Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas por Assunto "Afeto"
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Dissertação Entre a dor e o amor: a excitação do corpo sensível, as memórias e os afetos nos processos de criação cênica(2019-02-25) Araújo, Allan Phyllipe Gomes Cassemiro de; Haderchpek, Robson Carlos; ; ; Machado, Lara Rodrigues; ; Tourinho, Lígia Losada;O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca da excitação do corpo sensível que foi desenvolvida dentro do Grupo Arkhétypos e estudada no decorrer do meu Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Teatro (2015) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O corpo sensível, que busco conceituar, é aquele em que a abertura para a troca com o outro se torna plena, despertando afetos e reacendendo memórias. Tal estudo se pauta no conceito proposto por Francisco Duarte Junior (2001) do sensível, que remete aos sentimentos e emoções adquiridos no decorrer de nossas histórias e encontros. A pesquisa aborda também o conceito de Memória defendido por Bergson e de afetos e sua interpessoalidade – afetar e ser afetado – trabalhado por Spinosa. O estudo sobre esta excitação deste corpo sensível é realizado a partir do meu trabalho de intérprete-criador dentro do processo de criação do espetáculo Gosto de Flor, um trabalho cênico que situa-se entre a Dança e o Teatro e que aborda a temática do amor dentro da perspectiva do universo masculino/homoafetivo. O espetáculo contou com a direção de Lara Machado e foi desenvolvido no ano de 2017 pelo Grupo Arkhétypos. Analisando o processo de criação pude constatar que este despertou memórias em meu corpo e produziu afecções que me fizeram resignficar a dor e reconhecê-la como potência para a criação cênica. No decorrer do trabalho eu me doo, me entrego e exponho minhas memórias a partir de uma discussão de gênero decorrente do processo criativo, e finalizo o trabalho concluindo que o corpo sensível também tem uma dimensão política.Dissertação Portfólio expandido: (performance) agah precária (afetada)(2020-03-03) Ferreira, Natã Borges; Ciotti, Naira Neide; ; ; Vieira, Marcilio de Souza; ; Johas, Regina Helena Pereira; ; Oliveira Júnior, Antonio Wellington de;Esse portfólio expandido procurou entender as performances criadas por mim como alguém que escapa às verdades de um mundo heterocêntrico que inscreve corpos em determinações biológicas (BUTLER, 1990). A performance arte foi o método utilizado nesta pesquisa, pois pode desencadear afetos entre o singular e o plural e ser capaz de promover crises nos circuitos afetivos (SAFATLE, 2016) já estabelecidos na sociedade, ainda que temporariamente. Uma questão crítica nesta pesquisa foi expor a confluência entre arte e escrita acadêmica. Enfrentamos também o problema da autoria na produção de Agah Precária quando o performer escreve sobre sua presença e navega por identidades de outros artistas que procuram práticas que se aprofundam em poéticas subjetivas. Esta pesquisa tem como conclusão de que as performances podem ser desenhadas.