GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia
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Navegando GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia por Assunto "Aprendizagem"
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Dissertação A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar(2019-06-21) Nóbrega, André Elias de Oliveira; Troleis, Adriano Lima; ; ; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; ; Araújo, Maria Cristina Cavalcanti;O presente estudo tem como objetivo apresentar e analisar o processo de construção e aplicação do jogo “Expedição pelo Relevo Potiguar”, bem como as suas contribuições para o desenvolvimento de competências e habilidades que facilitem o ensino e a aprendizagem da Geografia no Ensino Médio. A proposta de construção e aplicação do referido jogo, desenvolvido na condição de recurso didático, para abordar a temática referente ao relevo do Rio Grande do Norte, advém de observações e práticas docentes vivenciadas e foi embasada pelas concepções teóricas e metodológicas da Teoria da Aprendizagem Significativa e pelas experiências de outros teóricos que discutem o processo de ensino-aprendizagem, o uso de jogos didáticos e o ensino de Geografia. Em relação aos procedimentos metodológicos, a estruturação e as aplicações do jogo foram precedidas e subsidiadas por pesquisas bibliográficas e pela realização de observações e de aulas expositivas dialogadas em duas turmas de Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Natal/RN. Após as aplicações, os dados obtidos foram sistematizados conforme as impressões do professor e dos alunos, possibilitando verificar e analisar as potenciais contribuições do jogo para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Assim, com base nos resultados e nas experiências vivenciadas durante as aplicações, consideramos que o jogo “Expedição pelo Relevo Potiguar” se mostrou um recurso didático colaborativo e envolvente, que possibilita ao professor direcionar o processo de aprendizagem e mensurar, mediante ao desenvolvimento de competências e habilidades, a assimilação dos conhecimentos geográficos pelos alunos.Dissertação A criação do jogo "Geo Stories" como linguagem para ensinar e aprender geografia através de enigmas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-31) Santos, Igor Silvestre dos; Araújo, Maria Cristina Cavalcanti; https://orcid.org/0000-0002-3566-9914; http://lattes.cnpq.br/7923020450041188; https://orcid.org/0009-0004-6012-2197; http://lattes.cnpq.br/0741411002835840; Troleis, Adriano Lima; Moreira, Marianna FernandesA imaginação desempenha um papel importante no cotidiano, sendo utilizada em diversas situações, desde a orientação espacial até a criação de narrativas. Dentro desse cenário, os jogos são amplamente explorados como forma de entretenimento entre amigos, familiares ou em plataformas digitais. Dada essa relevância, estabelecer uma conexão entre imaginação, jogos e educação, por meio de abordagens metodológicas de ensino-aprendizagem, torna-se essencial na escola contemporânea. A Geografia se relaciona naturalmente a esses elementos, porém, muitos educadores ainda aderem a métodos tradicionais de ensino focados na simples transmissão de conhecimento, sem considerar a introdução de linguagens criativas que também promovam a aprendizagem. Este trabalho propõe o desenvolvimento do jogo "Geo Stories" como uma linguagem inovadora para o ensino e a aprendizagem de conceitos e conteúdos geográficos, utilizando enigmas temáticos. Além disso, buscou-se explorar a importância dos jogos com propósitos educacionais no ensino de Geografia e explorar como a Teoria da Aprendizagem Significativa, a Teoria das Múltiplas Inteligências e as Metodologias Ativas e Cooperativas se relacionam com a utilização de jogos como ferramenta pedagógica. A Metodologia adotada incluiu uma revisão bibliográfica sobre a relação entre jogos e o ensino de Geografia, destacando a relevância das teorias e metodologias de aprendizagem mencionadas. O conteúdo sobre Globalização foi escolhido como tema central das aulas expositivas e, consequentemente, do jogo. Com o plano de aula elaborado, o jogo foi aplicado em sala de aula, sendo posteriormente avaliado em todas as suas etapas. Apesar dos desafios enfrentados, o jogo mostrou-se eficaz no cumprimento de seus objetivos, consolidando o aprendizado sobre Globalização de maneira interativa e ativa, promovendo a interação entre os alunos, o professor e o conhecimento.Dissertação Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia(2018-08-29) Guimarães, Magno Elias de Souza; Dozena, Alessandro; ; ; Troleis, Adriano Lima; ; Santos, José Erimar dos;O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar um jogo denominado Geografia, Imagem e Ação, e sua contribuição para as aulas de Geografia. O jogo surge a partir da necessidade de se utilizar metodologias diversificadas na sala de aula para, dessa maneira, contribuir para o ensino de conteúdos geográficos. O arcabouço teórico parte de um levantamento histórico sobre a utilização de jogos na sala de aula ao longo dos anos, além de seus aspectos positivos para o ensino, para a aprendizagem e para a construção de um produto que esteja voltado exclusivamente para ser aplicado nas aulas de Geografia. No que se refere à metodologia, o jogo foi construído a partir de três aplicações em momentos distintos e com três turmas do sexto ano, além da aplicação de um questionário avaliativo sobre o jogo, realizado em uma escola privada do munícipio de Parnamirim/RN. Acredita-se que, o jogo construído possa ser uma ferramenta de auxílio permanente aos professores. Com ela, os alunos vão poder exercitar o que aprenderam sobre os principais assuntos que estudaram, entre eles, os conceitos de Lugar, Paisagem, Espaço Geográfico Geologia e Geomorfologia, contribuindo, dessa maneira, para a fixação de conteúdos previamente estudados.Dissertação A produção do Jogo Discovery RN e sua contribuição para o ensino de geografia(2018-08-30) Tavares, Gilberto Ivens de Araújo; Dozena, Alessandro; ; ; Melo, Evaneide Maria de; ; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira;De acordo com nossas experiências docentes, notamos que muitos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio apresentam dificuldades em assimilar alguns conceitos de Geografia Física trabalhados no cotidiano de sala de aula, além de dificuldades em estabelecer relações entre os conteúdos ministrados com a sua própria realidade. Diante disso, o presente trabalho objetiva a produção de um material didático lúdico de auxílio aos professores de Geografia. Trata-se de um jogo de tabuleiro denominado Discovery RN. O jogo em questão, visa ser um recurso didático de auxílio aos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da Educação Básica. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica e documental sobre o potencial dos jogos no ensino de Geografia; revelamos como foi pensado e confeccionado o jogo de tabuleiro Discovery RN, bem como funciona toda a dinâmica do jogo; relatamos uma experiência com o jogo na turma do primeiro ano do Ensino Médio relacionando as potencialidades do jogo para o estímulo de múltiplas inteligências, habilidades e competências. Por fim, aplicamos um questionário com os alunos no intuito de compreender como o jogo pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem e observamos a percepção do aluno em relação a proposta do jogo. Assim, fizemos uma análise sobre todo o processo, desde a confecção do jogo à sua aplicação. O Discovery RN revelou ser uma opção didática relevante para melhorar a interação dos discentes, expandir a temática estudada em sala de aula, além de apresentar um importante fator atrativo para os estudantes e uma forte incidência na agilização da atividade mental do aluno. Esperamos que nosso estudo e a experiência com o uso do jogo aqui abordada sejam primordiais para reflexões a posteriori, para todos os que estiverem dispostos em contribuir para que a escola possa ser repensada e consiga corresponder às demandas da sociedade.