Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
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Dissertação A matemática sob a ótica do Tarô: Uma experiência com a educação de jovens e adultos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2004-04-15) Albuquerque, Regina Lúcia Tarquínio de; Fossa, John Andrew; ; http://lattes.cnpq.br/2466525106349625; ; http://lattes.cnpq.br/5542795967596579; Brito, Arlete de Jesus; ; http://lattes.cnpq.br/9945721468897540; Dias, André Luís Mattedi; ; http://lattes.cnpq.br/4658965577765594A busca da formação de cidadãos críticos e participativos, no trabalho educativo com jovens e adultos, enseja uma prática docente que vá além da postura tradicional de ensinar com métodos mecânicos e arbitrários, que, ao focarem excessivamente a figura do professor, priorizam o ensino, em detrimento da aprendizagem. Nessa direção, o presente estudo, ao procurar a possibilidade de realização de um trabalho alternativo para o ensino de Matemática, numa perspectiva transdisciplinar, no sentido de desenvolver aprendizagem significativa de alunos jovens e adultos do Projeto Acreditar, apresenta os resultados de uma pesquisa-intervenção que utilizou as cartas de tarô como recurso didático em sala de aula. Pretende-se, com isso, mostrar tal instrumento como facilitador da aprendizagem de conteúdos da Matemática como sistemas de numeração, números inteiros e geometria, tomando a Matemática numa perspectiva histórico-cultural e dando um tratamento holístico ao complexo ato de aprender. Nesse trabalho, o aluno jovem e adulto é tomado como indivíduo concreto, levando-se em consideração os aspectos cognitivos e atitudinais de seu aprender, o que é favorecido pela natureza das cartas do tarô e pela compreensão adotada, de matemática como sistema simbólicoDissertação Propostas e discussões para o ensino de astronomia nos 1º e 2º ciclos do nível fundamental e na educação de jovens e adultos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-07-01) Queiroz, Alex Sander Barros; Jafelice, Luiz Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/0534005706835545; ; http://lattes.cnpq.br/6335337773991873; Germano, Auta Stella de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/9487308554724839; Borba, Gilvan Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0043059721601657Este trabalho propõe e discuti metodologias e atividades práticas para o ensino de Astronomia nos 1o e 2o ciclos do Nível Fundamental. As propostas apresentadas foram aplicadas junto a alunos de escolas da região metropolitana de Natal (RN), inclusive estudantes do Ensino Normal (antigo Magistério) e do Ensino Pedagógico do Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy, e, em particular, junto a professores e alunos da Escola Municipal Djalma Maranhão, no bairro de Felipe Camarão II, inclusive analisando alguns livros didáticos adotados por estas instituições. Foram sistematizados vários elementos com que nos defrontamos durante essa experiência didático-pedagógica apontando princípios, conteúdos, reflexões e procedimentos relacionados ao ensino de Astronomia para aqueles níveis de ensino. Visamos com isto tornar tal experiência acessível àqueles interessados em desenvolver abordagem semelhante envolvendo tanto os temas aqui tratados, como outros relativos a Astronomia, para aqueles níveis de ensino. Os recursos e práticas implementados visam contribuir para a efetiva realização de um ensino interdisciplinar e contextualizado, conforme as orientações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Para garantir ampla acessibilidade ao que é proposto neste trabalho, pretendemos disponibilizar como página de Internet os procedimentos, materiais instrucionais e textos que desenvolvemosDissertação Refletindo dificuldades de aprendizagem de alunos do ensino médio no estudo do equilíbrio químico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Uehara, Fabia Maria Gomes; Silva, Márcia Gorette Lima da; ; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; ; http://lattes.cnpq.br/8634719037705556; Pereira, Márcia Rodrigues; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788568T8; Viveiros, Adelaide Maria Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/2106124420604475A pesquisa aqui apresentada busca identificar os principais erros conceituais cometidos por alunos do Ensino Médio ao estudar o tema Equilíbrio Químico e como os livros didáticos podem influenciar na formação desses. Para o levantamento desses dados foram aplicados 150 questionários, contendo 11 questões abertas e quatro fechadas. Foram utilizados como sujeitos da pesquisa alunos de três escolas particulares da cidade do Natal-RN. O questionário para a análise do livro procurou conhecer como o tema estava sendo abordado, funcionando como facilitador ou não na formação do conhecimento. Os livros foram escolhidos por serem os mais adotados pelas escolas da mesma cidade. Na análise do livro didático foram avaliados 12 itens, que procuravam identificar: a clareza com que o livro abordava os conteúdos, contextualização dos exercícios, analogias utilizadas, quantidades de exercícios quantitativos e qualitativos, a conexão entre os conteúdos e a retomada de conceitos importantes. O questionário aplicado aos alunos buscou apreender o conhecimento dos conceitos relativos ao tema Equilíbrio Químico e os principais equívocos encontrados foram: definição do estado de equilíbrio em uma reação química, da constante, dupla seta, confusão entre massa e concentração, representação microscópica de uma reação em equilíbrio, pressão parcial e pressão total, função de catalisadores. Os resultados demonstraram muita insegurança ou falta de conhecimento sobre o tema ao verificarmos o grande número de questões em branco e uma significante percentagem de questões que apresentavam erros conceituais. Concluímos que esses erros poderiam ser amenizados, ou até mesmo evitados, se o livro didático e professor abordassem o conteúdo de forma mais conceitual, com a aplicação de maior número de exercícios qualitativos, observando a construção das definições pelos alunos, evitando assim, se possível, a formação de conceitos errôneosDissertação Aprendendo e ensinando o sistema de numeração decimal: uma contribuição à prática pedagógica do professor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Guimarães, Anilda Pereira da Silva; Rêgo, Rogéria Gaudêncio do; ; http://lattes.cnpq.br/3882610066313180; ; Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/2910183324330182; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8O presente estudo tem como questão central identificar o conhecimento epistemológico que os professores-alunos possuem a respeito das características (propriedades) do sistema de numeração decimal, e tem como finalidade oferecer uma contribuição para a prática pedagógica dos professores que atuam nas turmas de Ciclo Básico de Alfabetização, tanto no que se refere à aquisição de conteúdos quanto ao aprimoramento de conhecimentos que os auxiliem na elaboração de estratégias adequadas para o trabalho com o Sistema de Numeração Decimal em sala de aula. O estudo está baseado na proposta construtivista sociointeracionista para o ensino da Matemática e se constitui numa intervenção metodológica, com os professores-alunos ligados ao Programa de Qualificação Profissional para a Educação Básica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Buscaram-se fontes de sustentação em investigações de pesquisadores que realizaram estudos sobre a construção das escritas numéricas, mostrando, por exemplo, que o processo de construção das idéias e procedimentos envolvidos nos agrupamentos e trocas na base 10 leva muito mais tempo para ser realizado do que se pode imaginar. Foi elaborado um conjunto de atividades as quais pudessem não só contribuir para a aquisição de conteúdos, mas fizessem os professores-alunos refletir sobre suas práticas em sala de aula, para que, assim, eles pudessem elaborar propostas didáticas mais consistentes, levando em conta os conhecimentos prévios dos alunos e alguns obstáculos que se interpõem nessa trajetória. Mesmo o professor dispondo dos mais apropriados recursos didáticos, a falta de domínio do conteúdo, do real significado desse conteúdo, faz com que o Sistema de Numeração Decimal, tema de fundamental importância, seja ensinado, na maioria das vezes, de forma mecânica. A análise das discussões e o comportamento dos professores-alunos durante a realização das atividades revelaram que estas provocaram reflexões sobre as práticas de sala de aula como também que, de modo geral, foram atingidos os objetivos propostos em cada atividade realizada com os professores-alunosDissertação A tabela periódica: um recurso para a inclusão de alunos deficientes visuais nas aulas de química(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Brito, Lorena Gadelha de Freitas; Silva, Márcia Gorette Lima da; ; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; ; Silva, Luzia Guacira dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/1032425601643160; Nunez, Isauro Beltrán; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763368P8Na atualidade, inúmeras são as razões que visam à inclusão de pessoas com necessidades especiais, dentre essas, aquelas com deficiência visual, no mundo do trabalho, na educação, e na sociedade como um todo. Entretanto, observa-se que em se tratando da inclusão escolar dessas pessoas, especialmente no Ensino Médio, há um enorme distanciamento entre a teoria e a prática. A falta de recursos didáticos, as instalações físicas inadequadas, o despreparo dos professores, a desinformação das famílias, são alguns dos fatores que emperram o processo de inclusão. Além disso, os educandos deparam-se também com a aridez dos conteúdos disciplinares e, no caso do estudo da Química, com a utilização dos signos relativos à linguagem que é concernente à matéria. Logo, o objetivo de nossa pesquisa é refletir sobre a apreensão dessa linguagem pelas pessoas com deficiência visual, com vistas a contribuir para o seu processo de inclusão escolar. Nessa perspectiva, trabalhamos com a Tabela Periódica, que se constitui em uma das ferramentas indispensáveis para apropriação do conhecimento químico. Para tanto, o percurso metodológico adotado foi realizado em três etapas. Inicialmente, por meio de uma entrevista semi-estruturada, procurou-se conhecer a opinião de alunos cegos, participantes da pesquisa, sobre a Tabela Periódica que utilizaram no Ensino Médio, bem como as dificuldades sentidas no seu manuseio. A partir das respostas obtidas, a tabela foi re-elaborada para atender às necessidades destes alunos. Nessa etapa, foram construídas duas tabelas, uma em Braille cuja forma é mais compacta, e a outra em alto relevo, confeccionada com areia e cola. Na terceira etapa, as tabelas elaboradas foram submetidas a análise dos participantes e por meio de entrevista semi-estruturada procurou-se identificar se esse recurso atendia às solicitações feitas pelos alunos quanto ao manuseio. Os participantes sinalizaram que as tabelas compactas facilitavam a leitura táctil dos símbolos dos elementos químicos de forma mais ágil e clara. Espera-se que, com a elaboração dessas ferramentas, possamos contribuir com mais um dos elementos a favorecer a participação efetiva de alunos cegos nas aulas de Química, ao estudar a Tabela PeriódicaDissertação A modelagem matemática como alternativa de ensino e aprendizagem da geometria na educação de jovens e adultos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Oliveira, Rosalba Lopes de; Dezotti, Cláudia Helena; ; http://lattes.cnpq.br/5696610183846775; ; http://lattes.cnpq.br/0644580391172404; Bassanezi, Rodney Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/6541957090000783; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8Este trabalho se insere no campo da Educação Matemática da Educação de Jovens e Adultos e visa contribuir para a ação educativa dos profissionais da área de Matemática, que atuam com essa modalidade de ensino, tomando como parâmetro o enfoque da Modelagem Matemática. Constituiu objetivo da pesquisa a elaboração de uma proposta de utilização da Modelagem Matemática como alternativa de ensino e aprendizagem da Geometria na EJA. A pesquisa foi desenvolvida em três turmas do nível III (5ª e 6ª séries), da EJA, em uma escola municipal da periferia da cidade do Natal/RN. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque na observação participante, tendo em vista a nossa atuação direta no ambiente da pesquisa, como professora de Matemática dessas turmas. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados questionários, notas de aula e análise de documentos oficiais. Os resultados apontam que as atividades em que se utiliza a Modelagem Matemática valorizam o saber fazer do aluno no processo de construção do conhecimento, na medida em que procuram desenvolver métodos de aprendizagem significativa, auxiliando o aluno a construir relações da Matemática com outras áreas do conhecimento e dentro da própria Matemática. Amplia também a visão de mundo do aluno, ajudando sua participação em outros espaços sociais, além de propiciar mudanças na postura do aluno e do professor, em relação à dinâmica da sala de aula de MatemáticaDissertação Utilizando as ciências espaciais e a astronáutica na construção de atividades práticas em ensino de física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Machado, João Felisardo; Borba, Gilvan Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0043059721601657; ; http://lattes.cnpq.br/6082244482885878; Saba, Marcelo Magalhães Fares; ; http://lattes.cnpq.br/0505123426174183; Fossa, John Andrew; ; http://lattes.cnpq.br/2466525106349625Neste trabalho refletimos sobre a utilização das novas tecnologias provenientes das pesquisas das Ciências Espaciais e da Astronáutica no processo educativo, incorporando técnicas e conceitos da Física Espacial que podem levar à resposta de alguns problemas que há muito insistem em povoar a mente de professores e alunos quanto ao entendimento desses conceitos no nível Médio. Com ele pretendemos levar mais uma contribuição à prática de ensino nas aulas de Física, especialmente da Mecânica Clássica, permeando-se, porém, vários conceitos introdutórios da Física Moderna, haja vista que o tema gerador é instigante, de grande interesse por parte de mestres e aprendizes, envolvendo tecnologia de ponta, cujos componentes de fabricação passam por processos que possibilitam a contextualização desses conceitosDissertação Cosmoeducação: uma abordagem transdisciplinar no ensino de astronomia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Medeiros, Luziânia ângelli Lins de; Jafelice, Luiz Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/0534005706835545; ; http://lattes.cnpq.br/2074220744796925; Friaça, Amâncio Cesar Santos; ; http://lattes.cnpq.br/7323286834062132; Almeida, Maria da Conceição de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4Este trabalho propõe uma abordagem transdisciplinar que integra exercícios da psicologia transpessoal e ensino de astronomia, visando possibilitar ao sujeito reincluir o céu na sua vivência diária, expandir sua consciência ambiental e eventualmente vivenciar a unidade ser humano-cosmo. Esta proposta pretende colaborar para suprir a carência em educação de iniciativas que promovam uma integração do conhecimento científico e da experiência humana que transcenda os objetivos materialistas e fragmentadores do sistema educacional atual. Fruto dessa carência, também a formação dos professores é precária no que se refere a uma abordagem integralizadora e transdisciplinar. Além disto, faz-se necessário propor alternativas para que os educadores possam lidar de modo mais assertivo com a crise ambiental e antropológica que vivenciamos, o que também abordamos nesta pesquisa. Nossa hipótese de trabalho é que conteúdos de astronomia, quando trabalhados segundo um enfoque holístico-antropológico e relacionados com práticas da psicologia transpessoal, podem vir a ser um eficiente veículo cultural-acadêmico, capaz de propiciar uma expansão de consciência e mudanças na concepção de mundo dos sujeitos em questão. Tais mudanças se fazem necessárias para que a existência de uma vida mais solidária, justa e ecologicamente equilibrada comece a prevalecer no planeta. O método utilizado em parte da coleta de dados foi o etnográfico, uma vez que uma interpretação de caráter antropológico está inextricavelmente associada a este tipo de intervenção educacional, a qual vai envolver de modo natural tanto etno-visões do universo, como elementos culturais específicos. O universo desta pesquisa foi inicialmente um grupo de estudantes da disciplina de Astronomia (Curso de Licenciatura em Geografia/UFRN), onde realizamos observação participante, entrevistas semi-abertas e as primeiras práticas vivenciais mencionadas. Após o tratamento dos primeiros dados coletados com esse grupo inicial, elaboramos um curso de extensão universitária, Laboratório em Cosmoeducação, e o oferecemos a professores do 1º e 2º ciclos do nível fundamental da Escola Estadual Alceu Amoroso Lima, localizada na zona Norte de Natal. Valorizamos nesse curso a auto-experimentação, para que os professores enriquecessem o seu repertório de vivências pessoais, estimulando reflexões meditativas e eventuais mudanças na concepção de mundo e na prática pedagógica dos mesmos. A atitude transdisciplinar permeou toda a nossa ação educacional, visto que esta abordagem transcende as fronteiras disciplinares, visando essencialmente o desenvolvimento integral do ser humano. O processo nos tem revelado o quanto a prática de olhar o céu , no sentido de reincluí-lo na vida diária, provoca um processo de expansão da consciência e de reintegração do eu em um patamar de inter-relação ambiental mais amplo. De acordo com os resultados alcançados, ficou evidente a ocorrência de mudanças conceituais e existenciais em relação à visão de mundo dos professores participantes, reforçando a idéia de que a interface entre o ensino de astronomia e as práticas de psicologia transpessoal pode contribuir para a recuperação de uma relação holística entre o ser humano e o cosmo e inspirar o surgimento de uma ética mais abrangente, fundamentada em princípios universalistas, equânimes e sustentáveisDissertação Reflexões e contribuições para o ensino de gravitação clássica no nível médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Medeiros, Geneci Cavalcanti Moura de; Jafelice, Luiz Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/0534005706835545; ; http://lattes.cnpq.br/8147221946996011; Oliveros, Marcílio Colombo; ; http://lattes.cnpq.br/6551396698408084; Canalle, João Batista Garcia; ; http://lattes.cnpq.br/3433073122990837O tema Gravitação Clássica faz parte do currículo vigente para o Ensino Médio, sendo ministrado na 1a série desse nível de ensino. Esta dissertação apresenta uma pesquisa a respeito do tema Gravitação Clássica no Ensino Médio baseada em dois eixos norteadores e complementares de pesquisa e ação. O primeiro eixo apóia-se na análise de 21 livros didáticos de Física, que são mais comumente utilizados no Ensino Médio na cidade de Natal/RN. O segundo eixo, trabalhado após serem verificadas as deficiências mais comuns presentes nos livros didáticos, corresponde à elaboração, seguida da aplicação prática, de um curso sugerindo como abordar o tema em sala de aula. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) advogam que esse tema é muito importante para a formação dos alunos e que o seu estudo auxilia na compreensão de diversos fenômenos da natureza. Considerando essa visão do tema pelos PCNEM, os 21 livros analisados foram separados em dois grupos: o primeiro grupo, com 10 livros, foi editado antes da divulgação dos PCNEM, e o segundo grupo, com 11 livros, após a sua divulgação. Independentemente de pertencer ao primeiro ou ao segundo grupo, a grande maioria dos livros didáticos relega o tema para um segundo plano; dois deles chegam ao extremo de sugerir, nas orientações aos professores, que o conteúdo Gravitação seja omitido, caso o tempo seja insuficiente . Essa constatação sinaliza no sentido de que os PCNEM não produziram nenhuma mudança na concepção dos autores dos livros a respeito do tema. Para a análise dos livros didáticos, utilizou-se como instrumento um roteiro que elaboramos, por meio do qual se procurou evidenciar a importância relativa da contextualização histórica e filosófica do tema, da experiência cotidiana dos alunos e da interdisciplinaridade, entre outros pontos. Constatou-se que os livros didáticos pouco enfatizam os aspectos históricos da construção do conhecimento, a relação com as questões do cotidiano e o caráter interdisciplinar do tema Gravitação. Chama a atenção a não concordância entre os autores a respeito do conhecimento anterior ou dos pré-requisitos necessários aos alunos para iniciarem o estudo da Gravitação. O curso que elaboramos foi ministrado tanto para professores como para alunos, sendo abordados aspectos teóricos e práticos, com ênfase em questões históricas e em questões relacionadas com o cotidiano das pessoas. O curso para professores foi realizado como uma atividade de extensão da UFRN e foi ministrado, pela autora desta dissertação, na Escola Estadual Francisco Ivo Cavalcanti (Natal/RN). Fizeram-se presentes a esse evento 23 professores de várias escolas da rede pública e de várias áreas do conhecimento. O orientador e os colegas mestrandos da autora desta dissertação atuaram como colaboradores, registrando opiniões e relatos dos participantes. O curso para alunos contou com a participação de 300 alunos regularmente matriculados em seis diferentes turmas do 1º ano do Ensino Médio da Escola Marista de Natal/RN, onde a autora desta dissertação atua como professora de Física. Esse curso para alunos foi realizado como parte das atividades curriculares normais, ficando três turmas sob responsabilidade direta da autora desta dissertação e três outras a cargo de outro professor da escola, que atuou como colaborador. Tanto o curso para professores como o curso para alunos constou de duas etapas, cada uma de 5 horas. A primeira etapa foi desdobrada em dois momentos, sendo o primeiro centrado no levantamento das concepções espontâneas sobre Gravitação, trabalhando-se basicamente com os experimentos de lançamento livre e pêndulo; o segundo momento centrou-se em apresentações teóricas e discussões sobre os modelos de universo. A segunda etapa do curso foi um aprofundamento sobre as Leis de Kepler e a Lei da Gravitação Universal de Newton, sendo utilizadas, como instrumentos motivadores, práticas envolvendo construções do sistema solar em escala. Como instrumentos de avaliação de ambos os cursos, foram utilizados questionários e relatos de opiniões, além de avaliações usuais, na versão do curso para alunos. Os professores participantes demonstraram disponibilidade para realizar práticas interdisciplinares; todavia, segundo seus próprios relatos, eles freqüentemente esbarravam na dificuldade do como fazer . Da experiência vivida nos dois cursos, verificou-se que a abordagem aqui proposta para o tema Gravitação Clássica, apoiada no tripé teoria, prática e aspectos históricos e filosóficos, é viável e efetiva. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir na formação de uma opinião, entre os professores, a respeito de como abordar o tema Gravitação Clássica, e possa fornecer subsídios para que os interessados desenvolvam práticas em sala de aula visando aprimorar o ensino desse tema, que é de importância ímpar na formação dos alunos do Ensino MédioDissertação Saberes de astronomia no 1º e 2º ano do ensino fundamental numa perspectiva de letramento e inclusão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Lima, Maria Luciene de Souza; Jafelice, Luiz Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/0534005706835545; ; Silva, Luzia Guacira dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/1032425601643160; Brestone, Paulo Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/0016646045895716Este trabalho propõe-se a discutir metodologias e atividades didático-pedagógicas para o ensino de Astronomia no 1º e 2º ciclos do Nível Fundamental, numa perspectiva de letramento e inclusão. As propostas apresentadas foram desenvolvidas em uma turma da Escola Estadual Alceu Amoroso Lima, Zona Norte de Natal, com crianças a partir dos seis anos de idade, dentre as quais duas portadoras de necessidades especiais. Esta pesquisa visa demonstrar que é possível desenvolver com essas crianças os conteúdos de Astronomia, enquanto elas participam do processo de letramento e inclusão. Com isto, busca-se uma contribuição teórico-prática para que os Parâmetros Currriculares Nacionais incluam os referidos conteúdos no 1º ciclo do ensino fundamental. Para a realização desta pesquisa foi inicialmente proposta uma Astronomia Vivencial. Posteriormente diversas oficinas foram realizadas (argila, rasgadura, papel crepon, massa de modelar, cartolina e gastro-lúnica). Todas as atividades propostas estavam baseadas na conjunção de conteúdos, o que caracteriza a interdisciplinaridade. Através da abordagem que adotamos e das práticas que propusemos, constatamos que tanto as crianças ditas normais, como as portadoras de necessidades especiais, ao mesmo tempo em que se apropriaram do nosso código de escrita, desenvolveram e incorporaram naturalmente uma relação cotidiana próxima com as coisas do céu, aprenderam muitas informações sobre estas, além de construírem conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituaisDissertação Uma análise dos questionamentos dos alunos nas aulas de números complexos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Ferreira, Maria Sueli Fonsêca; Morey, Bernadete Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; ; Fossa, John Andrew; ; http://lattes.cnpq.br/2466525106349625; Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/2910183324330182Este trabalho busca apresentar uma contribuição para os estudos referentes ao uso da História da Matemática visando à melhoria do processo ensino-aprendizagem. Propõe que a História da Matemática seja articulada ao Ensino da Matemática, como forma de dar significado à disciplina e melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Nesta investigação, o foco está nas indagações dos alunos, classificadas em três categorias de porquês: o cronológico, o lógico e o pedagógico. Para tanto, investiga-se o ensino dos números complexos, a partir das questões levantadas pelos alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, em Natal. O trabalho tem como objetivos: classificar e analisar os questionamentos dos alunos nas aulas de números complexos, da segunda série do Ensino Médio, e confrontá-los com as categorias apontadas por Jones; discutir quais os possíveis encaminhamentos que o professor de Matemática pode dar a estas questões; apresentar os recursos de apoio ao professor no que se refere à História da Matemática. Em seguida, apresenta uma pesquisa bibliográfica, buscando revelar material de apoio ao professor, com conteúdos que articulassem o Ensino da Matemática com a História da Matemática. Descobrimos que os questionamentos dos alunos referem-se mais aos porquês pedagógicos e que os livros didáticos pouco contemplam outros aspectos da história e pouco dizem sobre o surgimento e a evolução dos métodos de cálculos utilizados por nósDissertação A química no ensino médio e a contextualização: a fabricação dos sabões e detergentes como tema gerador de ensino aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Oliveira, Ana Maria Cardoso de; Farias, Robson Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/6868773742105583; ; http://lattes.cnpq.br/8539320829914368; Leão, Marcelo Brito Carneiro; ; http://lattes.cnpq.br/2437159839645198; Oliveira, Otom Anselmo de; ; http://lattes.cnpq.br/7903084274135177O Conhecimento químico é fundamental à compreensão de processos físicos e químicos que nos cercam, para fazer opção por uma vida com qualidade, promover e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Porém, a formação de um pensamento químico fruto de uma aprendizagem significativa, tem sido um desafio para educadores em química de todo o país. Estudos apontam para a contextualização dos conteúdos químicos como recurso para promover uma inter-relação entre conhecimentos escolares e fatos/situações presentes no cotidiano dos alunos, imprimindo significado aos conteúdos escolares, fazendo com que os alunos aprendam de forma significativa. Nessa perspectiva, esta pesquisa foi realizada no sentido de contribuir com o ensino de química e com o objetivo geral de propor um material didático que apresentasse uma forma contextualizada de trabalhar alguns conceitos e conteúdos fundamentais da Química, tendo como tema gerador de ensino aprendizagem a fabricação dos sabões e detergentes. Com o fim de respaldar e justificar a escolha do enfoque contextualização e a elaboração do material didático realizou-se uma pesquisa sobre o Ensino de Química na rede pública e a relação deste com os contextos inerentes à realidade dos alunos. Constatou-se que o Ensino de Química atual na rede pública é tradicional e descontextualizado. Os resultados desta pesquisa acenam para a necessidade de mudanças na forma como devem ser ensinados os conteúdos químicos. A segunda parte da pesquisa consistiu justamente na elaboração da Unidade Didática de Ensino, com o fim de promover a aprendizagem significativa de conhecimentos químicos a partir do tema fabricação de sabões e detergentes. Verificou-se que o trabalho atingiu aos objetivos propostos. Uma avaliação qualitativa mostrou que os alunos tornaram-se mais participativos e interessados em estudar Química dessa forma. Relatos e depoimentos dos alunos também demonstraram que houve uma aprendizagem significativa dos conteúdos trabalhados e que os alunos são capazes de transferi-los para a compreensão de situações reais. E uma avaliação quantitativa do material revelou que87,09% dos alunos atingiram notas iguais ou superiores a média necessária à aprovação. Espera-se que tenhamos contribuído para a melhoria do Ensino de Química, e que esse seja apenas um começo de uma grande jornadaDissertação O ensino de óptica no nível fundamental: uma proposta de ensino aprendizagem contextualizada para a oitava série(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-06-06) Nunes, Albano Oliveira; Barreto, Ciclamio Leite; ; http://lattes.cnpq.br/2532760140534053; ; http://lattes.cnpq.br/0251675158707532; Nobre, Eloneid Felipe; ; http://lattes.cnpq.br/9835905531220655; Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780490E9O presente trabalho versa sobre a investigação e possível intervenção, no contexto atual do ensino de física, em especial o de óptica, na oitava série/nono ano/IV Ciclo do Ensino fundamental. Mostramos o contexto do Ensino de Ciências atual bem como, discutimos a formação, necessidades profissionais, as práticas pedagógicas e dificuldades teórico-metodológicas enfrentadas pelos professores desse nível. Outra questão importante no cenário do ensino de ciências, e que discorremos aqui é a necessidade de Alfabetização Científica efetiva para que o cidadão possa emitir juízo de valor a respeito das questões relativas à ciência e à tecnologia. Essa dissertação pretendeu, ainda, partindo do contexto identificado nos questionários aplicados aos professores, apontar, através da elaboração e implementação de planos de aula, alternativas para o desenvolvimento de um ensino-aprendizagemavaliação prazeroso, quanto às metodologias implementadas, bem como significativo para o educando, através da incorporação de elementos como: Interdisciplinaridade, contextualização e formação por competências. Aprofundamos, ainda, a análise dos referenciais curriculares (LDB, DCN, PCN, RCB) e dos tipos de conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais) a serem trabalhados por esse ramo do conhecimento humano, visando assim, um ensino das ciências realmente contextualizado, de qualidade e agradável nesse nível de ensino. Apresentamos o perfil do Profissional que atua, neste nível de ensino, na rede pública estadual de ensino da cidade de Russas CE, região do Vale do Jaguaribe. Analisamos também a eficácia dos planos de aula através de procedimentos avaliativos aplicados aos alunos da oitava série das Escolas: CAIC Senador Carlos Jereissati e EEF Manuel Matoso Filho, a partir dos quais evidenciamos os conceitos adquiridos durante a implementação das aulaDissertação Dificuldades no processo ensino aprendizagem de trigonometria por meio de atividades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-06-14) Oliveira, Francisco Canindé de; Morey, Bernadete Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; ; Fossa, John Andrew; ; http://lattes.cnpq.br/2466525106349625; Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/2910183324330182Este estudo analisa as dificuldades que os professores do ensino médio enfrentam no processo de ensino de trigonometria através de atividades dentro de um enfoque construtivista. Ele contém uma revisão de algumas publicações e dissertações relacionadas com o estudo da trigonometria elaborada nos últimos anos por diversos autores. Recorre ao estudo da Engenharia Didática como uma ferramenta utilizada na pesquisa. Apresenta, também, um conjunto de atividades o que servirá de amostra para outros professores de matemática; e aponta caminhos para superação das dificuldades encontradasDissertação Uma proposta metodológica do ensino da química para alunos da Zona Rural :O estudo do leite(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-08-04) Nobre, Patrícia de Freitas; Cruz, Franklin Nelson da; ; http://lattes.cnpq.br/9400532079211999; ; Macedo, Harim Revoredo de; ; http://lattes.cnpq.br/7784386480787292; Oliveira, Otom Anselmo de; ; http://lattes.cnpq.br/7903084274135177O ensino evoluiu, assim como os métodos e as técnicas de ensinar. Aqui propõe-se um método de ensino, em que o aluno é mais que um simples ouvinte: além de parte integrante, ele é chamado continuamente a intervir, desempenhando um papel amplo, interativo e envolvente, desde a contextualização do tema a ser trabalhado inclusivo, associado ao seu dia-a-dia e contextual ao programa da disciplina de Química, até a maneira como esse tema deve ser explorado. O leite, tema correlato à origem do grupo de alunos selecionados, foi explorado, dentro de uma visão sistêmica, sob os pontos de vista da composição das propriedades da industrialização e da comercialização. Visando antever as vias de construção e organização de conhecimento dos alunos, utilizou-se o modelo de gestão mental de Antoine de La Garranderie e a teoria de aprendizagem de Ausubel. O conhecimento dos alunos foi monitorado antes, durante e ao final das atividades desenvolvidas, prática que permitiu verificar a evolução e o nível de assimilação conceitual destes a respeito do tema em estudo. A análise dos resultados obtidos, após a aplicação de um questionário contemplando vinte questões, todas pertinentes ao tema, demonstrou um nível de aproveitamento acima da média, o que valida o método de ensino propostoDissertação Reestruturação da disciplina "Física I" do Curso de Tecnólogo em Gerência de Obras de Edificações do CEFET/PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-12-11) Nobre, Francisco de Assis Fernandes; Barreto, Ciclamio Leite; ; http://lattes.cnpq.br/2532760140534053; ; http://lattes.cnpq.br/2394260827532478; Kulesza, Wojciech Andrzej; ; http://lattes.cnpq.br/7408584269961175; Borba, Gilvan Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0043059721601657O nosso objetivo é reestruturar a disciplina de física tecnológica de maneira a tornar o canteiro de obras da construção civil o ambiente natural de aprendizagem, oportunizando ao aprendiz a associação entre a teoria e a prática, permitindo ao sujeito processar em tempo real informações geradas entre suas construções cognitivas e suas contextualizações. Desta forma foi priorizada uma seqüência de ações: em primeiro lugar, foi desenvolvido em sala de aula o conteúdo programático, compartilhado com a sua contextualização em experimentos laboratoriais presenciais executados de modo orientado pelos aprendizes. Posteriormente, foram levantados dados que associam a física à construção civil; para isto, foram realizadas visitas técnicas aos canteiros de obras possibilitando ao aprendiz a associação da teoria à prática em ambiente propício à abordagem construtivista. Como resultado, obtivemos uma reformulação no programa da primeira disciplina de física do Curso de Tecnólogos em Gerência de Obras de Edificações, do Cefet/PB, fundamentada e implementada nos seguintes referentes: ementa da disciplina, metodologia trabalhada, implementação e análise. Trata-se de um processo dinâmico, que reúne e enfatiza ensino, aprendizagem, tecnologia, informação, criatividade, competências e habilidades, em um processo construtivista e, como conseqüência, tendo propiciado envolvimento institucionalDissertação As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para sedimentação de conhecimentos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-12-15) Silva, José Fernandes da; Barreto, Ciclamio Leite; ; http://lattes.cnpq.br/2532760140534053; ; Oliveros, Marcílio Colombo; ; http://lattes.cnpq.br/6551396698408084; Simões, Raul de Bonis Almeida; ; http://lattes.cnpq.br/6337190307596665Aborda um estudo sobre a metodologia aplicada em sala de aula, com ênfase para o ensino da Física, mas podendo ser estendida para outras matérias do Ensino Médio, principalmente para aqueles alunos com atraso escolar e que precisam ter argumentos pedagógicos que permitam a sua proximidade ao assunto tratado para agilizar sua aprendizagem. O estudo foi desenvolvido mediante adoção da metodologia da pesquisa bibliográfica, associada ao recurso indutivo que permitiu avaliar os médodos de ensino atualmente praticados nas escolar do Ensino Médio, tanto no âmbito privado quando público, a fim de dotar os professores de recursos que podem contornar as dificuldades de aprendizagem que prejudicam o desempenho do alunado. Os resultados alcançados demonstram que é perfeitamente possível incrementar a atuação do corpo docente da Física, levando à expansão do rendimento do processo ensino-aprendizagem, além de ter permitido demonstrar que essa metodologia proposta pode ser levada para outras matérias do Ensino Médio para tornar essa fase da escolaridade mais adequada às necessidades da sociedade. Conclui-se que a educação brasileira pode receber muitos incrementos, partindo sempre da criatividade do profissional que está no interior da sala de aula, bem próximo dos problemas apresentados pelos alunos em captarem os ensinamentosDissertação Números complexos: uma proposta de mudança metodológica para uma aprendizagem significativa no ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-12-18) Araújo, Nanci Barbosa Ferreira; Varela, Marlúcia Oliveira de Santana; Morey, Bernadete Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; ; http://lattes.cnpq.br/1353304976561494; ; Dezotti, Cláudia Helena; ; http://lattes.cnpq.br/5696610183846775; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8Este trabalho apresenta uma proposta de mudança metodológica para o ensinoaprendizagem dos números complexos no ensino médio. É fundamentado nas indagações e dificuldades dos alunos, detectadas na sala de aula quanto ao ensino dos números complexos, uma problematização do contexto do ensino da matemática - motivo da investigação. Na busca de uma aprendizagem significativa e situando o trabalho enquanto pesquisa, é apresentada uma reflexão histórica da evolução do conceito dos números complexos, destacando seus enfoques mais relevantes, a saber: simbólico, numérico, geométrico e algébrico. Na seqüência, mostra a descrição do caminho da pesquisa fundamentado na metodologia da engenharia didática. Esta é desenvolvida a partir da utilização de suas quatro fases, onde na fase das análises preliminares são apresentados dois levantamentos de dados: o primeiro é com relação à forma de apresentação dos conteúdos dos números complexos nos livros didáticos de matemática e o segundo é com relação à entrevista realizada com professores do ensino médio que trabalham com números complexos no exercício de suas profissões. Na fase da análise a priori é apresentado o material preparado e organizado para ser utilizado na fase seguinte. Na fase da experimentação é apresentado o processo de realização, que foi operacionalizado com alunos do segundo ano do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte CEFET/RN. Ao final, apresenta, na fase da análise a posteriori e validação, a revelação dos resultados obtidos a partir das observações feitas na sala de aula quando da realização da seqüência didática, das falas dos alunos e da coleta de dadosDissertação O Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-04-23) Rodrigues, Marian dos Santos; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; ; http://lattes.cnpq.br/2506457117345495; Barbosa, Jonei Cerqueira; ; http://lattes.cnpq.br/4435435120326646; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169Este trabalho relata a nossa experiência em uma prática investigativa na sala de aula, realizada na Escola Estadual Jorge Fernandes , situada em Natal/RN, tendo como objetivo validar a aplicação de um módulo de ensino sobre medidas e grandezas, no ensino fundamental. Utilizamos uma abordagem construtivista, recorrendo à teoria de Richard Skemp (1980) para categorizar a aprendizagem dos alunos, de acordo com seus níveis de compreensão. Inicialmente realizamos uma pesquisa exploratória para verificar os conhecimentos prévios dos participantes. Em seguida desenvolvemos uma intervenção para validar o módulo de estudo, estruturado a partir das necessidades apontadas pelos resultados obtidos na pesquisa inicial, analisando os avanços dos alunos através de uma avaliação final, explicitando o grau de crescimento do grupo quanto a aquisição do conhecimento acerca do tema trabalhado. Ao final apresentamos nossas reflexões sobre a experiência, apontando sugestões de atividades aos professores, visando contribuir para a melhoria de sua prática em sala de aula, durante a abordagem do assunto por nós investigadoDissertação Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-04-24) Macena, Marta Maria Maurício; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; ; http://lattes.cnpq.br/0782554008072882; Barbosa, Jonei Cerqueira; ; http://lattes.cnpq.br/4435435120326646; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Morey, Bernadete Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491Neste trabalho, analisamos as possibilidades didáticas de uso da investigação em sala de aula, a partir de uma experiência com estudantes do ensino médio no Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba CEFET PB, na qual abordamos o estudo das secções cônicas. Para o alcance dos nossos objetivos tomamos como aporte teórico as concepções referentes à aprendizagem significativa em conexão com a investigação em história da matemática. A pesquisa em sala de aula efetivou-se através de atividades que instigaram, no aprendiz, o desejo de investigar os conceitos próprios das secções cônicas. Os resultados das atividades propostas e postas em prática mostraram a eficácia e a eficiência de tal metodologia na construção do conhecimento requerido, nos mostrando que a investigação em sala de aula conduz os envolvidos, nesse processo, a olhar de forma mais globalizante para as origens e os métodos utilizados para desenvolver, além das várias representações apresentadas pela matemática, o que, certamente conduz, principalmente os alunos, a uma aprendizagem significativa