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Navegando por Autor "Walter, Elizabeth Cynthia"

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    Tese
    Avaliação da eficácia de dois programas de leitura dialógica na compreensão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e desenvolvimento típico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-12) Walter, Elizabeth Cynthia; Nunes, Débora Regina de Paula; https://orcid.org/0000-0001-8758-8916; http://lattes.cnpq.br/1188086132826132; http://lattes.cnpq.br/8570208097843948; Deliberato, Débora; http://lattes.cnpq.br/5154063375333536; Gonçalves, Maria de Jesus; Martins, Cláudia Cardoso; Walter, Catia Crivelenti de Figueiredo; Camargo, Síglia Pimentel Höher
    A narrativa oral é uma habilidade do letramento emergente que está relacionada com o desenvolvimento social e o sucesso escolar. Entretanto, uma parcela expressiva de educandos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que apresenta prejuízos na linguagem - seja em aspectos ligados às habilidades fonológicas, semânticas, ou pragmáticas-, estaria em risco de apresentar déficit na produção e compreensão de narrativas orais e escritas. Esses prejuízos podem suscitar dificuldades em diversas áreas acadêmicas. Vivemos numa sociedade onde as atividades cotidianas, têm por base a leitura e a escrita. Uma sociedade inclusiva, na qual todos os indivíduos têm o direito de aprender a ler e a escrever, requer o desenvolvimento de programas interventivos que minimizem precocemente as dificuldades de compreensão leitora. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo, de natureza interventiva, foi avaliar a eficácia de dois programas de Leitura Dialógica na compreensão da leitura oral de pré-escolares com e sem TEA. Os participantes foram duas crianças diagnosticadas com TEA, (5a-4m e 4a-9m) e uma criança com desenvolvimento típico (4a-4m) e sete mediadores de leitura. A presente investigação caracterizou-se como uma pesquisa experimental de sujeito único com um delineamento do tipo ABAB, tendo como variáveis independentes (VI) as condições de leitura, incluindo o programa Reading to Engage Children With Autism in Language and Learning-RECALL (leitura para engajar crianças com autismo na linguagem e aprendizagem) (intervenção A) e a Leitura Dialógica Simples (intervenção B). Como variáveis dependentes (VD), a frequência de respostas corretas a perguntas factuais e inferenciais; frequência de respostas corretas para cada tipo de estratégia (tipo de perguntas); porcentagem de uso das ajudas visuais e aquisição de vocabulário. Os mediadores de leitura participaram de um programa de capacitação, que incluiu procedimentos de autoscopia e prática no uso das estratégias por meio da modelação. As sessões foram videografadas e a frequência no uso das estratégias do programa por parte do cuidador e das respostas das crianças foram contabilizados. Os resultados indicaram que os mediadores aprenderam a aplicar as estratégias utilizadas nos dois programas. Com relação às crianças, os resultados mostraram que os três participantes, tiveram aprendizagem de novos vocábulos utilizando tanto o Recall como o LDS, sem apresentar diferenças significativas entre os programas. Ao avaliar os efeitos na frequência de respostas corretas (porcentagem de acertos por tipo de pergunta) os três sujeitos tiveram melhor desempenho com o protocolo Recall do que LDS. O teste Wilcoxon, indicou que essa diferença foi estatisticamente significativa para os três sujeitos. Os três participantes obtiveram maior pontuação na porcentagem de respostas corretas a perguntas factuais e inferenciais quando expostos ao protocolo Recall. Essa diferença mostrou-se, no entanto, significativa (teste de Fischer) apenas para a criança com desenvolvimento típico. Os registros sugerem que as três crianças se beneficiaram da hierarquia de dicas de ajudas visuais. Contribuições e limitações do estudo são discutidas.
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    Artigo
    Avaliação da eficácia de dois programas de leitura dialógica na compreensão de crianças com transtorno do espectro do autismo e desenvolvimento típico
    (2025) Walter, Elizabeth Cynthia; Pereira, Rodrigo Neves Romcy; Nunes, Débora Regina de Paula
    Prejuízos na linguagem e na compreensão leitora de crianças com desenvolvimento típico (DT) e com transtorno do espectro do autismo (TEA) podem ser minimizados por práticas precoces de leitura. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a eficácia de dois programas de leitura, Reading to Engage Children with Autism in Language and Learning (Recall) e Leitura Dialógica Simples (LDS), implementados em dois pré-escolares com TEA e um com DT. Um delineamento experimental randomizado do tipo ABAB foi empregado para avaliar os efeitos dos dois programas na frequência de respostas corretas a perguntas factuais e inferenciais sobre as histórias narradas, assim como na aprendizagem de vocabulário das três crianças. Os resultados mostram que, por meio da autoscopia e de estratégias de modelação, os sete mediadores, pais das crianças e profissionais de saúde e educação, desenvolveram competências para implementar ambos os protocolos com adequado grau de fidedignidade. As três crianças aprenderam novos vocábulos quando expostas ao Recall e à LDS, sem apresentarem diferenças significativas entre os programas. Em contrapartida, ao avaliarmos a frequência de respostas corretas para o conjunto de tipo de pergunta, observou-se desempenho significativamente melhor para as três crianças com o Recall. Ao estendermos as análises considerando o valor das respostas segundo o nível de ajuda, verificou-se diferença significativa apenas para duas delas. Contribuições e limitações do estudo também são discutidas
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    Dissertação
    Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo
    (2017-07-31) Walter, Elizabeth Cynthia; Nunes, Débora Regina de Paula; https://orcid.org/0000-0001-8758-8916; http://lattes.cnpq.br/1188086132826132; http://lattes.cnpq.br/8570208097843948; Alves, Jefferson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; Gonçalves, Maria de Jesus; https://orcid.org/0000-0003-2580-485X; http://lattes.cnpq.br/1882493636300348; Walter, Catia Crivelenti de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/4061818490832341; Nunes, Leila Regina de Paula; http://lattes.cnpq.br/3088935631734002
    Ler é uma habilidade fundamental para o sucesso na vida escolar e adulta. Para muitos indivíduos, os processos de decodificação da escrita e a compreensão leitora se desenvolvem paralelamente. Para outros, esses processos são dissociados, como é o caso de alguns educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que apresentam habilidades de decodificação da escrita superiores à compreensão leitora. Esses prejuízos podem acarretar dificuldades na aprendizagem. Nessa perspectiva, é fundamental o desenvolvimento de programas interventivos de leitura que possam minimizar, precocemente, os problemas de leitura evidenciados nessa população. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos de uma adaptação do programa de intervenção leitora denominada RECALL (Reading to Engage Children with Autism in Language and Learning) na compreensão oral da leitura de indivíduos com autismo. Participaram desta pesquisa uma criança com autismo, de 6 anos de idade e seu cuidador. O estudo, desenvolvido utilizando um delineamento intrasujeitos do tipo A-B (linha de base-intervenção) Follow-up, teve num primeiro momento como variável independente (VI) o programa de capacitação e como variável dependente (VD) o uso das estratégias do programa de leitura dialógica proposto, por parte do cuidador. Em seguida, o uso das estratégias do programa de leitura dialógica proposto se configurara como variável independente (VI) e as respostas da criança como variável dependente (VD). O cuidador participou de um programa de capacitação, onde aprendeu a fazer uso de diferentes estratégias interventivas com vistas a ampliar a compreensão oral da leitura da criança, aplicando-as em seguida, durante as rotinas de leitura em sua residência. As sessões foram videografadas e a frequência no uso das estratégias do programa por parte do cuidador e dos turnos comunicativos da criança (iniciativas e respostas) foram contabilizados. Uma análise qualitativa foi adicionalmente realizada. Os resultados evidenciaram ganhos quantitativos (aumento da frequência) no uso de algumas estratégias do programa adaptado do Recall por parte da mãe e ganhos qualitativos. Com relação à criança, os resultados mostraram ganhos qualitativos (engajamento na atividade) e, em menor magnitude, ganhos quantitativos (aumento de respostas corretas para algumas das estratégias do programa adaptado do Recall). Contribuições e limitações do estudo são discutidas.
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    TCC
    O profissional de apoio para o aluno com autismo: um relato de experiência na Educação Infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-01) Silva, Lizandra Silvestre da; Nunes, Débora Regina de Paula; http://lattes.cnpq.br/1188086132826132; https://lattes.cnpq.br/4725312885632727; Walter, Elizabeth Cynthia; http://lattes.cnpq.br/8570208097843948; Azevedo, Mariana Queiroz Orrico de; http://lattes.cnpq.br/7056234758524442; Nunes, Débora Regina de Paula; http://lattes.cnpq.br/1188086132826132
    Devido às políticas inclusivas, a presença de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas regulares tem se tornado cada vez mais expressiva. Como indica a literatura científica, o aumento no número desses alunos nas escolas comuns não assegura que a inclusão esteja, de fato, ocorrendo. É preciso, portanto, analisar a qualidade da educação ofertada a essa população. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar o suporte ofertado a um aluno com TEA no contexto da Educação Infantil. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo, realizado durante uma experiência de estágio em um Centro Municipal de Educação da rede pública da cidade de Natal/RN. Participaram do estudo Marcos (pseudônimo), um aluno de 5 anos, com diagnóstico de TEA, seu acompanhante terapêutico (AT), o pai do aluno, e uma estagiária (autora do trabalho). Os dados foram produzidos a partir de observações participantes e entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que a inclusão da criança com TEA é realizada por meio de redes de apoio, que trazem como uma das figuras de destaque o AT na escola. Os dados indicam, ainda, a importância da interação da criança com seus pares e a relevância da parceria entre a escola e a família.
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    TCC
    Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo de caso sobre o processo de desenvolvimento da leitura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-02) Santos, Suellen Alves de Oliveira dos; Nunes, Débora Regina de Paula; Nunes, Débora Regina de Paula; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Walter, Elizabeth Cynthia
    A literatura científica revela que uma parcela expressiva de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta prejuízos na compreensão leitora a despeito de evidenciar boa capacidade de decodificar a escrita. O presente trabalho teve por objetivo descrever o processo de desenvolvimento da leitura de um aluno com TEA de 9 anos, regularmente matriculado no 3º ano do ensino fundamental. Por meio de uma metodologia qualitativa de estudo de caso, foram realizadas entrevistas com o aluno, aqui denominado de Leitor, com sua mãe e sua professora do ensino regular. Os dados foram também compostos por registros de diário de campo, produzidos durante observações em sala de aula regular. Por fim, foi utilizado um protocolo de leitura, cujo objetivo foi avaliar a compreensão leitora do aluno de textos expositivos. Convergente com os dados da literatura, o aluno investigado possuía características de hiperlexia e dificuldades de compreensão leitora.
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    TCC
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA): relato de experiência vivenciado numa escola municipal de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-22) Bezerra, Ágata Ananda de Aquino; Nunes, Débora Regina de Paula; Nunes, Débora Regina de Paula; Walter, Elizabeth Cynthia; Azevedo, Mariana Orrico de
    Este trabalho descreve as práticas educativas realizadas no contexto da Educação Infantil, durante um estágio não curricular em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), em Natal-RN, no período de fevereiro a dezembro de 2018. O estágio foi realizado em uma turma de Nível IV, com crianças de 5 e 6 anos. Nesse contexto foram destacadas as intervenções conduzidas com “J”, um aluno diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O trabalho, delineado como um relato de experiência, apresenta reflexões das práticas de ensino desenvolvidas pelas professoras dessa criança, assim como as dificuldades que se apresentam como barreiras no processo de ensino e aprendizagem de crianças com TEA.
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