PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12016
Navegar
Navegando PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática por Assunto ". Visão sistêmica"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Uma proposta metodológica do ensino da química para alunos da Zona Rural :O estudo do leite(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-08-04) Nobre, Patrícia de Freitas; Cruz, Franklin Nelson da; ; http://lattes.cnpq.br/9400532079211999; ; Macedo, Harim Revoredo de; ; http://lattes.cnpq.br/7784386480787292; Oliveira, Otom Anselmo de; ; http://lattes.cnpq.br/7903084274135177O ensino evoluiu, assim como os métodos e as técnicas de ensinar. Aqui propõe-se um método de ensino, em que o aluno é mais que um simples ouvinte: além de parte integrante, ele é chamado continuamente a intervir, desempenhando um papel amplo, interativo e envolvente, desde a contextualização do tema a ser trabalhado inclusivo, associado ao seu dia-a-dia e contextual ao programa da disciplina de Química, até a maneira como esse tema deve ser explorado. O leite, tema correlato à origem do grupo de alunos selecionados, foi explorado, dentro de uma visão sistêmica, sob os pontos de vista da composição das propriedades da industrialização e da comercialização. Visando antever as vias de construção e organização de conhecimento dos alunos, utilizou-se o modelo de gestão mental de Antoine de La Garranderie e a teoria de aprendizagem de Ausubel. O conhecimento dos alunos foi monitorado antes, durante e ao final das atividades desenvolvidas, prática que permitiu verificar a evolução e o nível de assimilação conceitual destes a respeito do tema em estudo. A análise dos resultados obtidos, após a aplicação de um questionário contemplando vinte questões, todas pertinentes ao tema, demonstrou um nível de aproveitamento acima da média, o que valida o método de ensino proposto