GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia
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Navegando GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia por Assunto "Acesso à escola"
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Dissertação Sequência didática: um guia para trabalhar a mobilidade urbana e o acesso à escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-13) Santos, Regina Maria Vieira dos; Araújo, Maria Cristina Cavalcanti; https://orcid.org/0000-0002-3566-9914; http://lattes.cnpq.br/7923020450041188; http://lattes.cnpq.br/5695611902130800; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; Silva, Judson Jorge daA educação geográfica desempenha um papel essencial na formação dos estudantes, capacitando-os a compreender e analisar questões ambientais e sociais contemporâneas. Este estudo investiga a relação entre mobilidade urbana e acesso à escola, utilizando o ensino de Geografia como ferramenta para desenvolver uma compreensão crítica das dinâmicas socioespaciais. A pesquisa foi realizada na Escola de Ensino Médio Prefeito Antônio Conserva Feitosa, em Juazeiro do Norte/CE, a partir da constatação dos desafios diários enfrentados pelos estudantes em termos de mobilidade urbana. O objetivo central é elaborar e implementar uma sequência didática para as aulas de Geografia, focada na exploração da relação entre mobilidade urbana e acesso à escola. Essa proposta visa promover o desenvolvimento crítico e analítico do raciocínio geográfico dos estudantes, integrando teoria e prática para enriquecer a compreensão dos conceitos espaciais e sociais em seu cotidiano. Espera-se que essa sequência didática ofereça ao professor de Geografia uma ferramenta pedagógica, que se apresente além da simples transmissão de conteúdos, incentivando o debate sobre as desigualdades no acesso ‡ cidade e à educação. Além disso, busca-se promover o exercício da cidadania de forma consciente e transformadora, discutindo políticas públicas que atendam às necessidades de mobilidade dos jovens, fortalecendo o direito à cidade e à educação.