Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas por Assunto "Actor"
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Dissertação O ator que canta um conto: a manipulação de parâmetros musicais na voz do ator(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-12) Souza, Mayra Montenegro de; Rocha, Vera Lourdes Pestana da; ; http://lattes.cnpq.br/9099824354079522; ; http://lattes.cnpq.br/4144275568126443; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; Costa, Valério Fiel da; ; http://lattes.cnpq.br/5177466124567380Esta pesquisa se deu a partir de uma investigação sobre a fala teatral. Através de uma metodologia empírica que analisou uma experiência prática de construção de uma encenação e de pesquisa bibliográfica, a atriz/pesquisadora investigou possibilidades de manipulação de parâmetros musicais como recursos no processo de criação da voz do ator. A atriz/pesquisadora procurou unir teoria e prática, movida pelo desejo de buscar uma expressão vocal em cena que se concretizasse como movimento vivo e transformador. Este trabalho contém também o relato de experiências pedagógicas, nas quais a atriz/pesquisadora explorou estratégias para ensinar a apropriação de parâmetros da música na construção do trabalho vocal do ator. Verificando que a fala teatral está mais próxima do canto do que da fala cotidiana, ela concluiu que o ator pode compor música assim como o faz um compositor de música no processo de criação de suas partituras vocais. Por isso, constatou que é de fundamental importância um treinamento musical na formação do ator.Dissertação O entre do carvão ao corpo - em - arte de ator-brincante(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-06-22) Monteiro Júnior, Alan Carlos; Alves, Teodora de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; ; http://lattes.cnpq.br/3429814953778266; Oliveira, érico José Souza de; ; http://lattes.cnpq.br/3116783239543777; Handerchpek, Robson Carlos;Proponho nesta dissertação refletir sobre as experiências contidas na criação dos corpos-em-arte (FERRACINI, 2006a, b) que originaram o espetáculo rosmaninhos.... Este processo foi desenvolvido junto ao coletivo UZUME teatro de João Pessoa PB, por meio de recriações e resignificações das corporeidades e fisicidades contidas nos passos, loas, aboios, cantos e evoluções observados nos modos como Mestre Zequinha brinca em seu grupo de Cavalo Marinho residente na cidade de Bayeux PB, e a partir da apropriação do texto Hamlet de William Shakespeare. O corpo-em-arte é entendido neste trabalho como um corpo vetorial que dilata sua funcionalidade cotidiana, reconhecendo uma zona potencial de aprendizado capaz de gerar linhas de fuga criativas que desestabilizem o sujeito centrado em uma individualidade e identidade (FOUCAULT apud FERRACINI, 2006b, p.14), abrindo-o a diferenciação de si mesmo, indicando a possibilidade de existência de um si-outro e do espaço de troca-em-arte. Este processo de construção do corpo-em-arte a partir das formas de Mestre Zequinha brincar o Cavalo Marinho, foi orientado metodologicamente pela apropriação do coletivo UZUME teatro das etapas de Observação, Codificação e Teatralização contidas na técnica de mimeses corpórea proposta pelo LUME Teatro (Campinas SP). Esse uso resultou em duas fases: Observação Ativa e Composição do corpo-em-arte. Através da repetição destas matrizes estéticas do Cavalo Marinho, os atores descobriram ações que codificadas e organizadas configuram seus corpos-em-arte, os quais, por sua vez, deram origem a um espaço de troca-em-arte vetorial ao encontrado no folguedo do Cavalo Marinho. Esta procura propôs os meios de potencializar o trabalho dos atores no que diz respeito a uma preparação que permitisse dilatar a presença cênica e estimulasse a produção de ações, as quais culminaram na montagem do espetáculo rosmaninhos