Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia
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Dissertação A convergência digital na produção da notícia: reconfigurações na rotina produtiva dos jornais Tribuna do Norte e Extra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-03-11) Agnez, Luciane Fassarella; Maia, Kenia Beatriz Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/8600703674458800; ; http://lattes.cnpq.br/3704711757286684; Pereira, Fábio Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/3713755920970596; Lacerda, Juciano de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010Toda nova tecnologia introduzida no jornalismo é passível de alterações do ambiente e das formas de lidar com a rotina, refletindo não somente nos processos de produção, mas também nos de distribuição e consumo da informação. Desde os primeiros fluxos de comunicação, a atuação do jornalista passou por transformações sociais, econômicas e ideológicas que foram permeadas pelas novas ferramentas tecnológicas. Na atualidade, o jornalismo vivencia profundas mudanças que vão desde o questionamento sobre seu papel social e identidade profissional, passando pela necessidade de revisão enquanto modelo de negócio, até reestruturações fundamentais no modo de produção da notícia em decorrência do cenário sociocultural contemporâneo intimamente relacionado com a difusão das tecnologias da comunicação. Diante disso, jornais impressos, no Brasil e no exterior, estão aderindo a um modelo de unificação de redação como proposta para lidar com as plataformas impressa e digital, impondo novo fluxo de trabalho aos seus profissionais. Essa pesquisa se propõe a compreender como está sendo conduzida a integração das equipes de redação no jornalismo brasileiro, sob os dois aspectos centrais do processo de produção da notícia: rotina e cultura profissional. Como estudo de campo, foram observadas as experiências dos jornais Tribuna do Norte, jornal diário de maior circulação no Rio Grande do Norte, e Extra, do Rio de Janeiro, também líder em seu mercadoDissertação O sertão potiguar comunica: midiatização e práticas sociais. Ou como a recepção da pauta política se desdobra em práticas sociais em Pau dos Ferros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-03-17) Sena, Patrícia Rakel de Castro; Coelho, Maria das Graças Pinto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704292T6; ; http://lattes.cnpq.br/1695145568364917; Veloso, Maria do Socorro Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; Gomes, Isaltina Maria de Azevedo Mello; ; http://lattes.cnpq.br/3715206085360657Essa dissertação é o resultado do desenvolvimento de uma pesquisa de dois anos, intitulada O SERTÃO POTIGUAR COMUNICA: MIDIATIZAÇÃO E PÁTICAS SOCIAIS. Ou como a recepção da pauta política se desdobra em práticas sociais em Pau dos Ferros, em que mostra Pau dos Ferros, como uma cidade do interior oestano do Rio Grande do Norte, vivendo hoje um conjunto de transformações sociais significativas, as quais interagem com práticas midiáticas que acabam midiatizando novas políticas públicas na área de Educação Técnica e Superior. Assim, com a implantação e expansão de políticas públicas estaduais e federais de democratização do Ensino Técnico e Superior, no período de 2002 a 2010, o fenômeno de migração dos estudantes de ensino fundamental e médio, antes existente, mudou significativamente na região em que Pau dos Ferros se faz polo. A concentração dos meios de comunicação da cidade nas mãos dos políticos, a favor destes, e o surgimento de novas midiatizações estão contribuído para a formação desta (nãomigração) e de outras práticas sociais, reinventando e reordenando o agendamento das ideias e conceitos sobre as práticas educativas. Nosso objetivo é observar essas relações de interação entre mídia, política e educação e analisar como os jovens estudantes estão percebendo essa interação. Sob as perspectivas da recepção à luz dos Estudos Culturais, nossa pesquisa passeia primordialmente sobre a técnica de coleta de dados Grupo FocalDissertação O futuro do presente: a mídia audiovisual e a sociedade contemporânea na ficção científica do cinema de animação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-03-30) Medeiros, Theresa Chistina Barbosa de; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; ; Silva, Gustavo de Castro da; ; http://lattes.cnpq.br/8544052996023384; Hanke, Michael Manfred; ; http://lattes.cnpq.br/2211623026386163Essa pesquisa apresenta um estudo que objetiva analisar as imagens do futuro em obras de ficção científica do cinema de animação explorando a temática específica da representação das mídias de comunicação audiovisuais em seu diálogo com as sociedades retratadas nos filmes escolhidos para análise. A discussão proposta busca aproximações para responder à pergunta que deu início a esta pesquisa: como, nos dias de hoje, estamos pensando o futuro? Pretende também, pautada nas discussões propostas por Morin (1997), compreender aspectos da sociedade contemporânea com a ajuda do cinema e, ao mesmo tempo, compreender o cinema, auxiliada por uma análise socialDissertação Casal nacional: significações do corpo e do figurino no telejornalismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-03-31) Aquino, Agda Patrícia Pontes de; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; ; http://lattes.cnpq.br/1754382039697071; Pavan, Maria ângela; ; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753O objetivo principal deste trabalho é investigar as significações do corpo e do figurino como componentes essenciais do discurso estético dos jornalistas de televisão, exemplificados através dos apresentadores do Jornal Nacional, da Rede Globo. Inspira-se nos caminhos propostos pela semiótica, aliados a outras técnicas de investigação científica, para identificar as relações de significado presentes nessa forma não-verbal de comunicação. Para tanto, o trabalho recorre ao conceito de comunicação proposto pelos autores da Escola de Palo Alto, mais especificamente a conceituação de Watzlawick et al. (2005), que a entende como relação inerente ao ser humano. Os preceitos do pensamento complexo e do princípio hologramático de Morin (1990), que prezam pela união e pela necessidade de ligar o conhecimento dos elementos ou partes ao dos conjuntos ou sistemas que elas constituem, também se faz presente no pensamento que norteia o trabalho. No decorrer dos capítulos, explicitamos nosso entendimento do corpo e da televisão como mídias e da moda e do telejornal como linguagens. O trabalho aborda também uma história televisual do Jornal Nacional, com o objetivo de compreender melhor as propostas estéticas do telejornal ao longo do tempo, de seus apresentadores e figurinos. Os elementos que fazem parte dos planos de expressão e do conteúdo da linguagem televisual são abordados para que se possa compreender melhor o papel do corpo e do figurino dos apresentadores nesse contexto. Por fim, fazemos análises das significações do corpo e do figurino dos apresentadores de telejornal através dos seus estereótipos, da sua inserção no ciclo da moda e ainda na análise televisual dos principais elementos que compõem o figurino do casal de apresentadores do Jornal Nacional: cores, modelagens e acessórios. Dessa forma buscamos fortalecer a compreensão do figurino indissociável do corpo como comunicação e detalhar alguns dos seus processos de produção de sentido. O papel histórico da mulher no telejornalismo brasileiro, bem como a masculinização do ambiente telejornalístico são elementos importantes para contextualizar o pensamento sobre a linguagem televisual na sociedade contemporânea. A investigação abrange origens, conceitos, propostas, estereótipos, preconceitos, reproduções, naturalizações e ressignificações do corpo e do figurino dos apresentadores através do tempo e a relação entre corpo, moda e comunicaçãoDissertação Do hip hop ao ciberespaço: interações midiáticas em jovens da periferia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-09-16) Maia, Iano Flávio de Souza; Costa, Sebastião Guilherme Albano da; ; http://lattes.cnpq.br/8529803599502506; ; http://lattes.cnpq.br/3246749928220138; Maia, Kenia Beatriz Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/8600703674458800; Gorczevski, Deisimer; ; http://lattes.cnpq.br/8038568167789231No bairro do Guarapes, zona oeste de Natal, RN, um grupo de jovens se organizou em busca da paz em sua vizinhança. A cultura hip hop foi o meio encontrado para contar suas histórias e atuar no fortalecimento da seu próprio lugar. Formaram a Posse de Hip Hop Lelo Melodia (PH2LM) e há cerca de dois anos, instalaram a Bodega Digital , uma espécie de telecentro que fornecia acesso aos computadores e à internet, onde puderam produzir muita música, além do primeiro videoclipe do grupo, que está no ar na internet. Em um bairro periférico, os processos de midiatização da sociedade podem adquirir dinâmicas próprias e traçar movimentos que vão além das barreiras impostas pelo contraditório processo de globalização. Nesta pesquisa, buscamos traçar relações entre a ação político cultural dos jovens da Posse e sua participação nos espaços midiáticos, especialmente na internet. Através da observação do cotidiano do grupo e da realização de entrevistas episódicas com alguns dos seus membros, mapeamos e interpretamos os movimentos que os jovens fazem da rua ao ciberespaço e na via inversa, como trazem à rua o que conquistam por lá. Descobrimos que, apesar de todas as barreiras, esses jovens encontram brechas e se aproveitam delas para garantir seu acesso às mídias e sua participação no ciberespaço.Dissertação Memórias midiatizadas: percepções sobre ciência reconfiguradas a partir do consumo midiático(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-09-19) Araújo, Emily Gonzaga de; Maia, Kenia Beatriz Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/8600703674458800; ; http://lattes.cnpq.br/1198937163531489; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; Costa, Luciana Miranda; ; http://lattes.cnpq.br/1310961057480638Este trabalho foca-se na questão da mídia no contexto da contemporaneidade, tomando como objeto o fenômeno sociocultural da midiatização, entendida aqui como a diluição das mídias no cotidiano do indivíduo, segundo a perspectiva de Fausto Neto (2008) e Sodré (2002). Este fenômeno é visualizado a partir da recepção, isto é, dos sujeitos receptores. A cultura midiática é vista como um elemento integrante do processo de estruturação social, além de ser considerada como um braço simbólico de grande relevância para a elaboração da noção de realidade à medida que interfere na ordenação dos fluxos da informação. Desse modo, destacamos o processo de consumo simbólico que realizamos com o conteúdo midiático (Canclíni, 1999), mediante uma dinâmica de apropriação e ressignificação, proveniente do entrelaçamento dos significados propostos pela mídia com elementos de ordem extra-midiática, recuperados sob a perspectiva das mediações de Barbero (2006), a qual diz respeito à articulação das apreensões feitas a partir da mídia com interações advindas de outras práticas sociais. Consideramos ainda a dimensão da memória segundo Sarlo (2007) e Halbwachs (2004) para, por meio de discursos produzidos em seu âmbito, alcançarmos empiricamente o fenômeno da midiatização, e, imbricado a ele, o consumo midiático relativo a um recorte específico, ciência . Assim, em termos de trabalho de campo, usamos a técnica das entrevistas em profundidade, de maneira que a fala de nossos entrevistados constituiu nosso corpus. Por meio de suas narrativas, consideradas por nós como discursos de memória, percebemos as dinâmicas do consumo midiático no recorte do tema em questão. Em nível de conclusões, percebemos que a midiatização enquanto fenômeno se verificou, mas seus fluxos e ordenamentos revelaram descontinuidades e pluralidades inicialmente não previstas; quanto ao consumo midiático sobre ciência, visualizamos percepções híbridas por parte de nossos entrevistados, isto é, percepções que comportavam tanto elementos alinhados à concepção positivista da ciência a qual consideramos ser a visão de ciência proposta pela mídia quanto elementos que se contrapunham a essa óticaDissertação Cinema itinerante no Rio Grande do Norte: aspectos da recepção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-15) Oliveira, Lady Dayana Silva de; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; ; http://lattes.cnpq.br/2849520701741705; Santana, Gilmar; ; http://lattes.cnpq.br/2957801541347646; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; Reis Filho, Osmar Gonçalves dos; ; http://lattes.cnpq.br/1880465509972947Nos projetos de cinema itinerante realizados no país, a experiência única de assistir a filmes na grande tela é realizada em espaços ao ar livre, com o estabelecimento de um ritual contemporâneo, em que a presença dos espectadores é fundamental. Considerando esta dinâmica de realização do cinema itinerante, o objetivo principal desta pesquisa é analisar o processo de recepção dos espectadores das sessões de cinema do projeto Cine Sesi Cultural, realizado pelo Serviço Social da Indústria SESI, no Rio Grande do Norte. O corpus da pesquisa foi composto pelo público das sessões de cinema do projeto na edição desenvolvida no ano de 2010. As análises foram feitas a partir do olhar sobre o público das sessões abertas de filmes desse projeto através de um estudo de caso. O referencial teórico consta de autores latino-americanos como Jésus Martín-Barbero, Guillermo Orozco, Eliseo Veron e Nestor García Canclini, que apresentam bases teóricas importantes para as análises da pesquisa sobre a recepção cinematográfica dos espectadores de cinema. Nesta discussão, estão associadas também contribuições de autores brasileiros como Roseli Paulino, Fernando Mascarello, Mauro Wilton Souza, Nilda Jacks e Carolina Escostesguy. Além do estudo de recepção, há debruçamento sobre aspectos que se relacionam com e explicitam as circunstâncias em que o cinema itinerante surge como alternativa de exibição, como, por exemplo, o contexto da exibição de filmes no país; a escassez de políticas públicas no setor audiovisual; e, principalmente, o fechamento das salas de exibição de filmes nas cidades do interior do país e a consequente migração dessas salas para os shopping centers. No intuito de diminuir a lacuna existente nos estudos sobre a recepção de cinema no país, esta pesquisa apresenta uma análise mais aprofundada da recepção do público do cinema itinerante com a perspectiva de contribuir para uma base de dados importante para um diagnóstico de projetos como o Cine Sesi CulturalDissertação Jornalismo cultural em texto, imagem e cor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-17) Sobral, Gustavo Leite; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; ; http://lattes.cnpq.br/4597440453072251; Veloso, Maria do Socorro Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; Silva, Gustavo de Castro da; ; http://lattes.cnpq.br/8544052996023384O tema deste trabalho é o Jornalismo Cultural. Uma apresentação e discussão de temas pertinentes ao jornalismo especializado em cultura nas páginas do jornal diário. A partir da leitura de alguns jornais, se traça considerações gerais acerca dos caminhos do jornalismo e dos estudos sobre jornalismo com o objetivo de apresentar o jornal que hoje se produz no Brasil, em texto, imagem e cor. O resultado é a descoberta do jornal como forma, desde o texto, escolhas lexicais e sintáticas, passando pelas imagens, composição, escolha e determinação da pauta, ao arranjo destes elementos na página, em respeito ao projeto editorial de diagramação. A conclusão a que se chega que há vários "eus" que governam o jornal diário, e que fazem o jornalismo cultural inovador, porta de entrada às mudanças no jornalismo.Dissertação Das estantes para a tela: práticas de leitores de livros impressos e digitais do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-27) Macedo, Helton Rubiano de; Lacerda, Juciano de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; ; http://lattes.cnpq.br/1785916665936503; Costa, Sebastião Guilherme Albano da; ; http://lattes.cnpq.br/8529803599502506; Nicolau, Marcos Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/5260274722922345A cultura do livro impresso perpassa o cotidiano de leitores por mais de cinco séculos e, a partir disso, hábitos e significados sobre a mídia livro estão arraigados sobre a comunidade leitora, numa espécie de contrato de leitura (VERÓN, 2004). Destarte, acreditamos ser possível conjecturar que o surgimento do livro digital venha modificar antigas práticas na relação com o livro impresso e por isso mesmo precisam ser investigadas a fim de compreender esse momento em que surgem produtos reconfigurados. Conscientes disso, definimos que a questão central da nossa pesquisa está baseada em compreender de que modo leitores de livros digitais realizam suas práticas. Nosso objetivo geral é investigar práticas socioculturais de leitores de livros digitais, com o intuito de revelar continuidades e descontinuidades no uso do livro em seus formatos impresso e digital. Para tanto, buscamos 1) propor uma caracterização de uma cultura do livro impresso que seja suporte para um possível mapeamento de marcas de uma cultura do livro digital; e 2) explorar o cenário de produção e oferta do livro digital, especialmente no Brasil, a fim de delineá-lo em suas primeiras configurações. Defendemos, como proposta metodológica, a sistematização de dimensões da cultura do livro impresso denominadas: ritualidade, simbologia, materialidade e forma, as quais auxiliarão a investida sobre o empírico. Nossa proposta está baseada, em diversos pontos, nos pesquisadores da história do livro, inscrita no campo da História Cultural (BURKE, 2008; CHARTIER, 1992, 1994, 2006; DARNTON, 1990, 2006, 2010). Adotamos como técnica de pesquisa a análise de falas, registradas por meio de entrevistas em profundidade, de leitores de livros em formato digital. Antes disso, julgamos pertinente empreender uma pesquisa exploratória baseada na aplicação de questionário online. Nosso recorte inclui leitores de livros digitais do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Entre as conclusões desta dissertação, é possível apontar que o grupo de leitores investigados está solidamente vinculado a experiências com os livros impressos e que esse enraizamento cultural repercute sobremaneira sobre práticas com livros digitaisDissertação A mídia dos outros somos nós: a experiência audiovisual do Ponto de Cultura Cinema para Todos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-27) Cunha, Sonia Regina Soares da; Lima, Maria érica de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/6732708640687417; ; http://lattes.cnpq.br/0817032642818752; Oliveira, Catarina Tereza Farias de; ; http://lattes.cnpq.br/1135381329909949; Veloso, Maria do Socorro Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215Esta pesquisa tem como objetivo identificar o processo de apropriação do recurso audiovisual (vídeo digital) para a produção coletiva simbólica (prática videográfica participativa que expressa a cultura popular) num contexto sociocultural onde estão as minorias. Para tanto, baseamos este estudo na experiência dos integrantes das oficinas de formação em cinema e vídeo ministradas pelo Ponto de Cultura Cinema para Todos, localizado em Natal, RN. Ponto de Cultura (PC) é o projeto estruturante do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania Cultura Viva do Ministério da (MinC). Em 2010, o PC Cinema para Todos desenvolveu três oficinas cinema vídeo nos municípios norte-rio-grandenses Açu, Lajes e São Gonçalo do Amarante, dentro de um projeto de política pública de inclusão sociocultural. Estas três oficinas compõem o recorte empírico desta investigação. Para fundamentar a análise deste estudo investigativo consideramos que os espaços das oficinas são locais de práticas sociais embrionárias, pressupondo-se que sejam reveladores do desenvolvimento das modificações das ações que geram novas práticas. Nesse contexto sociocultural, os agentes comunitários assumem o papel de interlocutores e processam as mediações comunicativas da cultura onde as lógicas de produção passam da ação (uso do vídeo digital) para a prática cultural midiática (vídeo auto etnográfico). A estratégia metodológica de estudo de caso foi considerada adequada para a observação do objeto, por se tratar de um fenômeno da contemporaneidade, estar inserido em um contexto da vida real e proporcionar pouco ou nenhum controle sobre os eventos. A observação participante e a entrevista também se aliaram ao estudo de caso. Contribuíram para o suporte teórico analítico desta investigação a noção de mediação formulada por Jesús Martín-Barbero e o conceito de habitus de Pierre Bourdieu. Foi possível identificar que a nova forma de comunicar reflete a mudança tecnológica cultural vivenciada pelo grupo social. Os vídeos auto etnográficos revelam uma experimentação alegórica da mídia hegemônica, pois ao mesmo tempo em que se apropriam da linguagem, reelaboram a estética, sem revisar a história, mas se propondo a recontá-la com detalhes pitorescos e esquecidos da cultura popular.Dissertação A criança e o brinquedo-TV: análise sobre o discurso publicitário direcionado para a infância na Rede Globo de Televisão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-27) Barbosa, Antonio Carlos do Amaral; Gomes, Adriano Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279; ; http://lattes.cnpq.br/3124304718558632; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793534Y1; Archanjo, Renata; ; http://lattes.cnpq.br/2905168821962621Esta pesquisa é uma análise sobre o contexto atual que envolve a publicidade brasileira, mais especificamente, o discurso publicitário televisual direcionado para a infância no Brasil. A análise do corpus será feita com base na Análise Retórica (LEACH, 2004) (SODRÉ, 2006) Partindo-se inicialmente da presumível inadequação de alguns de seus conteúdos aos públicos para o qual comunicam. Investiga-se também as possibilidades de regulamentação e de educação para o consumo da mídia e a atuação da sociedade através de mobilizações que exijam o cumprimento e o aperfeiçoamento da legislação vigente, evitando abusos e possíveis deturpações de trechos generalistas da lei. Realizou-se uma análise específica sobre a infância e suas conceituações e papel social, abordando-se também o brinquedo e o ato de brincar na atualidade e suas matrizes históricas na tentativa de construir uma base que sustente a análise sobre a relação da infância com a publicidade e o consumo, com base em obras de Roger Silverstone, Kapferer, Leontiev e Walter Benjamin. Também foram feitas inferências, com base nos estudos de Pablo Del Rio, quanto às possíveis consequências psicológicas do consumo de mídia pela infância, sem, no entanto, nos arvorarmos em realizar investigações acerca do estudo da recepção. Serão confrontadas, tanto as atuações a favor da aprovação do Projeto de Lei Substitutivo nº 5.921/2001 que sugere a proibição da publicidade infantil em todo o país, quanto as abordagens amplamente integradas e, portanto, favoráveis à continuidade das ações publicitárias no país sob a ação auto-regulamentadora do CONAR, demonstrando-se contudo, a inviabilidade de ambas as propostas. Ainda sobre o CONAR, realizou-se, inclusive, um estudo sobre o seu Conselho Deliberativo, inferindo-se sobre a sua composição e características específicas. Finalmente, estudaremos as possibilidades e o próprio conceito de educação para o consumo da mídia, a partir da utilização dos próprios recursos midiáticos, como proposta de mudança de paradigma no mercado publicitário brasileiro. Como conclusões, percebemos, a partir da análise de comerciais publicitários infantis veiculados pela Rede Globo de Televisão, dentro de uma amostra de 170 inserções, que ainda existem inadequações graves, mas que os desequilíbrios podem ser resolvidos com medidas relativamente simples que envolvem campanhas educativas de impacto e a exigência de adequação dos poucos grandes anunciantes que infringem a legislação. Felizmente, uma outra parcela de anunciantes revelou responsabilidade social em suas atuaçõesDissertação Práticas discursivas em blogs políticos: uma observação sobre a participação política e as trasnformações que acompanham o espaço público(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-20) Bevilaqua, Anna Karinna Dantas; Coelho, Maria das Graças Pinto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704292T6; ; http://lattes.cnpq.br/8097783321398637; Maques, Francisco Paulo Jamil Almeida; ; http://lattes.cnpq.br/5523350812734008; Veloso, Maria do Socorro Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215Este trabalho discute a transformação do espaço público com base nos desafios impostos pelas práticas comunicativas, que se renovam e se recopiam nos contextos socioculturais da vida diária. O estudo apresenta relatos teóricos e empíricos de blogs políticos regionais. Nesse sentido, busca compreender a participação política em espaços da internet, examinando as reconfigurações que acompanham as relações sociais e as novas formas de interação que se engendram no cenário midiático. A ambiência do estudo recorta comentários de leitores em dois blogs do Rio Grande do Norte: Território Livre e Thaisa Galvão . A observação diz respeito à participação civil dos cidadãos em assuntos de interesse coletivo durante o período eleitoral de 2010. A tensão analítica atualiza o debate sobre discussão democrática e conversação do cotidiano na tentativa de apreender as mudanças nas práticas sociais em plataformas virtuais. Nessa perspectiva, o trabalho recupera algumas noções conceituais que envolvem o espaço público, identificando as mudanças que se apresentam nas esferas virtuais e tradicionais, com o surgimento de novas arenas dialógicas, a partir do uso da internet. Além disso, revisita os conceitos de sociabilidade em redes sociais tecnológicas, trazendo para o centro da discussão as interações sociais que motivam o sujeito a pensar e a agir coletivamenteDissertação São Vicente (RN) nos primeiros anos da TV: Memória, sociabilidade e cotidiano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-30) Ribeiro, Ana Paula de Araujo; Maia, Kenia Beatriz Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/8600703674458800; ; http://lattes.cnpq.br/7444564074435674; Pavan, Maria ângela; ; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Trigueiro, Osvaldo Meira; ; http://lattes.cnpq.br/9095613633513383O presente trabalho tem como finalidade refletir sobre o cotidiano vicentino e suas práticas de sociabilidade nos primeiros anos da presença da televisão na cidade de São Vicente (RN), a partir das memórias dos protagonistas que presenciaram a inserção dos primeiros aparelhos de TV nos inícios da década de 1970. Dessa maneira, a pesquisa foi norteada por algumas indagações consideradas pertinentes ao estudo no sentido de compreender as mudanças mais significativas no cotidiano vicentino impulsionadas pela chegada da TV em algumas residências particulares, que logo se transformaram em local de encontro, lazer e sociabilidade. Nessa época, a TV exercia o papel de aglutinar e unir as pessoas. Essas casas, reinventadas em espaços de sociabilidade eram sancionadas pelos diversos atores que se reuniam diariamente para contemplar a programação televisiva. Essa popularidade da televisão era mensurada pelos mutirões de pessoas que se deslocavam de suas casas para os lares que tinham esse aparelho técnico. Cada lar, com sua singularidade e peculiaridade, atraía a população cuja frequência a esses espaços era constante. Claro que as pessoas continuavam a sentarem nas calçadas, a realizar os passeios noturnos nas ruas e na praça, mas logo que chegava o horário dos programas preferidos, entravam em seus lares ou saíam para as residências que possuíam TV, no desígnio de acompanhar esses programas audiovisuais. Usamos a memória oral como metodologia principal, no intuito de interpretar as memórias narradas pelas pessoas que vivenciaram esse momento no período pesquisado. Para tanto, foi construída uma narrativa que põe em relevo as categorias memória, mídia, práticas sociais, cotidiano e que, portanto, tem nos aportes teóricos e metodológicos de autores das Ciências Humanas e Sociais seu principal alicerce. Na pesquisa de campo, nos utilizamos das entrevistas em profundidade, visto que as narrativas dos entrevistados constituem nossa pesquisa. A importância de um estudo de tal ordem está não só na compreensão da TV como uma mediadora essencial para a interação dos sujeitos no campo social, no período de 1970 em São Vicente (RN), mas também para o desvendamento de sua relação com as rotinas diárias dos vicentinos, alicerçadas em conjunturas e simbologias que regularam a conduta e reordenaram as práticas sociais e de sociabilidades desses sujeitos. Nesse sentido, a feitura de um trabalho sobre a presença da TV na cidade de São Vicente (RN) é de suma relevância também à história dessa mídia no âmbito nacional, isso porque, nada mais é que um conjunto de múltiplas históriasDissertação Mídia e produção de sentido: a reconfiguração da indústria da música e as estratégias discursivas da associação cultural DoSol(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-13) Queiroz, Tobias Arruda; Gomes, Adriano Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279; ; http://lattes.cnpq.br/4370073374353519; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; Herschmann, Micael Maiolino; ; http://lattes.cnpq.br/8285658527971096O objetivo desta dissertação é analisar as estratégias discursivas do endereço eletrônico www.dosol.com.br, em busca de compreender os elementos presentes para a manutenção de público e de atividades mercadológicas. A partir da Análise de Discurso de linha francesa, investigamos os editoriais veiculados em seu endereço eletrônico www.dosol.com.br, durante o ano de 2010, e promovemos um diálogo com os pesquisadores e estudiosos das áreas da música, mídia e comunicação. A observação participante também se encontra presente, embora de maneira sutil, na percepção e visão crítica do nosso objeto pesquisado onde confrontamos situações e incrementamos, a partir dos diálogos com os teóricos, boa parte das considerações finais. Os resultados obtidos apontam-nos para um discurso calcado em políticas afirmativas e no capital social, com o intuito de manter/seduzir seu público, com o efeito de sentido pretendido de credibilidade, por parte das fontes produtoras do site. O fator econômico transita de forma constante em seu discurso, proporcionando ao enunciador o perfil de um empresário/produtor cultural. Por se tratar de um mercado de nicho, o Dosol tem papel fundamental dentro da indústria da música, dando vazão à produção cultural regional e local. Por outro lado, observa-se que sua sustentabilidade e visibilidade midiáticas, como se encontram hoje, dependem decisivamente das Leis de Incentivo à Cultura, o que denota uma ausência de política cultural regional a médio/longo prazo, no Rio Grande do NorteDissertação Forró eletrônico: uma análise sobre a representação da figura feminina(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-06-22) Freire, Libny Silva; Lima, Maria érica de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/6732708640687417; ; http://lattes.cnpq.br/3861228977793228; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; Trigueiro, Osvaldo Meira; ; http://lattes.cnpq.br/9095613633513383Compreendendo a música como uma manifestação social, capaz de representar a época e a cultura juntamente com seus usos e costumes, lançamos nosso olhar sob a figura feminina presente no gênero forró eletrônico. Através de uma leitura dos dois gêneros musical e feminino buscamos identificar os discursos, presentes nas composições, que remetem ao universo feminino com temática e/ou termos referentes à mulher. O estudo se concentra nas composições realizadas no período de 2009 a 2010 e que se tornaram hits, ou seja, as que atingiram o maior número de ouvintes da Rádio 96 FM através do programa Paradão 96, veiculado diariamente na cidade do Natal/RN. Embasados por conceitos como indústria cultural, cultura de massa, folkcomunicação e gênero, analisamos os processos de produção de sentido como decorrência da utilização da figura feminina e mais exatamente, acerca da representação da mulher através dos discursos do forró eletrônico. Optamos pela pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e a análise do discurso como técnica, a fim de identificar os termos que se referem à mulher, refletindo sobre quais as significações possíveis encontradas nesses discursos. Apontamos que em nossa investigação não predominou uma figura feminina transformada em objeto sexual, erotizada e submissa, atributos dados à mulher, presentes nos discursos do forró eletrônico. Com temáticas variantes algumas lúdicas e outras acerca da traição feminina identificamos que, para a surpresa de muitos, inclusive nossa, o amor romântico foi quem liderou os pedidos da audiência durante o nosso recorte temporal e que a figura feminina possui diversas facetas dentro do forró eletrônicoDissertação Relações entre mídia e lazer:o capitalismo, os meios e a apropriação do tempo livre nas sociedades industrial e pós-industrial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-08) Raulino, Gabriela Dalila Bezerra; Costa, Sebastião Guilherme Albano da; ; http://lattes.cnpq.br/8529803599502506; ; http://lattes.cnpq.br/8225534002982826; Bolaño, César Ricardo Siqueira; ; http://lattes.cnpq.br/8320476763564207; Veloso, Maria do Socorro Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; Lima, Maria érica de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/6732708640687417A presente pesquisa se propõe a compreender as relações entre mídia, capitalismo e apropriação do tempo livre pelas práticas de lazer nas sociedades industrial e pós-industrial. Busca-se, assim, um aparato conceitual que dê conta da espécie de ideologia que naturaliza a relação do lazer contemporâneo com os fundamentos da mídia, e da mídia apenas com o lazer, olvidando sua inserção no mundo do trabalho e das relações em sociedade. Nossa intenção é também tangenciar a ideia de que todo modo de produção encerra um modo de reprodução de seus enunciados constituintes, a despeito de não se ver a possibilidade de se descrever um modo de produção puro, com origem determinada, apenas índices de esquemas predominantes. Metodologicamente, trata-se de uma primeira aproximação, a partir de apreensões teóricas já realizadas, constituindo-se de uma pesquisa teórica, bibliográfica e de caráter descritivo. As sistematizações articuladas apontam para a confirmação de que a esfera do trabalho e a esfera do lazer tendem a estar cada vez menos diferenciadas, uma vez que ambas mantêm como atividades centrais o manejo de produtos com protocolos intelectivos comuns (tecnologia da informação e da comunicação) e que, nesse sentido, a mídia favorece a uma ampliação da atividade produtiva mesmo nos momentos de lazerDissertação Infografia interativa na redação: o processo de produção no Diário do Nordeste à luz da teoria do jornalismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-22) Silva, William Robson Cordeiro; Costa, Sebastião Guilherme Albano da; ; http://lattes.cnpq.br/8529803599502506; ; http://lattes.cnpq.br/3068252812902262; Veloso, Maria do Socorro Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; Lima, Maria érica de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/6732708640687417; Pereira Junior, Alfredo Eurico Vizeu; ; http://lattes.cnpq.br/9544888901677710Os infográficos, historicamente, acompanharam o processo de evolução do jornalismo, desde os modelos incipientes feitos à mão no século XVIII até a inclusão de computadores e softwares sofisticados nos dias atuais. Seja para enfrentar o advento da TV, frente à tomada de parte dos leitores do jornal impresso, ou para representar a Guerra do Golfo, onde não se permitia a fotografia, a infografia alcança níveis modernos de produção e publicação. Os dispositivos técnicos possibilitaram que os infográficos evoluíssem para o ambiente da internet, com condições para a manipulação do leitor, incorporação de vídeo, áudio e animações, o que se denominou então infografia interativa. Tais modelos digitais de visualização da informação aportaram recentemente nos diários nordestinos e em seus respectivos sites na internet com feições regionalizadas. Esta dissertação, portanto, propõe-se a explorar e descrever os processos de elaboração da infografia interativa, tomando o exemplo do Diário do Nordeste, da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, cujo departamento especializado na tarefa foi instalado em 2011. Para tanto, baseia-se na perspectiva da Teoria do Jornalismo, como o newsmaking, os filtros (gatekeeping) e as etapas de construção da notícia. Recorre também ao quadro teórico de referência acerca do tema, em conceitos que apontam características essenciais da infografia, bem como nos procedimentos metodológicos de observações empíricas nas rotinas produtivas da redação que possam atestar limitações e/ou avançosDissertação Poesia digital: três leituras da Obra de Jason Nelson(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-05-23) Cordeiro, Renato Medeiros; Hanke, Michael Manfred; ; http://lattes.cnpq.br/2211623026386163; ; http://lattes.cnpq.br/3629107596043555; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; Santos, Cesar Augusto Baio; ; http://lattes.cnpq.br/4518113351466592Com o desenvolvimento das tecnologias digitais, inaugurou-se um novo nicho para a produção artística, quando começaram a surgir obras que só poderiam ser realizadas no contexto digital. Neste trabalho, investigamos a sintaxe definidora da poesia digital, reconhecida internacionalmente como uma das possibilidades desse novo fazer artístico, e o modo como se dá a produção de sentido durante o processo de leitura. Como corpus de pesquisa, escolhemos o poema Birds Still Warm From Flying , do poeta digital americano Jason Nelson e estruturamos nossa análise sob três perspectivas: o poema digital enquanto jogo; enquanto evolução de tendências experimentais da poesia do século XX; e enquanto representação do Cubo de Rubik, quebra-cabeça tridimensional conhecido também como cubo mágico. De início, foram feitas considerações a respeito da formação da poesia digital enquanto obra de arte em hipermídia, a partir da convergência e hibridação de linguagens artísticas e midiáticas. Em seguida, tecemos semelhanças entre o poema de Nelson e os jogos eletrônicos, principalmente com base em observações críticas sobre o conceito de interatividade. Posteriormente, realizamos um panorama histórico sobre a experimentação poética no século XX, trazendo exemplos da poesia sonora e da poesia visual como evidências de que o nascimento da poesia digital também é fruto da evolução desses experimentos. Por último, utilizamos a semiótica de Charles Sanders Peirce para analisar os signos que dão referências capazes de nos fazer reconhecer o Cubo de Rubik em Birds Still Warm From FlyingDissertação Apropriação de novas mídias por estudantes universitárias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-06-06) Costa, Adriana Conceição Silva; Coelho, Maria das Graças Pinto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704292T6; ; http://lattes.cnpq.br/2477033951470273; Lima, Maria érica de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/6732708640687417; Mendes, Marcília Luzia Gomes da Costa; ; http://lattes.cnpq.br/1853494257403195Trata-se de uma investigação que busca revelar, registrar e analisar o processo de apropriação e utilização das mídias digitais por alunas universitárias, com idade entre 40 e 60 anos. Interessou-nos estudar como essas transformações são percebidas na esfera educacional, por discentes que passaram pela formação escolar liberal/tradicional, ou seja, efetuaram o primeiro contato com os dispositivos tecnológicos midiáticos depois de adultas e dentro da universidade. Esta investigação buscou contribuir para ampliar o conhecimento sobre a utilização das novas estratégias de aprendizagem impostas pelas mídias digitais, através do registro e análise dos relatos da amostra pesquisada. Permitiu conhecer o universo cultural dessas mulheres, revelando o contexto no qual recebem as mensagens mediadas e quais os usos que fazem dessas estratégias de aprendizagem dentro de sua vida cotidiana acadêmica. Reuniram-se, neste trabalho, reflexões orientadas pelo papel desempenhado pelas mídias digitais, como construtores de imagens e dinamizadores na aquisição de conhecimento, escolhemos trabalhar com duas noções teóricas principais: comunicação midiática e a inclusão digital. Quanto à metodologia investigativa, utilizamos a técnica exploratório-descritiva, aliada a outras técnicas apropriadas. Na forma de abordagem do problema podem ser observadas duas fases: uma quantitativa, na qual se utilizou como procedimento investigativo um levantamento, tendo este como técnica de coleta um questionário com perguntas fechadas; e uma fase qualitativa, na qual foi utilizada como técnica de coleta de dados uma observação participante, por meio de um diário de campo a partir das situações vividas em sala de aula. O objetivo principal de analisar de que forma as mídias digitais são recebidas, apropriadas e utilizadas pelas mulheres universitárias foi cumprido, sendo notável que elas acessam com dificuldade e não podem ser consideradas incluídas digitalmente, os resultados apontam que o problema dessas agentes não é o acesso; há formas de apropriação das mídias digitais oferecidas na IES, e foi possível observar que elas buscam se integrar ao mundo tecnológico e até possuem dispositivos que podem inseri-las nesse mundo. A inserção na cibercultura configura-se pela capacidade de encontrar meio favorável para a tomada de consciência da realidade e a produção de saberes e fazeres libertadores e dignificantes, que nesse caso refere-se a uma apropriação da cidadania por meio do domínio dos aparatos tecnológicos oferecidos como uma perspectiva emancipatória para as interagentesDissertação Ver, lembrar e narrar: a conformação das memórias sobre a ditadura militar na recepção assistida do audiovisual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-06-28) Ernesto, Ana Karoliny Martins; Pavan, Maria ângela; ; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; ; http://lattes.cnpq.br/4930221026869161; Lima, Hermano Machado Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779318A3; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452Instância construída subjetiva e socialmente, a memória não é um fenômeno natural, mas um espaço de disputa entre várias organizações sociais pelo controle e legitimação de um passado. Com o desenvolvimento da escrita e o advento de novos aparatos técnicos, criam-se novas formas de armazenar e transportar informações. A memória deixa de ser restrita aos limites do aqui e agora do sujeito e passa por transformações. Nesse cenário, as mídias passam a desempenhar um papel importante na publicização e construção de enquadramentos da memória. Este estudo visa analisar a conformação da memória de grupos políticos durante o processo de recepção de ficção audiovisual. Para tanto, um corpus de quatro capítulos da telenovela Amor e Revolução foi usado como dispositivo cognitivo para a rememoração. A telenovela, transmitida pela emissora SBT entre abril de 2011 e janeiro de 2012, remontava o início e o desenvolvimento da Ditadura Militar no Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Três militantes de filiações comunistas diferentes, que atuaram contra o regime no Rio Grande do Norte e nos estados vizinhos, foram participantes desse estudo. Utilizando o método da história oral, a pesquisa foi dividida em duas etapas: as entrevistas em profundidade, que tratavam da história de vida dos colaboradores com a militância em partidos comunistas e outros movimentos sociais; e a assistência de uma unidade dramática da telenovela Amor e Revolução. Comparando esses dois momentos do estudo, analisamos o fluxo das mediações que entrecruzava as memórias da militância e o enquadramento midiático; os deslocamentos da narrativa de rememoração durante a recepção; a oposição entre a memória representada e as experiências dos receptores