Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26797
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática por Assunto "Alfabetização química"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Interlocuções entre a alfabetização química do ensino médio e os objetos de conhecimento em livros didáticos das ciências da natureza do PNLD 2021(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-19) Rodrigues, Ângela Daiane de Lima; Dantas, Josivânia Marisa; https://orcid.org/0000-0002-9636-4698; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; https://orcid.org/0009-0006-3168-1189; http://lattes.cnpq.br/3274430748073129; Carvalho, Rozicleide Bezerra de; Firme, Ruth do NascimentoA pesquisa teve como objetivo investigar como os livros didáticos de Ciências da Natureza aprovados no Guia Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021 apresentam os conteúdos conceituais e elementos constitutivos que favorecem o desenvolvimento da Alfabetização Química, considerando os documentos referenciais da Educação Básica, BNCC e LDB, mediante o contexto de Reforma do Ensino Médio brasileiro. Portanto, para esse fim, partiu-se do seguinte problema de pesquisa: Como os conteúdos conceituais presentes em livros didáticos aprovados pelo PNLD 2021, correspondente a coleção Multiversos Ciências da Natureza, que possuem por base a LDB Nº 9.394/1996 e BNCC (Brasil, 2018), influenciam a Alfabetização Química no estado do Rio Grande do Norte? O estudo, de caráter qualitativo, fundamentado em Stake (2011), utilizou como método analítico a Análise de Conteúdo de Bardin (2011), em seis volumes da coleção “Multiversos – Ciências da Natureza”. Para a análise, foram adotadas quatro dimensões principais com base na literatura que versa sobre Alfabetização Química: i) Aspectos da Natureza da Ciência em Química; ii) Química no Cotidiano; iii) Conhecimentos da Natureza da Matéria; iv) Habilidades de Aprendizagem de Ordem Superior (Shwartz et al., 2004, 2005, 2006, 2013). A partir da análise dos livros didáticos da coleção supracitada, foram catalogados 29 conceitos de Química, neles verificamos que essas dimensões são abordadas ao longo dos conteúdos conceituais, boxes e fontes complementares. Considerando nossos referenciais e a análise realizada, concluímos que a coleção não dispõe de um suporte amplo para o desenvolvimento de uma Alfabetização Química que estimule a análise crítica e a resolução de problemas, fundamentais para a compreensão de conceitos químicos intrínsecos/presentes nas relações do homem com a sociedade. Nesta pesquisa, identificamos que somente dois conceitos (C8 e C6) dos objetos de conhecimento de Química analisados corroboram integralmente para o processo de desenvolvimento de AQ no Ensino Médio no RN, mediante a reforma em curso.