Programa de Pós-Graduação em Educação, trabalho e Inovação em Medicina
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Dissertação Índice CPOD e fatores associados dos moradores do bairro João XXIII no município de Caicó-RN(2019-05-02) Ribeiro, Rafael Bezerra; Lucena, Eudes Euler de Souza; ; ; Morais, Hécio Henrique Araújo de; ; Duque Neto, Sebastião Pacheco;A Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) proporcionou a qualificação da atenção à Saúde Bucal por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), estimulando ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população. Estudos epidemiológicos de Saúde Bucal utilizam o índice CPOD para avaliar a prevalência de cárie dentária numa determinada população, pois ele fornece a quantidade média de dentes cariados, perdidos e obturados. O objetivo desse trabalho foi aferir o índice CPOD e fatores associados dos moradores do bairro João XXIII, no município de Caicó-RN. A pesquisa se tratou de um estudo de prevalência da doença cárie pelo do índice CPOD, realizada através de um questionário individual de identificação socioeconômica, comportamento relacionado à saúde bucal e avaliação clínica. A amostra foi de 283 indivíduos. A estatística consistiu em análise descritiva utilizando valores absolutos e relativos, e em seguida uma análise bivariada para verificar a magnitude de associação entre as variáveis através do teste qui-quadrado. A análise multivariada foi feita usando um modelo de regressão logística, através da análise hierárquica para estimar as razões de prevalência para CPOD > 11 ajustadas por idade, escolaridade e necessidade de prótese. Na análise do CPOD, a média de dentes perdidos (5,44) foi maior que a dos dentes obturados (4,31) e cariados (1,34). A análise bivariada demostrou uma associação da variável dependente CPOD individual com idades mais elevadas (acima de 34 anos), baixa escolaridade (analfabeto até fundamental completo) e quem tinha necessidade de prótese dentária. Após a análise multivariada mantiveram-se significativas as variáveis idade e necessidade de prótese dentária. Tivemos uma maior média de dentes perdidos, seguido de obturados e cariados, além um maior CPOD individual nos indivíduos acima de 34 anos e em quem teve necessidade de uso de prótese dentária, mostrando a necessidade de instituição de um Centro de Especialidades Odontológica no município para dar suporte à Atenção Primária com a finalidade de diminuir as perdas dentárias e proporcionar a reabilitação oral da população.Dissertação Prevalência e fatores associados aos sintomas de estresse nos profissionais que trabalham na saúde mental do município de Caicó-RN(2019-05-03) Galvão, Deise Bernardo da Costa; Lucena, Eudes Euler de Souza; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; ; ; ; Braga, Liliane Pereira; ; Lima, Álvaro Marcos Pereira;O estudo sobre o estresse vem acontecendo de forma crescente nos últimos anos, inclusive no que se refere ao setor organizacional. Sabe-se que pessoas que lidam com pacientes psiquiátricos são submetidos a uma carga de estresse diária. No município de Caicó existem dois serviços públicos que trabalham com saúde mental (CAPS III e CAPS AD). O objetivo desta pesquisa foi estudar a prevalência de sintomas de estresse em profissionais que trabalham no Centro de Atenção Psicossocial III do município de Caicó, para isso foram utilizados um questionário estruturado e o inventário de sintomas do estresse de Lipp em cada um dos profissionais que aceitaram participar desta pesquisa, o que revelou que mais 70% desses funcionários apresentavam sintomas de estresse.Dissertação Fatores de risco e seu reconhecimento: como a ignorância e a adoção de estratégias podem influenciar no desenvolvimento de doenças cardiovasculares(2019-05-17) Barrêto, Vanessa Dias de Araújo; Araújo, Sérgio Ricardo Fernandes de; ; ; Moraes, Maiara de; ; Maciel, Michelline do Vale;JUSTIFICATIVA E OBJETIVO: As doenças cardiovasculares (DCV) afetam todos os grupos sociais, causando imenso impacto nos gastos públicos em saúde, além de gerar considerável número de mortes prematuras. O surgimento de morbidades associadas às DCV requer significativos investimentos em pesquisa, vigilância, prevenção, promoção da saúde e defesa de uma vida saudável. Com base nisso, o presente trabalho teve como objetivo analisar a importância do nível de conhecimento de pacientes portadores de DCV para a prevenção das referidas doenças. MÉTODOS: Trata-se de um estudo epidemiológico observacional e transversal realizado a partir da coleta de dados de prontuários clínicos e entrevista de pacientes, de ambos os sexos, portadores de DCV internados na Unidade Hospitalar Regional do Seridó (UHRS), na cidade de Caicó/RN, com análise de dados socioeconômicos e informações relacionadas aos hábitos alimentares/cotidianos, Fatores de Risco (FR) para DCV e ao decurso da doença que provocou o internamento, utilizando-se o teste do qui quadrado, adotando-se nível de significância de 5%. Foram calculadas as razões de prevalência (RP), ajustadas por idade e escolaridade, e respectivos intervalos de confiança de 95% (IC95%) por meio de regressão de Poisson. RESULTADOS: Foram investigados 41 indivíduos, sendo a maioria indivíduos do sexo masculino (82,9%), com idade entre 60 – 69 anos (19,5%, com média de 65 anos), autodeclarados pardos (61%), com ensino fundamental completo (61%) e rendimento mensal de até 1 salário mínimo (63,5%). A DCV mais incidente foi o IAM (68,3%), os principais FR identificados foram baixa alfabetização (82,9%), HAS (78%), sedentarismo (73,2%) e tabagismo (65,9%). Além disso, 48,8% informaram que desconhecem o que seja um FR. CONCLUSÕES: A grande prevalência e simultaneidade desses FR mostra a necessidade e importância do fortalecimento das políticas públicas de saúde e das equipes multiprofissionais de saúde, no sentido de reconhecer precocemente os FR, além do desenvolvimento de mais ações de educação em saúde no âmbito da Atenção Primária à Saúde.Dissertação Avaliação da cultura de segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde: identificando oportunidades de melhorias(2019-05-30) Fernandes, Ana Lígia Maia; Freitas, Marise Reis de; Azevedo, Dulcian Medeiros de; ; ; ; Sousa, Ana Carolina Patricio de Albuquerque; ; Ribeiro, Helen Cristiny Teodoro Couto; ; Gama, Zenewton André da Silva;INTRODUÇAO: A segurança do paciente é um tema amplamente estudado no contexto atual. Apesar do crescente interesse no assunto, ainda é generalizada a falta de sensibilização para o problema, por isso grande é a importância de trabalhar essa temática, a fim de diminuir os danos e eventos adversos causados pela assistência à saúde. Esta pesquisa traz como objetivo avaliar a cultura de segurança do paciente na Rede de Atenção Primária do Município de Currais Novos-RN, a fim de Identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria. Este trabalho, pioneiro na região do Seridó, poderá tornar-se uma referência para a melhoria do sistema de saúde, além de impactar diretamente a formação dos profissionais da Residência Multiprofissional, estudantes de medicina e de enfermagem vinculados à Escola Multicampi de Ciências Médicas e a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que desenvolvem seus estágios e atividades nas Unidades Básicas de Saúde em questão. METODOLOGIA: Pesquisa observacional com abordagem quantitativa, para o qual se utilizou o questionário Medical Office Survey on Patient Safety Culture, traduzido, adaptado e validado por Timm & Rodrigues (2016), para avaliação da cultura de segurança do paciente na Atenção primária no Brasil, aplicado aos profissionais efetivos das Equipes de Saude da Família, da zona urbana do município. RESULTADOS: As seções referentes à troca de informações com outras instituições e apoio de gestores, administradores e líderes tiveram média de respostas positivas abaixo de 50%; em relação às questões sobre segurança do paciente e qualidade, a média de respostas positivas chegou a 55,7%; nos quesitos relacionados ao trabalho nos serviços de saúde, essa média foi de 65,6%, enquanto as seções comunicação e acompanhamento e avaliação global tiveram as maiores médias, totalizando 77,5% e 87,8% de respostas positivas para segurança do paciente, respectivamente. Os dados analisados destacaram fragilidades e potencialidades para embasar sugestões à gestão local, para melhoria da cultura de segurança do paciente na atenção primária em questão. CONCLUSÃO: A percepção geral dos profissionais sobre a segurança na APS de Currais Novos apontou como pontos fortes os relacionados com a comunicação, acompanhamento e avaliação; por outro lado, fragilidades foram observadas na troca de informações com outras instituições e, como ponto mais críticos, destacam-se os suporte e apoio de gestores, administradores e líderes.Dissertação Educação permanente em saúde para qualificação da assistência ao usuário de substâncias psicoativas(2019-06-17) Medeiros, Raquel Sales de; Azevedo, Dulcian Medeiros de; Costa, Marcelo Viana da; ; ; ; Costa, Roberta Kaliny de Souza;A Reforma Psiquiátrica brasileira resultou numa série de transformações no que diz respeito às práticas, saberes, valores culturais e sociais que permearam o contexto de tratamento e cuidado das pessoas com transtornos mentais e/ou usuárias de substâncias psicoativas. A partir de 2003, através da Política de Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas, o Brasil reafirmou o uso de drogas como fenômeno complexo de saúde pública, assumindo como marco teórico-político-ético a perspectiva da redução de danos. Para formalizar a atenção aos usuários de substâncias psicoativas, através da Portaria GM 336/02 definiu normas e diretrizes para a organização de serviços que prestam assistência em saúde mental, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), incluindo-se os voltados para atender pessoas que fazem uso abusivo/prejudicial de álcool e outras substâncias psicoativas, os CAPS ad. Enquanto profissional deste serviço, observou-se a necessidade de ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) para a equipe, enquanto estratégia de qualificação, fato inexistente no cotidiano do CAPS ad, do município de Caicó-RN. Esta pesquisa objetivou identificar o conhecimento da equipe de um CAPS ad sobre a assistência ao usuário de substâncias psicoativas e desenvolver atividades de educação permanente sobre o processo de trabalho em saúde mental. Pesquisa-ação desenvolvida no CAPS ad de Caicó-RN, no período de junho/2018 a janeiro/2019, aprovada pelo Comitê de Ética mediante parecer CAAE nº 89520618.2.0000.5568. Aplicou-se um questionário a 13 participantes sobre temas relacionados à saúde mental e uso de substâncias psicoativas, além de dados de caracterização sociodemográfica e profissional e informações sobre a Política Nacional de Saúde Mental, Reforma Psiquiátrica e Assistência à pessoa com problemas relacionados ao uso de SPA (gestão do cuidado e da clínica, humanização em saúde, PTS, entre outros). Realizaram-se seis oficinas entre os meses de novembro de 2018 e janeiro de 2019, com média de participação de sete trabalhadores. A proposta metodológica da realização de oficinas permitiu que o processo de EPS acontecesse de forma interativa, sendo assegurado o caráter participativo, a criação de oportunidades de discussão e reflexão dos processos de trabalho, estimulando o aprendizado mútuo e o diálogo entre a equipe. Os resultados indicaram índices de conhecimento prévio dos trabalhadores, com conhecimento suficiente em média de 75%. Diante desta análise, reafirma-se a necessidade da criação e fortalecimento de um espaço de educação permanente em saúde neste serviço, bem como a necessidade do incentivo e apoio dos gestores no que tange à organização e participação dos trabalhadores nestes encontros.Dissertação Perfil de usuários com comportamento suicida e estratégias de educação permanente em saúde no município de Caicó-RN(2019-06-17) Araújo, Areta Muniz de; Azevedo, Dulcian Medeiros de; Azevedo, Dulcian Medeiros de; ; ; ; Braga, Liliane Pereira; ; Sobreira, Maura Vanessa Silva;O suicídio é considerado uma das problemáticas de grande prevalência na saúde pública e apresenta níveis crescentes em todo o mundo. O município de Caicó/RN se manteve durante anos entre os primeiros lugares no ranking brasileiro de mortalidade por suicídio, em municípios de até 50 mil habitantes. Nos últimos dois anos, as tentativas de suicídio se tornaram a maior demanda de atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III. Considerada uma estratégia de prevenção para populações de alto risco, a melhoria dos serviços de saúde e o desenvolvimento de intervenções efetivas para este grupo representam um grande desafio nesta Região. Objetivou-se nesta pesquisa identificar os usuários com comportamento suicida admitidos no CAPS III, desde sua fundação; elaborar protocolo de identificação e encaminhamento de pessoas com comportamento suicida admitidas no CAPS III do município de Caicó/RN; e ofertar atividades de educação permanente em saúde para os profissionais de saúde. Caracterizada como uma pesquisa-ação, este estudo foi desenvolvido em três etapas, sendo elas: (1) Identificação dos usuários do CAPS III com comportamento suicida; (2) Educação permanente aos profissionais dos dispositivos da rede de atenção à saúde mental de Caicó/RN; e, (3) Reunião com a Equipe Técnica do CAPS III. Os resultados evidenciaram que 35% dos usuários do CAPS III de Caicó/RN apresentaram informações sobre comportamento suicida em seus prontuários, sendo possível formar um perfil epidemiológico destes. Houve maior prevalência entre o sexo feminino (58,5%); solteiros (47,1%); adultos na faixa etária entre 13 e 39 anos (52,5%); residentes do município de Caicó/RN (67%); e, com diagnóstico médico de Transtornos de Humor (F30 – F39) (32%). As tentativas de suicídio apresentaramse com maior frequência (64%), apontando como métodos mais utilizados, a autointoxicação (29%). Através das atividades de educação permanente, foi possível obter como resultados o déficit de profissionais especializados nos dispositivos de saúde; a falta de comunicação entre a rede; a necessidade de matriciamento em saúde mental e a escassez de capacitações sobre prevenção do suicídio para os profissionais; acarretando a falta de preparo destes para o atendimento ao público em questão, desde o acolhimento à reabilitação. Os dados fortalecem a necessidade de se buscar explicações para o alto índice de suicídios e tentativas de suicídio em Caicó/RN, apontando a importância da organização da rede de saúde como um todo e a qualificação dos profissionais frente a temas difíceis de lidar, de forma a favorecer uma compreensão desse agravo na saúde pública.Dissertação O serviço de Atenção Básica como o "terreiro" da casa: lugar, gênero e sexualidade nas práticas de saúde em HIV/aids em um contexto interiorano(2019-06-27) Saraiva, Lorena Santos Dantas; Melo, Lucas Pereira de; ; ; Rolim, Ana Carine Arruda; ; Freitas, Marise Reis de; ; Silva, Merces de Fátima dos Santos; ; Maksud, Ivia;INTRODUÇÃO: O surgimento de uma nova doença no início da década de 1980 identificada pela sigla aids (síndrome da imunodeficiência adquirida) provocou mudanças significativas em diversos campos além da saúde, principalmente por combinar comportamento sexual e doença, conferindo maior visibilidade a questões relacionadas à sexualidade, considerando a via sexual, uma das principais formas de transmissão. A disseminação da infecção pelo HIV (vírus da imunodeficiência humana), causador da aids, no Brasil se manifestou como uma epidemia com múltiplas dimensões, resultante das profundas desigualdades sociais do país com transformações significativas em seu perfil epidemiológico. Dentre estas está a interiorização, com a difusão geográfica da doença dos grandes centros urbanos para os municípios do interior do país. Considerando os aspectos históricos e a experiência enquanto enfermeira de uma Unidade Básica de Saúde, no interior do sertão do Nordeste brasileiro, este estudo surgiu de inquietações sobre como as práticas de saúde relativas ao HIV/aids reproduziam, nesse serviço, a marginalização e invisibilização das pessoas que vivem com esta condição. OBJETIVO: Compreender qual o lugar do HIV/aids nas práticas de saúde no cotidiano de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no sertão nordestino. METODOLOGIA: Trata-se de uma etnografia, cujo trabalho de campo foi realizado entre julho e novembro de 2018 em uma UBS do município de Caicó/RN. Os atores envolvidos foram os profissionais que compõem as duas equipes de saúde da família desse serviço. Foram utilizadas observação participante, entrevistas individuais semiestruturadas e questionário sociodemográfico. Os dados foram analisados por meio da técnica de codificação temática. RESULTADOS: A análise apontou para a invisibilidade e apagamento social das pessoas que vivem com HIV/aids (PVHA) no território deste serviço, podendo está associado: ao preconceito; a ausência de espaços privativos entre os profissionais e estas pessoas; e à deficiência de educação permanente dos profissionais para lidar com a condição do HIV/aids. Outro resultado foi a evidência dos marcadores sociais da diferença: sexualidade, gênero e o contexto do lugar do estudo como potencializadores de questões que reforçam e configuram o preconceito e estigma local. E, por último, a dificuldade dos profissionais com o trabalho direcionado tanto para as PVHA quanto para o HIV/aids no geral, possivelmente sendo fruto de valores morais, associado à ausência de educação permanente e de um programa de saúde municipal focado nestas questões. CONCLUSÃO: A aproximação com o tema proporcionou a visualização de uma problemática importante sobre o HIV/aids, sinalizando uma fragilidade de uma unidade de saúde específica da Atenção Básica em incorporar aos seus serviços intervenções que contemplem as PVHA e as múltiplas dimensões do HIV/aids. Desenvolver a pesquisa possibilitou mudanças no meu olhar como profissional antes limitado e restrito a protocolos e manuais oficiais. O estudo torna-se combustível para o caminho da transformação profissional que ainda não alcancei em plenitude, mas que já trilho ciente de que há muito pela frente, além disso, forneceu instrumentos que me possibilita ser agente multiplicador. E, por fim, contribui para subsidiar discussões acerca do tema e do atual cenário político associado à saúde pública.Dissertação Perfil de casos de suicídio na região do Seridó potiguar (2000-2015)(2019-06-28) Lins, Janiceia Lopes Simplicio; Pinto, Tiago Rocha; Sousa, Ana Carolina Patricio de Albuquerque; ; ; ; Azevedo, Dulcian Medeiros de; ; Faria, Maria Luisa Vichi de Campos;O suicídio tem sido visto como um problema de saúde pública em todo o mundo, pelo crescente número de casos, principalmente entre os jovens. No Brasil, em especial no interior do Rio Grande do Norte, não tem sido diferente, com destaque para o município de Caicó. O objetivo deste trabalho foram analisar os casos de suicídio, no período de 2000 a 2015, e caracterizar a rede de atenção psicossocial, na região do Seridó /RN, subsidiando uma proposta de prevenção a novos casos de suicídio. Para tanto, foram selecionados os casos de suicídio atendidos pelo ITEP/RN-Caicó, no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2015, no qual o óbito se deu por suicídio. A análise estatística utilizou as medidas de tendência central, incluindo: média e desvio padrão, além de suas frequências absolutas individuais para cada item avaliado. O presente estudo somou 397 casos de suicídio. Caicó e Currais Novos apresentam maior frequência de casos absolutos. O sexo masculino corresponde a 82,1% dos casos. A média de idade foi calculada em 43,7 anos (desvio padrão ± 18,9). A principal etnia encontrada foi de brancos, e os solteiros somaram 48%. Os agricultores correspondem à maioria dos casos de suicídio (30,2%), seguidos por aposentados, do lar e estudantes. A rede de atenção psicossocial na Região do Seridó apresenta várias falhas, entre elas a falta de leitos psiquiátricos nos principais hospitais regionais, nas cidades de Caicó e Currais Novos, falha na comunicação formal para fluxo de pacientes e falta de matriciamento com a atenção básica. Propõem-se algumas intervenções, como criação e implementação de fluxograma de casos de alto risco de suicídio nos hospitais regionais, educação permanente continuada para toda RAPS, instrumentalização da notificação compulsória das tentativas de suicídio na RAPS, fortalecimento do apoio matricial, treinamento para identificação e rastreio de casos de riscos pela atenção básica. É sabido que o perfil epidemiológico do suicídio é intrínseco a cada região estudada, devido diversos fatores. Para a região do Seridó Potiguar, e com destaque ao município de Caicó, a desassistência, aliada à falta de preparo dos profissionais, dos serviços especializados e da atenção básica, surgem como fatores importantes a serem considerados e que podem influenciar o número destas ocorrências. São necessários mais estudos, em especial na classe de agricultores da região do Seridó e que os dados do mestrado possam subsidiar políticas públicas regionais na prevenção ao suicídio.Dissertação Avaliação do padrão de sono dos estudantes de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte(2019-07-23) Fernandes, Maria Socorro Dantas; Santos, Marcelo dos; Gonçalves, Fabiana Barbosa; ; ; ; Belisio, Aline Silva; ; Lucena, Eudes Euler de Souza;Distúrbios do sono são comuns em estudantes de medicina e podem causar prejuízos na formação acadêmica. As demandas curriculares tendem a dessincronizar o ciclo sono-vigília e alterar a qualidade do sono, e por vezes obrigar que os estudantes optem entre manter a regularidade do padrão de sono ou atender às exigências acadêmicas. O presente trabalho avaliou o padrão de sono dos estudantes de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Estado do Rio Grande do Norte, situada no município de Caicó-RN, cujo currículo adotado fundamenta-se na Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning – PBL). Posteriormente à obtenção da aprovação deste estudo (Comitê de Ética FACISA/UFRN - N° 2.042.796), realizamos a coleta de dados com os graduandos em medicina de três anos acadêmicos (1º, 2º e 3º) em maio de 2017. Foram aplicados 3 questionários: (1) Questionário de Munique, para caracterização dos horários de sono e cronotipo; (2) Escala de Sonolência de Epworth (ESE) e (3) Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (IQSP). Participaram deste estudo 118 estudantes voluntários, com média de idade de 22,4 ± 4,45 anos, com maior prevalência do sexo masculino, solteiro, com peso corporal dentro da normalidade e sem relato de uso regular de medicamentos. Os resultados evidenciaram que os estudantes dormiam cerca de 7 horas/noite nos dias de semana e 9 horas/noite no final de semana, evidenciando um padrão de privação e extensão do sono. Houve maior prevalência do cronotipo intermediário com tendência à vespertinidade entre os estudantes avaliados. A queixa de sonolência excessiva diurna (SED) foi relatada por 54,3% dos estudantes (ESE: 10,78 ± 3,72 pontos). Em relação à qualidade do sono (QS), 88,1% apresentaram qualidade do sono ruim (IQSP: 8,86 ± 2,91 pontos). Observou-se uma correlação positiva entre SED e QS (Pearson, p < 0,05). Os homens apresentaram maior prevalência de SED e qualidade do sono ruim (QSR); no entanto, não foram encontradas diferenças significativas dessas variáveis em relação ao sexo (teste X2 ; p > 0,05). A regressão logística binária indicou que o ano acadêmico se manteve como um fator associado à queixa de SED, independente do sexo, idade, cronotipo, utilização de medicamentos e da qualidade do sono, de forma que os estudantes do 1º ano de graduação apresentaram uma maior chance de SED em relação aos do 2º ou 3º anos de graduação (p < 0,05). A menor duração de sono observada nos dias de semana sugere uma privação de sono decorrente de mais horas de estudo. O cronotipo intermediário, que diverge sutilmente ao esperado para esta faixa etária, pode estar relacionado aos hábitos sociais matutinos vivenciados em uma cidade interiorana como Caicó-RN. Os elevados índices observados de SED e QSR podem estar associados às altas demandas acadêmicas do curso de medicina PBL, que seriam ainda mais impactantes nos recém-ingressos. Sabendo que a privação do sono, SED e QSR podem prejudicar a formação acadêmica, torna-se imprescindível a promoção de programas que visem a higiene do sono, como forma de conscientizar os estudantes acerca da importância do sono regular e adequado em sua vida acadêmica e na sua atuação como promotor de saúde em seu contexto profissional.Dissertação Estudo epidemiológico da Leishmaniose Visceral Canina e Leishmaniose Visceral Humana no município de Caicó-RN(2019-08-16) Solano, Gustavo Beserra; Maciel, Michelline do Vale; Câmara, Rafael Barros Gomes da; ; ; ; Santos, Carolina de Sousa Américo Batista; ; Santos, Marcelo dos;A Leishmaniose visceral (LV) é uma zoonose, causada por um protozoário do gênero Leishmania, cuja transmissão ocorre através da picada de flebotomíneos. Os canídeos são considerados como principais reservatórios desta doença, que na forma humana é também conhecida como calazar. Segundo o Ministério da Saúde (MS), a letalidade média nos últimos quatro anos foi de 5,8% e na perspectiva de reduzi-la, tem-se implementado ações de vigilância/assistência ao paciente com LV. Entretanto, medidas adotadas na vigilância contrapõem-se a realidade vivenciada em muitos municípios, como o de Caicó/RN, onde o número de pessoas infectadas não reflete o percentual de cães diagnosticados, sugerindo que o resultado positivo em humanos esteja subestimado ou que a eutanásia dos cães, talvez, não influencie na ocorrência de seres humanos infectados. Com isso, este estudo teve como objetivo geral, determinar indicadores epidemiológicos da Leishmaniose Visceral Animal e Humana, e como objetivos específicos: analisar os dados epidemiológicos existentes na cidade de Caicó/RN no período de 2008-2017; realizar o diagnóstico de cães e humanos residentes em locais com animais previamente diagnosticados com Leishmaniose Visceral Canina (LCV) no bairro de maior prevalência de infecção canina no período de 2013-2017; e correlacionar os dados epidemiológicos de cães domésticos infectados versus seres humanos habitantes do domicílio. Trata-se de um estudo transversal com dados primários e secundários, de abordagem quantitativa. Os resultados da análise epidemiológica indicaram que entre 2013–2017, houve uma prevalência de cães com LVC variando entre 1,23%-3,79%. Em 2017, essa prevalência entre os bairros do município de Caicó variou de 0%-16,36%, sendo o Bairro Frei Damião o de maior prevalência e, portanto, este foi selecionado para o desenvolvimento das fases seguintes desta pesquisa. Inicialmente, houve a coleta de sangue dos cães domiciliados do Bairro Frei Damião em 2018, realizando o Inquérito Canino. O material biológico foi submetido ao teste rápido DPP® Leishmaniose Visceral Canina (Bio-Manguinhos). Das 55 amostras analisadas, 9 foram confirmadas pelo teste de ELISA para LVC. Nas 9 residências com cães confirmados para LVC, utilizou-se o teste rápido imunocromatográfico OnSite™ (Bio Advance Diagnóstico) para a realização do diagnóstico precoce em humanos. Foram realizados 30 testes, sendo todos negativos. Com isso, conclui-se que novas abordagens, com um número populacional maior, devem ser realizadas para se atestar a efetividade do diagnóstico precoce. Além disso, observou-se que a maior prevalência de LVC, no município de Caicó/RN, está em bairros que facilitam a proliferação do flebótomo e de animais errantes e que, portanto, há a necessidade da implementação de campanhas que incentivem a posse responsável de animais, atividades de educação em saúde, bem como a regularidade de coleta de lixo, realização do inquérito entomológico a fim de conhecer a dispersão do vetor no município, bem como a melhoria das condições de trabalho na Unidade de Vigilância de Zoonoses, para que se possa realizar campanhas regulares, cumprindo a papel de vigilância em saúde designado a esfera local de governo.Dissertação Programas de residência multiprofissional em saúde no Seridó Potiguar : perfil e percepção de egressos(2019-08-30) Germano, Mariana Fernandes de Medeiros; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Lucena, Eudes Euler de Souza; ; ; ; Spadacio, Cristiane; ; Bonfada, Diego;Introdução: Os cinco Programas de Residência em Saúde da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) foram implantados em 2016. Deste universo, dois são Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS), um com área de concentração na Atenção Básica e um na área de Saúde Materno-infantil. Os PRMS são caracterizados como pós-graduação lato sensu que através da formação pelo trabalho busca qualificar jovens profissionais no e para o Sistema Único de Saúde (SUS). O estudo com egressos demonstra a relevância desses programas e o alcance dos objetivos pedagógicos por eles propostos. Esta população compõe uma parcela da sociedade que contribui com o desenvolvimento dos campos da Saúde e Educação na região onde se inserem, especificamente em dois municípios do Seridó potiguar - Caicó e Currais Novos, nos quais são oferecidos os cenários de prática para atividades práticas e teóricopráticas. Objetivo: Caracterizar o perfil e a percepção dos egressos dos PRMS da EMCM/UFRN. Método: Pesquisa do tipo transversal com abordagem quantitativa e caráter descritivo e exploratório. Para coleta de dados foram utilizados dados de um questionário eletrônico enviado pela coordenação dos Programas de Residências da EMCM para acompanhamento de egressos da instituição até 2019. O questionário foi elaborado por professores da EMCM e apresenta cinco sessões: 1) Questões sociodemográficas; 2) Formação profissional; 3) Experiência profissional e condições de trabalho; 4) Relação com o SUS; e 5) Formação profissional na EMCM. Resultados: A taxa de resposta foi de 50% de um total de 89 egressos. Predominam jovens de até 30 anos, mulheres, originários da região do Seridó Potiguar. São oriundos de instituições públicas de ensino superior e, atualmente, 69% trabalham na assistência a saúde no SUS na mesma área do curso realizado, com faixa salarial de um a três salários mínimos. Todos os participantes da pesquisa consideram que sua vida profissional foi influenciada pelo PRMS, e aplicam os conhecimentos adquiridos no cotidiano de trabalho. Durante a formação, pontuam que preceptores, tutores e docentes estavam disponíveis. Entretanto, a articulação da universidade com os equipamentos de saúde da Atenção Terciária foi considerada insuficiente. A interprofissionalidade e a aquisição de conhecimento e nível de aprendizado foram destaques positivos. Os cenários de prática, a maior dificuldade. Os egressos afirmam estarem satisfeitos com o ProgramaDissertação Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-07) Fernandes, Lucypaula Andrade Pinheiro; Gonçalves, Fabiana Barbosa; Câmara, Rafael Barros Gomes da; ; ; ; http://lattes.cnpq.br/4681989093289332; Azevedo, George Dantas de; ; Appenzeller, Simone;A Educação Médica Baseada em Competências vem sendo muito discutida e sua utilização pelas escolas médicas tem sido incentivada no cenário nacional e internacional. Na educação médica, o Currículo Baseado em Competências deve conter a descrição de competências e habilidades a serem adquiridas pelo estudante ao longo do curso, que, por sua vez, devem ser redigidas na forma de objetivos de aprendizagem. O objetivo desse estudo foi a estruturação de competências específicas na área de Diagnóstico por Imagem na Graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM-RN), Unidade especializada da UFRN localizada na cidade de Caicó-RN. O presente estudo foi realizado em duas etapas: 1) realização de pesquisa de literatura e análise documental; 2) estruturação de uma proposta de Matriz de Competências na área de Diagnóstico por Imagem na graduação em Medicina como produto educacional. Os resultados dessa revisão apontaram a ausência de descrição de objetivos de aprendizagem na literatura nacional. Entretanto, em documentos internacionais existiam consensos e guias publicados por Sociedades de Radiologia. Dessa forma, usando esses documentos como referenciais, foram estruturados objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem na graduação em Medicina da EMCM-RN, e foi realizada a distribuição longitudinal em 21 dos 24 módulos temáticos que correspondem aos quatro anos iniciais do curso.Dissertação Recomendações e lições aprendidas a partir da adoção da Educação Interprofissional na Residência Multiprofissional em saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-30) Dias, Rafael Soares; Costa, Marcelo Viana da; ; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; ; http://lattes.cnpq.br/3604852363658982; Lucena, Eudes Euler de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250; Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da; ; http://lattes.cnpq.br/8311079340428705INTRODUÇÃO: A residência na área da saúde caracteriza-se como um curso de pósgraduação lato sensu. A área médica foi pioneira na oferta deste tipo de especialização, e seu bom funcionamento serviu de modelo para expandir-se em outras áreas da saúde. Neste sentido, observa-se uma tradição uniprofissional na estruturação curricular das residências multiprofissionais em saúde onde, mesmo com a regulamentação para o exercício de treze categorias, as iniciativas interprofissionais acontecem de forma parcial não explorando todo seu potencial e aplicabilidade. OBJETIVOS: Analisar o processo de adoção da educação interprofissional em saúde na residência multiprofissional em saúde na perspectiva dos residentes e docentes. Os objetivos específicos foram: discutir os pontos fortes e fragilidades das metodologias de adoção da educação interprofissional na RMS na perspectiva dos residentes e docentes; identificar as lições aprendidas para o fortalecimento da educação interprofissional na RMS; discutir as recomendações para o fortalecimento da EIP na RMS; e identificar necessidades e desafios relacionados ao desenvolvimento docente para a EIP no contexto da RMS. METODOLOGIA: Partindo do problema e propósitos, trata-se um estudo de abordagem qualitativa e de caráter descritivo-exploratório. O estudo foi desenvolvido com as turmas de residência multiprofissional em saúde na sede da Escola Multicampi de Ciências Médicas localizado no município de Caicó/RN, unidade integrativa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. O estudo contou com a participação dos residentes e docentes efetivos participantes de ambos programas de residência. Os dados da pesquisa foram coletados mediante entrevistas não estruturadas aplicadas aos docentes e grupos focais que foram realizados com os residentes de ambos os programas profissionais da residência multiprofissional. Os dados coletados foram analisados a partir do referencial teórico de Bardin, onde foi utilizada a análise de conteúdo, com posterior construção de categorias. A técnica de análise de conteúdo pressupõe algumas etapas, definidas por Bardin como: préanálise; exploração do material ou codificação; tratamento dos resultados obtidos, inferência e interpretação. RESULTADOS: As principais aprendizagens mencionadas foram: fortalecimento do processo de formação na perspectiva interprofissional e colaborativa, desenvolvimento de competências colaborativas para o efetivo trabalho em equipe, ampliação da compreensão do usuário, e suas necessidades, como centro do processo de produção dos serviços de saúde. As recomendações mais relevantes foram: desenvolvimento docente para o alinhamento aos marcos teórico-conceituais e metodológicos da educação interprofissional na residência multiprofissional em saúde e realização de discussões em grupo entre os residentes para compartilhamento das aprendizagens e construção coletiva do conhecimento.Dissertação Residência em Clínica Médica no Seridó Potiguar: a percepção dos profissionais de saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-09) Villar, Rhanniel Theodorus Helhyas Oliveira Shilva Gomes; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; ; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; ; http://lattes.cnpq.br/5341310098275730; Azevedo, George Dantas de; ; http://lattes.cnpq.br/1088076378928302; Farias, Thalyne Yuri Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/7682838064198510Introdução: Por meio da interiorização dos cursos de medicina no Brasil, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte criou, em 2014, a Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN). Fruto do Programa Mais Médicos (PMM), busca, além de uma formação médica socialmente comprometida, promover a fixação deste profissional na região do Seridó. Assim, além do curso de graduação em medicina, foi instalado em 2017 o quinto programa de pós-graduação, o Programa de Residência em Clínica Médica (PRCM), que tem como principal cenário de prática o Hospital Regional do Seridó (HRS). Neste cenário é importante compreender como foi o movimento inicial de implementação a partir da experiência dos residentes da primeira turma do programa e dos profissionais de saúde preceptores do HRS. Objetivo: Compreender a percepção dos preceptores-trabalhadores e do pesquisador-residente quanto a influência do Programa de Residência em Clínica Médica da EMCM/UFRN no HRS. Métodos: trata-se de estudo qualitativo, de caráter exploratório descritivo. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com os profissionais de saúde do HRS e do diário de campo do pesquisador-residente. A partir da análise temática dos dados foram criadas três categorias, a saber: i) Fortalezas e Desafios: cambiando percursos; ii) Rotinas hospitalares: transformações possíveis; iii) Relação entre preceptores e residentes: o poder médico em questão. Resultados: Na percepção dos trabalhadores-preceptores houve benefício em relação a assistência em saúde da população da região após a implantação do PRCM, mas ainda são necessárias melhorias em relação ao currículo, à grade curricular, preceptoria e nas relações interprofissionais. O processo de trabalho no HRS teve tensionamentos positivos com a presença de residentes tornando possível algumas mudanças institucionais. Ainda que seja um programa de residência médica que busca integração ensino-serviço é notória a hierarquia de poder existente no HRS entre os profissionais médicos e diferentes categorias profissionais. Conclusão: Identificamos a necessidade de ajustes no PRCM que poderão ser feitos após uma avaliação mais detalhada do programa para que exista, além do fortalecimento do programa, um tensionamento que considere a cultura médica com assimetria de poderes no HRS.Dissertação Residência multiprofissional materno-infantil e suas contribuições para a assistência à mulher durante o trabalho de parto, parto e pós-parto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-19) Santos, Monalisa Michelle Oliveira dos; Rolim, Ana Carine Arruda; Rolim, Ana Carine Arruda; ; http://lattes.cnpq.br/9471678445935347; ; http://lattes.cnpq.br/9471678445935347; ; http://lattes.cnpq.br/4926204075061592; Lucena, Eudes Euler de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250; Jorge, Herla Maria Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/8383158890967807No Brasil, o processo de parto e nascimento encontra-se num cenário de medicalização e hospitalização, permanecendo um desafio a redução da morbimortalidade materna, perinatal e infantil para saúde pública. Objetivou-se compreender a atuação da Residência Multiprofissional MaternoInfantil/EMCM/UFRN na assistência à mulher durante o trabalho de parto, parto e pós-parto no Hospital do Seridó em Caicó/RN. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada na maternidade do Hospital do Seridó (HS), referência para a assistência obstétrica de risco habitual na região do Seridó Ocidental. Foram aplicados instrumentos de coleta de dados aos preceptores, residentes do segundo ano (R2) e às puérperas de parto normal. Conforme a percepção das puérperas, alguns dados são bastante positivos, como o respeito à privacidade no local do parto, presença do acompanhante, deambulação livre, uso de alguns métodos não farmacológicos de alívio de dor e respeito a hora de ouro. Porém, a adoção da posição litotômica, manobra de kristeller e episiotomias, práticas que deveriam ser eliminadas ainda acontecem. Sob a perspectiva dos profissionais, percebemos a importância dos residentes, ao verificar que eles implementaram o uso dos métodos não farmacológicos de alívio de dor (bola de bobath, espaldar ou barra de ling, massagens, banho morno, aromoterapia, cromoterapia, musicoterapia, exercícios respiratórios e de mobilidade pélvica) como uma forma de humanizar a assistência; os residentes acolhem, orientam, dão apoio para que as parturientes protagonizem o cenário; ajudaram a respeitar a hora de hora, na oferta da triagem neonatal e com a visita de vinculação, junto ao hospital. Relacionados às fragilidades encontradas no HS, são elencados: violência obstétrica, modelo medicalocêntrico, desatualização, quantitativo reduzido de preceptores obstetras e de profissionais das outras categorias, sobrecarga de trabalho, falta do preceptor para as categorias de psicologia e fisioterapia, falha na comunicação entre preceptores e tutores, a estrutura física, escassez de materiais e equipamentos. Por último, para minimizar as fragilidades encontradas, é imprescindível, a capacitação profissional voltada às boas práticas de atenção ao parto, implantação de protocolos e maiores investimentos em recursos humanos e materiais nesta maternidade.Dissertação Limites e possibilidades na inserção de residentes multiprofissionais em uma secretaria municipal de saúde: a realidade do sertão potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-19) Oliveira, Ana Santana dos Santos; Pinto, Tiago Rocha; ; http://lattes.cnpq.br/5009623573258829; ; http://lattes.cnpq.br/7734595639223641; Bastos, Raquel Litterio de; ; http://lattes.cnpq.br/2505245644909676; Cavalcante, Rosângela Diniz; ; http://lattes.cnpq.br/6892623867163111Introdução: A Escola Multicampi de Ciências Médicas foi implantada em Caicó/RN, tem como um dos seus eixos fundamentais o ensino baseado na comunidade, tendo em vista formar indivíduos críticos e reflexivos para atuar na concretude do Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente foi criado o curso de graduação em Medicina e, logo em seguida, modalidades de pós-graduação foram surgindo, como é o caso do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica (PRMAB). Objetivos: Analisar o processo de inserção dos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) no âmbito da gestão em saúde, em Caicó-RN. Além disso, buscou-se, conhecer as potencialidades e fragilidades da inserção dos estudantes na visão dos trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); identificar quais os desafios enfrentados pelos trabalhadores para exercer a preceptoria na gestão, e por fim, construir um fluxograma de inserção dos residentes nos diversos setores da SMS como forma de otimizar o processo de preceptoria na gestão. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa de caráter descritivo e exploratório desenvolvido por meio da técnica de grupo focal, com a participação de 10 preceptores da SMS que atuam diretamente com os residentes. Para a análise das informações foi privilegiada a análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: Deste modo, foi possível a construção de duas categorias temáticas compostas por suas respectivas subcategorias, a saber: Limites e possibilidades da inserção dos residentes na SMS de um município do sertão potiguar: Organização e operacionalização das atividades no âmbito da gestão; Potencialidades e Fragilidades no desenvolvimento das práticas; Desafios do exercício da preceptoria no âmbito da gestão em saúde x integração ensino-serviço: Relação preceptores/residentes para integração ensino-serviço; Desafios da preceptoria na gestão em saúde; Otimizando a preceptoria: contribuições dos preceptores. Considerações Finais: De modo geral, o PRMS revelou-se enquanto um importante mecanismo de formação nos cenários da gestão. Todavia, a pesquisa demonstrou que ainda existem uma série de fragilidades na organização e operacionalização das ações que ainda merecem maior atenção e cuidado de seus coordenadores e preceptores envolvidos. Espera-se que os resultados da pesquisa e aplicação do fluxograma aqui idealizado possam contribuir para um melhor ordenamento das práticas de preceptoria, bem como fortalecer o processo de trabalho dos preceptores e a formação em saúde dos residentes.Dissertação O Serviço de Atendimento Móvel às urgências como cenário para a formação médica: potencialidades e desafios(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-20) Noronha, Jardênia Azevedo da Silva; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; ; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; ; http://lattes.cnpq.br/1381305719593324; Bonfada, Diego; ; http://lattes.cnpq.br/3824146378320609; Costa, Isabel Karolyne Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/5634179237433724A Vivência Integrada na Comunidade surge como uma proposta de metodologia ativa na integração da tríade ensino-serviço-comunidade, atuando como algo inovador no processo ensino aprendizagem. Sendo este um módulo do curso de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas, oportuniza ao estudante sua inserção em diversos campos do sistema de saúde, além de promover a integração entre a universidade, os gestores e os trabalhadores da área da saúde. Esta pesquisa busca identificar as potencialidades e desafios da experiência formativa no atendimento pré-hospitalar desenvolvido no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na ótica do estudante. Sendo um estudo de natureza qualitativa, exploratório e descritivo utiliza como dados tanto a experiência da pesquisadora quanto os relatos dos estudantes acerca do impacto da inserção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em sua formação. A partir da análise temática foram criadas quatro categorias, a saber: “O momento no SAMU central, consistiu apenas numa conferência”; “Ao adentrar o serviço nos tornamos parte daquilo que antes era um mera especulação”; “Toda experiência é válida para a formação, mesmo que não alcancemos todas as expectivas”; e “Ensinar e aprender são molas mestras de um mesmo processo”, com as quais foram trabalhadas as falas dos alunos. Os resultados alcançados comprovam que a Vivência Integrada na Comunidade contribui para o fortalecimento da formação acadêmica e profissional, além de permitir que os estudantes colaborem com os profissionais do serviço no qual estão inseridos auxiliando tanto o serviço quanto a universidade a sanar ou minimizar as fragilidades apontadas, tais como uma melhor organização do tempo durante as visitas, maiores esclarecimentos sobre os protocolos, entre outros, garantindo um maior aproveitamento da disciplina em questão servindo de direcionamento para outras instituições formadoras que desejem implantar essa metodologia em suas grades curriculares. Os objetivos da pesquisa tencionam compreender o processo de articulação e sistematização da relação institucional entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e a universidade; identificar a percepção dos estudantes quanto ao aprendizado da Vivência Integrada na Comunidade elencando suas potencialidades e fragilidades.Dissertação Contribuições da residência multiprofissional em saúde para o fortalecimento da atenção primária: um estudo de caso a partir da Escola Multicampi de Ciências Médicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-03) Oliveira, Fernanda Kamila Souza de; Costa, Marcelo Viana da; Sousa, Ana Carolina Patrício de Albuquerque; ; http://lattes.cnpq.br/3934508395223787; ; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; ; http://lattes.cnpq.br/6291332729155177; Spadacio, Cristiane; ; http://lattes.cnpq.br/0230040384738792; Forte, Franklin Delano Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1213257434295598; Braga, Liliane Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245A Escola Multicampi de Ciências Médicas foi criada por meio do Programa Mais Médicos, a fim de reorientar a distribuição e formação médica em todo território Nacional. Por ser uma extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a escola Multicampi avançou com a política de interiorização trazendo oportunidades de formação para graduação e pós-graduação na área de saúde nas regiões distantes das grandes capitais. Inicialmente foi criado o curso de graduação em medicina e em seguida criou-se as modalidades de pós graduação a exemplo disso a Residência Multiprofissional em Atenção Básica. O presente estudo busca, discutir as implicações da Residência Multiprofissional em Saúde da Escola Multicampi de Ciência Médicas para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde de Caicó-RN. Este é um estudo de natureza qualitativa, exploratório e descritivo por meio da técnica de entrevista, teve a participação de 18 profissionais que atuam como preceptores, sendo 10 de nível superior (médicos, enfermeiros e odontólogos) e 8 de níveis médio (técnicos em enfermagem). Os dados obtidos através das entrevistas foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo. Para efetivação da técnica de análise da pesquisa seguiu as fases de pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Deste modo foi construído três categorias temáticas a saber: Mudanças na dinâmica do trabalho em saúde com a inserção da residência; Desafios para potencialização da atuação dos residentes; Expectativas relacionadas a atuação dos residentes. De forma geral a Residência Multiprofissional em Saúde mostrou-se como um potente transformador de realidades, instigando as equipes à produção de saúde e conhecimento de forma inovadora. Entretanto, nesse processo ainda há fragilidades apontadas que precisam ser sanadas para garantir um maior aproveitamento desses profissionais além de poder servir de base para mensurar seu impacto na comunidade.Dissertação Assistência de enfermagem obstétrica ao trabalho de parto e nascimento: percepção de puérperas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-13) Monteiro, Maria Diane Braga Dantas; Braga, Liliane Pereira; Lucena, Eudes Euler de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250; ; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245; ; http://lattes.cnpq.br/6462466181279709; Mata, Adala Nayana de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/8921465279478859; Nóbrega, Cristyanne Samara Miranda de Holanda da;No tocante à satisfação das mulheres, a literatura científica prioriza uma avaliação quantitativa desses aspectos, tornando-se difícil levantar dados diretos e subjetivos sobre a opinião das mulheres acerca da qualidade do cuidado ofertado durante o parto e nascimento. Assim, a relevância deste estudo está em, através da percepção das puérperas em relação a assistência de enfermagem obstétrica ao trabalho de parto e nascimento, analisar a prática da enfermagem obstétrica, mais especificamente em um hospital onde esta é tida como referência. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a percepção de puérperas acerca da assistência ao trabalho de parto e nascimento prestada pela enfermagem obstétrica. Trata-se de estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, que utilizou a técnica da entrevista, através da aplicação de um questionário semiestruturado, aplicado nos meses de fevereiro e março de 2020. Esta pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética da FACISA/UFRN. As perguntas fechadas estabeleceram o perfil sociodemográfico das mulheres, bem como descreveram características obstétricas e neonatais, e elencaram ações/intervenções realizadas pela enfermagem. A questão aberta fez referência à percepção das puérperas à respeito da assistência de enfermagem obstétrica durante o trabalho de parto e nascimento. Foi realizado o delineamento do perfil sociodemográfico e obstétrico das mulheres assistidas na instituição que representou o campo deste estudo, bem como o estabelecimento de categorias que caracterizassem a percepção das entrevistadas sobre a assistência prestada. Os dados quantitativos foram analisados através de estatística descritiva, e, os dados qualitativos por meio da Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011) na modalidade Análise Categorial. A maioria das participantes mantinha um relacionamento estável, possuía nível fundamental completo e eram primigestas. Foram formadas quatro categorias de respostas, intituladas: enfermeiro como figura de apoio, enfermagem possibilitando a humanização do parto, a enfermagem favorecendo a fisiologia do parto, e parto natural sem intervenções desnecessárias versus sensação de desamparo. Os resultados apontam para uma reflexão sobre a utilização de intervenções no parto institucionalizado, sendo essencial enfatizar que o uso rotineiro das mesmas deve ter a justificativa de reduzir desfechos negativos, não havendo evidências que respaldem o seu uso. Desta forma, essa pesquisa mostrou a importância de analisar a assistência através da voz das usuárias, valorizando a subjetividade do momento que representa o parto. Ressalta-se a importância de qualificar mais detalhadamente indicadores relacionados as intervenções, o que poderá favorecer pesquisas mais direcionadas a assistência da equipe multiprofissional.Dissertação Construção e validação de cenários de simulação de Suporte Básico de Vida na Atenção Básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-18) Carreiro, Bruno Oliveira; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694; http://lattes.cnpq.br/5121600464214646; Mazzo, Alessandra; http://lattes.cnpq.br/2640044420444521; Lucena, Eudes Euler de Souza; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250O estudo teve por objetivo construir e validar seis cenários de simulação clínica de média fidelidade em Suporte Básico de Vida no contexto da Atenção Básica. Estudo metodológico, descritivo de construção e validação de conteúdo de cenários de simulação. Foi realizada uma pesquisa inicial aos guidelines da American Heart Association e da Sociedade Brasileira de Cardiologia para Suporte Básico de Vida, considerando o período de 2015 a 2019. Os cenários foram elaborados seguindo os critérios propostos por Fabri et al. (2017): conhecimento prévio do aluno, objetivos de aprendizagem, fundamentação teórica da atividade, preparo do cenário, desenvolvimento do cenário, debriefing e avaliação. Foi elaborada uma lista de experts pelo orientador com base na sua network. Elencou-se experts médicos ou enfermeiros, com experiência em simulação clínica e SBV e titulação mínima de mestre para julgá-los de acordo com o Índice de Validação de Conteúdo (IVC) para validar o conteúdo. Foram excluídos os juízes que não responderem a validação através de respostas aos e-mails enviados e/ou aqueles que responderam, parcialmente aos instrumentos. Cada juiz recebeu em seu e-mail dois anexos: um documento contendo o cenário, a caracterização sociodemográfica e a escala de concordância e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A amostra final foi composta por 7 juízes. A maioria dos juízes tinha entre 35 e 45 anos, era da categoria profissional da enfermagem, apresentavam doutorado como titulação máxima, atuava como docente, com tempo de atuação profissional de até 14 anos, possuía experiência na área de simulação, com tempo de 5 a 8 anos, com experiência em Suporte Básico de Vida, de mais de 13 anos. Em todos os itens, o IVC variou entre 85,7% e 100%, e as sugestões dos experts foram incorporadas ao material. A construção e validação de cenários de simulação é uma atividade de difícil execução, com vantagens como maior confiabilidade e menos tempo dispendido para sua construção e desvantagens como pouca adaptação às realidades locais das instituições de ensino. Além disso, permite a possibilidade de sua reaplicação por outros profissionais, facilitadores, docentes ou estudiosos que desenvolvam atividades na área de simulação clínica.