Programa de Pós-Graduação em Administração
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Administração por Assunto "Administração Pública"
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Dissertação A comunicação interna numa organização pública(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-07-31) Medeiros, Rildeniro; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; ; Tinoco, Dinah dos Santos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781518Y1; Lucena Filho, Severino Alves de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770951U5O presente estudo constitui uma análise do processo de comunicação interna numa organização pública, construída através do levantamento de dados originários da conduta administrativa, da observação do padrão cultural da organização e de como se apresentam os relacionamentos interdepartamentais e interpessoais. A pesquisa, do tipo exploratório-descritiva, teve sustentação teórica em duas áreas do conhecimento Ciências Administrativas e Comunicação Social e foi desenvolvida no Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente IDEMA, no Rio Grande do Norte. Na coleta de dados, foi aplicado um questionário direcionado aos servidores de duas unidades da instituição. Da análise e interpretação dos dados chegou-se a conclusão que o processo de comunicação interna numa organização pública depara-se com peculiaridades que atraem a atenção do olhar científico especialmente, no que diz respeito à postura assumida pelos administradores frente ao papel da comunicação dentro da organização, ao perfil do ator social e aos canais de comunicação utilizados. Embora a comunicação organizacional desempenhe cada vez mais sua função estratégica, como ferramenta de gestão, o que a pesquisa permitiu observar é que na organização pública estudada a comunicação limita-se ao seu caráter administrativo e com o objetivo maior de dar publicidade aos atos e ações institucionaisDissertação A Ouvidoria Pública como instrumento de controle das ações da Secretaria de Saúde do Pará(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-09-10) Silva, Benedita Maria Diniz da; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; http://lattes.cnpq.br/8538092783362714; ; http://lattes.cnpq.br/0197745908086682; Fernandes, Antonio Sergio Araujo; ; http://lattes.cnpq.br/6801465547614647; Teixeira, Marco Antonio Carvalho;O Estado e a Administração Pública vêm passando por diversas reformas em busca de um funcionamento célere e da prestação de serviços com qualidade. Com a democratização do país e a edição da Constituição em 1988, nova reforma do Estado e da Administração Pública integraram a agenda governamental de 1995 e incluíram entre os seus objetivos, os princípios de participação e controle social. Em decorrência dessa concepção, surgem as Ouvidorias Públicas com o objetivo de ser um canal facilitador da participação dos usuários na gestão dos negócios públicos, do controle social, da transparência dos atos administrativos, da melhoria da qualidade dos serviços e de um melhor atendimento às necessidades da coletividade. O objetivo deste trabalho é avaliar se a Ouvidoria da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Pará contribuiu no período de 2006-2008 para a melhoria dos serviços de consulta especializada. A pesquisa é caracterizada como descritiva, com abordagem qualitativa. A técnica de coleta utilizada foi a entrevista, realizada com 37 usuários do serviço e 2 servidoras da Ouvidoria. A análise foi desenvolvida com base na percepção dos usuários e na opinião dos servidores da Ouvidoria. Os resultados mais relevantes da pesquisa demonstram que 41% dos usuários procuraram a Ouvidoria, porque acreditavam que solucionariam o problema apresentado. Entretanto, mesmo com esse nível de aceitação pelo público, a Ouvidoria alcançou índice médio de resolutividade de 53% no período. Em sua atuação, não desenvolveu mecanismos de controle da qualidade dos serviços, o que é referido por 67% dos usuários. Detectou-se o mesmo fato em relação à participação popular, o que é confirmado por 84% dos usuários. Para 24% dos usuários, os problemas apresentados foram resolvidos e, destes, 56% acreditam que a Ouvidoria contribuiu para o resultado positivo. Em decorrência dos resultados da pesquisa, verifica-se que a Ouvidoria da SESPA/PA não vem cumprindo o seu papel, quanto ao controle social, à garantia da democratização e da participação na gestão, e apresenta limitada contribuição para a solução dos problemas dos usuários e para a melhoria da qualidade dos serviços