CCS - DSC - Livros eletrônicos
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Livro O contexto da Política para as DST, AIDS e Hepatites Virais(EDUFRN, 2011) Vilar (Org.), Rosana Lúcia Alves de; Souza (Org.), Elizabeth Cristina Fagundes de; Milan (Org.), Eveline Pípolo; Castro (Org.), Janete Lima de; Freitas (Org.), Marise Reis deCurso de Aperfeiçoamento de Gestão da Política de DST, AIDS e Hepatites Virais no SUS, uma proposta construída ao longo do desenvolvimento do projeto avaliação das estratégias para aprimorar a gestão dos programas de dst/aids na região nordeste do brasil. Este projeto e resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte através do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) e o Ministério da Saúde (MS) por meio do Departamento Nacional de DST, AIDS e Hepatites ViraisLivro O Processo de Gestão da Política DST, Aids, Hepatites Virais e Tuberculose(EDUFRN, 2011) Vilar (Org.), Rosana Lúcia Alves de; Souza (Org.), Elizabeth Cristina Fagundes de; Milan (Org.), Eveline Pípolo; Castro (Org.), Janete Lima de; Freitas (Org.), Marise Reis de; Macedo (Org.), Maurício Roberto Campelo deMaterial do curso de Aperfeiçoamento Gestão da Política de DST, AIDS e Hepatites Virais no SUS, uma proposta construída ao longo do desenvolvimento do projeto avaliação das estratégias para aprimorar a gestão dos programas de DST/AIDS na região nordeste do brasilLivro Redes de atenção integral(EDUFRN, 2011) Vilar (Org.), Rosana Lúcia Alves de; Souza (Org.), Elizabeth Cristina Fagundes de; Milan (Org.), Eveline Pípolo; Castro (Org.), Janete Lima de; Freitas (Org.), Marise Reis de; Macedo (Org.), Maurício Roberto Campelo deCurso de Aperfeiçoamento de Gestão da Política de DST, AIDS e Hepatites Virais no SUS, uma proposta construída ao longo do desenvolvimento do projeto avaliação das estratégias para aprimorar a gestão dos programas de dst/aids na região nordeste do brasil. Este projeto e resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte através do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) e o Ministério da Saúde (MS) por meio do Departamento Nacional de DST, AIDS e Hepatites ViraisLivro Gestão do trabalho e da educação na saúde(EDUFRN, 2014) Castro, Janete Lima de; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; Liberalino, Francisca NazaréLivro didático do curso de especialização e aperfeiçoamento em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, oferecido pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC), em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN)Livro Os sanitaristas de Jucás e os agentes de saúde: entrevista com Antonio Carlile Holanda Lavor e Miria Campos Lavor(Una, 2016) Santana (Org), José Paranaguá de; Castro (Org), Janete Lima deEste livro registra depoimentos de dois sanitaristas comprometidos com os ideais que compartilham, tecendo rotas e percorrendo trilhas em busca de seus sonhos. Lembranças que, por vezes, recontam histórias da saúde pública do nosso país, particularmente quando as narrativas entrelaçaram vivências pessoais com os processos de surgimento e institucionalização de um novo ator da equipe de saúde, o agente de saúde.Livro As trilhas e os desafios da gestão do trabalho e da educação na saúde(Una, 2016) Castro (Org.), Janete Lima de; Vilar (Org.), Rosana Lúcia Alves de; Oliveira (Org.), Nathalia Hanany Silva deOrganizado em 15 capítulos elaborados por profissionais de reconhecido compromisso com o Sistema Único de Saúde, com a Saúde Coletiva e com o campo da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.O interesse dos autores consiste em colocar em evidência situações que retratam suas experiências e resultados de seus estudos, esperando contribuir para a capacitação dos profissionais de saúdeLivro Design instrucional para cursos a distância: um guia para a construção de material didático do AVASUS(EDUFRN, 2016) Burlamaqui, Akynara Aglaé; Dias, Aline de Pinho; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; Gusmão, Cristine Martins Gomes de; Nagem, Danilo Alves Pinto; Lins, Hertz Wilton de Castro; Silva Júnior, José Adailton da; Machiavelli, Josiane Lemos; Araújo, Kaline Sampaio de; Coutinho, Karilany Dantas; Cortez, Lyane Ramalho; Oliveira Junior, Mauricio da Silva; Valentim, Ricardo Alexsandro de MedeirosÉ com grande satisfação que apresentamos este manual. Ele tem a finalidade de fornecer orientações básicas sobre a construção de material didático para a educação a distância. A educação a distância tem eculiaridades que exigem maiores cuidados no que se refere à comunicação e utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem, considerando ainda as estratégias pedagógicas necessárias para a construção do conhecimento. Nesse sentido, uma construção criteriosa do material didático é essencial, uma vez que é por meio dele que o itinerário formativo, as estratégias pedagógicas, a comunicação, interação e interatividade com o aluno poderão acontecer. Apresentamos, neste material, orientações e estratégias de como o conteudista poderá de senvolver seu material de forma a atender as especificidades da modalidade a distância e do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Assim, trataremos de aspectos relacionados à estrutura didática dos módulos, ao tipo de linguagem que deve ser empregada, aos recursos utilizados para apresentar informações adicionais ao módulo, à estrutura e dimensão do módulo, ao referenciamento, à sugestão de uso de recursos tecnológicos, ao guia para elaboração de questões, ao modelo de caso clínico, aos critérios de validação dos módulos e à visão geral do processo de produção do material. Todas essas orientações objetivam possibilitar que o aluno seja protagonista de seu processo de aprendizagem, realizando transformações positivas nos serviços de saúde ao quais está vinculado. É indispensável que você leia com pletamente este manual para assim compreender a filosofia, metodologia e organização que queremos construir juntos no AVASUS. Desejamos a todos a construção de um material didático vivo, que permita aos alunos um itinerário exitoso, que garanta uma Educação Permanente em Saúde, supra as necessidades de aperfeiçoamento e, assim, fortaleça a aten ção no âmbito da saúde em nosso paísLivro Sementes germinadas na Região Norte: resumos dos trabalhos apresentados no curso de especialização a distância em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde(Una, 2016) Castro (Org.), Janete Lima de; Vilar (Org.), Rosana Lucia Alves de; Dias (Org.), Maria Aparecida; Souza (Org.), Dyego Leandro Bezerra de; Oliveira (Org.), Nathalia Hanany Silva deSíntese de uma experiência de cooperação técnica entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Ministério da Saúde, ou melhor, entre uma instituição de ensino e os serviços de saúde. Nesta experiência, a UFRN foi ao encontro dos serviços de saúde da Região Norte, envolvendo nesse caminho algumas instituições de ensino daquela regiãoLivro Sementes germinadas na Região Centro-Oeste: resumos dos trabalhos apresentados no curso de especialização a distância em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde(Una, 2016) Castro (Org.), Janete Lima de; Vilar (Org.), Rosana Lucia Alves de; Dias (Org.), Maria Aparecida; Souza (Org.), Dyego Leandro Bezerra de; Oliveira (Org.), Renata Fonseca Sousa deSíntese de uma experiência de cooperação técnica entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Ministério da Saúde. Nesta experiência, a UFRN foi ao encontro dos serviços de saúde da região Centro-Oeste, envolvendo nesse caminho algumas instituições de ensino da citada região. O objetivo consistiu em fortalecer as práticas de gestão do trabalho e da educação na saúde das secretarias estaduais e municipais de saúde, tendo como estratégia principal a realização de um processo de capacitação destinado aos gestores de gerentes do Sistema Único de Saúde (SUS)Livro Negociação do trabalho no Sistema Único de Saúde(Una, 2017) Castro (Org), Janete Lima de; Lima (Org), Rafael Rodolfo Tomaz deReúne textos que foram produzidos a partir de pesquisas e pequenas investigações sobre a temática geral da “Negociação do Trabalho entre os Atores do SUS” e documenta várias experiências e reflexões, que incluem: a produção científica sobre a negociação coletiva do trabalho em saúde no Brasil; a importância do diálogo social como estratégia de política pública; o processo de implementação do “Sistema Nacional de Negociação Permanente do SUS”e das “Mesas de Negociação Permanente”, implantadas em alguns estados brasileiros como instrumento de gestão; as relações imprescindíveis entre democratização das relações de trabalho e negociação coletivaLivro A integração entre o ensino e o serviço de saúde: relato de atores, olhar de investigadores(2017) Castro (Org), Janete Lima de Castro; Dias (Org), Maria Aparecida; Oliveira (Org), Renata Fonsêca Sousa deOrganizado em quinze capítulos, este livro coloca na roda de reflexões sobre as políticas públicas a importância das ações desenvolvidas pela área da gestão do trabalho e da educação na saúde para o fortalecimento da gestão do SUS. Dizendo isso, defende-se a qualificação dos gestores da referida área nos âmbitos municipais, estaduais e federal.Livro Negociação do Trabalho no Sistema Único de Saúde(Una, 2017-06-30) Castro, Janete Lima de (org.); Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de (org.); http://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://orcid.org/0000-0003-0647-5093Este livro trata de um dos temas mais espinhosos da Gestão do Trabalho em Saúde: a gestão de conflitos nos serviços que constituem o Sistema Único de Saúde. Tema árduo, sem dúvida, considerando que ele envolve questões de poder, compreendendo este como um exercício nas instituições e como uma estratégia que está em todas as relações. Nesta publicação, a gestão de conflitos é tratada no cenário das Mesas de Negociação do Trabalho em Saúde, entendendo tal cenário como um espaço de articulação e de acordos entre trabalhadores e gestores. Decidir por esta publicação teve como pressuposto que a complexidade da gestão do Sistema Único de Saúde demanda a necessidade da prática da negociação, tendo em vista superar as práticas autoritárias que costumam provocar ou exacerbar os conflitos que trazem baixa produtividade, má qualidade dos serviços de saúde, frustração dos trabalhadores e insatisfação dos usuários. Nesse sentido, espera-se que os artigos aqui apresentados tenham utilidade para a gestão do SUS. A publicação deste livro faz parte de uma série de atividades que compõem o Projeto Apoio à Estruturação da Rede de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde nas Negociação do Trabalho no Sistema Único de Saúde |Regiões Norte e Centro-Oeste. Este projeto é resultado de parceria estabelecida entre o Observatório de Recursos Humanos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho (DEGERTS), da Secretaria de Gestão e da Educação na Saúde (SGETES), do Ministério da SaúdeLivro Os desafios da gestão do trabalho nas secretarias estaduais de saúde no Brasil(CONASS, 2019) Castro, Janete Lima de; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; Costa, Olavo Viana; Gosch, Cristiane Scolari; Carvalho, Tatiana de Medeiros de; Pontes, Haroldo Jorge de CarvalhEsta publicação apresenta o levantamento feito pela pesquisa Análise das políticas e ações do campo da gestão e regulação do trabalho, implantadas no âmbito estadual do SUS sobre o funcionamento dos Setores de Gestão do Trabalho das Secretarias Estaduais de Saúde no Brasil. A citada pesquisa teve o propósito de avaliar as políticas e ações do campo da gestão e regulação do trabalho, implantadas no âmbito estadual do SUS, ressaltando seus avanços e dificuldades, na perspectiva de contribuir para o fortalecimento da capacidade gestora dos Setores de Gestão do Trabalho das Secretarias Estaduais de Saúde. Sua realização corresponde a uma das etapas do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Institucional e Fortalecimento das Estruturas de Gestão do Trabalho das Secretarias Estaduais de Saúde, fruto de convênio entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com financiamento do Fundo Nacional de Saúde (FNS). O citado projeto tem o privilégio de envolver quatro instituições de reconhecida importância no cenário do Sistema Único de Saúde (SUS): o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão do Trabalho da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Degets/SGTES); o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); a Organização Pan- -Americana da Saúde/Organização Mundial de Saúde (Opas/OMS) no Brasil e a UFRN, por meio pelo Observatório de Recursos Humanos em Saúde do Departamento de Saúde Coletiva. A publicação de parte dos resultados da pesquisa – referentes ao funcionamento dos Setores de Gestão do Trabalho das Secretarias Estaduais de Saúde – pelo Conass reforça o envolvimento das instituições aqui citadas com o projeto de fortalecimento da gestão do trabalho nas Secretarias Estaduais de Saúde. É na perspectiva desse fortalecimento que a pesquisa supracitada foi realizada e que alguns dos resultados são publicados nesta edição. Ao longo dos últimos anos, a SGTES tem desenvolvido ações para o fomento de políticas direcionadas à valorização dos trabalhadores e à democratização das relações de trabalho no SUS. Esse caminhar tem sido feito na companhia de várias parcerias institucionais, dentre as quais se destaca a parceria com o Observatório de Recursos Humanos em Saúde do Departamento de Saúde Coletiva/UFRN. A realização do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Institucional e Fortalecimento das Estruturas de Gestão do Trabalho das Secretarias Estaduais de Saúde representa mais um passo dessa parceria. O Departamento de Saúde Coletiva ressalta a importância da participação de seus professores em inciativas como esta que têm como premissa apoiar e fortalecer o SUS.Livro Educação e Trabalho: interface com a gestão em saúde(Una, 2020) Castro (org.), Janete Lima de; Vilar (org.), Rosana Lúcia Alves de; Dias (org.), Maria AparecidaA formação de um arco-íris acontece quando uma luz branca é interceptada por uma gota de água. A partir dessa interceptação, ocorrem vários fenômenos para que o arco-íris apareça. Compreendemos que a convergência entre uma luz branca e uma gota de água pode ser a metáfora do encontro entre a ciência e os diversos olhares que temos sobre ela e suas possíveis interfaces. Dessa confluência, surge este livro. Com a perspectiva de provocar o diálogo entre Educação e Trabalho, considerando a interface com a Gestão em Saúde, os textos que compõem esta publicação trazem uma visão ampliada sobre as temáticas tratadas, demostrando o compromisso com a ciência, com os aspectos sociais que envolvem a Educação e o Trabalho, além do necessário cuidado e valorização da Gestão em Saúde. Acreditamos que os treze capítulos apresentados nesta obra materializam o olhar interdisciplinar que norteia a pluralidade de ideias dos seus autores, mas sem perder o foco da temática central do livro. Estes textos nos provocam a refletir sobre a necessidade de redes de cooperação e de suporte para pensar a Educação, o Trabalho e o diálogo com a Gestão em Saúde. A publicação deste livro tem o claro propósito de conversar com os gestores e equipes gestoras do Trabalho e da Educação do Sistema Único de Saúde (SUS), partindo da convicção de que as produções acadêmicas têm o potencial de mobilizar sujeitos em torno de discussões, debates e ideias. Tal movimento provoca transformações e novas perspectivas diante do conhecimento socializado. Neste livro estão presentes ideias de professores e pesquisadores de várias instituições do Brasil que têm dedicado grande parte da sua vida profissional defendendo o SUS. A publicação destes estudos valoriza a produção do conhecimento e possibilita sua utilização por todas as pessoas que diretamente ou indiretamente lidam com a gestão em saúde. Confiamos que a edição deste livro é uma forma de viabilizar a articulação entre as instituições de ensino e de serviço na perspectiva de cooperação mútua. Evidenciamos que essa articulação é o objetivo do projeto Apoio ao Desenvolvimento Institucional e ao Fortalecimento das Estruturas de Gestão do Trabalho das Secretarias Estaduais de Saúde, viabilizado pelo Termo de Execução Descentralizada 163/2017, assinado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pelo Ministério da Saúde. Este livro consiste em um dos produtos acordados no projeto. Desejamos que a leitura destes textos possa provocar reflexões, descobertas, propósitos e importantes discussões e construções de perspectivas que avancem, cada vez mais, para a melhoria das questões que envolvem a Educação e a Gestão do Trabalho em Saúde.Livro Sementes germinadas na Região Sul: resumos dos trabalhos apresentados no curso de especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde(Una, 2020) Castro, Janete Lima de; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; Gosch, Cristiane Scolari; Oliveira, Nathalia Hanany Silva deA publicação deste livro, com a síntese dos trabalhos de conclusão do curso de especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, desenvolvido na modalidade exclusiva de Educação a Distância, finaliza uma longa caminhada iniciada no ano de 2013. Naquele ano, o Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil convidou o Observatório de Recursos Humanos do Departamento de Saúde Coletiva/Núcleo de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para desenvolver mais uma parceria através de um amplo projeto de capacitação destinado à qualificação da área de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. A experiência representou mais um encontro profícuo entre uma instituição pública de ensino e as instituições do Sistema Único Saúde, uma vez que o projeto foi desenvolvido para as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o Brasil, contando com o financiamento do Ministério da Saúde. Seu objetivo consistiu em, por meio de um processo educacional, fortalecer as estruturas de gestão do trabalho e da educação1 das citadas secretarias. O curso teve vários desafios, todos devidamente superados com a colaboração de uma equipe de professores compromissada com o ensinar e o aprender. Mas, seguramente, não teríamos obtidos bons resultados se os alunos desse curso não fossem profissionais envolvidos responsavelmente com o Sistema Único de Saúde. Estruturamos, para esses alunos, um curso com o propósito de desenvolver análises críticas, tendo como foco o contexto do trabalho, na perspectiva de uma aprendizagem significativa. Portanto, foi natural a escolha de que os trabalhos de conclusão fossem apresentados em formato de projeto de intervenção sob uma problemática. Enfatizamos que todos os projetos foram devidamente acordados com as gestões locais e com o órgão financiador do projeto – o Ministério da Saúde por meio do Departamento da Gestão do Trabalho em Saúde (DEGTS). Ressaltamos que o critério para a escolha do tema/problema, foi a necessidade/prioridade do serviço no qual o aluno estava inserido. Esta publicação apresenta os resumos dos citados trabalhos de conclusão, organizados por estados da Região Sul do Brasil e também apresenta os resumos dos trabalhos realizados pela turma composta pelos alunos vinculados ao Ministério da Saúde. Ressaltamos que o quantitativo de resumos aqui publicados não corresponde ao número de alunos concluintes na Região Sul, considerando que nem todos os alunos atenderam a convocação do envio dos trabalhos para esta edição digital. Entre as apresentações do trabalho de conclusão ao final do curso e o momento de organização desta publicação, a coordenação do curso recebeu vários comunicados informando sobre a efetivação dos projetos de intervenção nas secretarias de saúde. Dito isso, destacamos essa Especialização das equipes gestoras do trabalho e da educação na saúde, como uma atividade de cooperação técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para o Sistema Único de Saúde da Região Sul do Brasil. 1 Em várias secretarias de saúde, esses setores ainda são denominados de recursos humanos, todavia, optamos por usar a nomenclatura assumida pelo Ministério da Saúde, considerando também o reconhecimento que essa nomenclatura tem no território nacional.Artigo Experiências exitosas de acolhimento à demanda espontânea e programada na atenção primária à saúde(SEDIS-UFRN, 2020-12) Valença (org.) , Cecília Nogueira; Feitosa (org.) , Eva Emanuela Lopes Cavalcante; Silva (org.) , José Adailton da; Cortez (org.) , Lyane Ramalho; Melo (org.) , Ricardo Henrique Vieira deEste livro faz parte de uma coletânea de livros vinculados ao curso de especialização em Saúde da Família do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS), desenvolvido por educação a distância.Livro Sementes germinadas na Região Sudeste: resumos dos trabalhos apresentados no curso de especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde(Una, 2020-12) Castro, Janete Lima de; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; Dias, Maria Aparecida; Oliveira, Renata Fonsêca Sousa deUm rio pode correr por caminhos variados, pode ser raso, profundo, largo, estreito, mas a água está sempre sustentada pelo seu fundo de terra e, em alguns casos, de pedra. Quando um rio se torna uma cascata, ele experimenta o vazio e a liberdade de buscar novas terras, novos rumos. Como um rio que ainda não experimentou ser cascata, começou a concepção deste livro. Ele é resultado de um processo formativo, em que os envolvidos se sustentavam sobre o chão formado pela busca do conhecimento inerente à Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Como um rio que nunca paralisa, os sujeitos envolvidos em seus espaços de trabalho – tendo o Sistema Único de Saúde (SUS) como o ponto de referência – assemelham-se as águas que se tornam uma cascata em busca de novas terras para sustentação, tornando-se, assim, um novo rio, percorrendo novos caminhos. Este é o último dos quatro livros publicados com os resumos dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Apresenta-se, aqui, grande parte dos resumos referentes ao curso que foi realizado na modalidade de Educação a Distância para a região Sudeste do país e para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esta publicação finaliza uma longa caminhada iniciada no ano de 2013, quando o Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde estabeleceu parceria com o Observatório de Recursos Humanos em Saúde da UFRN, na perspectiva de desenvolver um projeto de capacitação destinado à qualificação e fortalecimento da área de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde para as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e para o Ministério da Saúde. O curso foi estruturado tendo como foco o trabalho no Sistema Único de Saúde, portanto foi natural a proposta acadêmica de que os trabalhos de conclusão fossem apresentados em formato de projetos de intervenção que tivessem como justificativa um problema identificado nas instituições dos alunos, o que foi imediatamente acatado pelo Departamento de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde (órgão financiador e demandante do projeto). Foi uma árdua e profícua jornada que envolveu várias instituições de ensino e de serviço das cinco regiões do país. No âmbito da UFRN, destaca-se a parceria estabelecida entre o Observatório de Recursos Humanos em Saúde, a Secretaria de Educação a Distância, o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, o Departamento de Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Na região Sudeste, o curso certificou 376 profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) como especialista em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, contou com a colaboração de dezesseis professores/tutores e com o apoio de quatro profissionais do SUS, que assumiram a coordenação executiva do curso nos seus respectivos estados. Na região Sudeste, 160 municípios foram envolvidos nesse processo de capacitação e cooperação técnica. Ressalta-se que o quantitativo de resumos aqui Sementes germinadas na Região Sudeste 31 publicados não corresponde ao número de alunos concluintes nas turmas dos estados da região Sudeste e da UFRN, considerando que alguns alunos não atenderam a convocação para enviar seus resumos para publicação. A realização do projeto que alberga o curso aqui citado reafirma nosso entendimento de que a universidade deve atender às necessidades da sociedade. Nesse sentido, destaca-se a importância de se estimular a cooperação técnica entre as universidades e os serviços de saúde. Acreditamos que os projetos apresentados no final do curso e publicados neste livro são sementes que, se bem regadas, darão vigorosos frutosLivro Trabalho e educação na saúde: análises e vivências(UNA, 2020-12-01) Castro (org.), Janete Lima de; Vilar (org.), Rosana Lúcia Alves de; Costa (org.), Thais Paulo TeixeiraEste livro aborda a temática gestão do trabalho e da educação na saúde. Ele apresenta análises e vivências que retratam resultados de pesquisas, reflexões e relatos de experiências que foram realizadas em diferentes localidades do Brasil. Todas as pesquisas são vocalizadas por vários autores que atuam na academia e nos serviços de saúde, tendo em comum o compromisso com um sistema de saúde universal, público e de qualidade. A publicação está organizada em catorze capítulos que trilham um caminho fundamentado na relação com o Sistema Único de Saúde, trazendo uma diversidade de abordagens quanto aos níveis de gestão e atenção e quanto aos sujeitos/ profissionais envolvidos que, por meio de suas palavras, in formam-nos os feitos e não feitos. Para Hannah Arendt, a condição que torna possível a ação – entendida como práxis – é a pluralidade, isto é, o fato da existência de indivíduos diferentes em suas singularidades. A ação em Arendt tem um forte componente comunicativo e dialógico. É mediante palavras e atos que o sujeito se revela aos demais, aparece como um indivíduo e como um agente político que é portador de uma história e que se comunica com seus semelhantes. Só por meio da ação, das palavras e atos compartilhados com os demais, é que adquirimos um reconhecimento mútuo. Assim, os capítulos possibilitam uma compreensão para além do aparente, não seguindo modelos pré-definidos, relatados na interseção entre o proposto e o real, no qual os es-11 Trabalho e educação na saúde: análises e vivências paços sociais e institucionais revelam a riqueza de resultados como expressão viva do potencial existente. A leitura das investigações e dos relatos aqui apresenta dos, certamente, provocará reflexões que poderão resultar em contribuições para a área da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Sistema Único de Saúde. Reflexões e contribuições que, sem dúvida, eram esperadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, quando estabeleceu mais uma parceria com o Ministério da Saúde, ao assinar o Projeto Apoio à Estruturação da Rede de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde nas Regiões Sul e Sudeste. Esta publicação representa uma das atividades do citado projeto que é viabilizado pelo Departamento de Gestão do Trabalho/Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/ Ministério da Saúde e pelo Observatório de Recursos Humanos em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ao apresentar este livro, não estamos apenas apoiando e divulgando uma produção científica, nosso propósito é reafirmar o compromisso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com o Sistema Único de Saúde por meio de ações de assistência à saúde, ensino, pesquisa e extensão.Capítulo de livro A Importância dos trabalhadores da saúde no contexto COVID-19(CONASS, 2021-01) Castro, Janete Lima de; Pontes, Haroldo Jorge de CarvalhoEste artigo foi desenvolvido com o objetivo de provocar reflexões sobre as condições de trabalho dos profissionais de saúde, antes e durante a pandemia de COVID-19. Usando como ponto de partida o debate sobre o que ser herói, ele provoca o reconhecimento das precárias condições de trabalho e suas implicações no conjunto da força de trabalho em saúde. Elaborado a partir de pesquisas realizadas em Gestão do Trabalho e Saúde do Trabalhador, ele relembra o papel fundamental dos trabalhadores para o bom desempenho dos serviços de saúdeLivro Caderneta de saúde da pessoa com doença crônica (diabetes & hipertensão)(UFRN, 2021-08-03) Silva Santos, Diorgenes; De Nadai Miranda, Gabriel; Cristina Camarão Ferreira, Nayara; Cristina de Paiva Pacheco, Renata; Maria Bezerra, Yasmin; Maria Dantas de Oliveira, Edna; Rodolfo Tomaz de Lima, RafaelEsta caderneta é destinada à todas pessoas que possuem diabetes ou hipertensão (pressão alta). Escrita de maneira descomplicada e baseada nas orientações do Ministério da Saúde, nela estão contidas informações essenciais que explicam o que são cada uma destas doenças e alertam para suas possíveis complicações caso não sejam tratadas. Ao mesmo tempo, fornece orientações de como identificar estas enfermidades, como fazer um acompanhamento adequado e como manter-se saudável mesmo sendo diabético ou hipertenso.