CERES - CAICO - Departamento de Educação
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Livro Livro de resumos: jornada internacional de alfabetização 2017: 3ª jornada internacional de alfabetização, 5ª jornada nacional de alfabetização, 13ª jornada de alfabetização, 4ª jornada de educação, leitura e neurociências(EDUFRN, 2017-08-08) Naschold, Angela ChuvasA presente publicação porta os resumos apresentados em evento promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), a 3ª Jornada Internacional de Alfabetização/Edição Brasil, ocorrida de 7 a 8 de agosto de 2017. Trata-se de um evento que, ao longo de seus 13 anos de desenvolvimento, tem se firmado como um espaço qualificado de discussão da temática da leituraLivro O enigma por que as crianças não aprendiam a ler?(Secretaria de Educação a Distância - SEDIS, 2017-10-01) Naschold, Angela ChuvasMuitas das crianças brasileiras que frequentam a escola há três anos ou mais ainda não aprenderam a ler. Tanto essas crianças quanto os seus professores se sentem descontentes e frustrados. Ninguém gosta de fracassar! As crianças desta história viviam em um lugar situado no belo planeta azul, muito parecido com o Brasil. Elas não se conformaram com essa situação e, com a ajuda de uma fadinha de nome comprido, descobriram o enigma de as crianças não aprenderem a ler. Com isso, ajudaram não só a sua professora e colegas, mas um país inteiro!Artigo As escritas surdas como artefatos culturais mediadores de reflexões a respeito das crenças sobre a surdez(Universidade Estadual da Paraíba, 2017-10-15) Menezes, Ronny Diogenes deAs relações entre surdos e ouvintes, geralmente, são permeadas por preconceitos e visões estereotipadas e, por conta disso, muitas vezes, essas pessoas com surdez são invisíveis em nossa sociedade, pois ser ouvinte é considerado com uma posição superior a ser surdo. Tomando como ponto de partida a questão: Como fazer visível a cultura surda na comunidade ouvinte? esse trabalho teve por objetivo identificar as crenças de 18 alunos, ouvintes, do Ensino Médio, propondo meios para que, através das Escritas Surdas, elas pudessem ser (re)pensadas. Para isso, realizamos um estudo de caso em um campus do Instituto Federal de Pernambuco, no ano de 2016. A partir de uma análise preliminar do contexto, foi produzida e aplicada uma sequência didática que possibilitasse aos alunos refletir sobre a cultura e a identidade surda. Os dados, obtidos por meio de questionários e diário de bordo, foram analisados buscando perceber quais as crenças dos alunos participantes antes, durante e depois da experiência. Realizada essa etapa, e a partir de todos os dados gerados e analisados em nosso trabalho, produzimos um guia de orientações metodológicas para o ensino das Escritas Surdas. Toda essa investigação se baseou na concepção não de uma literatura engessada e atrelada a períodos ou às estéticas, e sim, a uma noção de escritas como mais abrangente, englobando várias produções, podendo ser impressas, em vídeo, através das artes plásticas, dentre outras. Nesse contexto, forjamos o conceito de Escritas Surdas, que pode transmitir as vivências de uma comunidade e surge na posição de resistência frente à dominação ouvinte. Esta pesquisa, filiada à Linguística Aplicada (in)disciplinar, se pautou na perspectiva sociocultural e na pedagogia dos multiletramentos. Com a conclusão dos trabalhos, foi possível perceber que é necessário que haja um processo de formação para que os professores de língua portuguesa possam utilizar as Escritas Surdas, além disso, concluímos que o contato com elas deve se iniciar, na escola, o mais cedo possívelLivro Projeto leitura + neurociências: uma experiência inovadora de alfabetização(Secretaria de Educação a Distância - SEDIS, 2017-11-01) Naschold (Org.), Angela Chuvas; Melo (Org.), André Magri Ribeiro deCom intuito de contribuir com a parcela de responsabilidade que temos com a formação de professores na alfabetização e buscando novas alternativas para o trabalho da alfabetização de crianças foi realizado, no Vale das Frutas do Rio Grande do Norte, a partir de aulas e orientações, um curso de especialização dirigido a alunos-docentes. Os relatos aqui publicados tiveram sua origem no trabalho de conclusão do curso de especialização e relatam a experiência de aplicação dos materiais de alfabetização.Livro Projeto Pedagógico: curso superior de licenciatura em pedagogia(EDUFRN, 2018) Naschold, Angela Chuvas; et al.O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia - CERES/Campus Caicó da UFRN foi organizado com o intuito de atender às prerrogativas legais estabelecidas; às normatizações internas da UFRN, especialmente no que se refere ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e ao Regulamento dos Cursos de Graduação; e, ainda, à constante necessidade de aprimoramento do curso em face das demandas societárias postas. Nesse sentido, o referido curso apresenta, nesta proposta, um esforço coletivo, ensejado pela participação dos professores do seu quadro permanente, que busca coadunar essas exigências com as demandas legais e sociais. o principal objetivo do curso é promover formação para a atuação docente na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com crianças, jovens e adultos, bem como para o exercício da gestão e coordenação pedagógica em diferentes etapas, modalidades e contextos educativos, sob uma perspectiva crítica, criativa e inclusiva. Também é objetivo do curso proporcionar uma base sólida na formação cidadã do egresso, incluindo ações que envolvam os indivíduos, a sociedade e o meio ambiente.Livro A fada Felícia e o enigma da leitura(Secretaria de Educação a Distância - SEDIS, 2018-10-01) Naschold, Angela ChuvasConsiderando que a leitura compartilhada de livros infantis é uma das melhores maneiras de introduzir a criança no mundo da alfabetização, é com alegria que o/a convidamos a realizar, por meio do diálogo com criança, a leitura, o recorte e a colagem das atividades lúdicas contidas neste livro.TCC A caracterização da orientação sobre mamíferos: experiência formativa em aulas de ciências(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Azevedo, Micarla Silva de; Souza, Nathany Morais de; Façanha, Alessandro Augusto de BarrosEste artigo apresenta um estudo cujo objetivo foi investigar a caracterização da base orientadora sobre o conceito de mamíferos por parte de estudantes do ensino fundamental. Como pressuposto epistemológico, adota o conceito de orientação da ação presente na Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos, em função do qual se estabelece uma experiência didático-formativa nas aulas de ciências. Como resultados, obteve-se a caracterização do conhecimento conceitual desses estudantes em relação ao modelo do objeto e ao modelo da ação para identificar mamíferos e sua problematização em relação ao que se espera de estudantes desse nível de ensino, sendo possível concluir o quão distante ainda se encontra o nível de aprendizado e assimilação desse conceito em relação ao modelo idealizado como referência.Tese Ode às mãos: a presença do real nas artes surdas como motivadora do ato responsável e humanizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-22) Menezes, Ronny Diogenes; Souza, Fábio Marques; Porto, Shirley Barbosa das Neves; https://orcid.org/0000-0001-6301-4555; http://lattes.cnpq.br/4960345947344178; https://orcid.org/0000-0003-4538-3204; http://lattes.cnpq.br/1753039621977042; https://orcid.org/0000-0002-0936-3081; http://lattes.cnpq.br/3040702749407728; Xavier, Manassés Morais; https://orcid.org/0000-0002-2628-8183; http://lattes.cnpq.br/7230669265797896; Pereira, Márcia Helena de Melo; https://orcid.org/0000-0002-3663-3462; http://lattes.cnpq.br/2504195462119737; Moraes , Antonio Henrique Coutelo de; https://orcid.org/0000-0002-5519-1583; http://lattes.cnpq.br/8010588396875226; Mourão, Cláudio Henrique Nunes; https://orcid.org/0000-0002-2343-3998; http://lattes.cnpq.br/0418256905278517O objetivo desta tese é compreender, sob uma perspectiva marxista, como o ato de olhar e refletir sobre as mãos surdas presentes na arte pode nos levar a conhecer a infraestrutura de exclusão e segregação que conduziu os surdos a realizar atos responsáveis e humanizados. Além disso, os objetivos específicos desta investigação são descrever como a humanidade representou e valorizou a mão na arte ao longo dos séculos, ilustrar os valores hierarquizados de uma infraestrutura que culmina no nascimento dos signos ideológicos surdos, ressignificar a nossa compreensão do corpo através dos estudos bakhtinianos e estudar a aparição das mãos nas artes surdas como ato responsável que reflete e refrata o horizonte social surdo. Em nossa pesquisa de mestrado, percebemos que crenças equivocadas ligadas às pessoas surdas podem ser repensadas por meio do contato com as artes surdas, seguindo um possível caminho para a reconfiguração dessas crenças. Nesse processo, verificamos que, nas artes, há um elemento comum a todos os humanos, mas que recebe um alto destaque em praticamente todas as artes surdas: as mãos. Elas surgem como protesto, defesa, expressam medo e revolta, conclamando o espectador a olhar para o surdo. Foi constatado, em nossa pesquisa, que há poucos estudos que abordem os aspectos discursivos das artes produzidas por surdos, assim como a relação da mão com a experiência do ser e estar surdo em uma sociedade predominantemente ouvinte. Portanto, torna-se evidente a necessidade de ampliar as pesquisas sobre essa temática. Tendo isso em consideração, a tese que defendemos é que as mãos presentes nas artes surdas são uma manifestação do ato responsável advindo de uma infraestrutura opressora, e que olhar para essas mãos pode ser um meio de provocar o diálogo e a reflexão sobre o ser e estar surdo e, consequentemente, compreender o caminho que deve ser trilhado para a prática de atos responsáveis e humanizados por nós, ouvintes, frente à comunidade surda. Com isso, surge em nosso trabalho a hipótese de que as mãos surdas são ferramentas ideológicas que são frutos do ato responsável e que refletem e refratam a realidade no horizonte social dos seus autores. Desse modo, pretendemos responder à seguinte questão: Se e como a aparição das mãos nas artes surdas reflete e refrata o ato responsável de seus produtores? Por isso, adotamos uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, conduzida por meio de uma pesquisa de base marxista. Essa escolha foi necessária, pois, como Volóchinov (2019) afirma, rejeitamos a concepção burguesa e elitista de fetichização da obra de arte como uma entidade completa e fechada que só pode ser descrita do ponto de vista estético. A partir disso, entendemos a obra de arte como um signo ideológico que é fruto de uma complexa infraestrutura que precisa ser considerada no momento de sua análise. Para isso, foi necessário investigar os fatos a partir da base material em que eles estão inseridos. Isso implicou, primeiramente, ter uma visão geral do contexto, associando-o aos dados gerados na investigação sob a luz dos teóricos discutidos nessa pesquisa. Assim, todo o nosso trabalho está fundamentado na filosofia do ato responsável de Bakhtin (2010) e na concepção de Presença de Gumbrecht (2010). Através dos dados gerados, constatamos que a arte surda é marginalizada e invisibilizada. Contudo, por meio das mãos, eles refletem toda a infraestrutura de opressão exercida pela classe ouvinte. Por fim, concluímos que, ao olharmos para as mãos surdas na arte, olharemos também para a história desse povo, e assim, poderemos conhecer suas lutas, desejos e necessidades. Com isso, poderemos adotar atos responsáveis e humanizados perante o outro-surdo