GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia
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Navegando GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia por Assunto "Cartilha didática"
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Dissertação SAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de Geografia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-30) Minervino, Maria das Lágrimas Leite; Salvador, Diego Salomão Cândido de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5656990960651016; ; http://lattes.cnpq.br/3471039040476327; Garcia, Tânia Cristina Meira; ; Sacramento, Ana Cláudia Ramos;Neste trabalho refletimos sobre as metodologias ativas de ensino-aprendizagem em Geografia, com a proposição de cartilha didática acerca da Sala de Aula Invertida (SAI) no ensino dessa disciplina escolar (SAIGEO). Escolhemos a proposição de uma cartilha didática devido ao fato dessa se apresentar como recurso didático que pode ser disponibilizado facilmente para o professor, além de ser destacada por colegas de profissão como um recurso didático que pode ser utilizado no ensino de Geografia em diferentes realidades escolares. Nosso intuito é que a cartilha sobre a SAIGEO subsidie o trabalho docente na perspectiva do ensino de Geografia dinâmico, interativo, crítico e contextualizado, no sentido da cidadania. Assim, um ensino-aprendizado alicerçado em competências e habilidades suficientes para a compreensão do espaço geográfico, nas diversas escalas e conexões geográficas. Destarte, o objetivo geral do trabalho é produzir cartilha didática sobre a SAIGEO, cujo conteúdo subsidie o ensino-aprendizagem de Geografia conforme os princípios da dinamicidade, interatividade, criticidade e contextualização. De modo específico, objetivamos: refletir sobre o ensino de Geografia na perspectiva das metodologias ativas de ensino-aprendizagem; planejar a elaboração de cartilha didática sobre a SAIGEO; e disponibilizar virtualmente a cartilha sobre a SAIGEO, para ser utilizada no ensino-aprendizagem de Geografia em diversas realidades escolares. Para o alcance dos objetivos da pesquisa, lançamos mão de reflexões teóricas - em decorrência da pesquisa bibliográfica realizada - e de análises do ensino de Geografia conforme a nossa experiência e práxis profissional na docência dessa disciplina escolar em escola pública de Patos, na Paraíba. A linguagem da cartilha sobre a SAIGEO foi produzida de modo acessível ao docente e ao discente - particularmente, a partir dos anos finais do Ensino Fundamental II, para que esse material possa subsidiar a prática docente, mas também seja lido pelo estudante, enquanto participante ativo do processo educacional. Esperamos que a cartilha proposta sirva como subsídio didático para o docente mediar o processo educacional em Geografia por meio da inversão da sala de aula, assim como seja útil para o estudante compreender tal processo, sobretudo, no que tange ao seu protagonismo no alcance da aprendizagem.