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Navegando por Autor "Vieira, Marcilio de Souza"

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    TCC
    A dança cigana como prática artística e pedagógica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-10) Maia, Simone Brilhante; Vieira, Marcilio de Souza; Pinheiro, Evanir de Oliveira; Haderchpek, Robson Carlos
    Investigar sobre a cultura cigana é contribuir na difusão da memória de um povo rico em história, mistério e arte. No trabalho ora apresentado, enfatizamos como tema principal a dança cigana, ou melhor, as danças ciganas, pois quando dizemos no plural “danças ciganas” é porque, na realidade existe uma divisão no que equivocadamente se convencionou chamar apenas “dança cigana”. Tal dança e sua história pode trazer contribuições para estarmos pensando a dança como educação para além dos espaços formais de ensino e para além das danças pesquisadas no mundo acadêmico, a saber: ballet clássico, dança moderna, dança contemporânea, danças populares do Brasil. Pensar essa dança nesse espaço acadêmico também nos faz refletir em seu estado da arte, em quem a pesquisa e quais as contribuições da dança cigana para o espaço acadêmico como fonte de pesquisa. O trabalho se propõe analisar a Dança Cigana como prática artística e pedagógica nos ensinos: formal e não formal, bem como refletir sobre essa dança e sua tradição, nas academias ou escolas de dança que a praticam. Desse modo buscamos um distanciamento do método tradicional do ensino de tal dança, que geralmente é ministrado através do método de espelho, propondo conduzir e impregnar de sentidos o bailado, a fim de criar significados a partir da cultura cigana, traçando múltiplas relações entre o dançarino e suas existências sociopolítico-culturais. A abordagem metodológica utilizada neste trabalho é de natureza descritiva, que descreve como fatos que são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados. A pesquisa se justifica pelo fato desta pesquisadora admirar e respeitar bastante a cultura cigana, e o ritmo da sua dança, principalmente a Cigana Espanhola; por ter vasto conhecimento da prática e do ensino dessa dança; por sentir a falta de material bibliográfico acadêmico sobre esta cultura.
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    Dissertação
    A experiência urbana como versos de composição em videodança
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-20) Vieira, Kenne Felipe Alves; Vieira, Marcilio de Souza; http://lattes.cnpq.br/0026908774956043; Vieira, Alba Pedreira; Marques, Larissa Kelly de Oliveira
    Essa é uma pesquisa teórico-prática cujo objetivo é investigar as possibilidades criativas nos vieses da concepção e produção em videodança, o estudo explora através dos seus laboratórios a possibilidade de criação em dança por meio das técnicas de composição em improvisação atreladas aos modos de perceber, captar e conceber videodança como processo de idealização de uma obra artística. Para os percursos metodológicos foram utilizadas referências da improvisação em dança, da criação em videodança e dos modos de vivência na cidade. Tal articulação se sustenta metodologicamente na perspectiva da Prática como Pesquisa e Prática Artística como Pesquisa, para isso foram realizados procedimentos de várias ordens: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e análise da composição em videodança desempenhando um caminho artístico, processual e questionador. A pesquisa possibilitou que o intérprete vivenciasse diferentes formas de composição unido movimento e câmera em um só corpo, despertando experiências diversas para a concepção de videodanças.
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    TCC
    A importância do lúdico no desenvolvimento de crianças praticantes de Balé Clássico (baby-class): uma forma de educar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-04) Silva, Raniele Polyane da; Vieira, Marcilio de Souza
    A infância é a fase das brincadeiras e incluir o lúdico no campo de ensino do balé clássico, neste contexto, tem como pressuposto o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo e a construção do conhecimento, processos estes fortemente interligados. O trabalho tem por objetivo compreender a importância da ludicidade no desenvolvimento de crianças praticantes de balé clássico (baby-class) como uma possibilidade para ressignificação da técnica do balé clássico, propondo jogos e brincadeiras durante as aulas ministradas em uma escola de balé no município de Parnamirim a fim de refletir como tais aulas são incorporadas pela turma. A natureza da pesquisa se pauta na metodologia de abordagem qualitativa em específico a observação participante. A importância deste artigo é compreender e revelar que a brincadeira é uma grande parceira no ensino, seja na educação formal ou no ensino da dança, pois desafiam a criança e possibilitam as descobertas. Esta pesquisa pretende contribuir para um ensino de balé clássico menos rigoroso, pelo menos nos anos iniciais da técnica permitindo que as crianças desfrutem de um aprendizado prazeroso e consciente. Para tanto, com o relato dos autores abordados nessa pesquisa, podemos comprovar que o lúdico tem a capacidade de promover ao ensino do balé clássico uma aprendizagem mais prazerosa, divertida e eficaz, tornando as crianças mais felizes, interativas através de uma educação transformadora.
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    Artigo
    Abordagens somáticas do corpo na dança
    (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015) Vieira, Marcilio de Souza
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    Tese
    A arte do corpo brincante de Antônio Nóbrega como potência educativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-27) Santos, Emanuelle Justino dos; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872; https://orcid.org/0000-0002-8061-0217; http://lattes.cnpq.br/3300287843174435; Vieira, Marcilio de Souza; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; Silva, Luiz Arthur Nunes da; Zimmermann, Ana Cristina
    A tese se baseia no argumento de que a arte do corpo brincante de Antônio Nóbrega se revela como potência educativa através dos sentidos estesiológicos existentes em suas produções de dança, poesia e cinema. Nesse exercício, objetivamos interpretar a maneira como essas produções expressam estesias de uma força de potência educativa capaz de convidarmos a um exercício corporal do ver, movimentar-se, sentir e vivenciar as conexões e ressignificações da tradição brasileira. Adotamos a fenomenologia do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty (1971; 1999; 2003) para a descrição, interpretação e ampliação dos horizontes de sentido do fenômeno estudado. A tarefa desse estudo delimita-se as seguintes produções: Brincante – o filme, Lunário Perpétuo e Rima, tecida às vivências do curso Na rima: poesia popular brasileira, de modo remoto, e da Sambada Junina, de modo presencial, ambas oferecidas pelo Instituto Brincante, e também a outros eventos presenciais do artista no Estado de São Paulo: o ciclo de encontros Brasisbrasil, na Unicamp/Campinas e o Ciclo de Palestras com Antônio Nóbrega no Centro de Pesquisa e Formação do SESC Bela Vista, essa última na capital paulista. Esses fios de sentidos são entrelaçados a outros através de diálogos e explicações das aulas, das palestras e da entrevista com ele, buscando compreender mais, na tessitura metodológica de uma rede de significados, a respeito da relevância educativa da expressividade dos corpos brincantes, as estesias e os saberes da cultura brasileira. O diálogo foi ampliado com alguns interlocutores principais: Edgar Morin (2003), Patrice Pavis (2011), Paul Zumthor (1997; 2007) e Susanne Langer (1980); com isso, fundamentamos a tese de que a arte do corpo brincante de Antônio Nóbrega se revela como uma potência educativa, inspirando muitos educadores, estudiosos da cultura, outros artistas e público, em geral, que se identificam com os exercícios de ressignificação estética dos saberes da tradição, configurando uma educação sensível por meio do olhar, do sentir e do movimentar-se recriando o nosso mundo. O artista, em seu fazer artístico, de cunho armorial, dá maior visibilidade ao mundo da tradição, ressignificando e dialogando com os elementos da arte erudita com a arte popular. O escrito é dividido em três atos. No primeiro, evidenciamos traços biográficos do artista e a linguagem do cinema, salientando a apreciação reflexiva de algumas cenas da película Brincante - o filme, considerando o artista, seu personagem Tonheta e expressões da dança no cinema, tecendo algumas relações com a educação. No segundo, abordamos ideias de performance e da linguagem poética, destacando a experiência perceptiva dos espetáculos Lunário Perpétuo e Rima, tecendo aprendizagens sensíveis com o curso remoto Na rima, com o artista, no movimento de direcionar nosso olhar para pensar a educação. No terceiro, destacamos as noções de estesia e da linguagem da dança, evidenciando as principais aprendizagens da pesquisadora relativas às vivências com danças brasileiras, em diálogo com a poesia, nos cursos e palestras ministradas por ele presencialmente, assim como a experiência festiva da Sambada Junina, em busca de fortalecer o argumento de tese relativo às múltiplas formas de como a arte do corpo brincante de Antônio Nóbrega se mostra como potência educativa por sua estética sensível, poética, risível e dançante. Por fim, concluímos que a tese admite o exercício de pensar em uma educação como potência educativa que se dá pelo convite em aprendermos mais a respeito da arte do corpo brincante, convidando-nos a comungarmos mais com a ludicidade, a criatividade, a solidariedade, a comunidade, a expressividade, o sentimento, a historicidade, a criatividade, a autonomia, a dança, a poesia, a festividade, aproximando-se dos saberes ancestrais da cultura tradicional brasileira que preza mais o ser que o ter, a alegria que a tristeza, o social que o individual.
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    Dissertação
    Arte do patrimônio campinense: mediação do ensino de arte por meio de projeto
    (2017-02-20) Oliveira, Illian Narayama Rocha; Andruchak, Marcos Alberto; ; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; ; http://lattes.cnpq.br/1259519940225066; Silva, Andrea Jane da; ; http://lattes.cnpq.br/3449646815267434; Vieira, Marcilio de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052
    Esta pesquisa apresenta uma análise reflexiva sobre o ensino de Arte a partir de uma experiência vivenciada de intervenção nas aulas de Arte, na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, localizada no município de Campina Grande na Paraíba. A partir do depoimento de alguns alunos desta escola sobre inquietações e desmotivações nas aulas de Arte, foi desenvolvida a proposta de ensino por projeto com uma das turmas da escola, a fins de sanar os problemas citados pelos alunos. Foi escolhido este método de ensino por ser uma nova proposta de aula dentro da escola e que permitiu variadas ações com a turma do 1° ano G no ano de 2012. Para tanto foi fundamental recorrer ao estudo sobre o ensino através de projeto, em que consiste essa prática, com quem e quando surge as ideias desse tipo de ensino, através do conhecimento dos educadores mais referenciados nesse tipo de proposta, Willian Kilpatrick e Fernando Hernández. Foi escolhido o tema eixo a ser trabalhado no projeto a partir de conversas com a turma envolvida, sendo em torno da Educação Patrimonial, que acarretou numa análise mais coesa dentro da ideia do ensino por projeto, pois foi a partir desse tipo de proposta de ensino que possibilitou chegar aos resultados refletidos nessa pesquisa, e contribuindo para a discussão do entendimento do processo educacional como mediação entre patrimônio cultural, ensino e a escola; e a escola como patrimônio. A pesquisa-Ação foi a linha de pesquisa elegida para a análise desse processo, por ter como foco a resolução de problemas e participação ativa do pesquisador. Com esta pesquisa, possibilitou perceber que o uso da proposta de ensino por projeto apesar das dificuldades encontradas no ensino público, é possível, e trabalhar temas que envolve a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade a partia das aulas de Arte.
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    Dissertação
    Auto dos Orixás: da espetacularidade do processo criativo à cena da construção de corporeidades das Yabás
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-23) Andrade, Neiry Karla Carneiro de; Vieira, Marcilio de Souza; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; http://lattes.cnpq.br/3380554403495764; Costa, Daniel Santos; Oliveira, Victor Hugo Neves de
    O presente trabalho busca desenvolver um estudo descritivo-reflexivo acerca do espetáculo Auto dos Orixás que é um espetáculo de teatro e dança afro-brasileiro que conta histórias dos Orixás, divindades africanas cultuadas em algumas das religiões de matrizes africanas. No ano de 2023, foi apresentada a 13ª edição no ponto de Cem Réis localizado no centro histórico da cidade de João Pessoa – Paraíba, trazendo como tema “O sagrado nas relações humanas”. A obra é proposta não apenas como espetáculo, mas também como um ato afirmativo de combate ao racismo estrutural e ao racismo afro religioso, trazendo aspectos políticos, sociais e de afirmação identitária negra. Como escopo metodológico, tomamos como referência a etnocenologia, partindo de um estudo de caráter qualitativo da descrição e reflexão da espetacularidade presente desde o processo criativo até a apresentação do espetáculo, com enfoque na criação para as corporeidades das Yabás (divindades femininas do culto aos Orixás). Tendo como objetivos destacar a importância dessas formas e narrativas corporais, sua linguagem gestual e simbólica na estrutura dramatúrgica da obra, buscando compreender a importância da obra artística como uma amálgama de elementos espetaculares e subjetivos e identificar como tais elementos se configuram como um ato de resistência cultural e identitária negra. Os escritos contribuem para apontar caminhos de decolonização em processos de construções poéticas da cena, tendo em vista que, os resultados alcançados a partir das análises evidenciaram que, o espetáculo transcende a performance artística ao buscar ressignificar ao público narrativas históricas e afirmar a identidade afro-brasileira, ao converter espaços urbanos em lugares de resistência o espetáculo propicia a visibilidade e o empoderamento das tradições negras, ao mesmo tempo em que desafia preconceitos e fortalece a ancestralidade por meio da dança dos Orixás, da performance e do corpo em movimento que têm o poder de fortalecer identidades e criar em suas intérpretes uma sensação de pertencimento a um movimento coletivo de construção de sentido, que articula a cultura afro-brasileira com a história de luta e resistência do povo negro.
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    Dissertação
    As bandeirinhas de Touros/RN: tradição e educação sensível
    (2017-04-25) Carvalho, Cecília Brandão; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; ; http://lattes.cnpq.br/4128704590685151; Vieira, Marcilio de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872; Laranjeira, Carolina Dias; ; http://lattes.cnpq.br/4025820535884749; Viana, Raimundo Nonato Assunção; ; http://lattes.cnpq.br/2070306377562824
    A presente dissertação tem como objeto a experiência estesiológica no contexto das Bandeirinhas de Touros/RN e sua relação com a educação, objetivando descrever as Bandeirinhas de Touros/RN com foco nos aspectos estéticos e simbólicos que as constituem como uma manifestação da tradição norte-rio-grandense; identificar modos de organização dessa manifestação cultural, considerando o seu contexto social e a experiência estesiológica das participantes; e discutir de que modo essa produção da cultura constitui um fenômeno educativo. A pesquisa baseia-se nas noções de experiência, estesia e reversibilidade dos sentidos, a partir da fenomenologia de Merleau-Ponty, dos conceitos de tradição em Almeida e de educação sensível, conforme Viana, Medeiros e Vieira, articulando diálogos também com Zumthor, Eliade, Porpino, Nóbrega, Chianca, entre outros. Do ponto de vista metodológico, o trabalho apoia-se na fenomenologia de Merleau-Ponty, para compreensão dos saberes estéticos e simbólicos desvelados pela experiência das mulheres participantes das Bandeirinhas; os registros escritos e imagéticos são realizados a partir de entrevistas com as brincantes e da participação e observação da festa pela pesquisadora. A dissertação está organizada em três capítulos: o primeiro presenta uma contextualização das Bandeirinhas, aborda trajetos históricos e estéticos de sua existência, situada no município de Touros/RN e no período de realização dos festejos juninos; o segundo capítulo trata da descrição da manifestação com destaque em três momentos – o preparo, a festa e o cortejo –, em que as Bandeirinhas organizam e compartilham suas experiências estéticas coletivamente; e, o terceiro apresenta três aspectos pelos quais as Bandeirinhas podem ser reconhecidas como fenômeno educativo, assim, discute-se sobre a velhice e a resistência a preconceitos relacionados a esse universo pelas senhoras que compõem as Bandeirinhas, as relações entre oralidade e escrita mediadas pelas recordações das brincantes, e o sentido estesiológico da festa, que faz manter uma tradição como modo de educar pelos sentidos. Conclui-se que conhecer e reconhecer as Bandeirinhas a partir de seus aspectos estéticos e simbólicos pode concorrer para a produção de outros modos de olhar esse folguedo como uma prática social e como educação, entendendo esta como aprendizagem da cultura e manutenção dinâmica da partilha estética.
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    TCC
    Condução nas danças de salão: reflexões sobre o sistema corporal intencional e o gestual de mobilidade de dançarinos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020) Oliveira, Luslan de; Alves, Teodora de Araújo; Alves, Teodora de Araújo; Vieira, Marcilio de Souza; Campos, Marineide Furtado
    A condução corporal nas danças de salão requer procedimentos anteriores a sua mobilidade para qualquer passo ou figura, segue-se a intenção, uma sinalização e preparação do parceiro de dança, para que ele, em tempo, receba, identifique e em resposta execute o movimento induzido, é fundamentada em princípios básicos provenientes dos processos intencional das ações corporais naturais do corpo no seu cotidiano e também nas diversas atividades funcionais. A maneira de conduzir difere em alguns aspectos entre os estilos e é pouco divulgado na literatura, ficando o seu ensino nas instituições de danças de salão. Este estudo tem por fim o entendimento de que a intenção leva às ações corporais de condução e a prática à automátização do corpo na execução dos passos de danças de salão. Todo o gestual de locomoção na dança de salão é similar a andadura humana com o emprego de procedimentos diferênciados nas estruturas como formas, velocidade, direções, tempo e outros elementos pertinentes a cada estilo e finalidade, e de acordo com o biotipo dos dançarinos envolvidos. A locomoção natural do ser humano é um ato individual. Nas danças de salão, envolvem duas pessoas ou mais conforme a coreografia criada para se dançar.
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    Artigo
    As contribuições da pedagogia de François Delsarte para o ensino da dança
    (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012) Vieira, Marcilio de Souza
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    TCC
    Contribuições do ensino da dança para a educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-05-05) Oliveira, Elizabeth Talita Varela; Vieira, Marcilio de Souza; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; Agg, Kátia; Melo, Andreia Silva
    Este texto tem como objetivo compreender a importância do ensino da dança na educação infantil, a partir das considerações da Base Nacional Comum Curricular e do olhar do professor como papel fundamental para se entender esse ensino na primeira etapa da educação básica, assim como desenvolver e estimular a criatividade e a composição em dança nas aulas de ensino infantil. Para atender os objetivos propostos, essa escrita se deteve nos campos de experiência “Corpo, gestos e movimentos", "Traços, sons, cores e formas", e “Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações”, visto que são campos de experiências em que a Arte da Dança é mais expressiva. Como aporte metodológico, utilizamos a pesquisa descritiva qualitativa sob o viés da pesquisa exploratória. Compreendemos dessa forma que o ensino da dança deve ser levado em conta na escola de Educação Infantil, pois a mesma tem uma amplitude que envolve o indivíduo de forma integral, sendo um conhecimento que pode estar presente em várias ações pedagógicas, dialogando com o conhecimento de outras áreas. Pretendeu-se que esse trabalho tenha uma relevância com a potencialidade da Arte no desenvolvimento do indivíduo e em formação integral, instigando-nos o pensamento sobre quais perspectivas de Dança estão em foco nesse trabalho. Em especifico, buscou-se a compreensão de como estas expressões artísticas são vistas e entendidas na contemporaneidade.
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    Tese
    O corpo e a linguagem da capoeira: apontamentos para uma educação pela estesiologia do corpo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-04) Mesquita, Olênia Aidê Leal de; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872; http://lattes.cnpq.br/4028552915779150; Assunção, Luiz Carvalho de; https://orcid.org/0000-0002-0718-0492; http://lattes.cnpq.br/6232503538224768; Vieira, Marcilio de Souza; Zimmermann, Ana Cristina; Silva, Luiz Arthur Nunes da
    Esta tese tem como proposição que a experiência do corpo na vivência da Capoeira evidencia uma educação estesiológica e sensível, que amplifica seus sentidos e contribui no processo de construção de sujeitos condutores de suas próprias histórias e também de uma melhor compreensão e valorização da cultura em que estão inseridos. Como objetivos, buscamos evidenciar educação a partir da gestualidade e da vivência da Capoeira; Apontar sentidos educativos presentes na Capoeira; Refletir sobre uma educação estesiológica na Capoeira, utilizando o método fenomenológico de Merleau-Ponty como suporte metodológico, em conjunto com a rede de significados. Na busca desses sentidos, faço um relato da minha própria história e experiência com a Capoeira e acerca da minha vivência e percepção com a visita ao Memorial da Capoeira, situado no bairro de Cidade Nova em Natal, também realizamos entrevistas estruturadas com Mestres e Contramestres de Capoeira e a descrição e discussão do filme Besouro e todos esses dados e impressões foram reunidos e discutido, seguindo a ordem primeira da percepção, depois da descrição, redução e compreensão do fenômeno investigado com o auxílio de autores como Merleau-Ponty (1992; 2000; 2011), Paul Zumthor (1993), Medeiros (2010), Nóbrega (2010; 2015; 2016) e Freire (1987). Com isso, pudemos discutir e confirmar o corpo como fonte primeira e unificada do saber e que a educação sensível tem muito a contribuir para a educação, evidenciando a estesiologia como possibilitadora da estrutura da comunicação dada pela percepção, que desencadeará uma nova aprendizagem, um novo conhecimento. Concluímos, portanto, que a aprendizagem da Capoeira não pode ser simples repetição de movimento, mas deve atribuir sentidos aos movimentos, comunicar-se pelos seus gestos, conhecer os elementos que a constituem, que formam a roda, sejam os instrumentos, os rituais, as músicas ou os golpes, colhendo suas significações que estão ali, latentes e prontas para preencher nosso ser, educando pela estesiologia do corpo.
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    TCC
    O corpo feminino afrobrasileiro e a dança samba: tensões entre aprendizagem, profissão e hipersexualização
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-06) Barbosa, Janielly Firmino Fernandes; Vieira, Marcilio de Souza; Otelo, Renata Celina de Moraes; Viecili, Raqueli Biscayno
    Este trabalho versa sobre a relação do corpo feminino afrobrasileiro e a dança, trabalhando a associação entre a dança samba exercida pelas passistas e a hipersexualização do corpo feminino negro fortemente marcada no imaginário da sociedade brasileira. A pesquisa tem como objetivo refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem do samba de passistas-show, assim como fazer um breve levantamento histórico sobre o samba, refletindo como o corpo feminino da passista é visto nessa dança a partir da fala das entrevistadas. A metodologia utilizada parte da pesquisa de natureza qualitativa descritiva sob o viés do estudo de caso. A pesquisa também tratará sobre as experiências consideradas de aprendizagem das passistas de samba entrevistadas e minha própria experiência como passista-show.
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    Tese
    O corpo, o sagrado e a educação: uma abordagem fenomenológica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-15) Oliveira, Ingrid Patrícia Barbosa de; Nóbrega, Terezinha Petrúcia da; http://lattes.cnpq.br/6743881635494941; http://lattes.cnpq.br/7836954364025567; Vieira, Marcilio de Souza; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; Assunção, Luiz Carvalho de; Saura, Soraia Chung; Viana, Raimundo Nonato Assunção; Caminha, Iraquitan de Oliveira
    Esse trabalho se desenvolveu a partir dos movimentos de pensamentos do universo de diferentes pesquisas desenvolvidas no Grupo ESTESIA e no laboratório, que vem investindo em aventuras epistêmicas, estéticas e educativas em torno da visibilidade do corpo e da cultura de movimento. Nessa direção, destacamos que essa pesquisa vem colaborar, no sentido de refletir sobre a experiência estética de ver a dimensão do sagrado como expressão do corpo, e assim mover reflexões para pensar uma educação sensível que está centrada na experiência de ver o filme, em seus sentidos e sentimentos. A construção dessa tese, portanto, realiza-se pela percepção estética do sagrado a partir do conceito de intercorporeidade que perpassa nas seguintes unidades de sentidos: a ritualidade, a sexualidade e a morte.
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    Artigo
    Corpos brincantes: a cultura corporal do pastoril potiguar
    (Universidade do Estado de Mato Grosso, 2010) Vieira, Marcilio de Souza; Porpino, Karenine de Oliveira; Nóbrega, Terezinha Petrucia da
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    Dissertação
    Corpos da Ciranda: narrativas poéticas, artístico/estética da ciranda de Lia de Itamaracá
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-14) Otelo, Renata Celina de Morais; Vieira, Marcilio de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; ; http://lattes.cnpq.br/8391209732029272; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; Souza, Maria de Lourdes Macena de; ; http://lattes.cnpq.br/4972226291375320
    O presente trabalho é uma pesquisa que versa sobre a linguagem dos corpos brincantes da Ciranda - especificamente de Lia de Itamaracá. Interessa-nos observar como esse corpo dança, comunica-se, escreve-se no tempo e no espaço, estabelece relações que o complementam e o ajudam a permanecer em construção. Assim, de maneira circular e em uma energia que é transmitida no contato com as mãos, na força da canção, em uma roda que pode ser vista de vários lugares, mas por ângulos diferentes, cabendo aí as particularidades dos seus sujeitos brincantes/dançadores/observadores, é que nos propomos a pensar: quem são esses corpos brincantes e como eles constituem as rodas de Ciranda? Para tanto, durante o caminho da pesquisa, fomos conduzidos pelo método fenomenológico e, dele, utilizamos as categorias de descrição, mundo vivido e sensível. Interessa-nos, ainda, nessa manifestação, o corpo que dança e se insere na expressão artística, que significa e se abre ao conhecimento pela via da experiência. Assumimos, portanto, uma concepção de corpo que se referencia na abordagem fenomenológica merleaupontyana, assim como, na sua criticidade em relação ao corpo como um ser fragmentado, tal qual aponta a teoria Cartesiana. Nessa perspectiva, entendemos o corpo na sua relação com os fazeres culturais, sociais, econômicos e artísticos que integram a formação dele. Ou seja, nas relações que nos ajudaram a compreender melhor o corpo que se é. Dessa maneira, a pesquisa tem como objetivo fundante apresentar reflexões sobre os corpos brincantes da Ciranda, especificamente, de Lia de Itamaracá e como esse corpo dança, se comunica, se escreve no tempo e no espaço, estabelece relações que o complementam e o ajudam a permanecer em construção. Tal afirmação nos leva, neste trabalho, a questionar, por exemplo: o que mobiliza esses sujeitos nessa dança? Por fim, asseveramos que essa investigação vem à tona em razão da dimensão que as rodas de Ciranda vêm alcançando no país, em especial no Nordeste brasileiro, assim como a existência de pouca referência e registro da manifestação pesquisada nas esferas acadêmicas. É possível verificar, com a pesquisa, que, em razão dessa disseminação, as nuances da movimentação dos brincantes está cada vez mais diversificada e que a ausência de vivências na Ilha de Itamaracá-PE, seu berço, tem distanciado o caráter genuíno e comunitário, tornando-se, cada vez mais, uma dança de outros palcos e praças.
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    TCC
    DANÇA COMO FERRAMENTA TRANSFORMADORA NA ADOLESCÊNCIA: IDENTIDADE, DESCOBERTAS E APRENDIZADO NO CONTEXTO ESCOLAR.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Alves, Natália Caroline Lopes; Agg, Katia; Vieira, Marcilio de Souza; Maziero, Roberta Maria Zambon
    A adolescência é um período crucial de transformações e descobertas que marca uma transição significativa da vida. Nessa fase, os indivíduos exploram suas identidades e constroem suas personalidades, influenciados por suas escolhas e decisões. O presente artigo é uma revisão da literatura e um relato de experiência, tendo como objetivo refletir sobre as características da adolescência e analisar o papel do ensino da Dança como ferramenta fundamental para o desenvolvimento neste momento da vida. O texto também discute os efeitos e as contribuições da Dança para a adolescência, além de destacar a importância da inserção do seu ensino no ambiente escolar. Por fim, defendemos como o ensino da Dança é crucial para o desenvolvimento de habilidades, competências e maior consciência de si mesmos, preparando os adolescentes para a vida adulta de maneira sensível, crítica e emancipadora.
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    TCC
    Dança de salão: perspectiva de ensino para inclusão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-10) Pinheiro, José Marcelo Santos; Vieira, Marcilio de Souza; Campos, Marineide Furtado; Otelo, Renata Celina de Morais
    Essa pesquisa tem caráter qualitativo e participativo, desenvolvida a partir de adaptações da dança de salão para uma aluna com da Síndrome de Down(SD), na Academia PraDançar em que, como professor de dança de salão desenvolvi um processo pedagógico para que a aluna fosse incluída nas aulas dessa referida dança e a posteriori participasse de um espetáculo de dança com segurança e autonomia. Este estudo tem como objetivo sugerir alternativas pedagógicas a partir do ensino da dança de salão para pessoas com deficiência, em especial a Síndrome de Down, no intuito de incluí-las nessa prática de dança. Nesse sentido, o presente trabalho se ampara no processo de ensino em espaço não escolar frente à presença das dúvidas na aprendizagem de danças de salão em indivíduo portador da Síndrome de Down.
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    Artigo
    Dança e a proposta da transdisciplinaridade na educação
    (Centro Universitario Nove de Julho, 2012) Vieira, Marcilio de Souza
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    TCC
    Dança e Corpo: aspectos de movimentos do Coco de Zambê no corpo da pessoa idosa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Oliveira, Wannessa do Nascimento; Neto, Leônidas de Oliveira; Vieira, Marcilio de Souza; Oliveira, Alexandre Araújo de
    O presente estudo foi desenvolvido no Projeto Mais Idoso do Centro de Promoção à Saúde da Pessoa Idosa do IFRN - CNAT e investigou dentro das práticas de dança, o coco de zambê permitindo o diálogo entre o cruzamento de percepções e práticas corporais do zambê em corpos na sua maturidade. Esta pesquisa foi desenvolvida com 498 idosos, dentre eles homens e mulheres. Contendo todos os processos da mediação. Desde a contextualização, percepção e ressignificação. No presente trabalho de conclusão de curso, foi realizada uma análise das vivências desenvolvidas no decorrer do projeto sobre o qual observou-se o Coco de Zambê como elemento de auto conhecimento da população desta pesquisa.
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