PPGETIM - CAICÓ - Produtos Educacionais do Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47634
Navegar
Navegando PPGETIM - CAICÓ - Produtos Educacionais do Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina por Assunto "CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Produto Educacional Educação interprofissional para o cuidado à mulher no processo parturitivo: guia para facilitação da aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-30) Pamplona, Mário Hélio Antunes; Costa, Marcelo Viana daO estudo, utilizou-se de entrevistas realizadas com profissionais de saúde que atuam na assistência a mulher durante o processo parturitivo que possibilitou identificar necessidades de aprendizagem que podem ser trabalhadas através da educação interprofissional em saúde. Parte-se do pressuposto que uma oferta educacional com explícita intencionalidade no desenvolvimento de competências interprofissionais pode qualificar os processos de trabalhado e os cuidados ofertados à mulher no processo parturitivo. A proposta educativa a seguir foi elaborada na perspectiva de dar centralidade ao debate das competências interprofissionais como estratégia de enfrentamento das problemáticas decorrentes do modelo fragmentado e profissional-centrado. A oferta educacional foi sistematizada a partir do checklist proposto pelo Guideline for Reporting Evidence-based practice Educational interventions and Teaching (GREET). A estrutura da oferta educacional foi organizada em: competências esperadas, objetivos de aprendizagem, metodologias de ensino, cenários de ensino-aprendizagem, avaliação da aprendizagem e avaliação da oferta educacional. Com isso, toda a proposta foi orientada pela explícita intencionalidade pedagógica no desenvolvimento de competências interprofissionais para a oferta de atenção integral e segura à mulher no processo partitivo.Produto Educacional Planos de aula para oficinas de Planejamento Estratégico Situacional (PES) e roteiro de simulação realística.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-19) Araújo, Rômulo Helton de; BRAZ, Janine Karla França da Silva; https://orcid.org/0009-0004-7819-7058Os farmacêuticos e demais profissionais de saúde devem ser capacitados para auxiliar no uso de medicamentos em idosos submetidos a polifarmácia. Por isso a pesquisa objetivou construir oficinas para a obtenção do planejamento estratégico situacional da assistência farmacêutica ao paciente idoso. A pesquisa foi desenvolvida na Unidade Básica de Saúde Mãe Joaquina, localizada no município de São Fernando/RN, com uma equipe de 09 profissionais que compõe a unidade e que está diretamente ligada a atenção farmacêutica, no período de agosto a novembro de 2023. Para o desenvolvimento do planejamento estratégico situacional (PES), foram realizadas oficinas, com o método fishbowl para o momento explicativo fase I, simulação realística para o momento explicativo fase II, a ferramenta Kahoot! para os momentos normativo e estratégico e a discussão em grupos para o momento tático-operacional. Mediante a utilização de metodologias ativas durante as oficinas obteve-se um plano operativo com melhorias nos aspectos de comunicação multiprofissional, bem como as operações e ações para aprimorar o serviço de assistência farmacêutica prestado na atenção básica em saúde para pessoas idosas.Produto Educacional Vivência integrada na comunidade: um guia sobre o modelo de internato longitudinal no Seridó Potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-29) Diniz, Helyson da Nóbrega; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira eO Guia Vivência Integrada na Comunidade (VIC), sistematizado por Helyson da Nóbrega Diniz e Ana Luiza de Oliveira e Oliveira, é um produto técnico educacional do Programa de Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina (PPGETIM) da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN). O material alinha-se aos novos desafios e estratégias político-pedagógicas na Educação das Profissões da Saúde. Os módulos VIC são estratégias pedagógicas extensionistas que trazem elementos necessários na materialização da Social Accoutability como elemento fulcral para a formação médica. Esta 1ª edição do Guia VIC foi construída ao longo de 10 anos, ou seja, desde 2014, ano da criação e início da implementação da EMCM/UFRN como estratégia de políticas afirmativas em prol da interiorização da Universidade pública no Brasil e a oferta de cursos de medicina no país a partir do Programa Mais Médicos (PMM). A proposta foi idealizada no âmbito do Programa de Iniciação a Docência tendo 30 discentes envolvidos como monitores(as) dos 7 módulos VIC. Totalizando 840 horas no currículo de formação médica, os módulos VIC são oferecidos do segundo ao oitavo período do curso de medicina da EMCM/UFRN como um internato longitudinal que oportuniza, a partir da concepção de Educação Baseada na Comunidade, uma Aprendizagem pelo Trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de três municípios do Rio Grande do Norte: Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. O Guia está organizado em volume único, contendo 8 capítulos que descrevem, de maneira culturalmente implicada e linguagem informal, como acontecem e quais os processos principais na realização dos módulos VIC no sertão potiguar. Os capítulos promovem uma cadência de informações úteis para estudantes e trabalhadores(as) compreenderem o que é, como se organiza e quais são as estratégias pedagógicas utilizadas como recursos teórico- práticos nos módulos VIC. É fato que todo processo histórico exige, periodicamente, revisões. Portanto, outras edições poderão ser divulgadas com alterações necessárias, à medida que novas evidências e tecnologias pedagógicas avançam no compromisso social que a Universidade deve ter em relação à seu Projeto Político Pedagógico de maneira responsável e sustentável para promoção, em última instância, de uma formação profissional comprometida com a justiça social. Esperamos que o Guia VIC dissemine uma parcela da práxis educacional da EMCM/UFRN e que elas possam contribuir para o aprimoramento da Educação nas profissões de Saúde em sua vertente da integração entre o ensino, os serviços de saúde e, sobretudo, a comunidade a quem servem.