Instituto Metrópole Digital
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/1/11832
O Instituto Metrópole Digital (IMD) é uma Unidade Suplementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e está implantando uma ampla ação de ensino, pesquisa, inovação tecnológica, inclusão digital e social e incubação de empreendimentos de base tecnológica na área de Tecnologia da Informação (TI).
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Artigo Utilização das ferramentas de um ambiente virtual: um estudo sob a perspectiva da prática docente(2012) Pimenta, Iris Linhares; Ramos, Anatália Saraiva Martins; Gomes, Apuena Vieira; Mól, Anderson Luiz Rezende; Gomes, Anna Cecília ChavesO objetivo central desse trabalho é compreender o comportamento de uso de um sistema de gestão acadêmica em uma Universidade Federal em relação às ferramentas de apoio às atividades docentes. A pesquisa é censitária, compreende todos os professores dos cursos de graduação e pós-graduação nos períodos 2010.2 e 2011.1. Utilizou-se a análise de cluster para separar os elementos em grupos, de acordo com o uso maior ou menor do sistema de gestão. Com relação à faixa etária dos docentes, temos que professores com até 37 anos correspondem a 32,7% e que os docentes acima de 56 anos correspondem a 23%, o que demonstra que os professores que atuam na graduação são, em sua maioria, mais jovens. Em relação ao tempo de instituição do docente, observa-se que 32,7% estão na instituição a menos de três anos; e 23,2% estão na instituição a mais de 22 anos. Com relação às ferramentas que são utilizadas por esses docentes, temos que a ferramenta tópicos de aula é a que representa maior uso. A segunda ferramenta mais utilizada é a postagem de arquivos. A ferramenta fórum foi pouco utilizada no período estudado. Espera-se que, com esse estudo, os gestores possam direcionar ações para melhorar e ampliar a utilização desse ambiente virtual por parte dos docentesArtigo Relações educacionais do podcast brasileiro com as hierarquias expressivas online(2014) Freire, Eugênio Paccelli AguiarDominique Wolton (2007) sustenta que as tecnologias da informática encontram-se aptas a promover um exercício tecnológico no qual os usuários se encontrem em situação de igualdade. A partir dessa perspectiva, torna-se válido esperar que a vasta disseminação do uso de ferramentas online no Brasil repercuta o fenômeno referido, constituindo um contexto pautado pela cessão igualitária de visibilidade à expressão dos diversos indivíduos ali inseridos, instituindo, assim, um cenário apto ao diálogo educativo por permear-se por um tratamento igualitário dispensado a seus diversos falantes. O presente artigo, oriundo da tese Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação (FREIRE, 2013c), buscou investigar se a derrocada hierárquica aludida realmente ocorre no âmbito nacional online do podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda. Para isso, este trabalho analisou, a partir de uma pesquisa documental online, a origem produtiva dos podcasts de maior visibilidade na internet brasileira, considerando do mesmo modo as esferas dos blogs e microblogs, de modo a relativizá-las ao cenário do podcast. Os resultados desta investigação indicaram que, ao contrário do que se observou em outras esferas online, o uso nacional do podcast demonstrou promover a superação de hierarquias que privilegiam certos indivíduos, especialmente aqueles referidos como “celebridades”, em detrimento dos demais, na visibilidade de suas expressões em meios tecnológicosArtigo Turma virtual para dispositivos móveis no sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas(2014) Aquino Júnior, Gibeon Soares de; Barroca Filho, Itamir de Morais; Melo Neto, Mário Andrade Vieira de; Barbosa, Taeko EliasO advento da computação móvel, em particular a popularidade dos dispositivos móveis, vem modificando a maneira como os sistemas de informação são acessados e trazendo novas oportunidades de uso da computação em diversas áreas. Neste artigo relataremos o estudo de caso do desenvolvimento da aplicação do SIGAA para dispositivos móveis. Particularmente, focaremos no módulo de Turma Virtual, enfatizando a importância do mesmo para os docentes, discentes e para a própria instituição. Por fim, serão discutidos os resultados desta iniciativa, com base em dados e indicadores coletados a partir da instalação e uso do aplicativoArtigo Ensinar matemática com o uso de tecnologias digitais: uma análise a partir da representação social de estudantes de pedagogia(2014) Maia, Dennys Leite; Barreto, Marcilia ChagasPesquisas atestam que o uso de tecnologias digitais nas práticas pedagógica contribui para os processos de ensino e de aprendizagem em diversas áreas, como a Matemática. Para tanto, os professores devem saber utilizá-las. Políticas públicas de disseminação das tecnologias digitais na escola têm privilegiado a formação docente em serviço. Neste trabalho o foco é a formação oferecida no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus do Itaperi, para o ensino de Matemática com uso de tecnologias digitais. Considerando os espaços curriculares reduzidos para aquela formação, procuramos entender que conhecimentos esses estudantes utilizarão para nortear futuras práticas de ensino de Matemática, com uso de recursos presentes nas escolas. O referencial teórico utilizado foi a Teoria das Representações Sociais, a partir da Teoria do Núcleo Central, que permite identificar os sistemas central e periférico, estruturantes da representação social. O principal instrumento de coleta de dados foi o teste de associação livre de palavras, aplicado a 123 estudantes, durante a disciplina Matemática II para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, ofertada a partir do sexto semestre. Para a análise dos dados utilizamos um software especifico - EVOC. A representação social acerca do ensino de Matemática com uso de tecnologias digitais pelos estudantes de Pedagogia da UECE dá relevo ao recurso digital em detrimento do professor. Além disso, revelamos a necessidade sentida pelos sujeitos de formação para a utilização pedagógica das tecnologias digitais. Concluímos que o referido curso, instância responsável pela formação científica dos futuros pedagogos, não tem exercido influência efetiva na construção dessa representaçãoArtigo Formação de professores que ensinam matemática no contexto da cibercultura: estudo em uma escola UCA(2014) Maia, Dennys Leite; Carvalho, Rodrigo Lacerda; Castro Filho, José Aires; Junqueira, Eduardo Santos RodriguesNas últimas décadas, com o advento das tecnologias digitais, a sociedade tem passado por uma reconfiguração. As relações entre tais tecnologias e a cultura contemporânea é definida como Cibercultura. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo analisar de que forma as interações mediadas pelas tecnologias digitais contribuem para o desenvolvimento profissional do professor de Matemática, particularmente sobre o laptop educacional, do Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Como método de pesquisa, utilizamos elementos da Pesquisa Colaborativa. A pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental, participante do Projeto UCA, localizada em Fortaleza-CEArtigo O desenvolvimento da produção oral em inglês como l2 mediado pelo voicethread em contexto híbrido de aprendizagem(2014) Sousa, Lorena Azevedo de; Weissheimer, JanaínaVoiceThread (VT) é uma ferramenta assíncrona que permite a criação de apresentações orais. A experiência híbrida com o VT permite que o aprendiz planeje sua fala e a edite inúmeras vezes antes de publicá-la online. Neste contexto, o presente estudo visa verificar de que forma a prática sistemática com oVT, em uma abordagem híbrida, impacta a produção oral dos aprendizes(em termos de fluência, acurácia e complexidade) e a capacidade de noticing. A fim de responder a essa questão, 49 aprendizes de inglês como L2 foram divididos em um grupo experimental e um grupo controle. O grupo experimental foi exposto a atividades com o VT e, por meio de um pré e um pós-teste, verificamos se essa prática influenciaria positivamente sua produção oral (em termos de fluência, acurácia e complexidade) e sua capacidade de noticing de estruturas gramaticais. Esses resultados foram comparados aos escores do pré e do pós-teste do grupo controle, que não foi exposto ao VT. Os resultados apontam que há um impacto positivo da ferramenta VT sobre a produção oral dos aprendizesArtigo Caminho Metodológico de uma pesquisa educativa sobre podcast(2014) Freire, Eugênio Paccelli Aguiar: A incipiência dos estudos em língua portuguesa que tratam educativamente do podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda, acaba por ocasionar uma carência de referenciais metodológicos para a elaboração de pesquisas amplas na área. De modo a abordar o problema posto, este estudo apresenta analiticamente a metodologia da tese “Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação” (FREIRE, 2013), a qual se apropria das concepções metodológicas de Duarte (2006), de modo a preencher a lacuna previamente referida através da apresentação de estratégias metodológicas de um estudo que aborda educativamente o podcast a partir de uma perspectiva panorâmica. Pelo procedimento tomado, materializou-se um ponto de partida teórico para o aprofundamento da área em pauta. O aludido marco constitui-se dos norteadores aqui elaborados, os quais se caracterizaram como aptos a subsidiar pesquisas de maior fôlego no campo de estudos abordadoArtigo Educação vs. Adequação: considerando as vozes dos sujeitos em EaD(2014) Freire, Eugênio Paccelli AguiarEste artigo pretende analisar a consideração das vozes dos Sujeitos em projetos de EaD em substituição à “adequação” a meios e caminhos preconcebidos nesses projetos. Busca-se, para isso, desvelar a importância de levar-se em conta as opiniões dos Sujeitos na lida educativa de um site relacionado a um contexto não escolar, o Guanabara.info. Uma vez apropriando-se das implicações observadas, será realizada sua problematização a partir dos referenciais teóricos elencados para, posteriormente, contextualizar-se as condutas do Guanabara.info com as particularidades institucionais da EaD, de modo a promover a apreensão de tais quesitos por essa modalidade escolar. Esse procedimento resultou no oferecimento de estratégias para o desenvolvimento de iniciativas em EaD distante de centralizarem-se em uma perspectiva de “adequaçãoArtigo Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana(2014) Freire, Eugênio Paccelli AguiarEste artigo investiga se o uso de podcast no Brasil segue a concepção cooperativa de Célestin Freinet (1998), para quem a cooperação é uma ação educativa conjunta, motivada pelo interesse espontâneo e envolta em uma atmosfera livre. Confirmada a hipótese examinada, o referencial freinetiano servirá como alicerce para a elaboração de referenciais educativos para o desenvolvimento de podcasts cooperativos escolares a partir da apropriação, contextualizada à educação formal, das relações produtivas vistas na podosfera brasileira, examinadas por meio de uma observação participante on-line. Esse procedimento será precedido da apresentação da tecnologia tratada, bem como da elucidação dos parâmetros teórico-metodológicos desta pesquisa. Como resultado desses procedimentos, foi elaborado um conjunto de referenciais para projetos que busquem trabalhar a cooperação freinetiana por meio do podcast na educação formalArtigo A ferramenta VoiceThread em uma abordagem híbrida: o desenvolvimento da produção oral de aprendizes de inglês como L2(2014) Sousa, Lorena Azevedo de; Weissheimer, JanainaVoiceThread (VT) é uma ferramenta assíncrona que permite a criação de apresentações orais, possibilitando que grupos de pessoas contribuam com comentários utilizando a voz. Neste contexto, o presente estudo visa a verificar de que forma a prática com o VT, em uma abordagem híbrida, impacta a produção oral dos aprendizes. A fim de responder a essa questão, aprendizes de inglês como L2 foram divididos em grupo experimental e grupo controle. O grupo experimental foi exposto a atividades com o VT e, por meio de um pré e um pós-teste, verificamos se essa prática influenciaria sua produção oral. Esses resultados foram comparados aos escores do pré e do pós-teste do grupo controle, que não foi exposto ao VT. Por fim, as impressões dos aprendizes foram analisadas por meio de questionários. Os resultados apontam que há um impacto positivo da ferramenta VT sobre a produção oral dos aprendizes; e revelam uma reação positiva deles em relação à experiência híbrida com esta ferramenta.Artigo Availability issues in wireless visual sensor networks(2014-02-12) Costa, Daniel; Silva, Ivanovitch; Guedes, Luiz Affonso; Vasques, Francisco; Portugal, PauloWireless visual sensor networks have been considered for a large set of monitoring applications related with surveillance, tracking and multipurpose visual monitoring. When sensors are deployed over a monitored field, permanent faults may happen during the network lifetime, reducing the monitoring quality or rendering parts or the entire network unavailable. In a different way from scalar sensor networks, camera-enabled sensors collect information following a directional sensing model, which changes the notions of vicinity and redundancy. Moreover, visual source nodes may have different relevancies for the applications, according to the monitoring requirements and cameras’ poses. In this paper we discuss the most relevant availability issues related to wireless visual sensor networks, addressing availability evaluation and enhancement. Such discussions are valuable when designing, deploying and managing wireless visual sensor networks, bringing significant contributions to these networks.Dissertação Um artesão de matrioshkas - Ficção histórica e metaficção em Rubem Fonseca(2014-08-21) LEITE, Bruno Ricardo de Souto; XAVIER, Wiebke Röben de AlencarArtigo Aprofundamento de uma estratégia de classificação para podcasts na educação(2015) Freire, Eugênio Paccelli AguiarAs estratégias de classificações referentes ao podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda, encontram-se ainda em estágio inicial de desenvolvimento no âmbito da educação, o que ocasiona uma significativa limitação ao desenvolvimento do pensamento educativo acerca da tecnologia supracitada. Por essa razão, o presente estudo visa aprofundar um sistema classificativo previamente elaborado (FREIRE, 2014). Para tanto, serão analisadas as implicações que a constituição produtiva dos podcasts possui nas aplicações educacionais destes, de modo a classificar as especificidades dos usos educativos daquela tecnologia. Para o alcance desse intento, será feito uso de um aparato metodológico composto por uma pesquisa bibliográfica, abordando estudos sobre o uso educativo da tecnologia aqui tratada, bem como por uma observação participante, direcionada ao cenário nacional de podcasts e dedicada a levantar as possibilidades de uso de tal tecnologia. Como resultado, chegou-se a um sistema de classificações focado nas implicações educacionais práticas advindas da diversidade dos modos de utilização do podcastArtigo Routing and scheduling algorithms for wirelessHART networks: a survey(2015) Nobre, Marcelo; Silva, Ivanovitch; Guedes, Luiz AffonsoWireless communication is a trend nowadays for the industrial environment. A number of different technologies have emerged as solutions satisfying strict industrial requirements (e.g., WirelessHART, ISA100.11a, WIA-PA). As the industrial environment presents a vast range of applications, adopting an adequate solution for each case is vital to obtain good performance of the system. In this context, the routing and scheduling schemes associated with these technologies have a direct impact on important features, like latency and energy consumption. This situation has led to the development of a vast number of routing and scheduling schemes. In the present paper, we focus on the WirelessHART technology, emphasizing its most important routing and scheduling aspects in order to guide both end users and the developers of new algorithms. Furthermore, we provide a detailed literature review of the newest routing and scheduling techniques forWirelessHART, discussing each of their features. These routing algorithms have been evaluated in terms of their objectives, metrics, the usage of theWirelessHART structures and validation method. In addition, the scheduling algorithms were also evaluated by metrics, validation, objectives and, in addition, by multiple superframe support, as well as by the redundancy method used. Moreover, this paper briefly presents some insights into the main WirelessHART simulation modules available, in order to provide viable test platforms for the routing and scheduling algorithms. Finally, some open issues in WirelessHART routing and scheduling algorithms are discussedArtigo Aprofundamento de uma estratégia de classificação para podcasts na educação(2015) Freire, Eugênio Paccelli AguiarAs estratégias de classificações referentes ao podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda, encontram-se ainda em estágio inicial de desenvolvimento no âmbito da educação, o que ocasiona uma significativa limitação ao desenvolvimento do pensamento educativo acerca da tecnologia supracitada. Por essa razão, o presente estudo visa aprofundar um sistema classificativo previamente elaborado (FREIRE, 2014). Para tanto, serão analisadas as implicações que a constituição produtiva dos podcasts possui nas aplicações educacionais destes, de modo a classificar as especificidades dos usos educativos daquela tecnologia. Para o alcance desse intento, será feito uso de um aparato metodológico composto por uma pesquisa bibliográfica, abordando estudos sobre o uso educativo da tecnologia aqui tratada, bem como por uma observação participante, direcionada ao cenário nacional de podcasts e dedicada a levantar as possibilidades de uso de tal tecnologia. Como resultado, chegou-se a um sistema de classificações focado nas implicações educacionais práticas advindas da diversidade dos modos de utilização do podcastArtigo Potenciais do podcast no aprimoramento dos fluxos informativos da educação formal(2015) Freire, Eugênio Paccelli AguiarA facilitação produtiva e distributiva do podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda, indica que este poderia servir para a disseminação de informações entre os participantes de contextos educativos formais e contextos escolares. Contudo, tal uso do podcast é abordado superficialmente em sua área de estudos educacionais. Por isso, este estudo visa investigar as potencialidades da aludida tecnologia para servir aos fluxos informativos da educação formal, analisando, nesse intuito, a adequação do podcast ao fim em questão, bem como examinando as implicações da associação da oralidade com a distribuição assíncrona digital promovida por aquela tecnologia. Oferecerão amparo às reflexões realizadas estudos que tratam de experiências com podcasts na educação formal, bem como observações acerca de circunstâncias de seu uso informal no país. Como resultado, chegou-se à caracterização do podcast como detentor de significativas potencialidades. Estas demonstraram estarem aptas a oferecer novas possibilidades de sofisticação e ampliação do trânsito de informações na educação formalArtigo Development and results of an instrument to search for competences and abilities in information technology(2015-12-25) Gomes, Apuena Vieira; Hazin, Izabel; Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha; Meira, Luciano; Bendassolli, Pedro; Guerra, Amanda; Falcão, Taciana Pontual; Reis, Juliana Teixeira da Câmara; Oliveira, Marcel Vinícius Medeiros; Rêgo, José Ivonildo doThis article presents an analysis of the selection process of students from both private and public high schools in the state of Rio Grande do Norte (Northeast of Brazil), in order to form the first group of the Information Technology technical course of the Metrópole Digital project at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). The selection instrument consists of a written exam built on the basis of a set of matrices that depict relevant competences and abilities expected from the students. Data concerning the profile of distribution of performance per exam question are presented, together with empirical evidences of the effectiveness of the proposed competence matrices in the selection process. The correlation very fied among the matrices compounding the instrument and scores in courses, and the instrument as a wholeand scores in courses is moderate to strong (rS = 0.6 and rS = 0.7; p < 0,05). The association between the criterion variables (Average of Performance in the Basic Moduleof courses) and the explicative variables (Total score in the selection instrument (QTot) and each of the five compounding matrices) is moderate (rS=0.51, p = 0.001), and the matrices and QTot are jointly responsible for 25% of the variance of the performance in the basic module. The regression coefficient for matrix 1 is 1.38 (CI of 95% = 1.07-1.68); for matrix 2 it was 0.65 (CI of 95% = 036-0.95); for matrix 3, 1.2 (CI of 95% = 0.92 - 1,55); matrix 4 0,76 (CI of 95% = 0.45-1.06); matrix 5 1.08 (CI of 95% = 0.78-1.39). The effects of student-descriptive independent variables on performance in the exam are also presented and discussed, and predictive relationships between performance in the exam and performance in the disciplines of the course are verified. Data collected allow concluding that the instrument of selection proposed fits well the aim of forming a group of students to undertake a technical course in the area of information technologyArtigo Contribuições do campo conceitual multiplicativo para a formação inicial de professores com suporte das tecnologias digitais(2016) Carvalho, Rodrigo Lacerda; Castro Filho, José Aires de; Maia, Dennys Leite; Pinheiro, Joserlene LimaA cada vez que os computadores chegam nas escolas, fica evidente que o ponto crucial é a formação de professores para que possam integrar as tecnologias aos processos pedagógicos. Nesta pesquisa utilizaremos estes recursos no ensino do campo conceitual das estruturas multiplicativas. Assim, o nosso objetivo é analisar o conhecimento matemático dos futuros professores, para o ensino de estruturas multiplicativas com suporte das tecnologias digitais. Para tanto, elegemos a pesquisa colaborativa para conduzir os passos metodológicos deste trabalho. Na análise dos dados constatamos as contribuições do campo conceitual das estruturas multiplicativas para a compreensão do conceito de função linear e evidenciamos que o objeto de aprendizagem “Equilibrando Proporções” é relevante para o entendimento do conceito de grandezas diretamente proporcionais e de função linearArtigo Formação de profissionais para informática na educação: o bacharelado em tecnologia da informação (BTI) da ufrn(2016) Gomes, Apuena Vieira; Maia, Dennys Leite; Nunes, Isabel DillmannO objetivo deste artigo é apresentar o profissional com formação em Informática Educacional do curso interdisciplinar de Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) do Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bem como mostrar o crescimento da área de tecnologias aplicadas à educação no estado do Rio Grande do Norte motivado por meio de atividades de pesquisa, extensão, eventos e novas propostas de formação continuada desenvolvidas nesse Instituto. Os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) possuem uma formação técnica necessária em diversos domínios de atuação. Contudo, ter uma especialidade que possibilite um conhecimento “híbrido” permite a esse profissional atuar e contribuir de forma ainda mais relevante, sendo possível, assim, que o profissional de Informática na Educação tenha capacidade de atuar e integrar as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nos processos de ensino e de aprendizagem. Desse modo, vislumbramos que as experiências em Informática na Educação apresentadas atendam tanto a uma demanda de formação de profissionais especializados como também contribuam para o desenvolvimento da áreaLivro Design instrucional para cursos a distância: um guia para a construção de material didático do AVASUS(EDUFRN, 2016) Burlamaqui, Akynara Aglaé; Dias, Aline de Pinho; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; Gusmão, Cristine Martins Gomes de; Nagem, Danilo Alves Pinto; Lins, Hertz Wilton de Castro; Silva Júnior, José Adailton da; Machiavelli, Josiane Lemos; Araújo, Kaline Sampaio de; Coutinho, Karilany Dantas; Cortez, Lyane Ramalho; Oliveira Junior, Mauricio da Silva; Valentim, Ricardo Alexsandro de MedeirosÉ com grande satisfação que apresentamos este manual. Ele tem a finalidade de fornecer orientações básicas sobre a construção de material didático para a educação a distância. A educação a distância tem eculiaridades que exigem maiores cuidados no que se refere à comunicação e utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem, considerando ainda as estratégias pedagógicas necessárias para a construção do conhecimento. Nesse sentido, uma construção criteriosa do material didático é essencial, uma vez que é por meio dele que o itinerário formativo, as estratégias pedagógicas, a comunicação, interação e interatividade com o aluno poderão acontecer. Apresentamos, neste material, orientações e estratégias de como o conteudista poderá de senvolver seu material de forma a atender as especificidades da modalidade a distância e do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Assim, trataremos de aspectos relacionados à estrutura didática dos módulos, ao tipo de linguagem que deve ser empregada, aos recursos utilizados para apresentar informações adicionais ao módulo, à estrutura e dimensão do módulo, ao referenciamento, à sugestão de uso de recursos tecnológicos, ao guia para elaboração de questões, ao modelo de caso clínico, aos critérios de validação dos módulos e à visão geral do processo de produção do material. Todas essas orientações objetivam possibilitar que o aluno seja protagonista de seu processo de aprendizagem, realizando transformações positivas nos serviços de saúde ao quais está vinculado. É indispensável que você leia com pletamente este manual para assim compreender a filosofia, metodologia e organização que queremos construir juntos no AVASUS. Desejamos a todos a construção de um material didático vivo, que permita aos alunos um itinerário exitoso, que garanta uma Educação Permanente em Saúde, supra as necessidades de aperfeiçoamento e, assim, fortaleça a aten ção no âmbito da saúde em nosso país