PPGDEM - Doutorado em Demografia
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Navegando PPGDEM - Doutorado em Demografia por Assunto "Demografia da Educação"
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Tese Inclusão e desempenho acadêmico: análise dos estudantes com deficiência no ENEM(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-14) Lobato, Maria José Silva; Aguirre, Moisés Alberto Calle; Magalhães, Ismenia Blavatsky de; http://lattes.cnpq.br/0743856406326460; http://lattes.cnpq.br/5850545847212930; Cerqueira, Cezar Augusto; Morales, Fidel Ernesto Castro; Soares, Weber; Fusco, WilsonO Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um instrumento deavaliaçãopadronizada de abrangência nacional, constituindo-se o principal meio de ingressoaoensino superior e acesso ao financiamento estudantil no Brasil. Assim, apresentetese tem como objetivo investigar a influência de fatores socioeconômicosedemográficos na participação e no desempenho acadêmico da PopulaçãoEscolarcom Deficiência Público da Educação Especial (PEcD_PEE) no ENEM, considerandoa evolução temporal desses fatores e a diversidade regional do Brasil. Paratanto, uma análise abrangente à luz da teoria sociológica de Capitais de Pierre Bourdieufoi realizada. As informações primárias foram coletadas dos microdados doInstitutoNacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, abrangendocincoedições do ENEM (2009, 2019-2022). Adicionalmente, verificaram-se as informaçõescoletadas nos Censos Escolares da Educação Básica (2009, 2019-2022). Oconjuntode dados continha informações acerca de: número de pessoas nafamília, escolaridade dos pais, renda familiar, posse de bens domésticos, televisores, computadores, máquinas de lavar, telefones fixos, celulares, sexo, cor/raça, tipoelocalização da escola e faixa etária dos inscritos. A caracterização dosperfissocioeconômicos e demográficos foi realizada por meio do método de agrupamentoExpectation Maximization. Para inferir as diferenças estatísticas aplicaram-setrêstestes com nível de significância de 5%: i) Teste de Shapiro-Wilk paraverificar anormalidade das distribuições de notas; ii) Teste U de Mann-Whitney paracompararas distribuições de frequência das notas entre grupos; e iii) Teste T de Student paraidentificar diferenças significativas nas médias dos grupos. Aplicou-se a AnálisedeComponentes Principais para identificar os eixos principais de variação nos dadosdoCenso Escolar. Os resultados apontaram diferenças significativas entre os estudantes,com superioridade em termos de pontuação para os candidatos do ensinoregular emcomparação a PEcD_PEE em todas as regiões do Brasil. Emtermos desexo, verificaram-se vantagens de homens nas provas de Matemática e superioridadefeminina em Redação em todas as regiões, exceto no Norte. Alguns aspectosdemográficos como idade mais elevada apresentaram influência negativanodesempenho dos candidatos. Entre a PEcD_PEE houve predominância doperfil deCapital Cultural e Econômico Menor (CCEM) nas regiões Norte e Nordeste, enquantoo perfil Capital Cultural e Econômico Elevado (CCEE) foi predominantenoSul eSudeste. A disponibilidade de recursos e serviços de acessibilidade nas regiõesSul, Sudeste e Centro-Oeste foram superiores em comparação ao Norte e Nordeste. Aescolaridade dos pais do perfil CCEM foi mais baixa em comparação ao perfil CCEE. As mulheres pardas e pretas obtiveram desempenhos mais baixos nas diferentesprovas do ENEM. A pandemia de COVID-19 afetou de forma mais negativaosestudantes do perfil CCEM, em função da precariedade de disponibilidadedeacessibilidade comunicacional (internet, computador, celulares etc). Oestudoapontouque para promover uma educação efetiva da PEcD_PEE é essencial compreender osfatores socioeconômicos e demográficos que impactam a qualidade devidaeainclusão escolar. Além disso, as análises das avaliações de larga escalasãoferramentas essenciais para a realização de diagnósticos abrangentes comfinsdepropor melhorias nas condições de vida e práticas inclusivas no sistema educacional brasileiro.Tese A reprovação e a evasão no ensino médio do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte: implicações da Pandemia da Covid-19 entre cotistas e não cotistas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-28) Almeida, Alberto Alexandre Lima de; Lima, Luciana Conceição de; https://orcid.org/0000-0003-1385-5908; http://lattes.cnpq.br/5906454269284655; http://lattes.cnpq.br/7098063469108438; Aguirre, Moises Alberto Calle; Gomes, Sandra Cristina; Reis, Dyane Brito; Xavier, Flávia PereiraO objetivo geral desta tese foi analisar as implicações da pandemia de covid-19 na reprovação e na evasão de alunos cotistas e não cotistas de cursos técnicos integrados de ensino médio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Os objetivos específicos consistiram em identificar o nível de reprovação e evasão desses alunos e investigar se essa reprovação e evasão atingiram níveis semelhantes entre os alunos cotistas e não cotistas, bem como, reconhecer os fatores demográficos, institucionais e socioeconômicos relacionados a esses dois fenômenos. A importância dessa pesquisa reside no fato de que a pandemia de covid-19 afetou negativamente a educação básica brasileira, sobretudo no que se refere aos indicadores de rendimento e de permanência. No contexto da transição demográfica no país, as consequências sobre a formação de capital humano dessas gerações de estudantes poderão repercutir na absorção dessa força de trabalho no médio e no longo prazo. A comparação entre alunos cotistas e não cotistas buscou evidenciar se houve diferenças significativas entre esses dois grupos, mediante circunstâncias impostas pela pandemia de covid-19 no contexto educacional. A partir dos registros administrativos do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), disponibilizado pelo IFRN mediante aprovação no Comitê de Ética da instituição, foi possível acompanhar a trajetória escolar de uma coorte de 3.284 estudantes dos cursos técnicos integrados de 20 campi do Rio Grande do Norte, desde o seu ingresso, em 2019, até o encerramento do ano letivo de 2022. Para o alcance dos objetivos propostos, empregou-se métodos quantitativo e qualitativo. Na parte quantitativa do estudo, foi realizada uma análise descritiva de indicadores educacionais e socioeconômicos dos discentes agregados em 10 eixos tecnológicos. Como estratégia para identificar os sujeitos da pesquisa qualitativa pertencentes à coorte de ingressantes em 2019 e que ainda se encontravam na instituição no ano letivo de 2022, foram produzidas informações primárias a partir da aplicação de um questionário quantitativo em cinco turmas do ensino técnico integrado de nível médio. Neste caso, obtevese um conjunto de 100 respondentes do campus Natal Central (CNat) sobre aspectos institucionais, demográficos e socioeconômicos relacionados ao período de ensino remoto. Entre os discentes da coorte de interesse identificados, seis deles consentiram participar da pesquisa qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas com esses sujeitos para compreender em maior profundidade os fatores institucionais, demográficos e socioeconômicos relacionados à reprovação e à evasão escolar nos anos mais críticos da pandemia. Adicionalmente, para obter uma percepção da gestão sobre o ensino remoto, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com cinco pedagogas do campus CNat. De um modo geral, do ponto de vista quantitativo, os resultados apontaram que o nível de reprovação dos alunos cotistas foi superior ao dos alunos não cotistas em todo o período pesquisado, enquanto o nível de evasão entre os dois grupos não apresentou disparidades significativas. Do ponto de vista da análise qualitativa, ficou evidenciado que as dificuldades de adaptação ao ensino remoto emergencial atingiram, os dois grupos de alunos, motivadas, principalmente, pela dificuldade de concentração nas aulas, e que as condições familiares de alunos cotistas contribuíram para a intensificação dessa adversidade. Este estudo poderá trazer subsídios para ratificar a necessidade de manutenção e implementação de políticas públicas que possibilitem a igualdade de oportunidades na esfera educacional. Estudos vindouros podem avaliar implicações da covid-19 para cursos técnicos específicos, o que não consistiu objeto do escopo dessa pesquisa.