Secretaria de Educação a Distância
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Livro Leitura, interpretação e produção textual(SEDIS-UFRN, 2011-09-12) Arcoverde, Maria Divanira de Lima; Arcoverde, Rossana Delmar de LimaEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilLivro Organização do espaço(SEDIS-UFRN, 2012-09-12) Dantas, Eugênia Maria; Morais, Ione Rodrigues DinizEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber e reflete o compromisso da Sedis/UFRN com a Educação a Distância como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilLivro Análise real(SEDIS-UFRN, 2012-09-12) Pereira, André Gustavo Campos; Campos, Viviane Simioli MedeirosEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilLivro Cálculo I(SEDIS-UFRN, 2012-09-12) Pereira, André Gustavo Campos; Freitas, Joaquim Elias de; Soares, Roosewelt FonsecaEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilLivro Educação Inclusiva(SEDIS-UFRN, 2013-09-12) Nunes, Débora Regina de Paula; Braun, Patrícia (col.); Souza, Vera Lúcia Vieira de (col.)Este material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilLivro Cálculo II(SEDIS-UFRN, 2014-09-12) Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Freitas, Joaquim Elias de; Soares, Roosewelt FonsecaEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilLivro Teorias e Práticas Curriculares(SEDIS-UFRN, 2014-09-12) Coutinho, Karyne Dias; Pinheiro, Rosa AparecidaEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilLivro Estágio Supervisionado: orientações gerais(SEDIS-UFRN, 2014-09-12) Oliveira, Jacyene Melo de; Costa, Gilberto Ferreira; Paiva, Maria Cristina Leandro deO estágio tem em vista uma formação para a docência de forma plena e não contemplativa, uma prática intencional de investigação da realidade, no sentido de examinar, questionar e avaliar criticamente os aspectos observados/vivenciados, na busca por respostas aos fenômenos e às contradições da realidade educativa. Trata-se de um exercício de compreensão acerca da complexidade das práticas institucionais e das ações praticadas pelos profissionais (PIMENTA; LIMA, 2009)Livro Teoria dos números(SEDIS-UFRN, 2014-09-12) Dias, Cláudio CarlosEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilLivro Cultura indígena e africana(SEDIS-UFRN, 2014-09-12) Alveal, Carmen Margarida Oliveira; Oliveira, Halyson Rodrygo Silva deEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilLivro Profissão docente(SEDIS-UFRN, 2014-09-12) Garcia, Tânia Cristina Meira; Sobrinho, Djanní Martinho dos Santos; Garcia, Tulia Fernanda MeiraEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilLivro Álgebra Linear I(SEDIS-UFRN, 2015-09-12) Pereira, Marcelo GomesEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilLivro Pesquisa educacional(SEDIS-UFRN, 2015-09-12) Nunes, Débora Regina de Paula (org.); Sobrinho, Francisco de Paula Nunes; Alchieri, João Carlos; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa daEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilLivro Design instrucional para cursos a distância: um guia para a construção de material didático do AVASUS(EDUFRN, 2016) Burlamaqui, Akynara Aglaé; Dias, Aline de Pinho; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; Gusmão, Cristine Martins Gomes de; Nagem, Danilo Alves Pinto; Lins, Hertz Wilton de Castro; Silva Júnior, José Adailton da; Machiavelli, Josiane Lemos; Araújo, Kaline Sampaio de; Coutinho, Karilany Dantas; Cortez, Lyane Ramalho; Oliveira Junior, Mauricio da Silva; Valentim, Ricardo Alexsandro de MedeirosÉ com grande satisfação que apresentamos este manual. Ele tem a finalidade de fornecer orientações básicas sobre a construção de material didático para a educação a distância. A educação a distância tem eculiaridades que exigem maiores cuidados no que se refere à comunicação e utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem, considerando ainda as estratégias pedagógicas necessárias para a construção do conhecimento. Nesse sentido, uma construção criteriosa do material didático é essencial, uma vez que é por meio dele que o itinerário formativo, as estratégias pedagógicas, a comunicação, interação e interatividade com o aluno poderão acontecer. Apresentamos, neste material, orientações e estratégias de como o conteudista poderá de senvolver seu material de forma a atender as especificidades da modalidade a distância e do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Assim, trataremos de aspectos relacionados à estrutura didática dos módulos, ao tipo de linguagem que deve ser empregada, aos recursos utilizados para apresentar informações adicionais ao módulo, à estrutura e dimensão do módulo, ao referenciamento, à sugestão de uso de recursos tecnológicos, ao guia para elaboração de questões, ao modelo de caso clínico, aos critérios de validação dos módulos e à visão geral do processo de produção do material. Todas essas orientações objetivam possibilitar que o aluno seja protagonista de seu processo de aprendizagem, realizando transformações positivas nos serviços de saúde ao quais está vinculado. É indispensável que você leia com pletamente este manual para assim compreender a filosofia, metodologia e organização que queremos construir juntos no AVASUS. Desejamos a todos a construção de um material didático vivo, que permita aos alunos um itinerário exitoso, que garanta uma Educação Permanente em Saúde, supra as necessidades de aperfeiçoamento e, assim, fortaleça a aten ção no âmbito da saúde em nosso paísLivro Leitura e produção de texto IV(SEDIS-UFRN, 2017-09-12) Santos Filho, Ismar Inácio dosEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilLivro Projeto leitura + neurociências: uma experiência inovadora de alfabetização(Secretaria de Educação a Distância - SEDIS, 2017-11-01) Naschold (Org.), Angela Chuvas; Melo (Org.), André Magri Ribeiro deCom intuito de contribuir com a parcela de responsabilidade que temos com a formação de professores na alfabetização e buscando novas alternativas para o trabalho da alfabetização de crianças foi realizado, no Vale das Frutas do Rio Grande do Norte, a partir de aulas e orientações, um curso de especialização dirigido a alunos-docentes. Os relatos aqui publicados tiveram sua origem no trabalho de conclusão do curso de especialização e relatam a experiência de aplicação dos materiais de alfabetização.Livro Anais da 1ª Conferência Internacional de Inovação Tecnológica em Saúde(SEDIS-UFRN, 2018) Dantas (Org.), Marcel da Câmara Ribeiro; Araújo (Org.), Bruno Gomes de; Valentim (Org.), Ricardo Alexandro de MedeirosRelação de trabalhos apresentados na 1ª Conferência Internacional de Inovação tecnológica em SaúdeLivro Tecnologia 3D na saúde: uma visão sobre Órteses e Próteses, Tecnologias Assistivas e Modelagem 3D(SEDIS-UFRN, 2018) Guerra Neto (Org.), Custódio Leopoldino de Brito; Nagem (Org.), Danilo Alves Pinto; Hékis (Org.), Hélio Roberto; Coutinho (Org.), Karilany Dantas; Valentim (Org.), Ricardo Alexsandro de MedeirosHá alguns anos, ninguém imaginava que era possível ter um computador a preço acessível dentro de casa. Posteriormente, ninguém acreditava que os computadores poderiam conectar todo o mundo e, ainda hoje, muitos não acreditam que objetos complexos podem ser construídos dentro de casa ao toque de um botão. Essa é a nova realidade e a nova revolução que as impressoras de manufatura aditiva vêm apresentar. Esse tipo de manufatura se diferencia das tradicionais pois permitem uma construção de modelos reais complexos com precisão e custos acessíveis. Há, hoje, diversos modelos de impressoras de manufatura aditiva e diversos métodos de impressão como DLP/SLA (Digital Light Processing / Stereolitography), FDM (Fused Deposition Modeling), SLS (Selective Laser Sintering), SLM (Selective laser melting), EBM (Electronic Beam Melting), entre outros, propiciando impressões de equipamentos complexos em materiais poliméricos, cerâmicos, biológicos e metálicos. A facilidade no acesso a esse tipo de impressora e a facilidade em seu uso propiciou o desenvolvimento de modelos e objetos complexos que cada usuário pode personalizar e adaptar ao seu próprio gosto. Foi baseado nessas premissas que os autores pensaram ao desenvolver esse livro. O que toda essa revolução na manufatura pode inovar dentro da área de saúde? Que benefícios reais essa tecnologia pode apresentar a um paciente que necessita de uma prótese ou órtese, que precisa de um stent ou até mesmo de órgão novo? Ao responder a essas perguntas, os autores apresentam a você, leitor, a revolução que essa tecnologia está fazendo na saúde e o que se pode esperar dela para o futuro. Por fim, o livro é uma boa referência para os pesquisadores, estudantes e professores que atuam ou tem interesse de atuar nessa temática que, certamente, é estratégica para pensar no caminho para a próxima revolução na saúde.Livro Aprendendo a cuidar da estomia intestinal(SEDIS, 2018-03-27) Sena, Julliana Fernandes deEsse material é fruto do projeto de mestrado da Enfermeira Julliana Fernandes de Sena sob orientação da professora Isabelle Katherinne Fernandes Costa pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele foi produzido após uma revisão de literatura, com o intuito de auxiliar pacientes com estomias intestinais com base nas dificuldades que esses pacientes relataram ter durante consultas de enfermagem ou quando iam pegar as bolsas. Assim, buscamos auxiliar nos cuidados diários com a troca da bolsa, com a limpeza e o cuidado com a estomia, bem como espalhar essas informações e mostrar que, apesar da nova condição, é possível cuidar de si e ter qualidade de vida.Livro Inspeção de boas práticas de gestão de riscos em serviços de saúde(SEDIS/UFRN, 2018-05-02) Gama, Zenewton André da Silva; Hernández, Pedro jesus SaturnoEste livro é produto de um projeto acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em colaboração com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e financiamento da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O conteúdo compõe o material didático do curso de Inspeção de Boas Práticas de Gestão de Riscos em Serviços de Saúde, cujo objetivo é capacitar trabalhadores da vigilância sanitária de serviços de saúde para a inspeção de práticas de gestão de riscos assistenciais, exigidas na regulamentação sanitária vigente no Brasil. O livro abrange desde a justificativa de atividades sistemáticas de redução de riscos clínico-assistenciais em serviços de saúde, até a análise crítica de estruturas e processos fundamentais da gestão de riscos e da gestão da qualidade com foco na segurança do paciente, finalizando com recomendações para a inspeção racional dessas práticas. Baseado na fundamentação teórica apresentada no livro, o Apêndice A apresenta o Questionário AGRASS, um instrumento original para avaliar a implantação da gestão de riscos em serviços de saúde.