Programa de Pós-Graduação em Administração
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Administração por Assunto "Aceitação do comércio eletrônico"
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Dissertação Fatores que influenciam a intenção de compra online: aplicação de um modelo adaptado de aceitação da tecnologia para o comércio eletrônico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-09-03) Fernandes, Luana de Oliveira; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2; ; http://lattes.cnpq.br/5182237860217332; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null; Nóbrega, Kleber Cavalcanti; ; http://lattes.cnpq.br/7667731949775312A presente pesquisa tem como objetivo compreender os fatores que influenciam a intenção de compra online dos consumidores, bem como identificar entre esses fatores os que influenciam os usuários e os não usuários de comércio eletrônico. Assim, trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, que utilizou um levantamento de natureza quantitativa. A coleta dos dados foi feita através de um questionário aplicado em uma amostra de 194 alunos de pós-graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN e a análise desses dados foi feita por meio de estatísticas descritivas, análises fatoriais confirmatórias e análises de regressão linear simples e múltipla. Os resultados das estatísticas descritivas revelaram que os pesquisados em geral e os usuários de comércio eletrônico possuem percepções de facilidade de uso, de utilidade e da influência social positivas em relação à compra online e têm a intenção de comprar pela Internet nos próximos seis meses. Já os não usuários de comércio eletrônico não confiam na Internet para realizar transações comerciais, possuem percepções de risco e da influência social negativas em relação à compra online e não possuem a intenção de comprar pela Internet nos próximos seis meses. Através das análises fatoriais confirmatórias, criaram-se seis fatores: intenção de comportamento, facilidade de uso percebida, utilidade percebida, risco percebido, confiança e influência social. Por meio das análises de regressão múltipla, observou-se que todos esses fatores influenciam a intenção de compra online dos pesquisados em geral, que somente a influência social não influencia a intenção de continuar comprando pela Internet dos usuários de comércio eletrônico, e que somente a confiança e a influência social influenciam a intenção de realizar compra online dos não usuários de comércio eletrônico. Através das análises de regressão simples, observouse que a confiança influencia as percepções de facilidade de uso, de utilidade e de risco dos pesquisados em geral e dos usuários de comércio eletrônico, e que a confiança não influencia a percepção de risco dos não usuários de comércio eletrônico. Por fim, constatou-se também que a facilidade de uso percebida influencia a percepção de utilidade dos três grupos analisados. Diante desse cenário, concluiu-se que é de suma importância que as organizações que trabalham com vendas online conheçam os fatores que influenciam a intenção de compra dos consumidores, a fim de conquistarem mais espaço no seu mercado de atuação