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Navegando por Autor "Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques"

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    TCC
    A conexão dançante: ampliação das possibilidades de condução em danças a dois
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Santos, Sérgio Maria Pereira dos; Bragato, Marcos; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; Dantas, Paulo Moreira Silva
    Propomos uma reflexão sobre a forma de conduzir em danças de salão, não objetivando apenas a execução de figuras já existentes nas diversas modalidade de danças a dois, nas denominadas danças de salão, mas a exploração de relações corpóreas dançantes que possibilitem uma ampliação do repertório motor pessoal do dançarino e a dilatação da sensibilidade perceptiva do contato entre os corpos. Tomamos aqui o Contact Improvisation/Contato Improvisação como fator de conexão entre os corpos e dessa forma poder priorizar a interação para além do vocabulário das danças de salão, embora procuremos abrigar as bases de movimentos e referenciais existentes como o ponto de partida para uma nova investigação. Ao percebermos que a base fundamental para que se inicie a dança em casal é o Contato, vislumbramos uma pratica de danças de salão na qual tal relação assuma um papel mais evidente na consciência de quem a experimenta.
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    TCC
    Aspectos do estudo coreológico em Laban e o ensino do ballet clássico na infância: possíveis estratégias metodológicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Débora Pereira da; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques
    Este artigo aborda aspectos da coreologia, particularmente temas relacionados a movimentos desenvolvidos por Rudolf Von Laban, aplicados a metodologia de ensino da Dança Clássica no percurso de uma experiência profissional enquanto professora de Ballet Clássico. Discute-se, ao longo do texto, o advento da Dança Moderna, seus pressupostos e como os estudos desenvolvidos por Laban, enquanto expoente significativo dessa Dança, podem em certo sentido contribuir para se pensar a respeito de estratégias metodológicas para o ensino do Ballet Clássico, principalmente na fase da infância, na medida em que se possa questionar a metodologia tradicional de ensino hegemonicamente presente na prática pedagógica daqueles que lecionam essa técnica. Em seguida discute-se acerca do papel do professor de Ballet Clássico frente a metodologia de ensino dessa Dança. Como aporte teórico no campo da epistemologia da dança fundamentamo-nos em Laban (1990); Ossona (1988); Portinari (1989). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, que considera a experiência de ensino da autora no decurso da sua atividade profissional com o ensino do Ballet. Como resultado destaca-se que a proposta de Laban favoreceu o desenvolvimento de um tipo de ensino menos mecanicista no âmbito do Ballet Clássico rompendo dessa forma com a metodologia tradicional que o Ballet hegemonicamente vem promovendo.
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    Dissertação
    Atuações e papéis femininos: o corpo a corpo da atriz no teatro pernambucano durante a ditadura militar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-10) Silva, Girlane Cristina Siqueira da; Fernandez, Rubén Figaredo; ; http://lattes.cnpq.br/0713971478911464; ; http://lattes.cnpq.br/9681905966042670; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; ; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Oliveira, Érico José Souza de; ; http://lattes.cnpq.br/3116783239543777
    Esta pesquisa investigou a atuação feminina no teatro pernambucano durante a ditadura milita r brasileira na década de 1970 , analisando os trabalhos de quatro atrizes dos grupos Teatro Hermilo Borba Filho, Vivencial e Expressão , que atuaram no período. Lança - se um olhar sobre o corpo feminino no teatro a partir de uma transgressão cênica corporal : a consciência de uma insubordin ação corpórea em resposta a um determinado contexto. No entanto, antes delineou - se um panorama sobre a posição artística e sociocultural da mulher no teatro, nos períodos que antecedem a ditadura no Brasil e em Pernambuco, abrangendo referências teatrais e históricas, com o objetivo de refletir sobre como estas colocações interferiram na imagem social da atriz no contexto ditatorial. Os grupos são revisitados pe los olhares das intérpretes, onde foi percebido que a visada feminina busca as relações, e neste contexto, as relações com os outros grupos de teatro da época, com os outros artistas do s grupo s em que estavam inseridas, com o contexto ditatorial, com a censura, com o teatro engajado e transgressor, com o corpo. Em paralelo, desenvolve - se uma reflexão sobre o corpo cênico que se opunha à ditadura, um corpo que viola as normas esta b elecidas, o Corpo Transgressor. A pesquisa discorre ainda sobre uma analogia entre o trabalho das atrizes que se opunham ao regime militar e as mulheres militantes. Partindo d e análises feitas com as entrevistas realizadas com as atrizes, a partir das metodologias da História Oral e da Análise do Discurs o , o estudo é desenvolvido construindo - se conexões entre as falas das artistas e os pressupostos filosóficos de Henri Bergson , acerca do corpo e da memória. É também elaborada uma reflexão sobre as mudanças do corpo feminino no teatro na História, em consonância com o conceito também filosófico do Devir M ulher de Fel ix Guattari. Constatou - se, assim, que as atrizes , desde o século XIX, constituíram um dos grupos de atores sociais femininos que modificaram a posição da mulher na História ; que a estigmatização da profiss ão d e atriz, considerada como indecente nos séculos anteriores , deixou resquícios em alguns âmbitos na atualidade e que a ideia da libertação do corpo feminino propagada pelo feminismo nos anos de 1970, configurou - se na época como a melhor forma de protesto e vai influencia r, em alguns contextos, na representação feminina em seu fazer teatral.
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    Dissertação
    Beleza e poder na Ginástica Rítmica: reflexões para a educação física
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-03-28) Cavalcanti, Loreta Melo Bezerra; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; ; http://lattes.cnpq.br/7535092698615697; Lemos, Elaine Melo de Brito Costa; ; http://lattes.cnpq.br/6585812032940319; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; ; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710
    A beleza na Ginástica Rítmica (GR) se esboçou como condição de sua existência. Para indagá-la tomamos o discurso sobre poder de Foucault (1971, 1979, 1987, 1988, 1997, 2003) e sua relação com a produção de saberes. Com base nessa compreensão refletimos sobre as relações de poder na GR que se mediaram e consolidaram pela regulamentação de sua prática, cujo Código de Pontuação tem papel preponderante. Sendo assim, a GR construiu sua beleza através dos tempos por meio de jogos de forças em que preponderaram a gestualidade de corpos performáticos, através da disciplina. Esta configurou sentidos atrelados à coerção-resistência dos corpos: a produção de discursos. Por isso, pensando a beleza como uma trama de discursos construídos por essas relações de poder-saber dos investimentos do corpo na Ginástica Rítmica questionamos: Como o Código de Pontuação regulamenta a Ginástica Rítmica para a construção da beleza? Qual a relação entre poderes e saberes implicados nessa regulamentação? Para tanto, temos como objetivos: Investigar a beleza na Ginástica Rítmica como saber produzido a partir das relações de poder circunscritas nas regras da modalidade; e, Discutir a beleza a partir da relação poder/saber como reflexão para o âmbito da Educação Física. Como recurso metodológico utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) para analisar o Código de Pontuação de GR na versão 2005-2008. Também fizemos uso de imagens de ginastas como recurso analógico para ampliar o sentido das discussões. A leitura flutuante nos permitiu selecionar unidades significativas e pautar nossas discussões em três eixos temáticos que compõem o primeiro capítulo intitulado A beleza regulamentada . Neste, discutimos as especificidades da GR, as prescrições dos usos do tempo e espaço e a configuração do gesto técnico a partir da análise do Código. No segundo capítulo O corpo belo transcende a regra realizamos algumas reflexões relacionadas à Educação Física, partindo da discussão do capítulo anterior, com enfoque em três tópicos: Poderes e Saberes, Técnica e Estilo e Beleza e Educação. Constatamos assim, que a beleza da Ginástica Rítmica contemporânea é permeada pelas suas regulamentações, mas foi e continua sendo desenhada por mecanismos de poder-saber ao longo de sua trajetória histórica. Mesmo o Código de Pontuação ditando condições para a beleza na GR, esta se dá na possibilidade da criação do estilo próprio pela ginasta, na possibilidade de viver o improviso e o imprevisto, de sensibilizar o público porque o poder cria saberes e o corpo como suplantador, sempre criará novas formas de ser belo. A constatação de que o Código de Pontuação produz a beleza e a ginasta a reconstrói, continuamente, reatualizando as regras é uma reflexão importante para a Educação Física no sentido de reafirmar que o corpo nunca é somente submisso, pois mesmo na submissão é capaz de produzir saber, ser belo e criar novos sentidos para a Cultura de Movimento
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    Dissertação
    Caldo do caldo: memória do espetáculo de dança paraibano caldo da cana
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-05-22) Amorim, Rafaella Lira; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/6086826605738139; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; ; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Handerchpek, Robson Carlos; ; Schulze, Guilherme Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/2239717664426193
    Esta pesquisa investigou o espetáculo de dança Caldo da Cana que estreou em João Pessoa-PB, em setembro de 1984. Problematiza de modo teórico-prático o fazer história da dança, investigando essa possibilidade através da própria dança. Surge a partir da constatação de que a dança possui especificidades que não podem ser negligenciadas pelo relato histórico. Neste sentido iniciou-se o levantamento de um referencial teórico que dialoga com as questões apontadas e se desdobra por meio de uma pesquisa de campo, que incluiu coletar testemunhos de pessoas que participaram do espetáculo; uma pesquisa documental, reunindo vestígios materiais e finalmente é composta de uma parte prática que transpõe o conhecimento histórico elaborado para o corpo, através de um processo criativo, tendo como resultado, para este momento, a construção de um duo de dança
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    TCC
    Corpo e espaço na dança: a improvisação como criação de um corpo cênico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Araújo, Janine Leal; Porpino, Karenine de Oliveira; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; Viana, Ana Cláudia Albano
    Este artigo apresenta discussões iniciadas em reflexões acerca do corpo que procura criar sua própria estética em dança de acordo com suas experiências, o corpo que se relaciona com o espaço de forma vivencial, para além de estruturas arquitetônicas. Tem como objetivos situar o corpo que dança em um contexto histórico da dança no ocidente, apresentar a improvisação em dança como possibilidades de pesquisa e criação de movimentos e discutir relações entre corpo e espaço na dança com enfoque na improvisação. Este trabalho se faz relevante enquanto um acervo de questões sobre dança, corpo e espaço e faz relação com pesquisas de autores da área na busca pelo entendimento do corpo-espaço enquanto construção de vivências que associadas à dança criam uma estética singular e produtora de sentidos capazes de ressignificar formas, códigos e lugares.
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    Tese
    As crenças docentes sobre a criatividade a as práticas pedagógicas criativa: o caso do programa do ensino médio inovador no RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-05-24) Santos, Fábio Alexandre Araújo dos; Nunez, Isauro Beltrán; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763368P8; ; http://lattes.cnpq.br/8334261197856331; Ramalho, Betânia Leite; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781176H3; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; ; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Dias, Ana Maria Iório; ; http://lattes.cnpq.br/7968107654959280; Nakano, Tatiana de Cássia; ; http://lattes.cnpq.br/8092049870780985
    Estamos vivendo no século da criatividade em que os sujeitos precisam ser estimulados a criar e inovar nos processos de aprendizagem escolar. Nesse sentido, a criatividade precisa ser compreendida como um bem cultural, um direito de todos e uma condição histórica e cultural do sujeito, e não como uma capacidade inerente ao sujeito ou pertencente alguns poucos eleitos. Para que a criatividade do aluno seja estimulada, faz-se necessário, dentre outros elementos, que o conhecimento profissional do professor considere as crenças como componente de seu processo de profissionalização com o objetivo de reconhecer o seu papel e influências como formas de nortear as ações profissionais docentes. Para tanto, a presente tese tem o objetivo de estudar as crenças dos professores sobre a criatividade dos estudantes no Ensino Médio Inovador. O ensino, nessa perspectiva, mais especificamente, o ensino médio precisa inovar-se, e nesse processo, o Programa Ensino Médio Inovador PROEMI emerge como uma das iniciativas das políticas públicas educacionais vigentes. Para tanto, no intuito de fundamentar as nossas discussões dialogamos com autores que discutem a criatividade no contexto da educação, às crenças, o conhecimento profissional do professor e o ensino médio. Nessa pesquisa, 207 professores que atuam no ensino médio em escolas estaduais na cidade de Natal e sua Região Metropolitana dentro do PROEMI constituíram-se em nosso público-alvo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário normativo de crenças contendo perguntas fechadas e abertas. Para a organização dos dados utilizamos os softwares estatísticos R. 2.15.1 e o Modalisa. O tratamento dos dados se deu mediante análises estatísticas como a análise descritiva dos enunciados, da média, do desvio padrão e a Análise de Componentes Principais ACP em relação aos resultados oriundos das perguntas fechadas e a análise de conteúdo em se tratando dos resultados referentes às perguntas abertas. Os resultados corroboraram com a tese de que os professores apresentam em suas crenças a predominância do enfoque tradicional ou clássico da criatividade, ou seja, creem-na como algo inato ao ser humano e que se desenvolve independentemente dos fatores sociais e culturais. No tocante às principais características do aluno criativo, a autonomia e o alto grau de originalidade em sua aprendizagem se destacaram, dentre outras características. Suas crenças, em relação aos elementos que inibem a criatividade do aluno apontaram que a escola, ao privilegiar os conteúdos escolares compromete a criatividade dos alunos e sobre os elementos que favorecem, destacaram-se as áreas da Arte, da Educação Física e da Literatura como disciplinas, que preferencialmente, desenvolvem a criatividade dos alunos no contexto escolar. Assim, constatamos que as crenças dos professores se configuram de forma reducionista e inatista e que precisam, urgentemente, ser repensadas para que não continue a comprometer o desenvolvimento da criatividade do aluno no contexto escolar, e nesse caso, as crenças se constituem em um dos elementos básicos da profissionalização docente que precisam constantemente ser repensadas e incluídas nas discussões sobre a formação e atuação docente, principalmente, dentro do PROEMI que tem como objetivo principal inovar e estimular a criatividade dos alunos no ensino médio
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    Dissertação
    A dança dos monstros: corpo e estética na arte e na Educação Física
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-03-27) Bezerra, Laise Tavares Padilha; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; ; http://lattes.cnpq.br/8813303626355663; Lemos, Elaine Melo de Brito Costa; ; http://lattes.cnpq.br/6585812032940319; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; ; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0
    Os discursos sobre o corpo em interface com a tecnologia, que permeiam as discussões contemporâneas, têm sido palco de inúmeras reflexões éticas, epistemológicas, estéticas e ontológicas. Esses corpos advindos do cenário biotecnológico também invadem a dança, possibilitando diálogos diversos, desestabilizando velhos conceitos, abrindo caminho a explorações desveladoras e trazendo consigo implicações e reflexões. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo discutir relações entre corpo e tecnologia na dança; compreender as configurações estéticas do monstro na dança como possibilidade de questionar o corpo; estabelecer relações entre o corpo monstruoso na dança e as concepções de corpo na Educação Física. Acreditamos poder contribuir para a reflexão no campo da Educação Física, visto que o trabalho visualiza ampliar o campo das discussões sobre corpo e estética, bem como evidenciar diálogos entre diferentes áreas do conhecimento, como a Arte e a Educação Física. Do ponto de vista do método, o trabalho segue orientação da Fenomenologia para uma apreciação estética de imagens dos vídeos das coreografias In´perfeito e Violência do Cena 11, grupo de dança que tem marcado novas configurações estéticas na dança brasileira. Assim nos apropriamos das reflexões sobre as cenas significativas propostas por Bicudo (2000), para apreciar a dança do Cena 11. Enfatizamos que, após a identificação das Cenas Significativas, buscou-se aproximar essas cenas a partir de sentidos próximos, das quais destacamos a aparência, o espaço e o gesto. Constatamos que os corpos revelados pelo grupo Cena 11 evidenciam uma estética que entrelaça o belo, o feio e o grotesco. Uma estética das desmedidas, capaz de transgredir as oposições, dialogando com múltiplos antagonismos e que amplifica os preceitos lineares e as estéticas apolíneas tão predominantes na história da dança e da Educação Física. Identificamos alguns indicativos que nos levam às problematizações sobre um corpo afetivo e anarquista, ao questionarem a tirania da corporalidade perfeita; a naturalização da dor; a gestualidade fechada em uma gramática única e acabada; a padronização de papéis femininos e masculinos e a negação do sentir. A partir desses indicativos, discutimos a estética dos corpos deformados do Cena 11, aproximando-a das concepções de corpo na Educação Física, ora criticando as visões racionalistas e naturalistas, ora dialogando com perspectivas mais recentes pronunciadas por pesquisadores dessa área de conhecimento, as quais apontam para uma reflexão sobre o corpo sob a ótica do sensível
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    TCC
    Dança e infância: contribuições para o conhecimento do corpo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Letícia Gabrielle Oliveira; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; Alves, Teodora de Araújo; Santos, Roseane Melo dos
    O presente artigo traz algumas reflexões sobre o ensino da dança na fase infantil, discute as contribuições desse ensino na escola para o aguçar da percepção do corpo das crianças e de suas possibilidades expressivas, a partir de uma dimensão lúdica de vivência da dança. Sua abordagem é de natureza qualitativa, descritiva e inserida na metodologia de pesquisa bibliográfica, onde estabelecemos diálogos com autores que discutem essa temática e trazemos aprendizados decorrentes da nossa experiência com o ensino da dança para crianças nos estágios supervisionados durante a graduação. Assentamos nossa reflexão nos pressupostos das contribuições de Isabel Marques, Jean Piaget, Rudolf Laban e outros estudiosos do tema em ação, que propõem a dança na escola como contribuição importante para o aprendizado do desenvolvimento do corpo na infância.
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    TCC
    Dança, escola e gênero: observações para um início de discussão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Macena, Nilvânia Alves de Souza; Oliveira, Karenine Porpino de; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; Bezerra, Raphaelly Souza
    O presente artigo apresenta reflexões acerca das construções sociais a respeito do gênero e como essa cultura se perpetua no ensino da dança. Tem o objetivo de discutir e refletir sobre questões de gênero no contexto escolar com enfoque no ensino de dança, no Ensino Fundamental Séries Iniciais. Diante deste, o trabalho se divide em duas partes, a primeira apresenta embasamento teórico sobre os temas do gênero e da dança no contexto da educação, a segunda compartilha experiências desenvolvidas no âmbito escolar pela autora, durante a vivência em projetos como Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência e Mais Educação, e ressalta a importância das discussões sobre as relações sociais com enfoque nas questões de gênero, no contexto do componente curricular de Arte, e especificamente das aulas de dança.
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    Dissertação
    DANÇA: linguagem do corpo na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-10-23) Lima, Ruth Regina Melo de; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; ; http://lattes.cnpq.br/9855295515943477; Carvalho, Tânia Câmara Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/2426785426527093; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; ; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes; ; http://lattes.cnpq.br/9793207619191846
    Este trabalho encerra uma reflexão sobre as práticas/experiências com o ensino da dança junto a crianças de 2 a 7 anos, desenvolvidas pelas professoras no Núcleo de Educação Infantil da UFRN (NEI), tendo como objetivos: descrever e interpretar as experiências vividas com a dança, com enfoque nos significados da dança e organização do trabalho pedagógico; identificar lacunas nas práticas pedagógicas em dança; e apontar perspectivas para o ensino da dança na Educação Infantil. A trajetória de investigação iniciou-se com a seguinte questão: Como as professoras compreendem a dança e a vivenciam no Núcleo de Educação Infantil? A pesquisa de orientação fenomenológica tomou como referência metodológica a abordagem qualitativa do tipo Fenômeno Situado, cujo princípio diz respeito ao interesse pelos fenômenos tal qual ocorrem na experiência vivida, de onde emanam os conhecimentos que podemos ter sobre o mundo, buscando interpretá-los e compreendê-los na sua essência/existência. As entrevistas revelaram que os sujeitos pesquisados atribuem à dança diferentes sentidos e, consequentemente, apresentam variações na forma de organizar o trabalho em torno desse conhecimento. A maioria das professoras reconhece a dança como expressão cultural, priorizando na escola o trabalho com danças folclóricas. Elas identificam a dança como conhecimento/conteúdo advindo dos campos da Arte e da Educação Física, admitindo no trato pedagógico sua relação com o conhecimento de outras áreas. Nos relatos das experiências realizadas com dança, no NEI, foram encontrados diferentes processos de condução desse trabalho e, portanto, de ensinar/aprender esse conhecimento. Percebe-se haver um trabalho sistematizado respaldado na Proposta Curricular da escola com o objetivo de desenvolver as diversas possibilidades educativas da dança, indo da pesquisa sobre a sua origem, da exploração do movimento, da contextualização até o fazer artístico. Algumas experiências priorizam a livre expressão, a visão descontextualizada da dança ou a reprodução de passos como formas estanques de ensinar dança. Essas situações são vistas na investigação como produtos de lacunas na formação acadêmica dos professores, que precisa ser redimensionada. As interpretações das experiências com dança, descritas pelas professoras do NEI, articuladas com o referencial teórico da investigação, permitiram apontar três perspectivas para o trabalho com dança na Educação Infantil, tendo como principais interlocutores Merleau-Ponty e Rudolf Laban: A dança como linguagem do corpo; A dança e seus fatores do movimento; e Imitar, improvisar e brincar: formas de desenhar caminhos para dançar. Neste, destaca-se a dança no âmbito escolar, os elementos que constituem essa linguagem e as formas de apropriação desta com base em uma visão lúdica, poética e educativa, cujo enfoque é a educação das crianças em suas peculiaridades e possibilidades
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    Dissertação
    Dançando a carne: uma poética do corpo no mito adâmico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-20) Rocha, Luiz Felipe Ferreira da; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; ; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; ; http://lattes.cnpq.br/8609617415323610; Schulze, Guilherme Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/2239717664426193; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396
    Neste estudo dissertativo refletimos sobre a dimensão sensível do corpo, que nos possibilita participar do espaço mítico e constituí-lo como espaço potencial para a criação artística em dança, experiência atribuidora de sentidos ao mundo, à vida, à existência. Trata-se de um escrito que debulha algumas reflexões acerca da condição humana a partir de um olhar lançado sobre o mito de Adão, excitando-nos a pensar sobre as possíveis relações entre a arte e o mito na contemporaneidade, como campos do saber abertos à criação, como espaços semânticos capazes de atribuir novos sentidos ao vivido por meio das pulsações de um corpo que é mito e que é dança. Esse estudo tem dentre seus objetivos a intenção de aventurar um olhar sobre o referido mito, possibilitando-nos novas leituras, significados, e compreensões do mesmo a partir da experiência e vivência num processo de criação em dança contemporânea. Para tanto, referencia-se metodologicamente na Fenomenologia, ou melhor, na atitude fenomenológica proposta por Merleau-Ponty (1994), que considera a experiência vivida do corpo como fonte primordial de conhecimento. Debruçamo-nos assim sobre esse processo de criação em dança contemporânea, que veio a originar uma obra artístico-coreográfica, à qual intitulamos de “A Carne que Sou”, e nos colocando em contemplação dessa dança que ecoa do mistério, que emerge das profundezas do corpo, e que traz à superfície o humano e o seu mundo, suas relações. Compreendemos aqui, portanto, a dança como nossa sensível guia e orientadora de reflexões de ordem ontológica e epistemológica, capaz de validar e perpetuar o mito enquanto herança de sabedoria ancestral.
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    TCC
    Dançar, educar e transformar: um relato de experiência no Projeto aviva social
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-09) Cavalcanti, Lorena Thaise de Sousa; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; Tiburcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; Vieira, Marcílio de Souza; Viana, Ana Claudia Albano
    Este trabalho desenvolveu-se a partir de minha experiência vivida no tocante ao ensino da dança em um projeto denominado Projeto Aviva Social, situado no bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste da cidade de Natal/RN. Tenho como objetivo relatar e refletir sobre tal experiência, lançando um olhar sobre a dança como possibilidade educativa, apresentando uma concepção de conhecimento que vai de encontro ao que nos é proposto pelo filosofo francês Merleau-Ponty (1994), ou seja, um conhecimento não atado às faculdades da razão, mas intimamente relacionado ao mundo das experiências vividas, nessa perspectiva é o mundo vivido que torna-se a fonte primordial de conhecimento. Dança e educação entrelaçam-se numa experiência transformadora, capaz de criar e atravessar uma dura realidade com novos sentidos, em um processo poético de ressignificação.
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    TCC
    “Dizem que sou louco...”: a experiência da dança na ressignificação da ideia de loucura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-10) Ramos, Nalva Maria Vieira Gomes; Barbosa, Makarios Maia; Barbosa, Makarios Maia; Porpino, Karenine de Oliveira; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques
    O presente artigo é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso II da Licenciatura em Dança da UFRN e busca fazer uma reflexão singular analítica acerca de experiência de prática e criação da dança com pacientes de transtornos psíquicos, portadores de deficiências cognitivas, usuários de substâncias químicas (pessoas que vivenciam transtornos psicoemocionais pelo uso de drogas lícitas e/ou ilícitas), alcoólicos, em atividades vivenciadas no grupo Plural, no Núcleo de Apoio Psicossocial da UFRN, no SEPA – Serviço Especializado em Psicologia Aplicada, sob a perspectiva metodológica de um relato de experiência. A observação participante de experiências de ensino de dança, com sujeitos socialmente tratados como “loucos”, se deu a partir da compreensão da loucura em uma chave de entendimento humanista, comparável à expressão artística, à poética pessoal. A experiência relatada alude às formas de ensino e vivência da dança como aporte psicológico da expressão desses usuários, na criação de narrativas de ser, em condições complexas de tratamento e de ressocialização.
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    Artigo
    A experiência do corpo na dança butô: indicadores para pensar a educação
    (Universidade de São Paulo, faculdade de educação, 2004) Nóbrega, Terezinha Petrúcia da; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques
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    Dissertação
    A experiência no Tai Chi: possibilidades para pensar o corpo sem órgãos e a preparação do ator
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-04-26) Vianna, Ana Carolina Strapação Guedes; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; ; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; ; http://lattes.cnpq.br/0762907511078470; Schulze, Guilherme Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/2239717664426193; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; http://lattes.cnpq.br/5026604704788382
    Embora a pesquisa no âmbito das artes cênicas tenha se desenvolvido substancialmente no último século, o ator, de modo geral, ainda hoje, carece de um repertório de referenciais específicos para apoiar ou orientar sua prática. Mas como o ator deve trabalhar a base material de sua arte, ou seja, seu próprio corpo? Partindo da prerrogativa de uma idiossincrasia presente no fazer teatral, este estudo pretende, a partir da descrição e reflexão acerca de uma vivência corporal com o Tai Chi, tecer relações entre essa experiência e os possíveis desdobramentos com relação à preparação do ator. A pesquisa tem por intuito também destacar os elementos de aproximação entre os princípios que regem a prática do Tai Chi e o corpo sem órgãos, idealizado por Artaud, na perspectiva de apontar possíveis contribuições no que diz respeito ao trabalho do ator. O trabalho aqui apresentado refere-se a um estudo de natureza qualitativa que considera a experiência do corpo na prática do Tai Chi como uma referência para dialogar e refletir acerca da preparação do ator. No teatro, o processo de preparação do ator pressupõe um constante refazimento do corpo através de determinadas práticas. A minha experiência no Tai Chi no âmbito dessa pesquisa me permitiu verificar que o trabalho a partir de técnicas corporais pré-estabelecidas pode ser uma forma de preparo técnico para o ator. À medida que amplia a consciência corporal, o Tai Chi promove uma maior liberdade de criação e expressão e proporciona ao ator a possibilidade de experienciar o corpo sem órgãos, o equivalente artístico do corpo cotidiano, a experiência do corpo presente, consciente, a base orgânica das emoções, através do qual é possível a materialidade das ideias
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    Artigo
    Grupo parafolclórico da ufrn: configur(ações) estéticas em diálogo com a tradição popular
    (Universidade Federal da Paraíba, 2010) Oliveira, Acácia Batista de; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques
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    Dissertação
    As inter-ações entre espaço do corpo e o movimento dançado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-06-15) Bezerra, Raphaelly Souza; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; ; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; ; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; Rengel, Lenira Peral; ; http://lattes.cnpq.br/0520517205232499
    Esta dissertação busca refletir a respeito das relações entre movimento dançado e espaço do corpo (cinesfera), e suas contribuições para a ampliação das possibilidades expressivas do sujeito ao dançar. Segundo Rudolf Laban não há espaço que seja vazio, pois este está sendo modificado e significado a todo o momento pelo movimento. O espaço existe porque interagimos com ele, ao mesmo tempo em que o movimento acontece configurando um espaço de significância que é incessantemente transformado. Neste sentido, espaço, corpo e movimento, aparecem nesta investigação enquanto interligados e interdependentes. Para esta discussão temos como principal interlocutor os estudos de Rudolf Laban. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo descritiva. Trata-se de um contexto que abarca o fenômeno da dança e como tal se funda numa dimensão que não lida com o mensurável, mas sim com o cenário da arte, fecundo na sua infinita abertura à criação de múltiplas significâncias para o vivido. Propomos apresentar ainda um relato sobre o estudo prático desenvolvido na disciplina Coreologia, do curso de Licenciatura em Dança da UFRN, e a análise das entrevistas aplicadas aos discentes deste componente curricular. As questões foram desenvolvidas de maneira a suscitar uma reflexão acerca da experiência dos entrevistados nesta disciplina, gerando assim material para que pudéssemos discutir o modo como os discentes percebem a dança a partir do estudo relacional entre espaço e movimento. Compreendemos que este estudo pode favorecer um entendimento das relações que o movimento experienciado no ato da dança vai tecendo junto à espacialidade que recebe e preenche nossos corpos, resignificando uma visão do espaço que o restringe a um mero lugar em que o corpo se move e dele se ocupa. Também favorece a reflexão em torno de um atentar sobre o corpo que se move e constrói uma espacialidade quando dança, trazendo desse modo para as Artes Cênicas uma possibilidade de pensar e vivenciar sobre a ampliação do gestual expressivo na dança e para além dela a partir do reconhecimento dos princípios que organizam o movimento humano apontados por Laban. Contribui ainda, para a formação docente dos alunos de Licenciatura em Dança no sentido de questionar os modos de apropriação dos conteúdos trabalhados numa disciplina de graduação no que se refere à disponibilidade do corpo para a dança. Este trabalho dissertativo encontra-se dividido em três partes, denominadas de Impulsos. No Primeiro Impulso: “Primeiros Gestos Textuais”, encontramos uma introdução aos conceitos e ideias de corpo, movimento e espaço que permeiam todo o trabalho. No Segundo Impulso: “Nós!”, a tríade corpo-espaço-movimento é discutida a partir da imagem metafórica de um nó que ata esses três conceitos. O Terceiro e último Impulso trata das impressões e descobertas vivenciadas durante o processo de experimentação, na disciplina já mencionada, dos princípios de inter-ações aqui estudados
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    Dissertação
    Mover/se(r) a gênese do corpo entre/corpos e seus trajetos no processo coreográfico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-21) Motta, Mauricio Moraes; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/2414668878561578; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; ; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Handerchpek, Robson Carlos; ; Grebler, Maria Albertina Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4283390893625824
    Esta dissertação propõe uma reflexão a respeito do corpo entre/corpos, em especial na dança contemporânea, neste seu trajeto que tem inicio na construção coreográfica, perpassando o corpo do coreógrafo, o corpo do bailarino e, ao realizar-se como manifestação artística, o corpo do espectador. Inicialmente discute o corpo na dança como corpo/espaço de convergência, conexidade e continuidade, a partir do pensamento do filósofo grego Epicuro de Samos, em diálogo com o pensamento de Maurice Merleau-Ponty, Gilles Deleuze e José Gil. Reflete a criação deste corpo/espaço na relação coreógrafo/bailarino utilizando como fio condutor as experiências do autor em seu trajeto artístico. Por fim relata o processo de criação do experimento cênico (h)áporos, que se configura como prática da cena desta dissertação, tendo como objetivo fundamental a criação de espaços de convergência e interação entre um corpo propositor e um corpo afluente que, neste mover-se, transforma a si e ao espaço que agora coabita/constitui
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    TCC
    O espaço: entre a dança e a geografia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-05) Brito, Gimeny Dayana Cruz de; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques
    Pensando a dança como arte autônoma, que engloba outras fontes de ensino, pretende-se ampliar seus significados, unindo nesse trabalho dança e geografia, tomando como fio condutor dessa empreitada a noção de espaço, fundamentada, principalmente, nos conceitos do pesquisador Rudolf Laban no sentido da arte; e do estudioso Milton Santos no que diz respeito às formas de espacialização geográfica, dessa forma, será adotado como tema de estudo, O Espaço: entre a dança e a geografia; trabalhado a partir da interdisciplinaridade, entre as duas áreas de conhecimento apresentadas. Têm-se como o objetivo compreender a função do espaço diante de suas perspectivas físicas e artísticas, com o intuito de desenvolver a capacidade de orientação e relação entre corpo, espaço e movimento, ampliando a compreensão da dança, por meio da união desta com outras áreas do saber. O relato de experiência surge como um instrumento capaz de transformar a teoria, da pesquisa bibliográfica, em prática, sendo a práxis um artefato de fundamental importância para desmistificar a dualidade entre corpo e mente. O estudo foi desenvolvido em dois momentos fundamentais do curso de Licenciatura em dança: o Estágio Supervisionado III, realizado na Escola Municipal Profª. Zeneide Igino de Moura; e O Estágio IV desenvolvido em uma ONG – Casa da Juventude AFIM (Atendimento Filantrópico Integrado à Medicina). Nos dois momentos supracitados fomos levados a perceber o estudo do espaço como um artifício de ligação entre conhecimentos, capaz de construir e transformar, ambientes, movimentos e relações, além de confirmar a necessidade de um elemento de interligação que valorize a interdisciplinaridade não somente no ensino das escolas formais, mas na formação dos professores em dança, nesse caso o espaço torna -se uma artefato viável dentro dessa funcionalidade e o trabalho em questão assume sua importância dentro do curso de licenciatura em dança e nos diversos âmbitos educacionais.
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