Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas por Assunto "A receita"
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Dissertação A receita: pisando alho no teatro negro com mulheres negras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Silva, Nazaré Sodré da; Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5443015479907169; http://lattes.cnpq.br/2222603860741447; Coutinho, Karyne Dias; Dias, Luciene de OliveiraEsta dissertação, escrita em primeira pessoa, assume as características de uma escrita performática f(r)iccional (Lyra, 2020), possibilitando o exercício da encruzilhada (Martins, 1997) entre o ciclo da violência doméstica, ocorrido na minha vida familiar; o solo performático intitulado A Receita (Santos, 2010), que aborda a situação vulnerável de uma mulher negra em estado de revolta frente ao machismo estrutural; e aspectos da obra Hibisco Roxo (Adichie, 2011). A f(r)icção (Lyra, 2011; 2015) entre a vida que experienciou a violência e as obras que retratam violências, aliadas ao Tempo Espiralar (Martins, 2021), aproxima essas vertentes proporcionando espelhamentos que criam a atmosfera da vivência do passado, presente e futuro de forma simultânea, ao passo que também sustenta as nossas histórias por nós mesmas, como num aquilombamento (Nascimento, 1985; Dias, 2022). Metodologicamente, além do caminho já apresentado, a pesquisa partirá de reflexões sobre teatro negro (Lima, 2011; Barbosa, 2021) e feminismos negros (hooks, 2013; Gonzalez, 1979; 1984; 2018; Collins, 2017; Carneiro, 2003) assim como, pela via da prática, articulará apresentações do espetáculo A Receita na composição da Pesquisa Performática (Fernandes, 2014) com a realização da oficina Pisando o Alho, realizada para mulheres negras da região metropolitana do Recife. Essas ações, articuladas, visam abrir sendas para as reflexões de como o teatro negro, baseando- se numa poética do corpo e ancestralidade (Santos, 2015), pode contrapor-se à violência, proporcionando estímulo à cura social das mulheres negras.