PPGAS - Mestrado em Antropologia Social
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11892
Navegar
Navegando PPGAS - Mestrado em Antropologia Social por Assunto "Afrique, Guinée-Bissau."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Filhos da independência: etnografando os estudantes Bissau-guineenses do PEC-G em Fortaleza-CE e Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-09-30) Có, João Paulo Pinto; Coradini, Lisabete; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785895Z8; ; http://lattes.cnpq.br/6860940865708887; Ribard, Franck Pierre Gilbert; ; http://lattes.cnpq.br/3916214396407081; Pereira, Edmundo Marcelo Mendes; ; http://lattes.cnpq.br/6628113763709058Filhos da Independência busca compreender o universo dos estudantes guineenses do Programa Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G) nas cidades de Fortaleza/CE e Natal/RN com relação às estratégias de convivência e adaptação. O aluno estrangeiro selecionado neste programa cursa gratuitamente a graduação nas IES. Em contrapartida, deve atender a alguns critérios: entre eles, provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do Ensino Médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa, no caso dos alunos de nações fora da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). São selecionados, preferencialmente, estudantes inseridos em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem. Os acordos determinam a obrigação do aluno de regressar ao seu país de origem e atuar na área na qual se graduou. Esses estudantes ao chegarem ao Brasil, evidentemente, trazem consigo suas identidades étnicas guineenses que, ao entrarem em contato com a sociedade brasileira, adquirem uma identidade híbrida . Assim, este trabalho analisa o cotidiano dos estudantes africanos no Brasil com um especial recorte sobre os estudantes da Guiné-Bissau em Fortaleza/CE e em Natal/RN, tentando entender a vivência desses estudantes que na terra dos outros vivem. Assim, o local (Brasil) assume todo o seu sentido em relação ao distante antes ligados pela história colonial e hoje ligados pelas relações internacionais ou diplomáticas. Finalmente, a construção de uma nova identidade étnica, uma cultura guineense no Brasil configura-se numa celebração móvel: formada e transformada sucessivamente em relação às formas com as quais o indivíduo é representado ou interpelado nos sistemas culturais envolventes.