PPGCI - Produtos Técnicos e Tecnológicos
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Produto Educacional Proposta de ações para competência em informação no uso do Portal de Periódicos da CAPES(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Lopes, Ana Cristina da Silva; Vechiato, Fernando LuizEsse material é o produto final da dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento, da Uiversidade Federal do Rio Grande do Norte, com o título “Proposta de ações para competência em informação no uso do Portal de Periódicos da CAPES”. Resultado de uma pesquisa aplicada junto aos alunos de graduação da área da Saúde da UFRN, para identificar o comportamento de busca de informação dos alunos, visando estabelecer parâmetros para desenvolvimento de ações de competência em informação com ênfase no uso do Portal de Periódicos da CAPESProduto Educacional Ações para promoção ao acesso aberto imediato à produção acadêmica da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi: um estudo embasado na Teoria da Ação Racional: relatório técnico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-04) Medeiros, Joyanne de Souza; Sánchez-Tarragó, Nancy; https://orcid.org/0000-0002-0596-3274Este relatório objetiva descrever ações capazes de motivar os estudantes da Faculdade de Ciências de Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) a adotarem a disponibilização imediata dos trabalhos de conclusão de curso na Biblioteca Digital de Monografias, levando em consideração o alto índice de trabalhos de conclusão de curso embargados, com acesso restrito de um a três anos. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva e abordagem mista, pautada na Teoria da Ação Racional. Os resultados sugerem que professores e alunos compreendem os conceitos de acesso aberto e embargo, bem como percebem que o embargo pode gerar atrasos para a realização de outros estudos. Os alunos demonstraram indecisão no tocante ao acesso aberto ou embargo do trabalho final na Biblioteca Digital, já os docentes mostraram-se mais aderentes à ideia de propor o livre acesso aos orientandos. Contudo, essa atitude positiva ao acesso imediato se contradiz com as práticas, pois foi identificado que o embargo é uma orientação dos próprios professores aos alunos para efetuarem o depósito na Biblioteca Digital de Monografias, sendo reflexo da forte cultura de publicar o trabalho final (elaborado em formato de artigo). Logo, as questões de direitos autorais nas revistas e, em particular, o receio de perder o ineditismo vêm contribuindo para o aumento de embargos. Assim sendo, as motivações que contribuem para o embargo são: futura publicação, recomendação do orientador e medo ao plágio. Deste modo, foi elaborado um plano de ação para, entre professores e alunos, difundir os benefícios do acesso aberto imediato, bem como capacitá-los no uso de ferramentas como SHERPA/RoMEO e Diadorim, a fim de auxiliá-los nas questões de direitos autorais relacionadas às políticas das editoras de periódicos e incentivar o depósito de pre-prints nos repositóriosProduto Educacional Transformando dados em decisões: proposta de melhoria da qualidade da informação do SIAPE Saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-27) Araújo, Edvania Nogueira; Martins, Daniel de Araújo; https://orcid.org/0009-0006-3660-1731Trata-se de uma proposta de intervenção fruto da pesquisa de dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Gestão da Informação e do Conhecimento da UFRN, intitulada Atenção à Saúde do Servidor Público Federal: uma Avaliação do Siape Saúde na perspectiva da Qualidade da Informação, que contou com a orientação do professor Dr. Daniel de Araújo Martins. Tal proposta buscou identificar e abordar as lacunas do sistema, sugerindo um conjunto de ações cujo objetivo é otimizar o fluxo de informações e a capacitação dos usuários. Espera-se com este documento não apenas aprimorar a qualidade da informação disponível, mas também fortalecer a usabilidade e a confiança no sistema. São apresentadas, portanto, recomendações de adaptação ao Siape Saúde de modo a favorecer maior efetividade no uso do relatório gerencial e assim auxiliar na gestão estratégica das ações de saúde dos órgãos que compõe a estrutura do SipecProduto Educacional Diretrizes para criação de um repositório digital sobre animais transgênicos com ênfase em camundongos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-20) Araújo, Akaline Dantas de; Vechiato, Fernando Luiz; https://orcid.org/0000-0001-9959-7553Produto técnico derivado da dissertação de mestrado profissional apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como requisito para obtenção do título de Mestre em Gestão da Informação e do ConhecimentoProduto Educacional Fôlderes informativos da biblioteca do Parque da Cidade de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-23) Maia, Samya Maria Queiroz; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza CarvalhoO produto desenvolvido como resultado da dissertação intitulada "O Papel Social da Biblioteca Pública do Parque da Cidade de Natal/RN: um estudo de usuários" consiste em dois modelos de fôlderes voltados para ampliar a visibilidade e a eficiência da Biblioteca. Localizada em uma Área de Proteção Ambiental (ZPA-1), a instituição desempenha um papel fundamental na promoção da leitura, da informação e da sustentabilidade. Com base em um estudo de usuários realizado com 190 respondentes e em uma análise teórica sobre Bibliotecas Públicas, Verdes e Sustentáveis, os fôlderes foram elaborados para comunicar, de forma clara e atrativa, as atividades, serviços e missão da instituição. Além de funcionarem como ferramentas de divulgação, os materiais refletem um compromisso com a inovação, a inclusão e a sustentabilidade, alinhando-se aos princípios da Sociedade da Informação e do ConhecimentoProduto Educacional Proposição de curso de capacitação fundamentado em uma ferramenta de gestão de projetos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-26) Martins, Lizianne Juline do Nascimento e Silva; Martins, Daniel de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-3994-9235O projeto apresentado é um espaço no qual está prototipado o modelo mental do curso de capacitação idealizado nessa pesquisa. Ele é dividido em perguntas fundamentais, quais sejam: por quê, o quê, quem, como, quando e quanto. Tais divisões estão representadas pelas cores dos post-its utilizadas: amarela, roxa, laranja, azul e verde, nessa ordem, e cada uma delas abarca conceitos clássicos de gerenciamento de projeto que serão explicadas nos parágrafos seguintesProduto Educacional Mapeamento de redes de conhecimento no domínio da seca e semiárido(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-27) Cavalcanti I, Rodriggo Leopoldino; Sanchéz-Tarragó, Nancy; https://orcid.org/0009-0007-9355-0632Este relatório técnico expõe o produto derivado da pesquisa que partiu da percepção de que o Núcleo Temático da Seca e Semiárido do Rio Grande do Norte (NUT-Seca) da Universidade Federal de Rio Grande do Norte pode se recolocar como agente ativo e dinâmico da produção de conhecimento no domínio da seca e do semiárido. Para tanto, uma das alternativas seria a aplicação de ferramentas e práticas de Gestão de Conhecimento, entre elas o mapeamento de redes de conhecimento, por seu potencial de alavancar a partilha de conhecimento e o desenvolvimento de novos produtos e serviços de conhecimento. Como objetivos específicos, a pesquisa se propõe analisar a produção científica no domínio, descrever a estrutura, os componentes e as características das redes de conhecimento e propor, derivadas do mapeamento, outras ferramentas e práticas de Gestão do Conhecimento para ser aplicadas pelo NUT-Seca. Utiliza-se como enfoque metodológico a Análise de Domínio, levando em conta sua ênfase na exploração dos contextos sociais de produção e comunicação do conhecimento, além de seus agentes, documentos e fluxos de comunicação. Como fontes de dados para o mapeamento se utilizam a base de dados Scopus e o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Se aplicam métodos bibliométricos e de Análise de Redes Sociais para a descrição da produção científica no domínio e o mapeamento de redes. Como resultado, foram mapeadas, entre outras, redes de coautoria, de cocitação, acoplamento bibliográfico e de grupos de pesquisa. São sugeridas seis ferramentas e práticas de Gestão do Conhecimento: mapas das redes de conhecimento no domínio, encontros e reuniões temáticas, relatório técnico, sistemas de organização do conhecimento, formação continuada, e mapeamento sistemático de redes de conhecimentoProduto Educacional Cartilha: mapeamento das competências dos assistentes de biblioteca do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-01) Silva, Fernando Cardoso daA gestão por competência é uma maneira de gerenciar centrada nas pessoas a partir dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes. Assim, objetiva-se, nesta pesquisa, analisar as competências essenciais dos assistentes do sistema de bibliotecas da UFRN alinhando-as ao desenvolvimento de uma gestão por competência. A centralidade nos assistentes se deu pelo fato deles serem de suma importância para o funcionamento das bibliotecas, sendo inclusive às vezes em maior número que os bibliotecários nesses espaços. Contudo, na literatura acadêmica são pouco estudados. Para tanto, atribuiu-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar nos documentos normativos do sistema de bibliotecas da UFRN os serviços e as atribuições laborais destinadas aos assistentes das bibliotecas; b) caracterizar as competências pessoais, profissionais e em informação consideradas importantes para o desempenho laboral dos assistentes, na perspectiva dos gestores; c) caracterizar o perfil dos assistentes que atuam no sistema de bibliotecas da UFRN, bem como suas competências pessoais, profissionais e em informação; d) identificar as demandas por formação continuada para os assistentes a partir dos bibliotecários gestores e dos próprios assistentes; e) oferecer subsídios para a construção de um banco de competências dos assistentes de bibliotecas; f) propor ações para a melhoria do desempenho profissional dos assistentes das bibliotecas da UFRN. No contexto teórico, apresenta-se uma revisão de literatura com ênfase nos temas: bibliotecas universitárias, gestão por competências; competência profissional; competência pessoal; e competência em informação, além de pesquisa documental em documentos relativos às rotinas de serviços estabelecidas pelo sistema de bibliotecas. A metodologia da pesquisa é caracterizada como pesquisa exploratória do tipo descritivo, que utilizou como procedimentos a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, estudo de caso, e questionário destinado aos auxiliares e aos bibliotecários gestores das bibliotecas. Para análise de dados utilizou-se estatística descritiva básica e a técnica de Análise de Conteúdo. Foram respondidos 19 questionários pelos bibliotecários gestores e 29 questionários pelos assistentes de diversas bibliotecas que compõem o sistema de bibliotecas da UFRN. A partir dos resultados da pesquisa e do levantamento bibliográfico, foi elaborado um plano de ações com recomendações para a melhoria do desempenho profissional dos assistentes das bibliotecas tendo como base os construtos metodológicos e teóricos da gestão por competência.Produto Educacional Transparência pública: ampliação dos conjuntos de dados abertos do Portal de Dados abertos da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-17) Oliveira, Alanna Siqueira Simonetti; Barbosa Neto, Pedro Alves; 0009-0004-1490-768XProduto educacional fruto da pesquisa de dissertação de Mestrado intitulada "TRANSPARÊNCIA PÚBLICA : Ampliação dos conjuntos de dados abertos do Portal de Dados abertos da UFRN. Tem por objetivo analisar as demandas da Plataforma Fala.BR– Lei de Acesso à Informação (LAI) dos anos de 2019 a 2021 com vistas a sugerir a criação de novos conjuntos de dados em formato aberto no Portal de Dados Abertos da Universidade Federal do Rio Grande do NorteProduto Educacional Auditoria aplicada ao risco de perda de conhecimento: em foco o IFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07) Ribeiro, Rodrigo Holanda; Carvalho, Andréa VasconcelosCom a crescente complexidade dos ambientes profissionais e de negócios, a informação e o conhecimento se constituem em recursos essenciais para a adaptação, a aprendizagem e a inovação. Nesse contexto, a efetiva gestão do conhecimento na administração pública ajuda as organizações a enfrentar novos desafios, implementar práticas inovadoras de gestão e melhorar a qualidade dos processos, produtos e serviços públicos em benefício do cidadão-usuário e da sociedade em geral. Tendo em vista que a saída de um servidor que tenha domínio dos processos organizacionais representa perda de conhecimento organizacional, apresentou-se como problema de pesquisa a seguinte questão: como realizar a gestão do risco de perda de conhecimento no contexto de um instituto federal de educação? Assim, o objetivo geral da pesquisa é auditar os riscos de perda de conhecimento, com foco em fatores humanos, considerando os tipos de movimentação e saída de servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Natal Central. Do ponto de vista dos objetivos, a pesquisa caracteriza-se como descritiva e no tocante a natureza como uma pesquisa aplicada. Quanto às técnicas de pesquisa, foi utilizado o método de auditoria de inteligência proposto por Carvalho (2022) com o emprego de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, a aplicação de questionários e de entrevistas. A análise dos dados se deu mediante a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Com base nisso, foi possível identificar que o principal risco de perda de conhecimento ocorre por motivo de aposentadoria. Para a mitigação dos riscos de perda de conhecimento identificados é apresentado um guia para implementação de recomendações baseadas em ferramentas e práticas de gestão do conhecimento.Produto Educacional Recomendações de melhorias no estágio curricular obrigatório em Biblioteconomia na Biblioteca Central Zila Mamede(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-14) Xavier, Sara Sunaria de Almeida SilvaA Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, insere em suas mais variadas atividades o estágio obrigatório dos alunos do curso de Biblioteconomia, que oportuniza a ponte entre teoria e prática profissional bem como o desenvolvimento das suas competências profissionais dentro da atividade. Visto a importância e carência de estudos voltados para a avaliação do estágio obrigatório, a pesquisa analisa a inserção das competências profissionais inseridas nas Diretrizes Curriculares Nacionais nas competências previstas para serem desenvolvidas nas atividades e processos atuais do estágio obrigatório na Biblioteca Central Zila Mamede. Seu objetivo geral é propor ações e estratégias de melhoria para contribuição do desenvolvimento das competências profissionais na atividade do estágio. Seus objetivos específicos incluem a realização do mapeamento das competências profissionais desenvolvidas nos processos e atividades de cada um dos setores que acompanham o estágio, o conhecimento das percepções dos alunos, supervisores e professores orientadores sobre características organizativas e atividades do estágio obrigatório e o comparativo entre as competências profissionais previstas inseridas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Biblioteconomia e as competências previstas para serem desenvolvidas nos processos e atividades do estágio. A pesquisa tem natureza aplicada e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. O estudo inclui como métodos a pesquisa bibliográfica para a formação do arcabouço teórico, pesquisa documental com análise do relatório final do estágio e pesquisa de levantamento, mediante a aplicação de questionários aos estagiários, supervisores e professores envolvidos na atividade. A análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva simples e análise de conteúdo. Em seus resultados, a análise documental destacou a estrutura departamentalizada da biblioteca e rica oportunidade de prática profissional, porém sentiu-se carências estruturais na inserção avaliativa das competências profissionais no relatório final, reforço em alguns conhecimentos teóricos para a prática do estágio e fluidez comunicacional entre os alunos, supervisores e professores orientadores nesse período. Nos questionários foram observadas percepções semelhantes relacionadas ao relatório final e compromisso dos supervisores no estágio. Além disso, verificação de um perfil profissional maduro e preparado para o recebimento dos alunos. Houve percepção em estagiários e supervisores de que as competências profissionais foram desenvolvidas durante a passagem pelos diferentes setores. A comparação entre as análises dos instrumentos e as competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais permitiu concluir que elas estão inclusas na atividade. A pesquisa conclui com a proposta de estratégias e ações para a biblioteca e o curso de Biblioteconomia que envolvem aspectos relacionados com sua organização e cronograma, atividades e processos, responsáveis, comunicação, entre outras. Inclui também proposta de novo modelo de relatório final avaliativo.Produto Educacional Facetas de Intervenção no Portal Progesp/UFRN: um estudo do Comportamento Informacional na Perspectiva da Comunidade Interna(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-30) Menezes, Leonardo Marcos de; Gallotti, Mônica Marques CarvalhoO presente Guia é o produto final elaborado a partir da pesquisa de dissertação orientadapela professora Dra. Mônica Marques Carvalho Galotti, do Centro de Ciências SociaisAplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado aoPrograma de Pós-graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento (PPGIC).A referida pesquisa é intitulada: Portal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRN: umestudo do comportamento informacional na perspectiva da comunidade interna. E tevecomo autor o mestrando Leonardo Marcos de Menezes.Foi elaborada com o objetivo de analisar o Portal PROGESP à luz do comportamento debusca de informação dos usuários da comunidade interna da UFRN. A pesquisa foi pautadaem aspectos teóricos, conceituais e em abordagens críticas e correlacionais acerca docomportamento de busca da informação e dos seus usuários, além do aspecto prático-científico experienciado através da aplicação das técnicas e ferramentas de participação douniverso analisadoProduto Educacional Divulgação de parte do acervo literário das bibliotecas que compõem o Sistema de Bibliotecas da UFRN: uma estratégia de fomento à leitura literária para a comunidade da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-01) Fonseca, Aline Jardim da; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-5244-9518Produto educacional fruto da pesquisa de dissertação de Mestrado intitulada: "A Biblioteca Universitária como fomentadora da leitura literária:um estudo de caso no sistema de bibliotecas da UFRN" do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento. Tem por objetivo divulgar o acervo de livros literários do sistema de bibliotecas da UFRN de modo a incentivar a leitura literária para uma formação cultural ampla para toda a comunidade acadêmica. As bibliotecas do sistema podem utilizar o produto em suas redes sociais para divulgação, assim como realizar a impressão e divulgar em seus murais.Produto Educacional Plano macro para bibliotecas virtuais na Ufersa: diretrizes na agregação de valor aos livros digitais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-05) Rodrigues, Dalvanira Brito; Moreira, Luciana de Albuquerque; https://orcid.org/0000-0001-5133-0841Produto derivado de investigações científicas e empíricas originadas no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento (PPGIC) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN. Este plano, com especificidade de aplicação estratégica para as bibliotecas virtuais na UFERSA, busca instituir uma abordagem colaborativa no cenário universitário, englobando a Gestão Universitária, o Sistema de Bibliotecas e os departamentos/docentes com foco em iniciativas conjuntas para favorecer o usuário finalProduto Educacional Manual para organização e destinação de Massa Documental Acumulada no Departamento de Patologia da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-29) Araújo, Gislaine Maria da Costa Leoncio de; Macedo, Patrícia Ladeira Penna; https://orcid.org/0009-0000-0028-8700Produto educacional fruto da pesquisa de dissertação de Mestrado intitulada: "Manual para organização e destinação de Massa Documental Acumulada no Departamento de Patologia da UFRN" do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento. Tem como objetivo orientar os funcionários do Departamento de Patologia encarregados da gestão documental sobre as melhores práticas e procedimentos a serem adotados para assegurar a eficiência, acessibilidade, segurança e conformidade dos registros documentais, bem como para aqueles que queiram tomar como referência este trabalho para a organização de seus arquivosProduto Educacional Guia de boas práticas de Comunicação Pública da Ciência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-30) Paz, Regileuza Rodrigues Campelo Bezerra; Gallotti, Mônica Marques CarvalhoAs universidades, enquanto instituições sem fins de lucro, tem como objetivo atuar como facilitadoras na produção de novos conhecimentos, técnicas e de fomento de metodologias que podem potencialmente gerar inovação social, política e econômica. Para o cumprimento desses propósitos, este tipo de organização deve fazer uso de estratégias de comunicação e aplicação de recursos tecnológicos para a difusão de resultados de investigação, dentre outros tipos de ações. No cerne deste processo, está a comunicação científica que atua como uma importante alternativa para a difusão da informação científica entre os pares e para a sociedade em geral. No entanto, esse processo pode apresentar algumas limitações de natureza variada; o que pode vir a comprometer a divulgação científica de forma ampla e efetiva em benefício da sociedade. Nesse cenário, a comunicação pública da ciência (CPC) e gestão do conhecimento científico se apresentam e ganham relevância podendo ser utilizadas como estratégias para a resolução destas limitações. Considerando o exposto, essa pesquisa se reveste em um estudo em duas dimensões, uma teórica, em que lida com um referencial voltado para o conhecimento de conceitos operatórios tais como comunicação científica, gestão do conhecimento científico e comunicação pública da ciência e em sua dimensão prática, volta-se para o estudo empírico de práticas de comunicação científica e análise da incorporação de ações de comunicação pública da ciência por parte dos grupos de pesquisa do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com a finalidade de se elaborar um guia de boas práticas neste âmbito. A metodologia utilizada quanto à natureza foi qualitativa e quantitativa, sendo exploratória-descritiva de acordo com os objetivos. Para descrever e explicar os fenômenos que foram estudados, foi feita uma pesquisa mista com uso do método de abordagem indutivo e o procedimento monográfico. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários semiestruturados aplicados aos líderes dos grupos de pesquisa do Centro de Biociências. Resultados indicam que os grupos de pesquisa do referido centro abarcam uma ampla gama de áreas científicas. Quanto às práticas de comunicação científica, os respondentes indicam que têm preferência por divulgar seus resultados em periódicos revisados por pares e por meio de Anais de eventos. Outros resultados evidenciam o desconhecimento por parte de 47,8% da comunidade relativamente ao conceito e às práticas de comunicação pública da ciência e ainda, reconhecimento da necessidade de melhoria de ações de divulgação científica neste contexto estudado. Diante do exposto, este estudo buscou contribuir com a proposição de um guia de boas práticas para o fomento de ações de divulgação científica e internalização de práticas de comunicação pública da ciência no referido centro com o potencial de ser aplicado em outros contextos com objetivos semelhantesProduto Educacional Norma Padrão de Ação de trâmite de documentos eletrônicos e Planning de Gestão de Documentos Eletrônicos no âmbito da Base Aérea de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-03) Silva, Rosa Cléia Gonçalves Lima e; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-1842-9449Aborda sobre a gestão da informação como contributo para a tomada de decisão no âmbito da Base Aérea de Natal. O objetivo geral consiste em analisar os processos de gestão da informação orgânica para tomada de decisões frente o uso do Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos da Aeronáutica no âmbito da Base Aérea de Natal. Esse objetivo foi operacionalizado mediante os seguintes objetivos específicos: discorrer a respeito da gestão da informação orgânica enquanto base para a tomada de decisões; caracterizar a Seção de Protocolo e Arquivo da Base Aérea de Natal e seus sistemas; identificar o fluxo informacional no processo do trâmite eletrônico dos documentos e do acesso à informação orgânica para o processo de tomada de decisões; mapear o fluxo informacional no trâmite (recebimento e expedição) dos documentos eletrônicos no Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos da Aeronáutica (SIGADAER); produzir a Norma Padrão de Ação do trâmite de Documentos Eletrônicos; e elaborar um planning de gestão de documentos eletrônicos para a implantação de processos de gestão da informação orgânica no âmbito da Base Aérea de Natal. Para fundamentar esta proposta, conceitua a gestão da informação, fluxo da informação, informação orgânica e tomada de decisões, apresenta suas origens e objetivos, e descreve os modelos, quando aplicáveis, no contexto da Organização. Para contextualizar o referencial teórico, indica o histórico da Base Aérea de Natal e do Sistema em análise. A metodologia é de caráter descritivo e exploratória, com abordagem quantitativa e qualitativa. Como estudo de caso, inclui método de pesquisa bibliográfica, documental e de observação. Para o levantamento de dados foi utilizado questionário com perguntas fechadas e abertas, aplicado com nove operadores do sistema e entrevista estruturada para onze Comandantes das Unidades Subordinadas à Base Aérea de Natal. Quanto à análise dos dados, foi empregada a análise de conteúdo de Bardin, assim como foi utilizada análise estatística descritiva simples para os dados quantitativos. Com os resultados da análise de dados foi possível a produção da Norma Padrão de Ação de trâmite de documentos eletrônicos e do Planning de Gestão de Documentos Eletrônicos. Conclui que os objetivos foram alcançados em sua totalidade e que os resultados podem colaborar para a melhoria do uso do Sistema, que o alinhamento do fluxo informacional do trâmite de documentos eletrônicos pode possibilitar o acesso à informação orgânica de maneira que seja recurso para o processo de tomada de decisões, e que os procedimentos adotados possam contribuir na gestão da informação no âmbito da Base Aérea de Natal e ser referência para outras Organizações Militares do País e/ou Instituições públicas e privadas inseridas no mesmo contextoProduto Educacional Plano de ação de adequação a LGPD(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-28) Paula, Najara Mara Nascimento de; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza CarvalhoO Plano de Ação de adequação a LGPD foi desenvolvido baseado na pesquisa de mestrado “Segurança da Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais: Estudo de caso na Liga Norte Riograndense Contra o Câncer”. Objetiva-se apresentar medidas de segurança e governança identificadas na pesquisa como primordiais para o projeto de adequação da LIGA à LGPD, parte das medidas já foram executadas e outras estão contempladas para futura execução. As medidas abordadas estão fundamentadas na Segurança da Informação e nas diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, temas presentes no referencial teórico da pesquisa. Almeja-se que um produto como este, além de nortear as ações na LIGA, esclareça e reforce a possibilidade de execução com sucesso da relação LGPD – SEGURANÇA – SERVIÇOS DE SAÚDE, o Plano de Ação pode servir como material auxiliar para conformidade de outras empresas na área de saúde.Produto Educacional Serviço de Autoatendimento e Informações sobre Acidentes do Trabalho (SAMIR)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-23) Silva, Janio Cesar da; Barbosa Neto, Pedro Alves; 0000-0002-0674-3409A presente pesquisa diz respeito à aplicação dos fundamentos da gestão da informação para elaborar e propor um serviço de autoatendimento visando à promoção da saúde e segurança dos agentes públicos com o mesmo nível de atenção e qualidade de atendimento em um cenário no qual coabitam servidores da UFRN, submetidos à Lei nº 8.112, de 11/12/1990 e trabalhadores da EBSERH, vinculados à CLT, nas dependências do Hospital Universitário Onofre Lopes (Natal/RN). Não obstante a distinção entre os regimes jurídicos, frisa-se que a prevenção de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais, por envolver a preservação da saúde física e mental das pessoas, não deve ocorrer de maneira diferenciada em relação a esses indivíduos. Diante disso, investigou-se os caminhos para a proposição de um serviço de apoio informacional a fim de auxiliar os servidores da UFRN no processo de busca por informações sobre acidentes do trabalho, visando à promoção e preservação da saúde dos agentes públicos das organizações envolvidas. A trajetória metodológica envolveu uma abordagem indutiva, por meio de estudo de caso baseado nas técnicas de pesquisa documental, questionários e entrevistas. Diante da clara necessidade demonstrada pelo público-alvo nas respostas ao questionário, obtendo-se 97,3% de aprovação, e nas opiniões positivas emitidas pelos gestores de segurança do trabalho de ambas as organizações nas entrevistas, e, devidamente comprovada a viabilidade jurídica das propostas, elaborou-se um fluxo unificado para análise e investigação de acidentes do trabalho entre as instituições, e foi desenvolvido o protótipo do Serviço de Autoatendimento e Informações sobre Acidentes do Trabalho (SAMIR)Produto Educacional Uso da linguagem simples no Instagram para o fomento à transparência e controle social na Universidade Federal do Ro Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-28) Araújo, Saul Lincoln Bezerra de; Sánchez-Tarragó, NancyO controle social, representado pelo envolvimento ativo dos cidadãos, contribui para uma governança transparente por meio do acesso às informações pertinentes. Para isso, as informações precisam ser disponibilizadas de forma clara e por canais adequados. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral definir diretrizes baseadas na linguagem simples para orientar a divulgação aprimorada de informações orçamentárias e financeiras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio do Instagram. Para atingir o objetivo foi traçada uma pesquisa exploratória e descritiva, que utiliza pesquisa bibliográfica, documental e observação estruturada para sistematizar literatura sobre a temática e avaliar as informações financeiras e orçamentárias disponíveis no Portal de transparência da UFRN, respectivamente. O checklist para avaliação das informações do Portal foi adaptado do Guia de uso da Linguagem Simples para Apresentação de Serviços Públicos da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação, com relação a aplicação da linguagem simples e o design de informação. Após a avaliação foram adaptadas diretrizes do Guia para divulgar essas informações financeiras e orçamentárias no Instagram institucional da UFRN. Conclui-se que a adoção da linguagem simples e do design da informação em comunicações via mídias sociais, como Instagram, permitirá tornar essas informações mais claras e acessíveis, promovendo maior engajamento e participação da comunidade acadêmica e da sociedade civil de modo geral no controle social