Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem por Assunto "Abordagem baseada em tarefas"
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Dissertação A produção oral de inglês como LE em uma escola pública de Natal: uma experiência com a abordagem baseada em tarefas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-19) Pereira, Patricia Sayonara Lima de Araújo; Weissheimer, Janaina; ; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; ; http://lattes.cnpq.br/8814362880358260; Guará-Tavares, Maria da Glória; ; http://lattes.cnpq.br/6890966093149385; Martins, Selma Alas; ; http://lattes.cnpq.br/1471852102360947O objetivo desta pesquisa-ação, realizada através de métodos mistos, foi investigar o papel de tarefas propostas pela Aprendizagem Baseada em Tarefas (WILLIS, 1996) no processo de desenvolvimento da produção oral em inglês como LE na escola pública. Vinte e três alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola estadual norteriograndense foram expostos sistematicamente à realização de tarefas de aprendizagem com foco na produção oral em inglês como LE durante dois meses. Os instrumentos utilizados nesta coleta - pré e pós-questionários; notas de observação; grupo focal; e pré e pós-testes - geraram dois tipos de dados: a) qualitativos (as percepções dos alunos sobre a sua produção oral e o ensino desta habilidade na escola pública; e, o uso de estratégias de comunicação pelos aprendizes frente à ABT); e, b) quantitativos (o desenvolvimento da pronúncia; do rendimento em testes de proficiência (teste KET - Cambridge, adaptado); e, da Proficiência Oral Global (POG) dos aprendizes após a realização das tarefas de aprendizagem). Os resultados quantitativos deste estudo apontam que houve desenvolvimento estatisticamente significativo das medidas de pronúncia e rendimento nos testes de proficiência, após a experiência com as tarefas. Os achados qualitativos, por sua vez, representados pelos relatos dos aprendizes e da professora-pesquisadora, demonstram ter havido um maior foco no uso de estratégias comunicativas durante a produção oral pelos aprendizes ao longo da intervenção com as tarefas.