PPGAS - Mestrado em Antropologia Social
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Dissertação O Ofício das Rezadeiras: um estudo antropológico sobre as práticas terapêuticas e a comunhão de crenças em Cruzeta/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-03-23) Santos, Francimário Vito dos; Vale, Carlos Guilherme Octaviano do; ; http://lattes.cnpq.br/7578005376543804; ; http://lattes.cnpq.br/6290131890386615; Schwade, Elisete; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937U4; Duarte, Luiz Fernando Dias; ; http://lattes.cnpq.br/3609191414737777; Freitas, Eliane Tânia Martins de; ; http://lattes.cnpq.br/8202430744079222A presente dissertação aborda as práticas das rezadeiras a partir de uma perspectiva antropológica, cuja atenção estará voltada para a compreensão desta prática como um processo dinâmico, tendo Cruzeta (Seridó, RN) como contexto de pesquisa etnográfica. Para a realização da pesquisa, contei com a colaboração de vinte e quatro rezadeiras. Dentre elas, duas eram rezadeiras evangélicas e uma outra que era adepta do culto da jurema. As semelhanças existentes entre as rezadeiras eram visíveis, sobretudo em relação ao processo de aprendizagem e ao uso de certos objetos e técnicas rituais. No entanto, as diferenças existentes possibilitaram a realização de uma reflexão acerca da própria heterogeneidade do universo de especialistas. Além disso, tentei captar a relação das rezadeiras com as práticas terapêuticas dos profissionais da biomedicina e as práticas religiosas do padre e do pastor evangélico. Pode-se constatar a complementaridade entre práticas terapêuticas com lógicas diferentes. Essa complementaridade também é percebida a partir dos trânsitos religiosos compartilhados pelas rezadeiras evangélicas. Presente neste trabalho, a descrição dos rituais também é um fator primordial para a compreensão das práticas religiosa e terapêutica realizadas por estas mulheres. Diante do exposto, o nosso objetivo é procurar entender como as rezadeiras interpretam a saúde e a doença, sobretudo levando em consideração as doenças ditas de rezadeirasDissertação Identidade, memória e narrativas na dança de São Gonçalo do povoado Mussuca (SE)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-04-02) Bomfim, Wellington de Jesus; Cavignac, Julie Antoinette; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768171A6; ; http://lattes.cnpq.br/5080346049459326; Pereira, Edmundo Marcelo Mendes; ; http://lattes.cnpq.br/6628113763709058; Leite, Ilka Boaventura; ; http://lattes.cnpq.br/9768700219492749Este estudo trata da participação da dança de São Gonçalo do povoado Mussuca / SE, no processo de construção da identidade étnica deste grupo social. A Mussuca é um agrupamento reconhecimento como afrodescendentes, ligados aos negros escravizados na região do vale do Cotinguiba. A memória coletiva funciona como um acionamento desta ligação com o passado e se faz elaborar narrativas sobre esta descendência. O objetivo deste estudo foi investigar os caminhos que o rito percorreu para se constituir em um elemento de representação étnica. Foram identificados agentes internos e externos que participaram em diferentes contextos. Por meio de um trabalho etnográfico chegou-se a aspectos da estrutura social local que demonstram as incongruências nas relações sociais do grupo. Este processo de auto-reconhecimento étnico apresenta o parentesco e a questão espacial como definidores dos arranjos sociais que estabelecem suas fronteiras étnicasDissertação Negros misturados: um estudo de caso sobre identidades negras em Mossoró-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-08-21) Lucena, Francisco Carlos de; Vale, Carlos Guilherme Octaviano do; ; http://lattes.cnpq.br/7578005376543804; ; http://lattes.cnpq.br/1715491731445291; Assunção, Luiz Carvalho de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6; Seyferth, Giralda; ; http://lattes.cnpq.br/4083973035511869; Miller, Francisca de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/6834637163914977Com aproximadamente 213 000 habilitantes, Mossoró é a segunda cidade mais desenvolvida do estado do Rio Grande do Norte. A cidade é proclamada como a terra da liberdade. Para tanto, existem quatro momentos da sua história relacionados com a defesa da liberdade que são apontados como legitimadores de tal proclamação. Tais acontecimentos são o primeiro voto feminino do Brasil, a resistência contra o bando de Lampião, o Motim das Mulheres e a libertação dos escravos em 1883, cincos anos antes da sanção da Lei Áurea. Esses acontecimentos são comemorados anualmente no mês de setembro com um grande evento teatral denominado de o Auto da Liberdade. Dentro deste contexto de exaltação à liberdade, existe um movimento negro por nome de Negro e Lindo. Na presente dissertação, discutimos a construção de identidades negras entre os militantes negros de Mossoró e entre moradores do bairro Santo Antônio. Com tal abordagem, pretendemos refletir sobre as possíveis diferenças ou semelhanças na forma como os militantes e os moradores do referido bairro se auto-afirmam como negros ou não. Estamos entendendo identidade negra como um processo de auto-afirmação elaborado a partir das especificidades do contexto social e das particularidades individuais. Desse modo, a identidade torna-se uma realidade dinâmica e contextual, implicando sempre em processos de negociações mediante as interações dos atores sociais. Portanto, buscamos discutir as especificidades que envolvem os processos de construção de identidades negras na cidade da liberdadeDissertação A malhação do Judas: rito e identidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-08-29) Mendes, Andréa Regina Moura; Chianca, Luciana de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/4264064005369443; ; Pereira, Edmundo Marcelo Mendes; ; http://lattes.cnpq.br/6628113763709058; Cavignac, Julie Antoinette; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768171A6; Perez, Léa de Freitas;Esta dissertação trata das representações elaboradas em torno do ritual da Malhação do Judas num bairro da zona leste da cidade do Natal e das relações construídas pelos moradores locais com o objeto ritual. O principal objetivo da dissertação é apresentar uma análise antropológica do rito da Malhação do Judas e explicitar o processo ritual e as interpretações locais dadas ao rito. Para este trabalho são muito importantes os conceitos desenvolvidos pelos estudos de Marcel Mauss, Hebert Hubert e René Girard sobre o sacrifício. Trabalhamos com a hipótese que a Malhação do Judas é um rito sacrifical feito pela comunidade das Rocas com diversas finalidades, desde a punição simbólica do apóstolo traidor, até a imolação de vítimas focos das tensões e conflitos estabelecidos dentro do bairroDissertação ...Em busca da realidade... : a experiência da etnicidade dos Eleotérios (Catu/RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-09-24) Silva, Cláudia Maria Moreira da; Vale, Carlos Guilherme Octaviano do; ; http://lattes.cnpq.br/7578005376543804; ; http://lattes.cnpq.br/2884822882927873; Pereira, Edmundo Marcelo Mendes; ; http://lattes.cnpq.br/6628113763709058; Oliveira Filho, João Pachedo de; ; http://lattes.cnpq.br/3524115532897588A região sul do Rio Grande do Norte tem sido, historicamente, reconhecida como lócus de antigos aldeamentos indígenas. Os habitantes das margens do rio Catu, divisa entre os municípios de Canguaretama e Goianinha, os Eleotérios, no limiar do século XXI, passaram a ser vistos e a se auto reconhecer como remanescentes indígenas do RN. As suas mobilizações étnicas, ao se tornarem públicas, colocaram no campo intelectual e político uma antiga questão a ser refletida: as asseverações acerca do desaparecimento indígena no Estado. Tal item traz em si outras implicações. Acessados por um indigenismo pára-oficial, os Eleotérios passaram a estabelecer relações políticas com os índios Potiguara da Baía da Traição/PB, Movimento Indígena. Diante disso, eles sentiram-se estimulados a produzir e a (re)produzir formas de diferenciação social. Nesse contexto, a pesquisa, aqui exposta, envereda no sentido de elucidar o processo de construção da etnicidade dos Eleotérios, vistos a partir das relações sociais e políticas mantidas com a sociedade mais ampla, situadas numa determinada situação histórica, envolvendo usineiros, posseiros, militantes, pesquisadores, agências ambientais. Os efeitos destas relações sociais e políticas se ampliaram, fazendo com que os Eleotérios aparecessem para sociedade como atores sociais suscetíveis às políticas específicas das populações indígenasDissertação Cerâmica de Santo Antônio do Potengi: entre tradição e modernidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-09-28) Bezerra, Nilton Xavier; Assunção, Luiz Carvalho de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6; ; http://lattes.cnpq.br/3609163207351583; Coradini, Lisabete; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785895Z8; Pereira, Edmundo Marcelo Mendes; ; http://lattes.cnpq.br/6628113763709058No Rio Grande do Norte, a atividade artesanal é geradora de economia, envolve um número significativo de pessoas e é diversificada em suas matérias-primas e tipologias. Como referência do artesanato local, a cerâmica supriu as necessidades primárias nos utilitários domésticos, adquiriu feição devocional nas figuras religiosas, foi brinquedo nos divertimentos infantis e, por fim, ganhou status de puro ornamento. Por sua representatividade histórica, o distrito de Santo Antônio do Potengi é considerado o mais importante centro de fabricação da cerâmica artesanal no Estado. O trabalho dos oleiros prossegue naquela localidade ancorado entre a herança familiar e a participação cada vez mais influente das políticas públicas destinadas ao setor, situação verificada por visíveis alterações no feitio da louça, açodadas a partir da década de 1990, com a implantação de uma cooperativa destinada à produção coletiva. Nesse percurso, observamos que tais ações, na medida em que objetivam estruturar condições ideais para prover a sustentabilidade do fazer artesanal, não beneficiam de maneira significativa o desenvolvimento social dos artesãos. É importante não perder de vista que existem várias dimensões envolvidas nesse processo e que estas extrapolam o interesse comum pelo objeto e a conotação econômica conseqüente de sua comercialização. São conhecimentos que implicam a escolha às matérias-primas, as singularidades dos aspectos formais e métodos produtivos, sobretudo as relações contextuais organizadas para defender a sobrevivência da atividadeDissertação Corpos no espelho: um estudo antropológico sobre as construções corporais através das cirurgias plásticas na cidade de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-09-28) Alves, Geísa Pereira; Coradini, Lisabete; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785895Z8; ; http://lattes.cnpq.br/8136471312201971; Duarte, Luiz Fernando Dias; ; http://lattes.cnpq.br/3609191414737777; Schwade, Elisete; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937U4; Vale, Carlos Guilherme Octaviano do; ; http://lattes.cnpq.br/7578005376543804Este trabalho é uma contribuição aos estudos antropológicos sobre a beleza e o corpo em segmentos médios urbanos. Procura analisar o processo de construção do corpo e sua relação com o individualismo e a beleza, bem como a realização de cirurgias plásticas estéticas, a partir de uma abordagem da construção social. Neste sentido, os pontos norteadores da discussão são o conceito de corpo como uma construção social e cultural específica de cada sociedade e os diferentes usos e representações que os diversos segmentos fazem deste. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho etnográfico com mulheres de vinte a quarenta e cinco anos, moradoras dos bairros de Tirol e Petrópolis da cidade de Natal-RN, no período de abril a novembro de 2006. O trabalho de campo incluiu a observação direta e entrevistas de mulheres e médicos cirurgiões plásticosDissertação O "espetáculo do cabra macho" : um estudo sobre os vaqueiros nas vaquejada no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-07-18) Aires, Francisco Janio Filgueira; Schwade, Elisete; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937U4; ; http://lattes.cnpq.br/8012434783438056; Nascimento, Silvana de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/0383359382532310; Vale, Carlos Guilherme Octaviano do; ; http://lattes.cnpq.br/7578005376543804O presente trabalho, ao enfocar as vaquejadas contemporâneas no Rio Grande do Norte como atividade esportiva e como expressão lúdica, tem a proposta de pensar os significados associados aos vaqueiros, especialmente aqueles construídos na interface com as relações de gênero. Por isso, esta pesquisa centrou sua abordagem nas práticas dos vaqueiros nas vaquejadas, com o objetivo de compreender os diversos aspectos que apontam para a masculinidade, uma vez que os seus sentidos são constituídos pelos envolvimentos, relações e concorrências entre os seus competidores. As significações são articuladas pela busca de uma performance para ser campeão e pelas práticas fora da pista de competição executadas entre os seus personagens no contexto das situações sociais específicas, a saber: a festa e os momentos de lazer. Tais práticas foram objeto da pesquisa etnográfica, com a observação direta e entrevistas semi-estruturadas com os vaqueiros nos parques de vaquejadas, o que nos conduziu a realizar a análise qualitativa dos dados coletados. A pesquisa tem revelado que as trajetórias históricas e sociais diversas dos vaqueiros não provocam imediatamente uma crise nas relações de gênero, mas a formação de novos sentidos ressignificados pelos seus atores sociais em cada contexto histórico. A presença, portanto, dos vaqueiros conduz a outros modelos de masculinidade configurados por expressões e pela inserção de novos figurantes, não exatamente advindos das atividades do campo, mas imbuídos dos elementos simbólicos da figura do vaqueiro, construída ao longo da históriaDissertação Relações interétnicas em conflito entre Makuxi e Wapixana na terra indígena Raposa Serra do Sol(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-08-28) Almeida, Wanderley Gurgel de; Miller, Francisca de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/6834637163914977; ; http://lattes.cnpq.br/4408763209222296; Pereira, Edmundo Marcelo Mendes; ; http://lattes.cnpq.br/6628113763709058; Athias, Renato Monteiro; ; http://lattes.cnpq.br/3820775754333816Esta dissertação apresenta uma análise do conflito interétnico entre Makuxi e Wapixana no momento atual na Maloca do Barro, Terra Indígena Raposa-Serra do Sol, no Estado de Roraima. O campo teórico foi abordado na Etnologia, perseguindo situações na história local, com margens na etno-história. A pesquisa decorreu da necessidade de aprofundamento sobre as relações sociais e políticas indígenas, para o exercício profissional intercultural de professor, recorrendo a levantamento bibliográfico e observação participante como métodos; entrevistas não diretivas, fotografias, filmagens e registro em diário de campo, como técnicas realizadas no período de 2006 a 2007. Apesar de habitarem a mesma área e estabelecerem casamentos entre si, indivíduos e grupos expressam tensões, agravadas com a demarcação e reconhecimento legal da área, a qual gerou disputa inter e intra-etnias, principalmente com a intrusão de fazendeiros e rizicultores e a forma de influência governamental. Foi constatada uma relação de rivalidade, individual e coletiva, sugerindo o fortalecimento e não o fracionamento, das lutas políticas, internas e externas em meio à diversidade cultural e adversidade socialDissertação Da cozinha ao terreiro em Mutamba da Caieira (RN) : cotidiano, espaço doméstico e sociabilidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-09-15) Silva, Marilu Albano da; Cavignac, Julie Antoinette; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768171A6; ; http://lattes.cnpq.br/2676150239002335; Chianca, Luciana de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/4264064005369443Neste trabalho refletimos sobre o uso social do espaço doméstico e, em particular, aquele reservado à preparação de alimentos. A cozinha é um espaço criador de relações sociais. Nela as famílias travam relações cotidianas com os vizinhos, num uso coletivo do espaço reservado à alimentação. Realizamos a nossa pesquisa empírica na Comunidade Mutamba da Caieira, localizada no município de Assu (RN). Para a coleta de dados fizemos uso do método etnográfico auxiliado pelo recuso fotográfico. Na discussão, demarcamos na casa três tipos de cozinhas: aquela reservada à família, a cozinha do terraço e a cozinha do terreiro. São cozinhas que se relacionam entre si com atividades e temporalidades diferenciadas. Nas relações travadas no cotidiano, a cozinha impõe-se como espaço social por meio das condições que oferece para a produção dos alimentos, a circulação de objetos domésticos, a comunicação de saberes em torno da culinária, operando um conjunto de atos simbólicos e rituais combinados com técnicas adequadas para a transformação dos alimentos. O estudo revela que o fazer doméstico realizado entre parentes e amigos forma teias de relações intracomunitárias no uso das três cozinhas. As redes de sociabilidades se atualizam num momento singular que costumeiramente acontece na comunidade, o Jogo do PacaráDissertação Os exus em casa de catiço : etnografia, representações, magia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-09-19) Queiroz, Marcos Alexandre de Souza; Assunção, Luiz Carvalho de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6; ; http://lattes.cnpq.br/8119574093419313; Concone, Maria Helena Villas Boas; ; http://lattes.cnpq.br/5115560238680444; Freitas, Eliane Tânia Martins de; ; http://lattes.cnpq.br/8202430744079222Esta dissertação é fruto de uma viagem etnográfica empreendida em três Centros Espíritas de Umbanda, situados em diferentes bairros da cidade do Natal/RN, com o objetivo de compreender como as representações dos exus (categoria espiritual) são estabelecidas no campo religioso estudado. Para tanto, procurei apreender as narrativas míticas presentes nas músicas, nos discursos dos sujeitos e no desempenho das entidades espirituais incorporadas, como carregadas de códigos passíveis de leitura e dotadas de valores. O trabalho segue um viés teórico-metodológico que concebe a cultura como processo em permanente construção, dotado de representações e significações. A pesquisa empírica privilegia a observação etnográfica e as narrativas, propiciando à experimentação de modelos discursivos de diálogos e polifonia. Observou-se que o campo empírico é marcado pelo culto à Jurema que, por sua vez, influencia a construção mítica dos exus. A investigação possibilitou, ainda, a reflexão sobre o encontro entre duas noções de mundo distintas (Umbanda e Jurema), determinantes para o entendimento da posição que as entidades exus ocupam no sistema umbandista localDissertação Prwncwyj: drama social e resolução de conflito entre os Apãniekra Jê-Timbira.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-07-01) Nascimento, Luiz Augusto Sousa do; Pereira, Edmundo Marcelo Mendes; ; http://lattes.cnpq.br/6628113763709058; ; Oliveira Filho, João Pachedo de; ; http://lattes.cnpq.br/3524115532897588; Vale, Carlos Guilherme Octaviano do; ; http://lattes.cnpq.br/7578005376543804Este trabalho propõe uma abordagem etnográfica sobre os Apãniekra grupo Jê- Timbira do Brasil Central - partindo de uma proposta de entendimento do grupo em perspectivas de situações históricas, analisando sua organização social a partir de enfoques situacionais. Tomando a etnografia como ferramenta principal de produção de dados, o foco da pesquisa toma dimensão, quando no curso da situação etnográfica, eclodem, a partir de certos eventos, dramas sociais que se ramificam em crises, conflitos, faccionalismo. Analiso os mecanismos elaborados pelo grupo para neutralizar esses dramas , tais como a constituição de um tribunal tribal , compostos por mediadores nativos e mediadores externos, dinamizando processos rituais e políticos. Palavras- have: Apãniekra, Timbira, situação social, drama social, processo ritual.Dissertação O zambê é nossa cultura: o coco de zambê e a emergência étnica em Sibaúma, Tibau do Sul-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-07-10) Lins, Cyro Holando de Almeida; Cavignac, Julie Antoinette; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768171A6; ; http://lattes.cnpq.br/8384506636879218; Pereira, Edmundo Marcelo Mendes; ; http://lattes.cnpq.br/6628113763709058; Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; Freitas, Eliane Tânia Martins de; ; http://lattes.cnpq.br/8202430744079222O coco de zambê é uma dança cuja origem é creditada aos antigos escravos que habitavam a região litorânea do Rio Grande do Norte. O zambê aparece de forma intensa nas narrativas relacionadas ao passado e ao presente de Sibaúma, comunidade quilombola localizada no litoral sul do estado, tornando-se um elemento indicativo de pertencimento étnico, ligado a ancestralidade negra local. O grupo é reconhecido como remanescente de quilombo , e passa pelo processo de regularização territorial. O coco de zambê é apresentado como uma espécie de atestado de ancestralidade do grupo; além disso, depois de um longo período de abandono, a dança passa a ser revitalizada e instrumentalizada por uma parte do grupo paralelamente às reivindicações pelo reconhecimento quilombola. Neste processo vários atores encontram-se imbricados: ONG's, órgãos estatais de fomento à cultura, representantes dos poderes públicos e lideranças locais. Me interessa, aqui, compreender de que modo ocorre este processo de revitalização do zambê em Sibaúma: como uma brincadeira dos antigos se torna, entre outras coisas, uma "referencia cultural" e um meio de mobilização política em torno de seu reconhecimentoDissertação Os forrós da Serra da Gameleira (São Tomé/RN) : etnicidade, festa e sociabilidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-07-20) Ferreira, Flavio Rodrigo Freire; Cavignac, Julie Antoinette; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768171A6; ; http://lattes.cnpq.br/5928776388071995; Miller, Francisca de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/6834637163914977; Lima Filho, Manuel Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9114125597206149; Macedo, Muirakytan Kennedy de; ; http://lattes.cnpq.br/6234766321259493O presente trabalho objetiva descrever e analisar as festas de forró que acontecem na Serra da Gameleira, em São Tomé/RN. A Serra é um espaço social dividido: grupos de diferentes origens étnicas convivem em Gameleira de Baixo, Salgadinho (ou Gameleira de Cima) e Chaves Belas. São aproximadamente duzentas famílias que vivem exclusivamente da agricultura. Busca-se compreender como as festas informam sobre a organização social, a composição étnica das famílias em presença e o passado da Serra, através da genealogia dos tocadores de forró. Na discussão, identifica-se os lugares festivos: ao todo, contam-se cinco casas de forró que funcionam com regularidade dentre elas, uma foi descrita. Nelas, os espaços públicos e privados estão intimamente relacionados, com limites entre a casa de forró e a casa residência bastante tênues. Cada casa de forró tem seu dono, que regularmente realiza as festas, mobilizando grande parte dos moradores, o que provoca o estreitamento das relações sociais. Assim, ao observar a sociabilidade festiva entre os diferentes segmentos sociais, o forró aparece como elemento minimizador dos conflitos sociais, propiciando novas formas de associação e cooperação no espaço da Serra da Gameleira. Para a coleta de dados, utiliza-se o método etnográfico, através da observação direta, realização de entrevistas e pesquisa documental. A história local é recontada seguindo os caminhos da memória oral e da análise de documentos históricos. Ao final da análise, revela-se que música e festa são elementos que agregam os diferentes grupos que residem no local e determinam formas de expressão de uma cultura vista como tradicionalDissertação Etnografia visual das mangabeiras nas matas do tabuleiro costeiro.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-08-17) Fernandes, Henrique José Cocentino; Coradini, Lisabete; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785895Z8; ; http://lattes.cnpq.br/5441257818527382; Miller, Francisca de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/6834637163914977; Mendonça, João Martinho Braga; ; http://lattes.cnpq.br/2286031848010519O presente trabalho trata de uma pesquisa etnográfica realizada com mulheres coletoras de Mangaba da Vila de Ponta Negra em Natal - RN. As mulheres/mangabeiras reproduzem uma prática aprendida com seus antepassados de coleta deste fruto nas matas de tabuleiros costeiros e o comercializam na capital potiguar. Utilizando as metodologias de história oral e da antropologia visual com a apresentação em pranchas das imagens coletadas. Pretende-se destacar os aspectos botânicos e ambientais da planta Mangabeira, o seu ecossistema, aspectos territoriais, econômicos, históricos e os saberes e fazeres desta prática extrativista de nossa cultura imaterial.Dissertação Nunca deixamos de ser índio : educação escolar e experiência na(da) cidade entre os Ramkokamekrá-kanela / Rodolpho Rodrigues de Sá(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-08-28) Sá, Rodolpho Rodrigues de; Chianca, Luciana de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/4264064005369443; ; http://lattes.cnpq.br/8321980343039829; Pinheiro, Rosa Aparecida; ; http://lattes.cnpq.br/6292207464385037; Batista, Mércia Rejane Rangel; ; http://lattes.cnpq.br/2393048148588630; Pereira, Edmundo Marcelo Mendes; ; http://lattes.cnpq.br/6628113763709058Neste trabalho analiso a situação dos Ramkokamekrá-Kanela que migram com a finalidade de estudar fora da aldeia. Para tanto, utilizo-me de uma análise da sua organização social e de seus processos históricos. Procuro mapear parte das políticas de educação escolar indigenista , entendidas como instrumento oficial de uniformização de diferenças, e o tipo de relação destas com a migração aldeia-cidade. Proponho uma leitura da migração de estudantes indígenas para centros urbanos a partir da organização social da sociedade em questão, assim como de suas narrativas e representações. Esboço uma interpretação desse processo como decorrente também da dinâmica interna da sociedade indígena pesquisada e não só como resultado de ações externas. A pesquisa centra-se em casos experimentados pelos Ramkokamekrá-Kanela que, saindo de sua aldeia (Aldeia Escalvado), deslocam-se para estudar em centros urbanos, principalmente em Barra do Corda MADissertação Gênero e relações de poder no Pentecostalismo: estudo comparativo entre a Igreja de Cristo no Brasil e a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-09-08) Fonseca, Jean-claude Rodrigues da; Freitas, Eliane Tânia Martins de; ; http://lattes.cnpq.br/8202430744079222; ; http://lattes.cnpq.br/6257276908535847; Souza, Alexandre Carneiro de; ; http://lattes.cnpq.br/9958649797821187; Assunção, Luiz Carvalho de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6; Osorio, Andrea Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/6909409179119225Partindo do estudo empírico comparativo entre duas igrejas de orientação pentecostal ambas situadas no município de Parnamirim/RN e amparado numa perspectiva de interação dialógica entre meus interlocutores e referenciais, propusme refletir como este segmento protestante representa ou articula questões de gênero e relações de poder, e a repercussão disto no cotidiano de seus fiéis. Noutros termos, esta dissertação objetiva entender o porquê da assimetria atribuída aos sexos masculino e feminino, sobretudo, no que tange à distribuição dos ofícios eclesiásticos e a autoridade hegemonicamente conferida aos homens, assim como a implicação desta realidade na reconfiguração da moralidade e da práxis religiosa no cotidiano dos sujeitos e grupos envolvidos. Sob esta perspectiva, o presente trabalho foi subdividido em três capítulos, nos quais investigo a tensão/relação entre fé e secularização, pois a partir desta problemática decorrem concessões e/ou interditos relativos aos limites e envolvimento dos fiéis com o mundo que os cerca e com o próprio ethos pentecostal; também analiso aspectos concernentes à hierarquia e poder eclesiásticos, tencionando elucidar como se processa, quais os critérios e implicações e a natureza da divisão do trabalho religioso entre homens e mulheres; e, por fim, procuro entender como a conversão/adesão se reflete nas redefinições de gênero e sua relação entre os espaços eclesiástico e domiciliar. A diligência e energia despendidas nesta obra ancoram-se na esperança de que seus frutos corroborem na ampliação do saber antropológico, que, no caso específico, envolve o fenômeno pentecostal brasileiro.Dissertação Sociabilidades e hedonismos: etnografia entre jovens usuários de substâncias psicoativas sintéticas Fortaleza Ceará(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-09-21) Alcântara, Jaína Linhares; Vale, Carlos Guilherme Octaviano do; ; http://lattes.cnpq.br/7578005376543804; ; http://lattes.cnpq.br/3373071818150007; Grunewald, Rodrigo; ; Pereira, Edmundo Marcelo Mendes; ; http://lattes.cnpq.br/6628113763709058; Freitas, Eliane Tânia Martins de; ; http://lattes.cnpq.br/8202430744079222Esse trabalho dissertativo consta de uma comparação entre práticas relativas ao corpo, às identidades e à saúde de jovens usuários de substâncias psicoativas sintéticas e manipuladas que vivem em Fortaleza. Através do acompanhamento etnográfico de festas e de duas redes sociais de jovens pude verificar as diferenças e proximidades que fazem destes usuários singulares e plurais em suas noções de ethos e visão de mundo. Noções do ser hippie/alternativo e do ser punk estão em jogo entre estas redes. Por terem práticas de usos e circulação em ambientes geralmente distintos é possível traçar pontos singulares entre as redes e suas atuações. Em paralelo, na tentativa de triangular dados, obtive informações relacionadas a juventude e drogas nas mídias locais e em instituições governamentais ligadas a gestão da saúde mental e da segurança no município. Com esta junção de dados abro a perspectiva para questões que envolvem controles formais e informais importantes para a condução de suas vidas e identidades. Apresento com isso uma continuidade em estudos já bem desenvolvidos no Brasil sobre juventude em interface ao uso de drogas , porém pouco explorados no estado do Ceará.Dissertação Natureza de mulher, nome de mãe, marca de negra: identidades em trânsito e políticas do corpo na comunidade quilombola de Boa Vista dos Negros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-07-27) Boschemeier, Ana Gretel Echazú; Cavignac, Julie Antoinette; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768171A6; ; Vale, Carlos Guilherme Octaviano do; ; http://lattes.cnpq.br/7578005376543804; Mccallum, Cecilia Anne; ; http://lattes.cnpq.br/5387260517180416As políticas de saúde destinadas às mulheres da comunidade quilombola de Boa Vista são, de forma geral, as mesmas destinadas ao resto das mulheres da região rural do Seridó norte-rio-grandense e também as que correspondem as regiões marginais do Brasil inteiro. Aqui, o corpo feminino é concebido sob parâmetros universalizantes que o tornam uma entidade homogênea e comparável com os outros corpos femininos a partir da sua tradução em índices, taxas e estatísticas. Nesse sentido, postulamos que são corpos nus, cuja intervenção não leva em conta os traços exteriores, aqueles chamados de culturais, como marcadores de identidade. Por outro lado, a noção de Saúde da Mulher Negra proposta por recentes políticas de Estado em âmbito nacional, mostra-se inexistente na comunidade. O corpo que exalta-se hoje a partir dos parâmetros da reivindicação étnica na comunidade é um corpo que se afirma como negro, mas também belo, jovem e, sobretudo, forte; aonde a noção estatal de saúde não penetra. Desta forma, as duas políticas concebem sujeitos sociais diferentes. Porém, existe outro espaço, que é o espaço das práticas vernáculas, no qual as mulheres experimentam sim a articulação entre a feminilidade e a negritude, mas sob outros parâmetros que são local e historicamente delineados. Aqui, tanto as trajetórias das mulheres quanto as redes de parentesco e cuidado locais conformam-se como especialmente significativas, ajudando a compreender as concepções sobre o corpo das mulheres desta comunidade, e revelando a importância da maternidade como princípio ordenador de identidades sociais. Para isso, foi feito um trabalho de observação participante, com realização de uma série de 30 entrevistas com mulheres de Boa Vista e foi implementado um estudo das redes de parentesco organizadas ao redor do termo mãe. Assim, demonstramos que existe um espaço prenhe de significados sobre o corpo feminino e a feminilidade que é construído a partir de uma interpretação local da tríplice condição de mulher, de mãe e de negraDissertação Modelando xamãs:o caso da tenda do suor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-09-03) Braga, Karina Rachel Guerra; Pereira, Edmundo Marcelo Mendes; ; http://lattes.cnpq.br/6628113763709058; ; Schwade, Elisete; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937U4; Grunewald, Rodrigo;Este trabalho focaliza o fluxo do conhecimento xamânico nos centros urbanos, que é sustentado por uma rede de interação a que intitulo de circuito neoxamânico. Os grupos praticantes do denominado xamanismo urbano, ou neoxamanismo, constituem um segmento do fenômeno Nova Era. Não o considero um trabalho de religião, mas, uma pesquisa sobre um caso peculiar, sobre tradução de rituais indígenas e seus atores no meio urbano. Focalizo as redes globais que os ligam a indígenas da aldeia e o intercâmbio de saberes práticos e simbólicos, formando uma linhagem de modeladores, alimentada pela centralidade do conhecimento e na tradução de rituais e práticas de cura. A cosmologia indígena é vivenciada na metrópole como modo de vida através de vivências em rituais tornando global o local. A partir da atuação desses atores evidencio questões como tradução, modelagem e poder pessoal. O trabalho de pesquisa, a aprendizagem e o fluxo de relações que formam um jogo de constituição de poder das autoridades neoxamânicas. Busquei principalmente situações nos eventos de xamanismo urbano organizados por Sthan Xanniã, no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais principalmente