CCHLA - TCC - Artes Visuais
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Navegando CCHLA - TCC - Artes Visuais por Assunto "Abordagem triangular"
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TCC A abordagem triangular no exercício da docência em Artes Visuais no Atelier de Artes do NAC da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-17) Silva, Joselita de Souza; Petry, Arlete dos Santos; Rupp, Bettina; Johas, Regina Helena Pereira; Petry, Arlete dos SantosO presente trabalho de conclusão de curso na área de ensino de Artes Visuais trata da aplicação da abordagem triangular nos anos de 2017 e 2018 nas turmas de pintura e desenho e pintura para crianças no Atelier de Artes do Núcleo de Arte e Cultura - NAC, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com a hipótese de que a abordagem triangular facilita a elaboração de aulas mais contextualizadas, portanto, implicadas com uma compreensão das artes como área de conhecimento, investiga-se se o uso da abordagem triangular é uma proposta eficaz no espaço de atelier. Inicialmente, na busca por experiência semelhante que pudesse me ajudar nessa resposta, a pesquisa realiza levantamento histórico sobre o Atelier de Artes do NAC e entrevista proprietários de atelier de ensino de artes da cidade de Natal/RN. Sendo percebido que não existem espaços de atelier que trabalham com a abordagem triangular, a pesquisa segue em uma perspectiva de análise de práticas docentes com a abordagem sistematizada por Ana Mae Barbosa. Como resultante, a investigação conclui que altos níveis de satisfação foram alcançados pelos alunos e por toda a equipe do Atelier de Artes do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN.TCC Artes visuais do povo: possibilidades para o ensino da arte no RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-09) Lima, Larissa Freire de; Petry, Arlete dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7426037066308934; http://lattes.cnpq.br/3813484546728906; Alves, Fabíola Cristina; http://lattes.cnpq.br/6838453885637422; Guimarães, Leda Maria de Barros; http://lattes.cnpq.br/1491866271915819O presente trabalho discute a importância da inserção da arte do povo do RN no ensino de arte. Para tanto, utilizou-se da fundamentação teórica de Stuart Hall, Nestor García Canclini e Ana Mae Barbosa, os quais abordam, respectivamente, os conceitos de multiculturalidade e multiculturalismo, hibridização cultural e abordagem triangular. A partir da pesquisa exploratória, foram selecionados 5 artistas para que suas biografias fossem escritas e suas produções artísticas analisadas a partir da metodologia de leitura de imagem de Fernando Costella. Assim, os artistas Erick Lima, Luzia Dantas, Maria do Santíssimo, Santos e Zé de China tem uma arte bastante diversa entre si, mas que apresentam similaridades temáticas que reverberam a cultura na qual estão inseridos. As informações coletadas, fruto da pesquisa dos artistas, resultaram na realização de um curso de extensão e da construção de um guia didático do professor sobre ensino de arte e arte do pTCC Por um aprendizado significativo em arte: aliando o desenho à abordagem triangular(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-03) Andreazze, Verônica Bentes; Rupp, Bettina; Rupp, Bettina; Guaraldo, Laís; Born, RodrigoO presente estudo na área de ensino em Artes Visuais busca trazer reflexões acerca dos desafios que a arte/educação encontra em uma instituição pública de ensino. E para isso, trata da aplicação da abordagem triangular em um curso de desenho destinado aos alunos de ensino médio da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti, no ano de 2019, na expectativa de aumentar o entusiasmo pela produção e trazer um aprendizado mais significativo em arte. Este curso foi planejado após análises feitas durante os períodos II e III do Estágio Curricular em Artes Visuais, que evidenciaram a dificuldade dos alunos em se identificarem com as produções e discussões propostas nas aulas de artes, embora muitos fossem interessados por diversas formas de produção artística. Portanto, para comprovar a eficácia desta proposta foram realizados registros de fontes primárias, como diários de bordo, registros de imagens da instituição, das aulas e das produções dos alunos e aplicação de questionários com perguntas abertas aos participantes do curso; igualmente de fontes secundárias, como a análise documental da instituição e pesquisa bibliográfica sobre a abordagem utilizada. Tendo como principais interlocutores BARBOSA, 1998, 2012 e 2015; EDWARDS, 2002 e CARVALHO, 2012. Por fim, a partir da análise destes dados chegou-se a conclusão de que, mesmo no curto período de atividade do Curso de Desenho na instituição, as produções dos alunos já mostraram significativa melhora nos traços e noções de perspectiva, e houve um aumento da satisfação dos mesmos com seus trabalhos, mostrando o enorme potencial que a aliança entre o ensino de desenho e a abordagem triangular tiveram para despertar a capacidade crítica dos participantes do curso.