Instituto Metrópole Digital
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O Instituto Metrópole Digital (IMD) é uma Unidade Suplementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e está implantando uma ampla ação de ensino, pesquisa, inovação tecnológica, inclusão digital e social e incubação de empreendimentos de base tecnológica na área de Tecnologia da Informação (TI).
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Navegando Instituto Metrópole Digital por Assunto "Aplicativo móvel"
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Artigo Uma análise de aplicativos móveis para apoiar o tratamento de feridas(2024) Silva, Bruno Santana da; Oliveira, Denys Rafael Nobre de; http://orcid.org/0000-0002-7689-8000Introdução: O tratamento de feridas na pele é um processo onde profissionais de enfermagem analisam várias informações. Aplicativos são sistemas de informação promissores para auxiliar este processo por lidarem facilmente com imagens e serem móveis. Método: Este trabalho apresenta uma análise de aplicativos Android na Play Store que abordam o tratamento de feridas. Resultado: Entre janeiro e fevereiro de 2020 foram encontrados 41 aplicativos móveis em Português e Inglês com instalação gratuita. Os aplicativos identificados oferecem algum apoio computacional a todas atividades básicas do processo de tratamento de feridas, apesar de nenhum deles apoiar todo o processo. Foram identificados 8 tipos de apoio computacional nos aplicativos analisados, envolvendo 26 funcionalidades. Conclusão: Essa compreensão do estado da arte é importante para auxiliar o desenvolvimento de novos aplicativos em uma área onde análise holística é fundamental.Artigo Aplicativo para sondagem de públicos em museus(2021) Amaral, Marina Pereira Farias do; Silva, Bruno Santana da; Bessa, Olavo Fontes MagalhãesMuseus precisam conhecer seus públicos para terem condições de estabelecer uma comunicação eficiente e eficaz com eles, por isso a sondagem de público é uma atividade importante para orientar a oferta de serviços nessas instituições. Apesar de as tecnologias de informação e comunicação estarem sendo utilizadas em museus, elas ainda têm contribuído pouco com a pesquisa de públicos. Este trabalho apresenta o projeto de um aplicativo para coletar dados dos públicos que visitam o Museu Câmara Cascudo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Empregou-se a metodologia do design de interação para manter o foco no usuário e na sua experiência de uso durante a concepção da solução digital. Os métodos de pesquisa desk e entrevista foram utilizados para aprender sobre o histórico, o contexto e as necessidades do museu considerados na definição dos requisitos do projeto. Em seguida, concentrou-se na concepção da interação para definir as perguntas do questionário, o que e em qual ordem o usuário e o sistema poderão interagir durante o uso. A solução de interação foi registrada em um protótipo de baixa fidelidade para passar por uma avaliação formativa, empregando os métodos de avaliação em protótipos de papel e grupo focal. A solução de interação foi revisada para orientar a concepção da interface, que definiu como a interação será representada (configurada) na fronteira entre usuário e sistema. A concepção da interface considerou eficiência, facilidade de aprendizado, controle e liberdade do usuário, legibilidade, leiturabilidade e consistência visual. Um protótipo de alta fidelidade foi construído para viabilizar uma avaliação somativa com o teste de usabilidade. A solução digital resultante tem potencial de ser útil para o museu, com baixo custo, grande flexibilidade, grande facilidade de atualização e de análise dos dados; o que possibilita uma melhor gestão do museu a curto, médio e longo prazo.Artigo Uso de aplicativos móveis nas práticas pedagógicas de biologia no contexto brasileiro: uma revisão da literatura(2025) Fonseca, Fernanda Kainara Marcelino da; Silva, Bruno Santana da; https://orcid.org/0000-0002-7689-8000Diante dos documentos brasileiros que norteiam a educação e ressaltam a importância da educação digital, a escola pode repensar suas práticas pedagógicas para incorporar recursos digitais presentes na sociedade, como os aplicativos para smartphones. Deste modo, o objetivo dessa pesquisa foi realizar uma revisão da literatura para identificar como os aplicativos vêm sendo utilizados no ensino de Biologia no contexto brasileiro. Foram analisados 10 trabalhos (7 artigos e 3 dissertações) obtidos por meio de pesquisa no Portal de Periódicos da CAPES, BDTD e em 3 periódicos, a partir de critérios definidos, para responder a 5 questões de pesquisa. Observou-se que, de modo geral, os diferentes aplicativos têm sido utilizados para tornar as aulas mais dinâmicas, interativas e atrativas para os estudantes, promovendo a apropriação dos conceitos biológicos abordados. Entretanto, a maioria das iniciativas pedagógicas com aplicativos ainda partiram de pesquisadores e não de professores de Biologia que atuam na sala de aula