Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11895
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas por Assunto "Antropologia da performance"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Os elementos de Iansã como possibilidade para criação cênica(2017-02-23) Moraes, Daniela Beny Polito; Alves, Teodora de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; ; http://lattes.cnpq.br/6577658882479446; Coelho, José Luiz Ligiéro; ; http://lattes.cnpq.br/7520011926175138; Lopes, Melissa dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/9851844088693131A presente pesquisa de mestrado “Os elementos de Iansã como possibilidade para criação cênica”, sob orientação da professora doutora Teodora de Araújo Alves visa compreender o trânsito da Dança de Iansã e dos seus elementos míticos entre o Candomblé, o Afoxé, o Laboratório e o Teatro, a fim de elaborar uma proposição metodológica para ampliação do repertório corporal de intérpretes-criadores/as. Por se tratar de um estudo que envolve subjetividade dos/as indivíduos/as relacionados/as a esta pesquisa, o mesmo se debruça sobre as bases da Fenomenologia proposta por Merleau-Ponty ao tratar da corporeidade como a forma de ser-estar no mundo. Para refletir sobre os campos da Performance que compõe esta investigação, busco dialogar com a Antropologia da Performance com base nos estudos de Richard Schechner e Victor Turner, a Antropologia Teatral proposta por Eugenio Barba e os estudos em Performances afro-ameríndias desenvolvido por Zeca Ligiéro. Esta investigação se desenvolveu junto ao Afoxé Oju Omim Omorewá (Maceió/AL), observando a saída-de-orixá da Ialorixá Nany Moreno – também coordenadora do Afoxé – e com os experimentos prático-criativos junto ao Coletivo Cores (Natal/RN).