DDGN - Departamento de Design
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Livro Ergonomia visual na leitura em telas: tipografia como tecnologia assistiva(Caule Papiro, 0013-06-25) Santa Rosa, José Guilherme; Yamaguchi, Márcia; Teixeira, Yanna Beatriz de Medeiros; https://orcid.org/0000-0001-7201-0767; https://orcid.org/0009-0002-5821-9972A obra "Ergonomia visual na leitura em telas: tipografia como tecnologia assistiva" apresenta aspectos teóricos e práticos a respeito do uso de tipografia como recurso de tecnologia assistiva para o design digital em leitura em telas. Para tanto, são discutidos os seguintes temas: usabilidade e acessibilidade digital; dislexia, autonomia e interação; tipografias acessíveis para pessoas com dislexia; pesquisas e recomendações em tipografias para acessibilidade e outras tecnologias assistivas digitais para pessoas com dislexiaArtigo Ferramenta de suporte ao projeto de capas de livros a partir de princípios da ergonomia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Sales Júnior, Francisco Monteiro de; Andruchak, Marcos Alberto; Pinho, André Luis Santos de; Rosa, José Guilherme Santa; 0000-0003-4485-1774O objetivo do trabalho foi o de construir um instrumento de suporte ao projeto de capas de livros. Buscou-se conhecer como os componentes linguísticos estão ordenados e combinados entre si, e se a relação entre eles proporciona facilidade de leitura e interpretação, comunicando informações inerentes à literatura. A ferramenta foi concebida a partir de diretrizes e conceitos do design da informação e da linguagem gráfica e visual, consolidados em 32 critérios. Para o processo de teste e validação foram avaliadas capas de livros presentes na ementa da componente curricular Ergonomia Informacional do programa de pós-graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os resultados preliminares apontam que os critérios ‘tamanho’, ‘variação de gênero’ e ‘tipos’ são sempre observados, enquanto os critérios da categoria ‘semântica do texto e imagem’ raramente o são. O instrumento poderá ser utilizado como suporte no projeto de novas interfaces de livrosArtigo Oxidative stability of blended sunflower and castor biodiesel by Rancimat and static mode P- DSC(Informa UK Limited, 2019-10-15) Nascimento, Rubens Maribondo do; Chellappa, Thiago; Rosa, José Guilherme da Silva Santa; Santos, Dino Lincoln Figueiroa; Boufleur, Rodrigo Naumann; Paiva, Isadora V. D. L.; Lèger, Tom; Chellappa, Naithirithi T.Biodiesel is composed of saturated and unsaturated long chain fatty acid alkyl esters. Due to these unsaturated compounds, there is a susceptibility to the autoxidation process. Castor biodiesel has excellent thermal and oxidative stabilities due to its chemical composition. Blends of sunflower and castor were obtained in the ratios 20, 40, 60 and 80% m/m with the intention to study the effect of the addition of castor biodiesel on the induction period of sunflower biodiesel of low oxidative stability, employing the Rancimat method (EN 14112) and P-DSC isothermal mode. The above mentioned blend containing 40% of castor biodiesel in sunflower biodiesel meets the specification of oxidative stability (6 hours). Furthermore, it was observed that the addition of castor biodiesel is interesting, since it improves the resistance to the oxidation of sunflower. The results obtained by Rancimat and P-DSC were consistent with respect to the analysis of biodiesel blends, indicating that the use of P-DSC technique to study the oxidative stability is quite promisingLivro Experiência do usuário e design de Interfaces para mobilidade urbana(4users, 2023-06-10) Santa Rosa, José Guilherme; 0000-0001-7201-0767Ao longo das últimas décadas tem sido expressivo o crescimento do número de cidades e do número de indivíduos que residem nos espaços urbanos ou em cidades satélites. Desse modo, é de suma importância nos debruçarmos a respeito das questões envolvidas no âmbito da mobilidade urbana em nosso país. É preciso, também, que os designers tragam para si a responsabilidade de pensar o papel social do design. A presente obra contempla três capítulos em coautoria com jovens pesquisadores da área de design a respeito da temática Mobilidade Urbana. O primeiro capítulo, escrito pelo designer Marcel Passos (UFRN) em coautoria comigo, apresenta uma análise, a partir do design participativo, a respeito da experiência do usuário de transporte urbano na cidade do Natal. Para tanto, foram realizadas sessões de grupo focal, observação participante, dentre outras técnicas. O objetivo foi elucidar suas motivações e constrangimentos de usuários do transporte público urbano e, a partir disso, analisar e modelar padrões de comportamento e problemáticas sob a ótica do Design Contextual. O segundo capítulo, escrito pelo mestrando em Design João Pedro (UFCG) em co- autoria com o organizador do livro, faz uma análise de usabilidade de um aplicativo de Mobilidade urbana e informações para transporte público de passageiros. No capítulo são discutidos temas como: Mobilidade urbana e informações de transportes, Aplicações da geolocalização em serviços baseados em localização (LBS), wayfinding no contexto de interfaces de orientação de rota, experiência do usuário e Princípios de usabilidade. Por fim, é feita uma avaliação hedônica do produto através do método de teste de usabilidade. O terceiro capítulo, escrito pelo designer Yuri Gargarin (UFRN) em coautoria com seu orientador, apresenta uma iniciativa de pesquisa e desenvolvimento em design para pro- posta de interface de app mobile destinado à mobilidade urbana. O trabalho teve como objetivo a melhoria da experiência do usuário de transporte público. A proposta de interface para o app descrita no trabalho foi desenvolvida a partir dos cinco planos da experiência do usuário definidos por James Garrett, a saber: plano estratégico, plano escopo, plano estrutura, plano esqueleto e plano superfície. Como resultado, os autores apresentam um protótipo funcional de app mobile elaborado a partir da ferramenta Figma, que foi submetido a testes de usabilidade com usuários representativos do público-alvo.Apresentado em Evento Estudo sobre a usabilidade técnica e pedagógica no jogo "Aprender a Ler - Domlexia" no processo de alfabetização de crianças que apresentam risco para dislexia(2024) Albuquerque, Thaise Maria da Costa Santos; Dantas, Lenyedja Farias; Rodrigues, Samir Pessôa; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; Silva, Bruno Santana da; Teixeira, Yanna Beatriz de MedeirosAo tratar a temática da Usabilidade Pedagógica em jogos educacionais, este estudo tem como proposta avaliar o jogo “Aprender a Ler - Domlexia” enquanto recurso pedagógico para auxiliar crianças com risco para dislexia. O corpus da pesquisa abordou conceitos sobre Design, Usabilidade, Heurísticas e Experiência do Usuário, destacando as relações entre Usabilidade Técnica e Pedagógica. Enquanto pesquisa qualitativa, consistiu em estudo exploratório, realizado por uma equipe de seis avaliadores especialistas em usabilidade, por meio de procedimento metodológico adaptado com base em duas abordagens teóricas: Heurísticas de Nielsen (1994) e diretrizes de Usabilidade Pedagógica, segundo Nokelainen (2006), com o objetivo de avaliar a usabilidade para assegurar que o jogo atende às necessidades educacionais de seu público-alvo.