Programa de Pós-Graduação em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46466
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 35
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Qualificação das práticas de educação permanente em saúde no âmbito da atenção primária à saúde no estado do Maranhão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-20) Reis, Thaís Silva dos; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0790763211909338; http://lattes.cnpq.br/5600301601365901; Teodosio, Sheila Saint Clair da Silva; http://lattes.cnpq.br/1383630886427171; Dantas, Diego de SousaA Educação Permanente em Saúde é uma estratégia que visa promover mudanças na realidade do trabalho mediante reflexão crítica e problematizadora. Portanto, pode qualificar continuamente a atenção à saúde, incluindo as práticas de Educação Popular que requerem aporte pedagógico dos profissionais para alinhar objetivos às estratégias desenvolvidas. Neste contexto, a experiência aqui relatada no formato de uma pesquisaação buscou promover a qualificação das atividades educativas dos profissionais da saúde que atuam no âmbito da Atenção Primária à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) na regional de saúde de São Luís/MA, suscitando reflexões críticas sobre o próprio trabalho a partir dos princípios, lógicas e ferramentas da Educação Popular em Saúde mediante desenvolvimento de oficina de capacitação. Nesta oficina foram avaliados materiais educativos relacionadas ao ciclo de vida gravídico-puerperal da mulher. Esses materiais, uma vez avaliados pelos profissionais participantes foram avaliados por mulheres potenciais usuárias de serviços de saúde. Sinteticamente, foi desenvolvido em cinco fases: 1. Produção de materiais educativos elaborados a partir de uma revisão bibliográfica tradicional sobre os temas: Amamentação, luto gestacional, importância da doula no processo de gestar e parir e violência obstétrica, 2. Desenvolvimento de oficina, 3. Adequação dos materiais às proposições dos profissionais avaliadores,4. Envio dos materiais educativos para uma amostra de mulheres, 5. Adequação dos materiais às observações das usuárias. Participaram da oficina 10 profissionais, sendo 5 encaminhados pelo superintendente da Atenção Primária à Saúde (APS) do estado do Maranhão e 5 profissionais da Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão. A oficina de capacitação, composta por dois encontros de 90 minutos, ocorreu de forma remota pela plataforma Google Meet® em junho de 2021. As dinâmicas utilizadas na oficina foram embasadas na teoria da problematização valendo-se assim de referenciais teóricos para contrapor a prática e suscitar reflexões. Durante a oficina ocorreu validação de conteúdo das cartilhas pelos profissionais para viabilizar posterior avaliação por uma amostra de mulheres. Na perspectiva dos profissionais, havia necessidade de mudar as ilustrações substituindo figuras em forma de desenho por imagens reais a fim de facilitar a identificação de sinais e sintomas e adicionar assuntos não contemplados. Essas indicações foram norteadoras de ajustes. Uma vez realizados, procedeu-se a análise das cartilhas por uma amostra de conveniência de 23 mulheres, maiores de 18 anos de idade com a vivência do processo gestacional há no máximo 6 meses. A avaliação da oficina pelos profissionais, na totalidade dos critérios, obteve juízo de valor satisfatório ou muito satisfatório. Assim acredita-se que a ação de Educação Permanente em Saúde alcançou sua proposição de viabilizar uma maior apreensão sobre as práticas de educação popular em saúde. A perspectiva deste estudo é contribuir para a qualificação dessas práticas à medida que esses profissionais implementem na práxis o apreendido.Dissertação Núcleos de Educação Permanente em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Acre: análise das fragilidades e potencialidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-09) Fequis, Taynana Soares Oliveira; Teodosio, Sheila Saint Clair da Silva; http://lattes.cnpq.br/1383630886427171; http://lattes.cnpq.br/8314095052993840; Villar, Rosana Lucia Alves de; Tinôco, Jessica Dantas de Sá; http://lattes.cnpq.br/2880143838500945A Educação Permanente em Saúde é caracterizada pela prática de aprendizagem no serviço, trazendo a proposta de enfrentamento dos problemas da realidade por meio dos conhecimentos prévios adquiridos mediante as experiências de vida, tornando-se, assim, uma aprendizagem significativa. Ela tem como premissa, para o planejamento e levantamento das lacunas de formação e desenvolvimento dos trabalhadores, as necessidades de saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde. A implantação dessa estratégia, no Estado do Acre, ocorreu em 2004, pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre, com a criação do Departamento de Ensino e Pesquisa, existindo atualmente 10 Núcleos implantados. Assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de implementação e desenvolvimento dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde do Estado do Acre, suas fragilidades e potencialidades. Trata-se de um estudo exploratório descritivo de natureza qualitativa, cuja coleta de dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas, com 10 coordenadores dos núcleos de educação permanente das unidades estaduais de saúde. Da análise resultaram duas categorias: Concepção sobre o Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Implementação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde. Os resultados permitiram identificar o perfil dos coordenadores e suas concepções sobre o Núcleo, bem como elucidar o processo de implementação e desenvolvimento desses e suas potencialidades e fragilidades. Conclui-se que, não obstante as potencialidades identificadas nas ações desenvolvidas, ainda persistem diversas fragilidades, como a ausência de monitoramento e avaliação das atividades de EPS e a falta de qualificação para os profissionais que atuam na coordenação dos núcleos. Assim, sugere-se a realização de um curso de atualização em Educação Permanente em Saúde para os coordenadores, para fortalecer o processo de implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde do âmbito do Estado do Acre, e contribuir para a política de expansão desses núcleos para unidades do interior do estado.Dissertação Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-09) Nóbrega, Cylene Bezerra de Medeiros; Teodosio, Sheila Saint Clair da Silva; http://lattes.cnpq.br/1383630886427171; http://lattes.cnpq.br/7766520904988382; Kluczynik, Caroline Evelin Nascimento; http://lattes.cnpq.br/9110613032951067; Meneses, Lenilma Bento de AraújoO presente estudo tem como objetivo verificar como a utilização e potencialidades das Metodologias Ativas – M.A. – pode contribuir e se configurar em estratégias para a (re)significação dos Núcleos de Educação Permanente – NEPS – do Estado da Paraíba, nos serviços de saúde. Método: Descritivo, exploratório de abordagem qualitativa. Cenário da pesquisa: Rede hospitalar do Estado da Paraíba, onde estão localizadas os NEPS. Sujeitos da pesquisa: Oito Coordenadores dos NEPS dos Serviços do Estado da Paraíba pertencentes a I e II Macrorregiões, I Macrorregião de saúde com sede em João Pessoa, II Macrorregião de saúde com sede em Campina Grande. Período da Coleta de Dados: 27 de julho de 2021 a 17 de agosto de 2021. Os dados coletados foram analisados através do método de análise de conteúdo temática. Resultados: Obteve-se quatro categorias, Caracterização dos Participantes dos NEPS; Concepção de educação permanente em saúde dos coordenadores dos NEPS, Implantação e desenvolvimento dos NEPS e Potencialidades da utilização das Metodologias Ativas nas ações educativas dos NEPS; as categorias proporcionaram o debate acerca de como a utilização e potencialidades das Metodologias Ativas podem contribuir para a (re)significação dos Núcleos de Educação Permanente, do Estado da Paraíba. Considerações finais: A análise dos dados possibilitou o alcance dos objetivos do estudo, principalmente no que se refere às possibilidades das metodologias ativas contribuírem para as mudanças nas propostas de capacitação dos profissionais dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde – NEPS, dos Serviços de Saúde do Estado da Paraíba.Dissertação Formação do agente comunitário em saúde: uma análise do curso técnico na modalidade híbrida realizada pela Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-10) Santos, Mariana Pereira de Almeida; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0790763211909338; http://lattes.cnpq.br/6960096894066982; Cavalcante, Rosangela Diniz; Teodosio, Sheila Saint Clair da Silva; http://lattes.cnpq.br/1383630886427171A Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (ESP/MA) volta-se à formação e qualificação dos trabalhadores da saúde do SUS, desenvolvendo, dentre outras estratégias, programas de capacitação, formação e de aperfeiçoamento profissional. No contexto desta missão institucional, sob a perspectiva da Educação Permanente em Saúde (EPS) e contexto da pandemia do novo Coronavírus, a ESP/MA ofertou a modalidade híbrida (presencial e ensino remoto emergencial) para a finalização do curso Técnico do Agente Comunitário de Saúde. Assim, objetivou-se avaliar a efetividade da formação híbrida do curso técnico do agente comunitário de saúde ofertado pela Escola de Saúde Pública do Maranhão na ótica dos discentes. Para tanto, desenvolveu-se um estudo descritivo de abordagem quantitativa, com uma amostra não probabilística de 86 alunos estimada em um universo de 249 alunos (grau de confiança de 95% e margem de erro de 9%). Os dados sobre caracterização do perfil sociodemográfico, tempo de profissão, saberes e dificuldades encontradas para o acompanhamento das aulas de forma online e satisfação com o curso foram captados por questionário Google forms® e analisados de forma descritiva. A maioria dos respondentes tinha acima de 40 a 60 anos de idade (72,9%), no mínimo 10 anos de experiência profissional (96,5%). Apesar do longo tempo de experiência e de um significativo contingente acima dos 40 anos, geração transitória das tecnologias de informação e comunicação, houve uma avaliação positiva do curso sem relato de dificuldades com o ensino híbrido e com a indicação da contribuição do conteúdo do curso na sua atuação como Agente Comunitário de Saúde. Este estudo buscou auxiliar a melhoria contínua dos processos formativos para o Sistema Único de Saúde (SUS), discutindo os desafios à implantação do ensino híbrido, que pode contribuir na redução das barreiras digitais, sobretudo, em municípios com predominância de zonas rurais. Tais localidades seriam beneficiários potenciais da modalidade híbrida crescente pós pandemia da COVID-19 nos processos de educação continuada e permanente.Dissertação Relação entre oferta de força de trabalho, serviços e indicadores de saúde: uma análise para o estado do Tocantins(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-10) Silva, Robson José da; Mirabal, Isabelle Ribeiro Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0211762022010569; Castro, Janete Lima de; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Tamarozzi, Giselli de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1474399406529566Introdução: Para o planejamento em saúde, faz-se necessário reconhecer, monitorar, avaliar a dinâmica dos territórios, o processo de produção da saúde e as necessidades sociais de saúde da população. Os indicadores de saúde constituem-se uma das referências para análise da situação de saúde de um determinado território e podem ser utilizados como um instrumento a favor da gestão do trabalho, pois eles são fruto da força de trabalho disposta no território. Objetivo: analisar a relação entre oferta de força de trabalho, serviços e indicadores de saúde para o estado do Tocantins. Métodos: Trata-se de uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo de dados secundários do sistema de pactuação do Sistema Único de Saúde do Tocantins. O período de análise compreende janeiro de 2014 a dezembro de 2017. Foram analisados dois eixos: Eixo 1 – Força de Trabalho e Cobertura Assistencial e Eixo 2 – Atenção e Oferta de Serviços. Os indicadores incluídos nesta pesquisa foram: 1) Cobertura Populacional – Equipe de Atenção Básica; 2) Cobertura Populacional – Estimada por equipes de Saúde Bucal. 3) Proporção de internações por condições sensíveis da Atenção Básica; 4) Média de ação coletiva escovação dental supervisionada; 5) Proporção de exodontias em relação aos procedimentos preventivos; 6) Proporção de nascidos vivos de mães com 7 ou mais consultas de pré-natal; 7) Mortalidade Infantil; 8) Mortalidade Materna; 9) Razão de exames de citopatológicos do colo de útero em mulheres de 25 a 64 anos e a população etária da mesma faixa etária. Para análise dos indicadores municipais, foram produzidos mapas corolépticos indicando a distribuição dos indicadores de acordo com a intensidade das cores. Para analisar a relação bivariada espacial entre os indicadores foram aplicados o teste de Moran local Bivariado e, para analisar essa relação em uma análise multivariada, foi aplicada a técnica de Skater ou método de regionalização. Resultados: Sobre a Cobertura de Equipe de Saúde Bucal, não houve alteração na oferta no estado do Tocantins, apresentando poucos municípios em situação crítica (com menos de 49,99%). Já as ações de escovação supervisionadas passam por redução de ações ao longo de quatro anos em parte dos municípios do estado. Sobre a proporção de exodontias, eram 28 municípios em 2014 e passou-se para 26 em 2017 na classificação vermelha. Em relação à cobertura de atenção de saúde da família no Tocantins, 127 municípios em 2014; e 126 municípios em 2017 estavam com cobertura de 100%. E, em relação à proporção de Internação por Condições Sensíveis a Atenção Primária, ao longo dos quatro anos houve redução do número de cidades na classificação vermelha e laranja. De 2015 em diante, houve colapso da rede de análise dos materiais coletados para a realização do rastreamento do câncer de colo de útero, demostrando que a disposição de força de trabalho não se traduz na garantia do acesso ao exame em tempo oportuno. Ao longo dos quatro anos houve melhora no acompanhamento do pré-natal, porém houve aumento no número de municípios que registraram óbito materno. No MoranMap, destaca-se a sobreposição da elevada cobertura de atenção básica e o baixo número de óbitos maternos. Esse achado foi corroborado no mapa de Scater, onde o cluster 1 mostra os municípios com elevada cobertura de AB, elevada proporção de realização do pré-natal e as menores taxas de morte materna. Conclusões: foi evidenciado que a oferta da força de trabalho e de serviços está relacionada com os desfechos em saúde. Com isso, a Gestão de Trabalho podem utilizar estes indicadores para apoio técnico com a criação de painéis de alerta, para a discussão sobre gestão e organização do trabalho.Dissertação A integração ensino-serviço no enfrentamento à COVID-19 em João Pessoa - PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-13) Matos, Thaís Maíra de; Villar, Rosana Lucia Alves de; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616; http://lattes.cnpq.br/9835599911851975; Castro, Janete Lima de; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Carvalho, André Luís Bonifácio de; http://lattes.cnpq.br/1517396644134266Trata-se de uma pesquisa que aborda aspectos da integração ensino-serviço no contexto da pandemia de COVID-19. Objetivou-se analisar a integração ensinoserviço como estratégia de Educação Permanente em Saúde, no enfrentamento à COVID-19, em serviços da Rede Escola da Secretaria Municipal de Saúde João Pessoa - PB. O enfoque metodológico o classifica como um estudo exploratório, compreensivo-interpretativo, de abordagem qualitativa. O estudo teve como cenário o Hospital Municipal Santa Isabel, a Gerência de Vigilância Epidemiológica, a Central Telessaúde de Orientações de Prevenção do Coronavírus - serviços da Rede de Saúde da SMS/JP, que realizam ações de enfrentamento à COVID-19, e também são espaços de prática de Instituições de Ensino. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e grupo focal, realizados com gestores dos serviços, profissionais de saúde, coordenadores de estágio e alunos. A análise permitiu identificar as circunstâncias de adversidade, que ocorreram no período das pactuações e repactuações dos cenários de prática da Rede de saúde de João Pessoa-PB, durante a pandemia ocorrida pela COVID-19. As contribuições da integração ensino-serviço para o processo de qualificação dos trabalhadores e alunos no enfrentamento à COVID-19 e sua correlação com as necessidades dos serviços em estudo ocorreram a partir dos movimentos de qualificação dos profissionais e residentes, ações de criação de protocolos, fichas e formulários, discussões de caso, espaços de discussão uniprofissionais e multiprofissionais. Confirmou-se que a integração ensino-serviço é uma estratégia de educação permanente em saúde, considerando a articulação entre os atores dos serviços e das instituições de ensino, provocando o desenvolvimento de um olhar críticoreflexivo para o serviço, correlacionando com a vida cotidiana e o dia a dia dos territórios, desenvolvendo espaços de escuta, apoio entre os profissionais e estudantes, aprendizado, evolução e crescimento.Dissertação Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-22) Rovaris, Maria de Fátima de Souza; Sampaio, Ana Tânia Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; http://lattes.cnpq.br/2486582007392475; Villar, Rosana Lucia Alves de; Sandri, Juliana Vieira de Araújo; http://lattes.cnpq.br/0841456750330864A Educação Permanente em Saúde compreende o processo de aprendizagemnotrabalho, baseando-se na premissa da aprendizagem significativa e na possibilidadede transformar as práticas no serviço. Diante dos desafios no contexto dapandemiada COVID-19, foi criado um Ambiente Virtual de Aprendizagem, denominadoEducaSaúde SC, com objetivo de capacitar, atualizar e agilizar as informaçõessobrea pandemia para os trabalhadores da saúde. O presente estudo analisaousodoEducaSaúde SC e suas possíveis contribuições, no período da pandemia, paraostrabalhadores deste setor, no estado de Santa Catarina, pesquisa dotipoanálisedocumental. Os dados do estudo foram obtidos das informações de domíniopúblicoda plataforma EducaSaúde SC 2020 e 2021. Os resultados apontaramarealizaçãode seis cursos com temática COVID-19, com 10.135 inscrições de trabalhadores,distribuídos nas 17 Regiões de Saúde e 3.094 concluintes. Verificou-sequegrandeparte de outras categorias profissionais, bem como das diversas áreas desaúdedeSanta Catarina, efetuaram suas inscrições nos cursos oferecidos. Foi possível identificar o significativo número de acessos dos trabalhadores aos conteúdosdisponibilizados, houve uma distribuição uniforme na quantidade de cargahoráriapor curso, foi considerável a variação na quantidade de turmas de cadaumdeles,com importante distribuição dos mesmos nas regiões de saúde do Estado. Apesardo grande número de inscrições, apenas 30% concluíram os cursos, mantendo-seconsiderável evasão, já prevista na modalidade a distância. Mesmoassim,percebeu-se de forma geral, que foi de fundamental importância a estratégiadeoportunizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem, específico paraviabilizaramanutenção da oferta de cursos no momento da pandemia, uma vezqueosprotocolos sanitários impediram as formações presenciais. Conclui-sequeoEducaSaúde SC foi de extrema importância no momento da pandemiaCOVID19,como forma complementar às atividades de educação na saúde eeducaçãopermanente, além de possibilitar importante intercâmbio de informações emergentes,essenciais ao momento. Contudo, ainda existem desafios a seremsuperados.Dissertação A ética no serviço público: concepções de servidores do âmbito federal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-22) Soares, Danilo Monteiro; Villar, Rosana Lucia Alves de; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616; Castro, Janete Lima de; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Medeiros, Kleyton Santos de; http://lattes.cnpq.br/3723750550570434O presente projeto aborda o tema da ética no contexto das organizações públicas, edificadas em dois grandes pilares: a Constituição Federal Brasileira e o marco legal do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo federal. Para o exercício das funções, os servidores, além da qualificação técnica, necessitam de competências políticas e éticas. Considerando problemas referentes a fragilidades relacionadas à postura ética nos processos de trabalho, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as concepções sobre a ética no serviço público dos servidores do Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde (DEGTS), pertencente à Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS). Como objetivos específicos, este estudo descreve o perfil dos participantes da pesquisa, compreende os sentidos da ética e da ética pública para os servidores do DEGTS e identifica a importância e as dificuldades para o exercício da ética no trabalho desenvolvido. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com utilização de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com servidores que trabalham no DEGTS. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, na modalidade de análise temática. Os resultados da pesquisa subsidiaram a análise e reflexões para auxiliar futuras decisões relacionadas ao tema estudado, considerando a perspectiva de disseminar a importância do cumprimento dos preceitos éticos que devem alicerçar a atuação dos servidores. Portanto, as concepções dos sujeitos da pesquisa, reforçam a necessidade de uma ampla discussão do tema “Ética” dentro da esfera pública federal e a urgência em fomentar posturas que visem a melhoria das relações, cimentando pensamentos críticos e reflexivos no processo de trabalho com base em imperativos éticos.Dissertação Centro de Operações de Emergências para a Covid-19: uma análise do prazer e do sofrimento psíquico no trabalho(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-29) Souza, Manuara Aparecida Alves de; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; http://lattes.cnpq.br/1184543328805806; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; Silva, Patrícia Ferras Araújo daEsta pesquisa aborda o tema das condições do trabalho e suas implicações na saúde do trabalhador, tendo como ponto de partida a compreensão de que o trabalho pode ser considerado fonte de satisfação, autorrealização, manutenção de relações interpessoais e de sobrevivência, mas também pode ser fonte de sofrimento, dor e frustação. Tendo como cenário o Centro de Operações de Emergências (COE) para a Covid-19 do Ministério da Saúde, a pesquisa tem como objetivo analisar as condições de trabalho e seus impactos na saúde da equipe do Centro de Operações de Emergências Covid-19. Como objetivos específicos, visa conhecer o perfil sociodemográfico e profissional da equipe do Centro de Operações de Emergências Covid-19, identificar os fatores estressores originados no ambiente de trabalho desta equipe de trabalho e identificar elementos que imputem prazer na realização do trabalho. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório, com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado aplicado, no formato presencial, com os integrantes do COE, e esse instrumento foi preenchido presencialmente. Os resultados da pesquisa estão servindo de subsídios para análisee reflexão que dos gestores em saúde no planejamento de ações de promoção da saúde dos trabalhadores, com vistas a mobilizar recursos e propostas de melhorias.Dissertação PET-Saúde interprofissionalidade e a disponibilidade dos estudantes para o aprendizado interprofissional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-07) Marques, Juliana Ferreira Lima; Costa, Marcelo Viana da; https://orcid.org/0000-0002-3673-2727; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; Cyrino, Eliana Goldfarb; Noro, Luiz Roberto Augusto; Batista, Sylvia Helena Souza da SilvaIntrodução: Na realidade brasileira, as bases teóricas e metodológicas da Educação Interprofissional (EIP) fornecem elementos para suprir as necessidades do mundo contemporâneo e promover a integralidade do cuidado em saúde, contribuindo para a qualificação de profissionais de saúde para trabalharem em equipe. A interprofissionalidade foi o foco do nono edital do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PETSaúde/Interprofissionalidade), visando induzir que os referidos profissionais aprendam a trabalhar conjuntamente, por meio da integração ensino-serviço e do desenvolvimento de competências colaborativas. Considerando este cenário, este trabalho busca demonstrar elementos que permitam a reflexão sobre a interprofissionalidade e as competências colaborativas, através da percepção dos estudantes participantes do nono edital do PETSaúde/Interprofissionalidade. Objetivo: Identificar a disponibilidade dos estudantes que participaram da edição do PET-Saúde Interprofissionalidade para a educação interprofissional e as práticas interprofissionais colaborativas. Metodologia: O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa de método quantitativo, que se insere numa perspectiva exploratóriodescritiva com relação aos objetivos, baseada em dados coletados por meio da aplicação do instrumento de coleta de dados sobre a educação interprofissional em saúde Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS). Resultados encontrados: A partir da análise de dados, revelou-se impacto positivo da formação interprofissional em saúde no que se refere à colaboração e ao trabalho em equipe induzidos pela participação do nono edital do PETSaúde/Interprofissionalidade. Além disso, detectou-se uma certa fragilidade quanto à clareza de definição dos papéis de cada um, além de uma necessidade de maior delimitação quanto à autonomia profissional e de valorizar a opinião do paciente para sua participação no cuidado. Considerações finais: Diversas competências colaborativas foram desenvolvidas para garantir a integralidade do cuidado, a partir da análise da disponibilidade dos participantes do PETSaúde/Interprofissionalidade para a educação interprofissional e suas práticas interprofissionais. Com base na análise dos pontos fortes e das fragilidades encontradas, percebeu-se que ainda é preciso tornar esse estímulo sustentável, de modo que ele contribua para a efetiva integração de saberes e, principalmente, para a garantir a progressão e a institucionalização da perspectiva da prática interprofissional.Dissertação Organização do trabalho em segurança do paciente na atenção primária: scoping review(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-14) André, Carla Ulhoa; Souza, Dyego Leandro Bezerra de; https://orcid.org/0000-0001-8426-3120; http://lattes.cnpq.br/9953301230987878; http://lattes.cnpq.br/2543385582492219; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Silveira, Ana Daniela Silva daEste trabalho teve por objetivo identificar e mapear as publicações de gestão do trabalho relacionado com a segurança do paciente na atenção primária em saúde. Utilizou-se o método Scoping Review, com dados coletados em 23 de dezembro de 2021, em 5 bases nacionais e internacionais, entre elas: PubMed/Medline, Scopus, BVS/Lilacs, BVS/Bireme, Web of Science, empregando-se critérios de elegibilidade. Foram selecionadas 52 publicações dentre 643 retornadas na busca inicial. Na pesquisa, foram codificados todos os títulos e os resumos, sendo possível verificar as palavras em destaque, tais como “segurança do paciente” e “atenção primária”, que compõem as duas primeiras categorias. Os principais achados estão relacionados com as categorias cultura, práticas, funcionários e serviços. Fica evidente a relevância global da temática que aborda a segurança do paciente na atenção primária à saúde. Logo, persistem lacunas de conhecimento, o que requer a ampliação de pesquisas e incentivo para que mais estudos sejam realizados.Dissertação Gestão da força de trabalho médica hospitalar especializada: uma proposta de criação de parâmetros de monitoramento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-14) Bezerra, Elenimar Costa; Vieira, Henry Walber Dantas; https://orcid.org/0000-0002-6194-6452; http://lattes.cnpq.br/3705501859728866; http://lattes.cnpq.br/6502729849790495; Lopes Neto, David; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Sobreira, Maura Vanessa SilvaTrata-se de um estudo na área da gestão do trabalho em saúde e caracteriza-se como pesquisa-ação, de natureza interventiva; é voltado a construção de medidas racionalizadoras da utilização da força de trabalho médica hospitalar especializada utilizando como experiência piloto a especialidade da traumato-ortopedia. Tem como objetivo organizar ações de monitoramento desta força de trabalho, no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte (SESAP), relacionando o dimensionamento da força de trabalho à produção de procedimentos e analisando a relação da produção com outros elementos do processo de trabalho. O estudo apresenta uma matriz de monitoramento, visando ampliar a capacidade de análise acerca dessa força de trabalho e suas entregas quanto à produção de procedimentos, realimentando os parâmetros de dimensionamento e propõe, na fase interventiva, dialogar com outras áreas técnicas da SESAP, como: planejamento, atenção à saúde e regulação, provocando mudanças na organização da rede de atenção. Pretende-se também que a organização de informações nessa área venha ampliar o alcance da Sala de Situação da Gestão do Trabalho, subsidiando tomadas de decisão mais assertivas por parte da Gestão da SESAP.Dissertação Portfólio como instrumento de avaliação da trajetória dos alunos de um curso lato sensu em saúde pública ofertado pela Escola Dr. Jorge David Nasser(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-28) Goldfinger, Ana Paula Rezende de Oliveira; Souza, Dyego Leandro Bezerra de; https://orcid.org/0000-0001-8426-3120; http://lattes.cnpq.br/9953301230987878; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Silveira, Ana Daniela Silva daA formação em saúde pública deve ser crítico-reflexiva para responder aos desafios da sociedade atual. Assim, para ser coerente com essa visão, novas modalidades de aprendizagem e avaliação têm sido propostas: Esta pesquisa teve, pois, como objetivo avaliar a trajetória dos alunos de um curso de pós-graduação lato sensu em saúde pública da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, utilizando o portfólio como instrumento avaliativo. Realizou-se pesquisa documental com análise mista de dados qualitativos e quantitativos; pesquisa de análise documental, com caráter misto, a partir da coleta de dados realizada de abril a outubro de 2021, a partir do portfólio dos sujeitos envolvidos. O resultado concluiu que o uso do portfólio como ferramenta avaliativa tem proporcionado aos alunos uma reflexão crítica do conhecimento construído durante a trajetória no curso e a motivação em mudar processos de trabalho e continuar a aprender. Assim, a utilização desse instrumento de avaliação responde, pelo menos parcialmente, à necessidade de formação crítica e reflexiva dos profissionais de saúde. Dessa maneira, o uso do portfólio avaliativo vem fortalecer e contribuir para a autoconfiança, o autoconhecimento e o desenvolvimento de competência reflexiva dos alunos em todo o processo formativo, além de proporcionar diálogo teórico-prático voltado ao perfil do profissional que se almeja formar.Dissertação Escolas estaduais de saúde pública: uma análise sobre suas contribuições para a implementação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-12) Pontes, Haroldo Jorge de Carvalho; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; http://lattes.cnpq.br/4487384583469168; Barros, Fernando Passos Cupertino de; Villar, Rosana Lucia Alves de; Teodosio, Sheila Saint Clair da SilvaAs Escolas Estaduais de Saúde Pública (EESP) são responsáveis pela formulação e/ou execução de programas e políticas destinadas à qualificação dos trabalhadores da saúde. Desempenham, portanto, papel importante para a implementação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Tendo as citadas Escolas como cenário, este estudo teve por objetivo analisar as suas contribuições para a qualificação do trabalho realizado nos serviços do SUS. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi feita em duas etapas, com a utilização de procedimentos metodológicos distintos, que exigiu dois tipos de coleta de dados: pesquisa documental e entrevistas. A análise dos documentos teve como objetivo conhecer a missão das EESP. As entrevistas com os dirigentes e os docentes objetivou observar se, na percepção destes, as ações educativas desenvolvidas são planejadas considerando o preconizado pela Política Nacional de Educação Permanente (PNEPS). Nas entrevistas com os Secretários de Saúde dos Estados das EESP incluídas no estudo, bem como com os dirigentes e docentes, buscou-se conhecer a percepção destes em relação ao papel e à contribuição das Escolas para os serviços de saúde nos seus respectivos Estados. Integrando, articulando e analisando esse rico conjunto de informações, foi possível identificar, de acordo com a percepção dos seus docentes, diretores e secretários estaduais de saúde, a contribuição das EESP para os serviços de saúde. Segundo os entrevistados, elas têm contribuído significativamente para a qualificação dos profissionais de saúde e, por essa razão, têm seu trabalho reconhecido pelos trabalhadores e gestores do SUS. Ao mesmo tempo, são Escolas que enfrentam o desafio da insuficiência de recursos financeiros e de pessoal. Nesse enfrentamento, contam com o compromisso e a responsabilidade dos profissionais que nelas trabalham. Esta pesquisa possibilitou conhecer essas Escolas, comprometidas com os princípios e diretrizes do SUS, e o trabalho que elas desenvolvem, fundamentado na Educação Permanente em Saúde e, consequentemente, nas suas contribuições para o fortalecimento do SUS.Dissertação Implantação do Núcleo Estadual de Atenção à Segurança e à Saúde do Trabalhador(a): contribuições para a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-25) Silva, Marilia Eufrásio da; Sampaio, Ana Tânia Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; http://lattes.cnpq.br/1492650682630046; Cavalcante, Elisangela Franco de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3578-0153; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Bosco Filho, JoãoNo Brasil, a conquista do Sistema Único de Saúde (SUS) representou uma profunda mudança no modelo de atenção. No contexto dessa reforma sanitária, emerge a responsabilização do Estado com a saúde do trabalhador. Foram várias as conquistas nesse campo, culminando, em 2002, com a criação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST). Em 2018, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN) instituiu os Núcleos de Atenção à Segurança e à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (NASSTs). Em 2020, foi implementado o Núcleo Estadual de Atenção à Segurança e à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (NESST), a fim de assessorar, normatizar, planejar, coordenar, estabelecer diretrizes e integralizar as ações nas áreas de saúde ocupacional que são desenvolvidas pelos NASSTs. O presente estudo é o resultado de uma pesquisa-ação de cunho colaborativo com abordagem avaliativa, que teve como objetivo analisar a implantação e as principais contribuições do NESST da SESAP/RN. O estudo intervencionista ocorreu em etapas: inicialmente foi realizado o diagnóstico situacional dos NASSTs para nortear o plano de ação do NESST-SESAP/RN. No segundo momento, foi descrito o processo de implantação do Núcleo Estadual de Atenção à Segurança e à Saúde do Trabalhador(a). No terceiro momento, foram ouvidos os representantes dos NASSTs que expressaram as potencialidades e fragilidades do NESST. Na última etapa, foi apresentado o dimensionamento por Unidades Regionais de Saúde (URSAP), em que constam os núcleos existentes, de acordo com dimensionamento mínimo, proposto implantação de novos NASSTS por regional. Além disso, são listadas as unidades que ainda não possuem o NASST. Os resultados apontam para importantes contribuições do NESST-SESAP/RN aos NASSTs e para o fortalecimento e articulação das políticas de atenção à saúde e segurança do trabalho norte-rio-grandense.Dissertação Dimensionamento da força de trabalho nas instituições públicas de saúde: uma revisão integrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-25) Mello, Cristiane Cruz dos Santos; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; http://lattes.cnpq.br/5776532686288706; Sampaio, Ana Tania Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; Silva, Patricia Ferras Araújo da; Villar, Rosana Lucia Alves deEsta pesquisa trata de umas das práticas mais potentes e complexas da gestão do trabalho em saúde: o dimensionamento de pessoal. Os objetivos deste estudo consistem em evidenciar as contribuições do dimensionamento para a gestão do trabalho nas instituições públicas de saúde; identificar a produção científica referente ao dimensionamento na área de gestão do trabalho em saúde; refletir sobre as metodologias de dimensionamento utilizadas nas instituições de saúde. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura sobre a temática dimensionamento da força de trabalho, com ênfase na área da saúde. O propósito de identificar experiências e as contribuições do dimensionamento, aprofundando conceitualmente sobre o tema tem como imagem-objetivo apresentar ao gestor da Secretaria de Saúde, um instrumento de planejamento que, quando aplicado, poderá evitar o provimento excessivo de profissionais, identificar possíveis insuficiências relacionadas ao quantitativo de pessoal, levantar informações técnicas necessárias para ampliar as competências gerenciais e apoiar a tomada de decisão dos gestores, na perspectiva de garantir a melhor execução dos trabalhos e eficiência na prestação de serviços. Acredita-se que a sistematização e análise das experiências referentes à prática de dimensionamento de pessoal em saúde, registradas na literatura, possam ajudar as secretarias de saúde que ainda não elegeram tal prática a iniciarem os seus processos de implantação.Dissertação O VERSUS Potiguar e suas contribuições para a formação em saúde no RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-30) Monteiro, Rayane Larissa Santos de Araújo; Villar, Rosana Lucia Alves de; http://lattes.cnpq.br/9337988490164928; Vasconcelos, Cipriano Maia de; http://lattes.cnpq.br/6561196586776281; Teodosio, Sheila Saint Clair da Silva; http://lattes.cnpq.br/1383630886427171; Sobreira, Maura Vanessa SilvaA promulgação da Constituição de 1988 trouxe profundas mudanças às áreas da saúde e da educação e estava alicerçada no conceito ampliado de saúde, o qual aponta para o Sistema Único de Saúde (SUS) a atribuição do ordenamento da formação dos profissionais da área. O ano de 2003, a partir da criação da Secretaria de Gestão do Trabalho da Educação na Saúde (SGTES), foi um marco para o desenvolvimento de estratégias e de projetos relacionados à formação e desenvolvimento dos trabalhadores, dentre eles destaca-se o Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde – VERSUS/Brasil. No Rio Grande do Norte, foi desenvolvido e coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública a primeira edição do VERSUS Potiguar com o propósito de contribuir com a formação de futuros trabalhadores da área da saúde. A vivência aconteceu entre os dias 3 e 11 de junho de 2022, simultaneamente em três Regiões de Saúde do estado, sob articulação das Comissões Regionais de Integração Ensino e Serviço e Instituições de Ensino Superior. Diante do caráter inovador da iniciativa, este trabalho busca contribuir com a avaliação institucional do projeto. O estudo visa avaliar as contribuições do VERSUS Potiguar para a formação em saúde no estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa os docentes ligados a instituições de ensino parceiras, os facilitadores e os estudantes-viventes do VERSUS Potiguar. Para coleta dos dados secundários, foi feita análise documental com a utilização de relatórios e outros documentos institucionais. Por outra via, os dados qualitativos foram coletados por meio de questionário eletrônico. Os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin. Os resultados do estudo apontaram contribuições importantes para a formação dos estudantes, especialmente no que se refere ao trabalho interprofissional, entendimento do conceito ampliado de saúde e aproximação com a realidade do sistema de saúde.Dissertação Análise da agenda da comissão intergestores bipartite no Rio Grande do Norte frente a gestão da educação na saúde (2018-2021)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Nascimento, Ana Carla Macedo do; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0790763211909338; http://lattes.cnpq.br/8981635825961155; Leite, Maria Jalila Vieira de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/3960626240467102; Costa, Mateus Estevam MedeirosA Educação Permanente em Saúde desempenha um papel crucial em prol do reconhecimento e construção de respostas às necessidades e demandas da população. Assim, objetivou-se discutir a contribuição da Comissão Intergestores Bipartite do Rio Grande do Norte(CIB/RN) para a implementação da Política de Educação Permanente em Saúde. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório por meio da análise documental de atas e deliberações da CIB/RN. Para isso foram utilizados como referências analíticas a agenda do Ministério da Saúde, portarias e documentos produzidos sobre a Educação Permanente em Saúde(EPS) na CIB/RN. Os dados captados nos documentos foram organizados em planilha de Excel®, versão 2008, permitindo a identificação de temas discutidos e deliberados na comissão no período de 2018 a 2021. A observação da planilha e, consequente à análise, permitiu identificar semelhança de conteúdo e, por conseguinte, mapear categorias de análise. Pela análise de conteúdo identificou-se a agenda de discussões da CIB/RN, enquanto ao objeto da saúde, planejamento, projetos de investimento, gestão da educação em saúde e as ações de educação permanente. Houve uma prevalência nas deliberações de temas relacionados à infraestrutura e construção para a saúde, sendo que nas atas predominou o tema da qualificação e capacitação dos trabalhadores, gestores, e representantes do controle social, além de normativas para o desenvolvimento da Política de Educação Permanente em Saúde (PEPS) no estado. A CIB/RN tem atuad o na formulação de políticas públicas consistindo em espaço decisório de temas estratégicos para a política de educação permanente em saúde, ao dialogar com a agenda do Ministério da Saúde, portarias e documentos produzidos sobre a EPS, de modo a promover a saúde da população consonante aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).Dissertação Educação na saúde: curso sobre o pré-natal do homem para profissionais da saúde na atenção básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-11) Silva, Aldenira Joacla Caetano da; Kluczynik, Caroline Evelin Nascimento; https://orcid.org/0000-0002-1790-1230; http://lattes.cnpq.br/9110613032951067; https://orcid.org/0000-0002-4815-2930; http://lattes.cnpq.br/9594945713059969; Teodosio, Sheila Saint Clair Da Silva; https://orcid.org/0000-0002-3169-029X; http://lattes.cnpq.br/1383630886427171; Dantas, Dandara Nayara Azevedo; https://orcid.org/0000-0002-4759-9458; http://lattes.cnpq.br/5337191302271178; Araujo, Anne Karoline Candido; https://orcid.org/0000-0003-1023-5025; http://lattes.cnpq.br/1559819218840005A Educação na Saúde contempla a aprendizagem significativa, problematizadora e propõe estratégias para construção coletiva do conhecimento. Dentro dessa grande área, tem-se a Educação Permanente em Saúde, a qual desenvolve práticas educativas com foco na resolução de problemas concretos e em equipe busca alternativas de transformação do processo de trabalho para o alcance de resultados mais efetivos e eficazes. Na presente dissertação buscou-se aprofundar a respeito da ausência do pré-natal do homem, e as possíveis estratégias a serem implementadas com os profissionais de saúde, para favorecer a participação do companheiro. O objetivo do estudo foi construir uma proposta de curso de capacitação sobre o pré-natal do homem para profissionais da saúde nas Unidades Básicas de um município no interior do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo metodológico, realizado em duas etapas, desenvolvido conforme os fundamentos éticos das Resoluções nº 466/2012 e aprovado eticamente pelo número de parecer 5.463.151. A primeira etapa, realizada em agosto de 2023, ocorreu por meio de estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, no município de Riachuelo, no Rio Grande do Norte, foram entrevistados 13 gestantes, 13 pais e 23 profissionais de saúde, sendo quatro enfermeiros, dois médicos, seis técnicos de enfermagem e onze agentes comunitários de saúde. Por meio da análise de conteúdo emergiram os seguintes eixos temáticos conexos à percepção dos participantes em relação ao pré-natal do homem: importância da presença do homem/pai na consulta pré-natal; dificuldades para a participação do homem/pai na consulta pré-natal; utilização da educação em saúde para facilitar a participação do pai/homem no pré-natal; capacitação profissional para implantação com qualidade do pré-natal do homem. Diante das percepções e necessidades indicadas pelos participantes sobre o pré-natal do homem, juntamente com as normativas do Ministério da Saúde, seguiu-se para a segunda etapa, na qual se construiu uma proposta de curso visando atender a demanda de Educação Permanente identificada. O curso aborda conteúdos e utiliza práticas educativas com foco na resolução do problema, por meio de discussões e desenvolvimento de habilidades em equipe. De modo que o conhecimento construído em coletivo, seja aplicado na prática e colabore para a transformação do processo de trabalho, a fim de alcançar resultados mais efetivos e eficazes na assistência humanizada e de qualidade ao homem no pré-natal.Dissertação Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde durante e depois da pandemia da Covid-19: a perspectiva de núcleos gestores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-01) Silva, Ingrid Beatriz da; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; http://lattes.cnpq.br/0911202368545378; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Dantas, Paulo Moreira Silva; Silva, Patricia Ferras Araújo daA realidade do trabalho evidencia uma transformação recente através da modernização rápida no mundo do trabalho. O contexto pandêmico devido a Covid-19, causada pelo Novo Coronavírus (Sars-Cov-2), potencializa estas mudanças, afetando diretamente os processos de trabalho em saúde, e, consequentemente, a saúde do trabalhador. Esta pesquisa apresenta como objetivo geral "Analisar a Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde durante e depois da pandemia da Covid-19 na perspectiva dos núcleos gestores da Saúde do Trabalhador na esfera municipal e estadual do Rio Grande do Norte." Para tanto, foi desenvolvido um estudo observacional e descritivo, com abordagem qualitativa, no tipo estudo de caso. O estudo foi realizado na Secretaria Municipal de Saúde de Natal e na Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, ambas localizadas na cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, nordeste do Brasil, tendo como sujeitos participantes os profissionais que compõem os núcleos gestores do campo da saúde do trabalhador em ambas as secretarias. O instrumento utilizado para coleta de dados foi entrevista semiestruturada individual e os dados obtidos foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. As narrativas foram categorizadas em seis núcleos de sentido, os quais trataram sobre: 1. As potencialidades despontadas pela e durante a pandemia da Covid-19; 2. As estratégias utilizadas na área da Saúde do Trabalhador durante a crise sanitária da Covid-19; 3. Os desafios vivenciados frente à crise mundial da Covid-19; 4. Pós-pandemia e seus desdobramentos, considerando a perspectiva do trabalho remoto; 5. As principais necessidades apontadas para a área da Saúde do Trabalhador no Rio Grande do Norte; 6. A(s) política(s) em saúde do trabalhador. A análise dos discursos trouxe destaque para a utilização de EPIs e sua relação com os processos de Educação Permanente, como uma potencialidade e os projetos respaldados no autocuidado do trabalhador, como estratégia importante. O desconhecimento em relação à Covid-19 foi destacado como um grande desafio e a organização e gestão do teletrabalho foi apontado como destaque ao se referir sobre desdobramentos pós-pandemia. Uma necessidade emergente apontada para a área da Saúde do Trabalhador no RN é o fortalecimento da saúde mental no trabalho. Sobre a Política de Saúde do Trabalhador destaca-se que ela é vista como uma iniciativa relevante para garantir a saúde dos trabalhadores, entretanto, há uma percepção de que a política ainda não é plenamente executada na prática, principalmente devido a entraves burocráticos e orçamentários. Destaca-se que o estudo foi realizado com instituições das esferas municipal e estadual e apresenta resultados convergentes. Espera-se que os resultados deste estudo promovam um conhecimento ampliado a respeito do campo da Saúde do Trabalhador, em especial no contexto pós pandêmico.