IMD - Artigos publicados em periódicos
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Navegando IMD - Artigos publicados em periódicos por Assunto "Accessibility"
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Artigo O que uma comunidade acadêmica da área de tecnologia da informação gostaria de saber sobre inclusão e acessibilidade?(Páginas a&b, 2023) Silva, Bruno Santana da; Dantas, Willian Talles Marcolino; https://orcid.org/0000-0002-7689-8000O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil, oferece cursos técnicos, superiores e de pós-graduação na área de Tecnologia da Informação. Sua grande comunidade acadêmica tem recebido cada vez mais estudantes com deficiência e outras necessidades específicas. Este trabalho teve por objetivo identificar as necessidades informacionais sobre inclusão e acessibilidade de docentes, servidores e estudantes desta comunidade acadêmica. O método empregado foi o survey, com um questionário online distribuído de janeiro a março de 2021. Houve resposta de aproximadamente 10% da comunidade, com 194 respondentes num universo de aproximadamente 2,2 mil pessoas. Uma análise quantitativa dos dados revelou que as necessidades informacionais dos três perfis de participantes apresentam tendência geral similar, valorizando mais o suporte dentro da universidade do que fora dela. Contudo, foram observadas variações na importância atribuída às informações nos diferentes perfis, e entre estudantes com e sem necessidade específica. Os sistemas de informação que atenderem a essas necessidades informacionais devem acomodar essas diferenças, priorizando as informações de forma adequada a cada pessoa.Artigo Reprojeto da arquitetura de informação para configuração dos recursos de acessibilidade no android para pessoas com dislexia(UFC, 2024) Cunha, Wellin Karen de Amorim Macêdo; Silva, Bruno Santana da; http://orcid.org/0000-0002-7689-8000Smartphones possuem recursos de acessibilidade que devem ser configurados para atender às particularidades dos usuários com necessidades específicas. Este trabalho teve por objetivo reprojetar a arquitetura da informação para configuração dos recursos de acessibilidade do Android para dislexia. Tomou-se como base as 125 oportunidades de melhoria identificadas por (CUNHA; SILVA, 2023). O método de classificação de cartões foi empregado para gerar um mapa mental com 65 itens (85,5%) modificados da arquitetura original. Ajustes envolveram agrupamentos de itens para facilitar a navegação e reescrita de itens para favorecer a interpretação. Espera-se que a arquitetura da informação reprojetada possa contribuir com a inclusão social de pessoas com dislexia