade na qual os discentes estão inseridos. Entende-se que o ensino e aprendizagem de Geografia são alcançados a partir das metodologias propostas pelos professores. Estas são fundamentais na observação e investigação das diferentes situações e dos diversos fenômenos socioespaciais. Sendo assim, este relatório apresenta os procedimentos adotados para a confecção de um Manual para docentes, visando sugerir propostas metodológicas para aulas de Geografia voltados aos anos finais do ensino fundamental, com ênfase no 6º ano, em escolas localizadas em Juazeiro do Norte (CE). O Manual apresenta estratégias capazes de promover a interatividade e consequentemente a aprendizagem por meio de jogos, vídeos e fotografias, os quais se configuram como ferramentas muito importantes para o aprimoramento das habilidades exigidas pelo componente nessa fase. A partir da aplicação do produto descrito neste relatório técnico torna-se possível relacionar os objetos do conhecimento propostos pela BNCC à realidade dos estudantes do município mencionado, e assim, facilitar o processo, levando-os a compreender e analisar o conceito e as transformações da paisagem do seu lugar de vivência, tornando a aprendizagem prazerosa não só para o estudante, como também para o professor. Com o desenvolvimento do Manual e sua aplicação foi perceptível o aprimoramento da aplicação do conceito de paisagem no estudo do espaço local de Juazeiro do Norte (CE). Os estudantes ficaram atentos e participaram das aulas, aguçando a curiosidade sobre a história da cidade. Por meio da aplicação das propostas das sequências didáticas foi possível perceber interação entre os mesmos, o que contribuiu para que se tornassem protagonistas no processo de ensino e aprendizagem, amenizando a perda do tempo pedagógico, facilitando a capacidade de aprender e efetuar uma leitura da sua realidade no mundo.
  • Dissertação
    Bioma Caatinga no ensino de geografia: uma proposta de cartilha didático pedagógica para o ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-03) Medeiros Júnior, Valter Borman de; Sousa, Silvio Braz de; https://orcid.org/0000-0003-4010-1247; http://lattes.cnpq.br/0394769464553175; Morais, Hugo Arruda de; https://orcid.org/0000-0002-5126-4124; http://lattes.cnpq.br/9546392459265148; Almeida, Rherison Tyrone Silva; https://orcid.org/0000-0002-9784-1927; http://lattes.cnpq.br/8902184066848136
    A temática abordada no presente estudo é inerente ao processo de ensino e aprendizagem dos objetos de conhecimento de Geografia, especificamente, ao conteúdo que se reporta aos estudos do bioma Caatinga. Ao ensinar este componente curricular, nos anos finais do Ensino Fundamental, não se conseguia identificar no material disponível, uma seleção e organização de conteúdos significativos e socialmente relevantes para serem trabalhados com os discentes. Partindo dessa problemática, surge a seguinte questão: o que fazer para que os discentes dos anos finais do ensino fundamental tenham acesso a conteúdo de sua realidade enquanto sujeitos originários da Caatinga? Assim, propusemos como objetivo de pesquisa produzir uma cartilha com imagens e informações da paisagem local, tecendo uma ponte entre as informações que se tem sobre esse espaço e o que dizem os conceitos teóricos sobre o bioma. A metodologia usada para a consecução desse objetivo, por se tratar de uma abordagem qualitativa foram: a coleta dos dados que se deu através das técnicas de aplicação de questionário semiestruturado, análise documental e pesquisa bibliográfica. Os colaboradores da pesquisa são um grupo de vinte professores de Geografia de diferentes escolas localizadas no contexto geográfico do bioma em estudo. Para abordagem conceitual dos termos como sertão, lugar, paisagem, flora e fauna, são utilizadas as discussões de Tricart (1982), Relph, (1979) Santos e Chiapeti (2011); o conceito de caatinga é dado por Alves (2007). Para a construção da cartilha, foi realizada a visita exploratória ao locus para a captação de fotografias, que, associada às pesquisas bibliográfica e documental, dão sustentação ao objeto de pesquisa. Espera-se desse modo, que o produto final possa contribuir com o ensino do bioma Caatinga a partir de uma nova compreensão de espaço, lugar, paisagem, fauna e flora, que não conseguimos encontrar nos livros didáticos de Geografia.
  • Dissertação
    Geodiversidade de São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte): guia de orientação docente para a educação básica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-30) Medeiros Neta, Terezinha Neves de; Araújo, Maria Cristina Cavalcanti; https://orcid.org/0000-0002-3566-9914; http://lattes.cnpq.br/7923020450041188; http://lattes.cnpq.br/6220673958574165; Moreira, Marianna Fernandes; https://orcid.org/0000-0002-8162-9331; http://lattes.cnpq.br/1647050573272948; Junior, João Correia Saraiva; https://orcid.org/0000-0001-9100-1241; http://lattes.cnpq.br/8701271447000580
    Dentre as temáticas que emergiram no ambiente acadêmico recentemente, encontra-se ageodiversidade, que corresponde à variedade de elementos e processos integrados ao ambiente abiótico(diversidade geológica, geomorfodiversidade, pedodiversidade, hidrodiversidade, climodiversidade),em quaisquer formas, escalas espaciais e temporais e modos de interação. Desse modo, a presentepesquisa teve como objetivo desenvolver um material digital (guia de orientação), por meio do qual osprofessores compreenderão o conceito de geodiversidade e a sua relação com o currículo de Geografiapara os anos finais do ensino fundamental. Além disso, verão como abordar tal temática em sala deaula, por meio de propostas de atividades que são evidenciadas ao longo do material, dando ênfase aomunicípio de São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte). Para tanto, foram delimitados osseguintes objetivos específicos: expressar a importância da geodiversidade para o ensino de Geografia nos anos finais do ensino fundamental; analisar como a geodiversidade está inserida no currículo doensino de Geografia nos anos finais do ensino fundamental; discutir como a geodiversidadecompreende um conteúdo que contribui para a aprendizagem significativa dos alunos; caracterizar, doponto de vista ambiental, o município de São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte); eexemplificar propostas didáticas que possam ser construídas em sala de aula ao abordar ageodiversidade nos anos finais do ensino fundamental. Algumas das atividades foram aplicadas emturmas da Escola Municipal Genésio Cabral de Macêdo, localizada no bairro Golandim (São Gonçalodo Amarante). Espera-se que o material desenvolvido possa contribuir para a melhoria da qualidade doensino de Geografia, fornecendo subsídios teóricos e práticos para os professores no que diz respeito àabordagem da geodiversidade nos anos finais do ensino fundamental.
  • Dissertação
    Animação em Stop Motion no ensino de geografia: guia didático e vídeo para a abordagem do conceito de paisagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-28) Juvêncio, Sandrielly do Prado; Morais, Hugo Arruda De; https://orcid.org/0000-0002-5126-4124; http://lattes.cnpq.br/9546392459265148; https://orcid.org/0000-0003-0504-4291; http://lattes.cnpq.br/8471387360861046; Morais, Ione Rodrigues Diniz; https://orcid.org/0000-0001-6629-8047; http://lattes.cnpq.br/9233980341514642; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; https://orcid.org/0000-0002-5594-6990; http://lattes.cnpq.br/1897351088415800; Santos, Antônio Hélton Vasconcelos Dos; https://orcid.org/0000-0001-9241-1162; http://lattes.cnpq.br/7867220527694575
    Esta pesquisa debruçou-se sobre a relação da animação em Stop Motion e o ensino de Geografia. A Geografia escolar tem no uso da linguagem audiovisual, por meio das novas tecnologias, um caminho que possibilita a construção do conhecimento espacial. Para isso, a animação em Stop Motion se torna uma linguagem importante, principalmente, ao estudar o conceito de paisagem. Partindo dessa perspectiva, destacamos a questão central da presente pesquisa: Em que medida a produção do vídeo de animação em Stop Motion favorece a compreensão do conceito de paisagem? Para alcançar resultados satisfatórios, tecemos, como objetivo central, elaborar um guia didático para produção de vídeo de animação em Stop Motion, no âmbito do processo do ensino e aprendizagem do conceito de paisagem. Em razão disso, estruturamos um debate teórico centrado nos conceitos de paisagem no ensino de Geografia, linguagem audiovisual e animação em Stop Motion. Seguidamente, o percurso metodológico correspondeu à pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, com base em fontes oficiais que orientam a educação brasileira. Também houve a descrição das etapas de elaboração do guia-didático para a produção do vídeo de animação em Stop Motion. Como resultado desta pesquisa, e tendo como foco os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola privada no município de João Câmara-RN, observou-se a construção de um produto educacional, intitulado ‘Guia Didático para animação em Stop Motion: aprendendo o conceito de paisagem’. Também, destacamos que a aplicação desse material resultou na elaboração de vídeos que comprovam a capacidade do uso da técnica em Stop Motion. A produção desses vídeos mostra que o uso da linguagem audiovisual é capaz de proporcionar um processo de ensino e aprendizagem eficaz, e o melhor entendimento do conceito de paisagem no ensino de Geografia escolar.
  • Dissertação
    Guia didático-pedagógico: por uma cartografia cidadã no ensino médio de Araguaína (TO)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Sousa, Alexsandra Bezerra de; Sousa, Silvio Braz De; https://orcid.org/0000-0002-9776-3295; http://lattes.cnpq.br/5542860613403348; https://orcid.org/0000-0002-4471-7308; http://lattes.cnpq.br/1716564808619228; Costa, Diogenes Felix da Silva; https://orcid.org/0000-0002-4210-7805; http://lattes.cnpq.br/4149669138364420; Almeida, Rherison Tyrone Silva; https://orcid.org/0000-0002-9784-1927; http://lattes.cnpq.br/8902184066848136
    Nas últimas décadas, as discussões e práticas em torno do ato de mapear ganharam novas perspectivas que exploram as práticas cotidianas de indivíduos e comunidades que produzem e vivenciam o espaço. Essas novas perspectivas também influenciaram o ensino de cartografia nas escolas, que antes era voltado apenas para a formação do aluno como leitor crítico dos produtos cartográficos. Com base nos estudos de Cavalcanti (2009), Acselrad (2008, 2010, 2013), Almeida (2010), Richter (2010, 2011), Carvalho (2016), Seemann e Carvalho (2017), Gomes (2017), entre outros, refletimos sobre como as novas práticas cartográficas - ancoradas no mapeamento como um processo, cujos principais agentes são os indivíduos e as comunidades produtoras de territórios e suas territorialidades - podem ser um recurso com potencial de ressignificar o ensino de cartografia e ampliar sua inserção nas escolas. Com esse olhar, objetivamos elaborar um guia didático que oriente os professores de geografia do ensino médio para a prática dos novos fazeres cartográficos, explorando-os como metodologia para o ensino de geografia. O “Guia didático: por uma cartografia cidadã no ensino médio de Araguaína (TO)” é o resultado de ampla investigação e discussão baseadas nos autores antes citados, além de documentos oficiais sobre educação, como a BNCC (2018) e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio do Tocantins (2022), e as entrevistas com professores de geografia de escolas públicas estaduais de ensino médio localizadas no município de Araguaína, Tocantins. Este produto educacional fornece aos professores conhecimentos e estratégias de ensino que exploram as representações do espaço vivido e concebido pelos alunos, permitindo que professores e alunos se familiarizem com o objeto de estudo. Portanto, a ampliação das novas práticas cartográficas como estratégia metodológica de aprendizagem pode se tornar base para a formação de uma consciência espacial e, consequentemente, do raciocínio geográfico, ao permitir uma atuação ativa tanto do professor como do aluno na realização do mapeamento.
  • Dissertação
    O vídeo como linguagem (do) no ensino de geografia: uma proposta de estudo da paisagem na E.E. Professor José Fernandes Machado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-01-27) Ataíde, Solange Maria Miranda Fernandes de; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; http://lattes.cnpq.br/1897351088415800; https://orcid.org/0000-0001-5524-8896; http://lattes.cnpq.br/7736249355112489; Chaves, Ana Paula Nunes; Nunes, Flaviana Gasparotti
    A presente dissertação tem como tema central a utilização do vídeo enquanto linguagem e recurso instrumental para o ensino e aprendizagem do conceito de Paisagem na Geografia no Ensino Médio. Reflete sobre a inserção e impactos das técnicas e tecnologias de produção, reprodução e circulação de imagens na sociedade, sobretudo na escola – evidenciada pela velocidade com que a informação circula – o que dificulta que os jovens escolares consolidem e deem sentido às suas experiências e conhecimentos. Vivemos em um mundo onde as “transformações aceleradas” se evidenciam mediante à revolução técnica, científica e informacional e ao surgimento da globalização. Tais transformações se demonstram bastante dinâmicas – nas relações educacionais, políticas, econômicas e sociais – e que se intensificaram com o advento da pandemia provocada pelo SARS-CoV-2 (COVID-19), acelerando assim, o processo de convergência digital nos vários aspectos e práticas mundiais. Expõe dentro dessa conjuntura, um estudo teórico da Paisagem no contexto da Geografia acadêmica e escolar, assim como sua abordagem a partir da linguagem do vídeo (imagens e sons), direcionando suas potencialidades em processos de construção do conhecimento através de experiências com a produção (captação, edição e circulação), considerando o desenvolvimento de habilidades e competências no campo da aprendizagem. Para tanto, esta dissertação propõe a linguagem do vídeo como produto central e seus subprodutos, sejam eles: oficinas com produção de vídeos captados e editados pelos estudantes e a mostra de vídeos acessível à comunidade escolar. Demonstra que a importância da linguagem do vídeo se confirma ao compreender que o processo de ensino e aprendizagem pode se dar também pelas inspirações, sensações, imaginações, afetos, olhares, sons, vivências que se agregam ao processo educativo através da potencialização das práticas de ensinar e aprender. Por fim, faz uma reflexão sobre o elo de parceria entre professores e estudantes na construção de conhecimentos através do uso desta linguagem no ambiente escolar e nos espaços não formais de aprendizagem.
  • Dissertação
    GEOTECH: o ensino híbrido em geografia nos anos finais do ensino fundamental por meio da utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-15) Matias, Ellano Jonh da Silva; Salvador, Diego Salomão Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-5119-1888; http://lattes.cnpq.br/5656990960651016; https://orcid.org/0000-0002-0762-8082; http://lattes.cnpq.br/8374957138972984; Young, Regina Santos; http://lattes.cnpq.br/5770219050751344; Araújo, Maria Cristina Cavalcanti
    No atual estágio da Globalização, a sociedade passa por constantes transformações emvários ramos das atividades humanas e sociais, tendo em vista a inovação e utilizaçãodas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Dentre estes ramos, destacamos a Educação, no qual se busca o incremento do ensino-aprendizagempor intermédio da utilização destas tecnologias como estratégias para o desenvolvimentodemetodologias para melhorar o processo educacional. A metodologia do ensino híbridomescla o ensino presencial e o ensino remoto ou a distância, apresentando-se comoumatendência destacada após o período da pandemia da Covid-19. Assim, este trabalhotemcomo objetivo geral produzir uma cartilha acerca do ensino híbrido emGeografia nosanos finais do Ensino Fundamental, conforme as competências e habilidades orientadaspela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com propostas de utilizaçãodasTDIC no ensino-aprendizagem da Geografia escolar. Os objetivos específicos são: refletir sobre o processo educacional em Geografia com a utilização das TDIC, naperspectiva do ensino híbrido; analisar o desenvolvimento de ensino híbridoemGeografia no 6º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas de Mossoró (RN); eelaborar cartilha sobre o ensino-aprendizagem de Geografia nos anos finais do EnsinoFundamental por meio da utilização das TDIC. Para alcançar estes objetivos foi realizada pesquisa bibliográfica para a realização de reflexões teóricas sobre o ensino híbrido e as TDIC no ensino-aprendizagem de Geografia. Ademais, buscou-se e analisou-se os documentos oficiais de orientação da Educação nacional, mirando para as competências e habilidades condizentes com o objeto de estudo da pesquisa. Foi realizada pesquisa de campo com a aplicação de questionário junto a docentes da rede municipal de Educação da cidade de Mossoró, a fim de compreender as suas compreensões e práticas no que tange à temática em questão. Os resultados alcançados fundamentaram a produção de cartilha didática acerca do ensino-aprendizagem de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental por intermédio da utilização das TDIC para viabilizar o ensino híbrido.
  • Dissertação
    Cartografia inclusiva: o uso de mapas táteis no ensino de geografia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-10) Santos, Bruno da Silva; Sousa, Silvio Braz de; https://orcid.org/0000-0002-9776-3295; http://lattes.cnpq.br/5542860613403348; Locatel, Celso Donizete; https://orcid.org/0000-0001-7006-1480; http://lattes.cnpq.br/2047387364725653; Nascimento, Rosemy da Silva
    O ensino de Geografia é fundamental para formação cidadã dos nossos discentes. Docentes de Geografia, frequentemente fazem uso da Cartografia para evidenciar fenômenos no espaço geográfico, promovendo a compreensão do espaço vivido pelos nossos discentes. Reconhecendo a importância do ensino de Geografia, devemos considerar a existência de mudanças sociais que impactam diretamente no meio educacional, originando a problemática desta pesquisa, como o caso da conquista dos direitos das pessoas com deficiência. Nesse contexto, a presente pesquisa parte da seguinte questão: Tendo em vista que a Cartografia é uma representação gráfica, como se pode usá-la no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia, para discentes com deficiência visual? Buscando responder essa questão, a pesquisa tem como objetivo principal a construção de uma metodologia de ensino capaz de auxiliar a produção e aplicação de mapas táteis. Para tal, foi preciso debruçar-se em análises, efetuar entrevistas estruturadas com profissionais da educação e graduandos dos cursos de licenciatura em Geografia, realização de oficinas para produção de mapas táteis, fazendo uso das técnicas da Cartografia Tátil com os mais diversos públicos, para se obter informações necessárias para construção de um livro, que reúne desde a parte conceitual sobre deficiência e questões técnicas da Geografia e Cartografia, e a parte prática de como produzir recursos didáticos táteis para auxiliar os professores da educação básica.
  • Dissertação
    A linguagem fotográfica no ensino de Geografia: uma sequência didática para o estudo da cidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-13) Nascimento, Devid Hallyson da Silva; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; ; http://lattes.cnpq.br/1897351088415800; ; http://lattes.cnpq.br/2007058446301257; Troleis, Adriano Lima; ; http://lattes.cnpq.br/8830982074139789; Nunes, Flaviana Gasparotti; ; http://lattes.cnpq.br/6054462862933545
    Esta pesquisa considera a Fotografia como uma linguagem a ser utilizada para o estudo da cidade, em especial, Macaíba/RN, no contexto de uma sequência didática para o ensinoaprendizagem, visando mobilizar experiências pedagógicas entre sujeitos escolares, a cidade e suas paisagens. Neste caminho, compreende-se a paisagem como um "recorte" que conforma o mundo exterior em um determinado espaço e tempo da nossa percepção, mobilizadora de experiências pedagógicas entre sujeitos escolares e a cidade, num diálogo permanente com o método fenomenológico. Objetivou-se, portanto, propor uma Sequência Didática por meio de narrativas fotográficas que permitam experiências com a cidade. A partir dessa experiência caminhante, narrativa e fotografante, buscou-se compreender as possibilidades pedagógicas da cidade, entendendo-a como espaço da experimentação. Com relação aos objetivos específicos, procurou-se refletir e compreender a narrativa fotográfica enquanto linguagem sensorial e espaço-temporal, a sequência didática enquanto possibilidade e estratégia metodológica para o ensinar e o aprender e a cidade enquanto espaço de estratégia experimental; experimentar o espaço citadino de Macaíba/RN, como laboratório para a criação de narrativas fotográficas que eclodem na construção de uma Sequência Didática; e, por fim, tomar a cidade como espaço educativo e de experimentação. Para dar corpo ao nosso campo de estudo, nos movemos a investigar como o tema é abordado nas salas de aula, por meio da aplicação de questionário on-line e da análise do documento norteador do Ensino Fundamental (BNCC). Em diálogo com o método fenomenológico, fizemos uso da observação empírica, diários de bordo, registros fotográficos e trabalho de campo, no intuito de criar uma premissa pedagógica a partir da nossa experiência com o espaço citadino. Autores como Calvino (1972), Hillman (1993), Cazetta e Oliveira (2013), Callai (2005), Cavalcanti (2002; 2013), Dantas (2011), Dardel (2011), Fernandez (2008; 2013), Larrosa (2017) e Barthes (1984) possibilitaram delimitar os caminhos que fundamentaram o percurso dessa prática educativa, ao discutir a relação entre a fotografia e o ensino de Geografia para o estudo da cidade. Por fim, a produção de imagens da cidade de Macaíba/RN configurou-se como um meio para dar corpo à sequência didática, pensada para ser desenvolvida com turmas do Ensino Fundamental II de 6° e 7° anos, como possibilidade educativa para o estudo da cidade nas aulas de Geografia. Nessa experiência caminhante-fotografante, foi possível confirmar que a cidade proporciona inúmeras formas de leitura, existindo para cada sujeito que a observa de maneiras diferentes, e a fotografia pode ser um meio, uma linguagem a revelar a educabilidade presente na cidade. Desse modo, a sequência didática, a cidade e as fotografias se confundem, tornando-se uma única estrutura, um produto do olhar a partir da experiência com a cidade, onde, com o corpo em movimento, torna-se capaz de perceber a paisagem por meio de múltiplos sentidos, por meio de diferentes pontos de vista.
  • Dissertação
    Abordagem do conceito de lugar no ensino/aprendizagem da Geografia a partir de sequências didáticas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-22) Carmo Filho, José do; Albano, Gleydson Pinheiro; ; ; Araújo, Sandra Kelly de; ; Farias, Paulo Sérgio Cunha;
    O estudo da Geografia a partir das suas categorias de análise é fundamental para se construir a leitura espacial dos fenômenos naturais e sociais. Nossa pesquisa aborda uma das categorias geográficas importantes, que é o Lugar, analisando como ela é abordada nos livros didáticos de Geografia. Fizemos levantamentos de como o conceito de lugar está sendo interpelado nos livros didáticos de Geografia que fazem parte do PNLD 2020 e como os professores estão trabalhando com seus alunos o lugar no ensino de Geografia. A partir desse levantamento de informações, produzimos uma sequência didática, mostrando como podemos trabalhar de forma mais significativa essa categoria de análise nas aulas da referida disciplina. Foi necessário começar a pesquisa com uma revisão bibliográfica em teses e dissertações em repositórios de universidades, acerca do tema escolhido, como também uma análise dos livros de Geografia do 6º ano que fazem parte do PNLD, específicos do ano 2020. Em seguida, elaboramos um questionário que foi aplicado junto a professores das escolas das redes municipais e estaduais que foram escolhidas. Foi feito um relatório mostrando de forma quantitativa e qualitativa os resultados da pesquisa. Vale ressaltar a importância desse trabalho, pois proporcionará aos estudiosos e professores de Geografia um material, ou seja, uma sequência didática que servirá, aos docentes como apoio em suas aulas. Após todo o processo, foi produzida uma sequência didática, como já citada, com estratégias de trabalho para o professor nas aulas de Geografia, quando o conteúdo trabalhado for a categoria do lugar.
  • Dissertação
    MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Silva, José Jadson dos Santos; Dantas, Eugênia Maria; ; ; http://lattes.cnpq.br/4613929368777279; Troleis, Adriano Lima; ; Melo, Evaneide Maria de;
    A geopolítica é matricial na evolução da ciência geográfica e estruturante para formação do raciocínio espacial em escala global, mundial e local. Essa visão torna, em certa medida, a geografia como a que ensina sobre a divisão da Terra em continentes, países, estados, cidades. A tarefa de desenvolver competências e habilidades que leve a aprendizagem dessas divisões, requer ensinar como os diferentes interesses sociais, econômicos, políticos e culturais tramam as permanências e alterações que movem o cenário geopolítico. Desta feita, o professor de Geografia é levado a desenvolver estratégias de ensino para atingir o propósito. As histórias em quadrinhos apresentam-se como um campo de estudo inovador, considerando que as explorações de temas geopolíticos são recorrentes nessas revistas. O trabalho investiga como as narrativas das Histórias em Quadrinhos podem ser problematizadas para ensinar temáticas da Geopolítica prescritas para a geografia escolar. Outrossim, como a linguagem em quadrinhos pode ser uma estratégia para ensinar Geografia, considerando as escalas de vivência dos alunos, das séries finais do ensino fundamental II, em São Bento do Trairi/RN. As questões nos remetem a análise de Histórias em Quadrinhos (HQs) como uma linguagem que associa ensino e estratégia, com ênfase na Geopolítica e na realidade escolar da cidade de São Bento do Trairi/RN e a proposição de uma HQ para ser usado em sala de aula. A metodologia está baseada na pesquisa bibliográfica, cujo resultado embasa teórico e metodologicamente o trabalho em autores como Serres (2013); Raffestin (1993), Andrade (1995), Souza (1995), Haesbaert (2004), Santos (1999), Vesentini (2010), Fonseca (2017), Claval (1979), Castro (2005), Mello (1999); Costa (1992); Vergueiro (2004), Campos (2013), Silva (2012), Rezende (2009), Cirne (2000), Eisner (1995), Rama e Vergueiro (2006), Pires (2005), Filho (2017); Souza (2019) e na pesquisa exploratória com levantamento e análise de documentos como Plano Municipal de Educação (PME), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Projetos Políticos Pedagógicos e Regimentos Internos das escolas, os planejamentos anuais dos professores dessa disciplina, além de histórias em quadrinhos antigas, livros didáticos da disciplina de Geografia. Foi realizado um levantamento de informações nas escolas objeto da pesquisa sobre o processo de ensino e aprendizagem em Geografia, além de com observações de aulas do 8ª ano e 9ª ano do Ensino Fundamental II. Feito registros fotográficos e anotações em diário de campo, ampliaram os suportes utilizados na pesquisa. Diagnosticamos a carências quanto aos recursos didáticos, estratégias de ensino e as linguagens usadas em sala de aula para trabalhar com os conteúdos da Geopolítica. Considerando essa lacuna propusemos e desenvolvemos a HQ MARGEO para possibilitar aos docentes um material auxiliar ao ensino do raciocínio espacial por meio de uma linguagem especifica.
  • Dissertação
    A construção do pensamento geográfico a partir do atlas escolar do município de Patos-PB: uma proposta de mediação para o ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-18) Monteiro, Wedell Jackson de Caldas; Vital, Saulo Roberto de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7909201813762463; ; http://lattes.cnpq.br/4173747366585569; Diniz, Marco Túlio Mendonça; ; Moura, Marcelo de Oliveira; ; Bueno, Míriam Aparecida;
    No processo de ensino-aprendizagem, no tocante à Geografia Escolar, destaca-se uma diversidade de material didático elaborado para promover o ensino de Geografia no espaço escolar. A produção de livros no Brasil aparece como o principal recurso didático-pedagógico e são disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Voltados para o ensino de Geografia nas escolas da rede pública de ensino, muitas vezes não trazem uma perspectiva de abordagem regional e muito menos local. Com base nessa realidade, este trabalho disponibiliza um Atlas Escolar, que aparece como produto central desta pesquisa e que discute a categoria geográfica “Lugar”. O Atlas Escolar do Município de Patos-PB tem como intuito atender às demandas curriculares do Ensino Fundamental, tornando-se um instrumento mediador entre o professor e o aluno. Diante disso, vale ressaltar que o campo de pesquisa da Geografia refere-se ao espaço geográfico, que, transformado e construído pelo ser humano, se relaciona com as diferentes escalas cartográficas em seus diferentes níveis, desde o local, o regional, o nacional até o global. Os procedimentos metodológicos da presente pesquisa são de natureza qualitativa, pois trata-se de analisar um objeto de estudo com suas especificidades, condicionantes e estruturas. Também foi realizada uma pesquisa por meio de revisão documental, bibliográfica e pesquisa de campo na zona rural e urbana do município. Com essa pesquisa, conseguimos demonstrar a importância do Atlas Escolar como recurso didático e pedagógico, capaz de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem na construção do raciocínio geográfico, associado ao desenvolvimento do pensamento espacial por meio de uma aprendizagem a partir do espaço vivido pelos sujeitos, contextualizando suas experiências cotidianas com o seu lugar de vivência. Por fim, disponibilizamos um material didático, formativo, que pode auxiliar o alcance dos objetivos da Geografia Escolar e suas aprendizagens no que se refere à educação do município de Patos-PB.