Monografias de Especialização
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postGraduateThesis.type.badge Adesão ao tratamento do portador de HIV/AIDS através da capacitação dos profissionais de saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 5-05-30) Lima, Elionara Silva de; Macedo, Isa Maria Hetzel deDesde a introdução da Terapia de Antirretrovirais (TARV), a adesão ao tratamento está entre os maiores desafios da atenção às pessoas vivendo com HIV/aids, uma vez que demanda de seus usuários mudanças comportamentais. Desse modo, é de suma importância o papel do serviço de saúde na superação das dificuldades relacionadas ao tratamento. A maioria dos serviços apresenta deficiências no estabelecimento de formas de atenção mais dialógicas e mais específicas para abordagem da questão da adesão com os usuários. A atenção é fortemente centrada na consulta médica, cujo padrão tecnológico predominante, embora de boa qualidade na dimensão restritivamente técnica, prescindia tanto para dimensões mais amplas da vida dos usuários quanto de abertura para formas discursivas menos assimétricas e tecnificadas na abordagem da adesão. Este projeto de intervenção tem como objetivo apresentar métodos para melhorar a adesão ao tratamento do HIV/aids através da capacitação dos funcionários. Ele será desenvolvido em um SAE em DST/aids localizado no município de Lajes Pintadas/RN. Para a efetivação dos objetivos propostos neste estudo, serão discutidas e desenvolvidas estratégias baseadas na pedagogia da problematização, de modo que possam sensibilizar os funcionários para fortalecer as pessoas vivendo com o HIV/aids para adesão ao tratamento e contribuir para diminuir as resistências ao tratamento.TCC Avalição da náusea e vômito no pós-operatório (NVPO) em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial(Avalição da náusea e vômito no pós-operatório (NVPO) em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, 2014) Albuquerque, Assis Filipe Medeiros; Silva, José Sandro Pereira daTCC Avaliação da alteração de sensibilidade associada ao nervo alveolar inferior após osteotomia sagital do ramo mandibular(Residência em em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, 2014) Assis, Gleysson Matias de; Silva, José Sandro Pereira dapostGraduateThesis.type.badge Processo de seleção com ênfase nas ações para identificação da dislexia: uma pesquisa com gestores de pessoas de uma pós-graduação de uma instituição de ensino superior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Euzebio, Claudia Silva; Araújo, Maria Valéria Pereira deEste trabalho tem como objetivo avaliar se os gestores de pessoas desenvolvem ações para identificar a dislexia durante o processo seletivo. A dislexia é caracterizada pela distorção dos símbolos, com origem neurológica, afetando assim a linguagem oral e escrita. Durante a pesquisa, foi realizada uma entrevista semiestruturada com alunos da turma de especialização do curso de Gestão de Pessoas de uma instituição pública de ensino superior de Natal, com profissionais que atuam nos processos de seleção em organizações. Os resultados indicaram que os gestores entrevistados não desenvolvem ações para identificar a dislexia no processo seletivo e que desconhecem técnicas para detecção da mesma. A visão organizacional é que, independente das limitações do candidato, o que os gestores de RH buscam são pessoas que tenham as competências necessárias para assumir o cargo a ser ocupado. Entretanto, grande parte dos entrevistados concordou que as empresas geralmente não possuem um olhar para a disfuncionalidade e que não é um assunto muito discutido no meio empresarial.postGraduateThesis.type.badge Razões que levam a permanência dos profissionais aposentados das telecomunicações no mercado de trabalho(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Araújo, Helder Sabino de; Oliveira, Patrícia Whebber Souza deA população brasileira tem envelhecido com uma maior qualidade de vida, podendo assim usufruir por muitos anos a esperada aposentadoria. O objetivo deste estudo é identificar as razões que levam o aposentado das telecomunicações permanecerem no mercado de trabalho após a aposentadoria. Através de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratória, foram abordadas as motivações pessoais, aplicados 30 questionários de perguntas diretas para aposentados do setor de telecomunicações, todos aposentados após a privatização das telecomunicações no Brasil. A partir dos dados coletados, foi possível constatar que o os aposentados adquiriram o benefício muito jovens, que suas motivações em permanecer na ativa são também financeiras e psicossociais, já que ainda possuem disposição física e psicológica para manter relacionamentos interpessoais nas organizações. Os resultados encontrados mostram uma realizada não muito abordada, e tem relevância no desenvolvimento acadêmico. O resultado mostra a realidade dos aposentados que continuam no mercado de trabalho, atuando de maneira produtiva.postGraduateThesis.type.badge Programa de Educação Corporativa na Master Assessoria Contábil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Paiva, Jucimeire Ferreira de; Araújo, Maria Valéria Pereira deEste trabalho propõe um aprimoramento na área de Treinamento e Desenvolvimento da empresa Master Assessoria Contábil. Utilizando o novo conceito de Educação Corporativa, adéqua o programa de treinamento existente à estratégia organizacional da empresa, planejando, organizando e verificando o resultado da eficácia dos treinamentos para o alcance dos objetivos da empresa. Evidencia-se a importância da gestão de pessoas está alinhada com o negócio da empresa para que se consiga atuar na implementação de ações que impactem no resultado e que este possa ser claramente identificado.TCC Avaliação da posição anatômica do canal mandibular em relação aos segmentos da osteotomia sagital do ramo mandibular(Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, 2015-02-13) Santos, Victor Diniz Borborema dos; Germano, Adriano RochapostGraduateThesis.type.badge Perspectiva de um Programa de Educação a Distância (EAD) para o desenvolvimento de gestores na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-10) Carvalho, Giselle Maria de Araujo; Oliveira, Patrícia Whebber Souza de; Oliveira Junior, Jonilson Carvalho deO mundo atual está vivendo um processo de rápidas mudanças e de transformações sociais, econômicas, políticas, ambientais e avanços tecnológicos, portanto, exige que as organizações e em especial a organização pública se adapte a esse cenário, criando estratégias para vencer os desafios e cumprir com o seu papel social. Neste novo contexto, a capacitação do gestor público torna-se uma importante ferramenta e um diferencial para atingir tanto os objetivos organizacionais quanto a finalidade que é o interesse da coletividade. A Educação a Distância tem se apresentado como um instrumento de qualificação viável para alcançar um grande contingente de pessoas e manter ao mesmo tempo a qualidade do ensino oferecido. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a perspectiva de um programa de educação à distância (EAD) para o desenvolvimento de gestores na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Os resultados apontaram que todos os gestores participantes desta pesquisa são a favor da modalidade de ensino a distância e que, embora a maioria considere uma excelente ideia a criação desse programa, somente a metade afirmou que participaria do mesmo.TCC Aprender para desenvolver: uma proposta de intervenção para o programa de qualificação profissional Acessuas trabalho da cidade de Rio do Fogo/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-10) Torres, Rayssa Crystyna Galvão; Oliveira, Patrícia Whebber Souza deEste projeto de intervenção tem por objetivo desenvolver ações para informação e divulgação do Programa de qualificação profissional Acessuas Trabalho (Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho) no município de Rio do Fogo/RN, com o intuito deste ser conhecido na cidade em suas ações e para desmistificar a sua atuação da atuação do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Como estratégia, serão desenvolvidas iniciativas focadas em divulgação e mobilização social referentes ao Programa, voltadas para seu público alvo. O Programa realiza através da integração de ações das políticas públicas, como a de trabalho, emprego e renda; mobilização, encaminhamento e qualificação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social ao acesso ao mundo do trabalho. A implantação desse projeto na realidade de Rio do Fogo/RN tem como uma das motivações a necessidade de divulgar o Programa, por se tratar de uma atuação ainda recente no Brasil e na realidade do município.postGraduateThesis.type.badge Clima organizacional: um estudo de caso na fundação de apoio à pesquisa do estado o Rio Grande do Norte - FAPERN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12) Galvão, Amanda Camila de Almeida; Oliveira, Patricia Whebber Souza deO clima organizacional é definido como os reflexos de um conjunto de valores e comportamentos formais e informais existente em uma organização, ou seja, o clima representa a percepção que os colaboradores têm sobre a empresa. Essa percepção pode ser boa ou ruim de acordo com a interpretação pessoal de cada colaborador, por isso dizemos que o clima organizacional influi diretamente na motivação da equipe, no seu grau de satisfação e, consequentemente, na qualidade de seu trabalho, por isso, é tão importante estudar o clima de uma organização. Com isso, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar o clima organizacional da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte – FAPERN. O modelo adotado foi a Escala de Clima Organizacional – ECO de Siqueira (2008), um dos modelos mais utilizados para avaliar a percepção do trabalhador sobre várias dimensões do clima organizacional. A escala é constituída por 63 itens, agrupados em 5 fatores representados pelas denominações: Apoio da chefia da organização; Recompensa; Conforto físico; Controle/Pressão; e Coesão entre os colegas. Participaram da pesquisa os 23 servidores da FAPERN. Os dados coletados foram submetidos à análise, de forma geral, o clima da Fundação é considerado ruim, pois de acordo com os dados fornecidos e os cálculos realizados, o valor do clima geral da FAPERN é de 2,9, que para Siqueira (2008) é considerado ruim.postGraduateThesis.type.badge Ventilação mecânica não invasiva no pós-operatório de cirurgia cardíaca(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Souza, Jamilly Ribeiro de; Lima, Íllia Nadinne Dantas FloreinoIntrodução: As cirurgias cardíacas estão associadas a alterações da troca gasosa e da mecânica respiratória, que podem evoluir para quadros de insuficiência respiratória aguda. Tais alterações estão relacionadas aos seguintes fatores: dor devido incisão cirúrgica, o tipo de cirurgia, colocação de drenos, necessidade e tempo de CEC e anestesia geral, levando a alteração na mecânica e capacidade pulmonares, sendo estes responsáveis por altos índices de morbidade e de mortalidade no pós-operatório. Metodologia: Sendo assim, realizou-se uma revisão de literatura através de busca nas bases de dados eletrônicas: LILACS, MEDLINE, SciELO, PubMed e Cochrane, no período fevereiro de 2016 a março do mesmo ano.Com o objetivo de investigar a eficácia da VMNI em pacientes no pós-operatório de cirurgias cardíacas, avaliando os efeitos pulmonares e hemodinâmicos, protocolos aplicados e a modalidade mais eficaz na reversão das alterações respiratórias no PO de cirurgia cardíaca. Resultados: os estudos pesquisados demonstraram que a utilização da VMNI, promove redução do trabalho respiratório, reversão de atelectasias, melhora da complacência pulmonar, recuperação da CRF, aumento da CVF e redução da pré e pós-carga. Mostraram também, que 30 minutos de utilização da VMNI promoveram aumento significativo da PaO2.postGraduateThesis.type.badge Congruência e Divisibilidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Dantas, Fabia Patricia Saldanha; Ecco, DanielCongruência, Divisibilidade buscando uma reflexão sistematizada direcionadas a partir da Educação Matemática.postGraduateThesis.type.badge As Antigas e Novas Relações de Trabalho:(Eixo Temático Trabalho e Sociedade-1° Ano do Ensino Médio)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Oliveira, Carlos Alberto Garcia de; Lopes, José Cleyton Neves; Hilario, Luana Sobral; Azevedo, Gerlúzia de OliveiraEste trabalho é um plano de ensino direcionado ao 1º ano do ensino médio da disciplina de sociologia, enfocando o eixo temático trabalho e sociedade, com o título ''As antigas e novas relações de trabalho'', o referido plano de ensino está dividido em quatro bimestres, com a seguinte divisão de conteúdos, no 1º bimestre: A produção nas sociedades tribais,O modo de produção escravista na Grécia e na Roma antiga, O trabalho na Europa medieval,As bases do trabalho na sociedade moderna;2º bimestre:Karl Marx e a divisão social do trabalho, Émile Dukheim: A divisão do trabalho e a solidariedade,Fordismo- Taylorismo:Uma nova forma de organização do trabalho,As transformações recentes no mundo do trabalho; 3º bimestre:O trabalho escravo no Brasil, Do trabalho escravo ao assalariado, A situação dos trabalhadores no Brasil nos últimos 70 anos,As relações de trabalho no Brasil atualmente;4º bimestre:Terceirização da mão de obra no sistema capitalismo,O processo de terceirização da indústria têxtil na região do seridó potiguar,Flexibilização da mão de obra no sistema capitalista, Precarização da mão de obra no sistema capitalista.postGraduateThesis.type.badge A Criptografia no ensino fundamental e médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Dantas, Andréa de Araújo; Santos, Odilon Júlio dos; Santos, Odilon Júlio dos; Ecco, Daniel; Andrade, Luciana VieiraNeste trabalho, enveredamos pela análise do uso da criptografia no ensino de Matemática nos níveis fundamentais e Médio através da realização de exemplos de utilização prática dos conteúdos matemáticos do currículo base da Educação Básica como forma de visualização da amplitude dos caminhos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem dentro do ambiente escolar. O estudo deste trabalho começa pela elucidação dos principais fatos históricos que contribuíram para o desenvolvimento da criptografia e das tecnologias como as conhecemos hoje. No decorrer do trabalho são apresentadas formas de construção de cartas códigos através da criptografia pelo uso de saberes matemáticos. Tudo isso possui como principal ponto de ancoragem a construção de um significado mais amplo de alguns conteúdos matemáticos que muitas vezes são apresentados de forma crua e sem nenhum atrativo que motive os alunos a desenvolverem conhecimentos em torno do que é ensinado. Por fim, abordam-se as principais aplicações da criptografia que se apresentam no nosso dia a dia e que muitas vezes não vemos a sua importância, tampouco vemos todo o universo matemático que existe por trás de uma simples mensagem emitida de um aparelho para outro.postGraduateThesis.type.badge A cidadania, a democracia e participação política: ensino da sociologia no 2º do ano do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Pereira, Irismarqueks Alves; Sanson, Cesar; Lopes, José Cleyton Neves; Paiva, Irene AlvesO plano de ensino apresenta o eixo temático: cidadania, democracia e participação política como metodologia para o ensino da sociologia no ensino médio. Durante o desenvolvimneto do palno são abordados temas importantes no campo do conhecimento sociológico sistematizado, por sua vez possibilita que entre indivíduo e sociedade um espaço de relações a partir da influência das ações humanas sobre os processos sociais do passado e do presente. Para tanto o trabalho se organiza que quatro unidades de ensino correspondentes aos quatro bimestres do ano levivo. Unidade I: democracia e participação política, unidade II: concepções de estado e poder político. Unidade III: cidadania, cultura e ideologia e a Unidade IV: a escola e produção do saber. Está entre os objetivos do plano, permitir ao educando construir uma postura mais reflexiva e crítica diante da realidade social em que está inserido. E assim, compreender melhor a dinâmica da sociedade em que vive atuante e com postura política capaz de transformar sua realidade através do exercício da cidadania.postGraduateThesis.type.badge A modelagem e as cônicas: uma proposta construtiva para o ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Nascimento, Marcelo Lemos do; Santos, Odilon Júlio dos; Santos, Odilon Júlio dos; Diniz, Iesus Carvalho; Vicente, Danielle de Oliveira NascimentoNeste trabalho, realizamos medições de cálculos de volumes de sólidos com bases elípticas, afim de levar esse conhecimento para a realidade do aluno, tendo em vista a necessidade real de sua aplicação no momento atual de nosso município. Depois de um levantamento histórico, apresentação das características e propriedades dessa cônica, e vendo na prática uma simulação de sua aplicação na natureza, como na descrição do movimento dos planetas, fomos levados a algumas situações aplicadas no cotidiano. O estudo dessa cônica nos possibilitou o entendimento das formas básicas e suas semelhanças para com o cálculo de volumes, levando em destaque o estudo do cálculo de volumes de um cubo, cilindro e por consequência o volume de água de uma pipa, cujo formato da base é uma quase elipse.postGraduateThesis.type.badge Trabalhando com porcentagem no ensino médio: uma experiência contextualizada e realizada em sala de aula(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Santos, Cláudio Kubitschek Silva; Andrade, Luciana Vieira; Andrade, Luciana Vieira; Diniz, Iesus Carvalho; Benavides, Júlia Victoria ToledoA Matemática é uma ciência exata que está inserida na grade curricular das escolas. É tida como a ciência base para outras e acompanha o homem em sua evolução histórica, social e cultural, trazendo frutos significativos. A porcentagem é um conteúdo da Matemática que está presente em muitas situações da nossa vida, mas, principalmente no mercado financeiro onde é bastante utilizada em lojas comerciais para expressar valores de descontos, promoções e taxas de juros. Os alunos, em geral, não dominam o conteúdo de porcentagem, podemos dizer que é a falta de metodologias de ensino que possam estimular e motivar, assim sendo, o professor utiliza para a sua aula somente os meios do quadro e livro didático. A falta de contextualização do conteúdo com a vida dos alunos cria uma barreira da ciência com o cotidiano, e os alunos não sabem por qual motivo ou onde irão utilizar o conhecimento aprendido por eles em sala de aula. A experiência em sala de aula traz ao aluno a junção da teoria e da prática, uma vez que viram a teoria comprovam na atividade tudo o que aprenderam trazendo um estímulo ao lidar com o conteúdo motivando-os a continuar a aprender. A proposta é realizar uma experiência prática e contextualizada com os alunos da 2ª Série do Ensino médio levando os mesmos a estabelecimentos comerciais para pesquisarem os preços de produtos eletrodomésticos e poder calcular a diferença percentual de produtos vendidos a preço de à vista e a prazo em 10 parcelas. Em seguida será proposta a turma uma venda fictícia de eletrodomésticos, os mesmos pesquisados. Eles terão que convencer a sala a vender seus produtos, o objetivo dessa experiência é aprender sobre porcentagem e seu uso no dia a dia, calcular a diferença percentual de produtos vendidos à vista e a prazo, estimular e despertar nos alunos habilidades de comunicação, liderança e pensamento rápido. A turma realizou a experiência e calculou a diferença percentual dos preços. A experiência proporcionou não somente o aprendizado com cálculos de porcentagem, mas também, com conceitos de matemática financeira, e também estimulou e motivou o aprendizado. Fica claro que o professor de matemática precisa buscar sempre novas metodologias de ensino que proporcionem um aprendizado mais contextualizado e eficaz.TCC Plano de Ensino Anual de Sociologia (Individuo e Sociedade - 1º ano do Ensino Médio)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Paiva, Rosilene Alves de; Rocha, Regivaldo Sena daEste plano anual de Sociologia busca eleger o Eixo Temático: indivíduo e sociedade, que trata das temáticas “as Ciências e o cotidiano”, “Sociologia como ciência da sociedade”, “as instituições sociais e o processo de socialização” e a “mudança social e cidadania”, bem como seus subtemas “as relações indivíduo-sociedade”, “sociedade, comunidades e grupos”, “conhecimento cientifico versus sendo comum”, “ciência e educação”, “família, escola, igreja, justiça”, “socialização e outros processos sociais”, “as estruturas políticas” e “democracia e participativa”. Assim, o que pretendemos com o ensino da Sociologia de uma forma geral, é que os alunos percebam que os seres humanos necessitam de seus semelhantes para sobreviver, comunicar-se, criar símbolos e formas de expressão cultural, perpetuar a espécie e se realizar plenamente como indivíduo. A elaboração deste plano foi um desafio, visto que não temos experiência em sala de aula. Desse modo, esse processo nos proporcionou um grande aprendizado, entendendo a complexidade que se estabelece na elaboração de um plano anual de ensino como: pensar o tema, realizar pesquisa, elaborar atividades, criar estratégias que promovam a interação com os alunos de modo a contemplar os objetivos propostos no plano para a aprendizagem dos alunos.postGraduateThesis.type.badge Jogos didáticos na matemática articulando o processo de ensino aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Fontes, Welton César; Santos, Odilon Júlio dos; Santos, Odilon Júlio dos; Diniz, Iesus Carvalho; Vicente, Danielle de Oliveira NascimentoEste trabalho traz contribuições acerca dos jogos como atividades lúdicas que facilitam a compressão de conteúdos matemáticos, facilitando assim, o processo de ensino aprendizagem. Foca-se nesse estudo os jogos aliados as aulas de Matemática, pois acredita-se que através do lúdico, pode-se construir uma aprendizagem significativa, em que o discente desenvolve o interesse pelas atividades propostas. Para compreender a temática desenvolveu-se pesquisa de cunho bibliográfico com respaldo em autores que tratam sobre a temática e logo se justifica essa proposta central, cujo objetivo intenta na reflexão sobre os jogos como facilitadores nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática. Para colher alguns dados da pesquisa realizou-se também, observações, aplicou-se algumas atividades envolvendo conteúdo específicos de Matemática e realizou -se considerações sobre a mediação e construção do conhecimento. Finalmente chegamos à conclusão de que jogos são recursos importantes para utilizar nas aulas de Matemática, pois o lúdico proporciona aos alunos o interesse em aprender conceitos, o que dificilmente ocorre em uma aula tradicional. As atividades lúdicas mostram-se como ferramentas de melhoramento do processo Ensino-Aprendizagem também no âmbito da Matemática, tornando o conteúdo estudado mais atrativo, dinâmico e prazeroso para o aluno que é estimulado a entender tal conteúdo proposto pelo professor mesmo de maneira inconsciente e possibilitando ao professor um leque de alternativas nas demonstrações dos conteúdos trabalhados em sala de aula.postGraduateThesis.type.badge Plano de Ensino Anual: Eixo Temático Politica e Sociedade – 3º. Ano do Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Figueirêdo, Cassiano Quinino de Medeiros; Lopes, José Cleyton Neves; Hilario, Luana Sobral; Azevedo, Gerlúzia de OliveiraO plano anual de ensino com predominância do eixo temático política e sociedade estrutura-se conforme egue: o primeiro bimestre ficaram programados os assuntos: socialização, agentes de socialização, papéis sociais, as relações existentes entre indivíduos e sociedade sob as perspectivas dos teóricos clássicos Marx, Weber e Durkheim, as instituições sociais com ênfase nas instituições políticas, a política, o poder e por fim o poder político. Para o segundo bimestre ficaram resguardados os assuntos: o Estado moderno, as teorias sociológicas clássicas sobre o Estado, o Estado contemporâneo, formas de governo, da monarquia ao retorno à democracia, a Constituição Federal de 1988, os direitos e garantias fundamentais: direitos individuais e coletivos, os direitos sociais, a democracia no Brasil e os direitos sociais. Já para o terceiro bimestre foram selecionados: direito e cidadania, o que é cidadania e o Estado, cidadania para Marshal, a trajetória dos movimentos sociais no Brasil, os vários movimentos sociais no Brasil, globalização, novas tecnologia e os movimentos sociais. Aprender e exercer a cidadania e a democracia. Para o último bimestre ficaram resguardos a temática sobre Habermas e a participação social, participação social, formas legítimas de participação popular, conhecendo a lei orgânica do município de Ipueira – RN, investigando problemas, trabalho de pesquisa: desenvolvendo enquete, aplicação de pesquisa de campo, analisando pesquisa de campo, coleta de assinaturas dos eleitores para entrega de proposta do projeto de lei desenvolvido, protocolando projeto de lei de iniciativa popular junto ao legislativo municipal.