Navegando por Autor "Taveira, Rodrigo Lima"
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Dissertação Gescon: framework de gestão estratégica de consultorias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-26) Taveira, Rodrigo Lima; Santos, Herculana Torres dos; Bezerra, Paulo Ricardo Cosme; http://lattes.cnpq.br/1981244442871870; http://lattes.cnpq.br/9285165063900970; http://lattes.cnpq.br/6668524925969483; Caldana, Adriana Cristina Ferreira; Brandão, Gláucio Bezerra; Medeiros, Rodolfo Luiz Bezerra de Araújo; http://lattes.cnpq.br/7274621195761563O planejamento estratégico de 2022 do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte ressalta como propósito da instituição a transformação dos pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento do Brasil, para isso oferta ao ecossistema empreendedor do estado do Rio Grande do Norte várias soluções, entre elas as consultorias em gestão. Com o foco em reposicionar, fortalecer e modernizar a sua Rede de relacionamento territorial, a Agência Sebrae Grande Natal iniciou seu projeto de reposicionamento e modernização de sua rede de atendimento. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é desenvolver um framework capaz de reposicionar a oferta das consultorias em gestão da Agência Sebrae Grande Natal através da transformação digital. Para solução da situação problema foram estudadas teorias ligadas à transformação digital, gestão de processos, metodologias ágeis, metodologia de resolução de problemas TRIZ e inteligência de dados. Por meio do estudo foi desenvolvido o Minimum Viable Product GESCON o qual teve como ambiente de validação a Agência Sebrae Grande Natal, onde constatou-se que o FrameWork Gescon trouxe aumento de 18,02% de eficiência operacional financeira, através da inteligência de dados houve a implantação de um funil de vendas para acompanhamento dos atendimentos que convertem em contratações de consultoria, o que possibilitou melhor previsibilidade orçamentária e assertividade no planejamento de metas.TCC Retenção e fidelização de clientes em micro e pequenas empresas do setor de beleza do Rio Grande do Norte atendidas pelo programa Empreender(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-10) Taveira, Rodrigo Lima; Silva, Aline Gehlen Rodrigues; Pignataro, Thelma; Araújo, Maria Valéria Pereira deNo ambiente de negócios das micro e pequenas empresas o setor de beleza, tem se destacado o número crescente de abertura de empresas. Com o crescimento da concorrência a necessidade da retenção e fidelização de clientes se faz necessária para perpetuação dessas empresas. O presente trabalho tem como propósito propor uma cartilha de boas práticas de retenção e fidelização de clientes para os micros e pequenos empresários do setor de beleza do Rio Grande do Norte. Para isto foi realizado uma pesquisa junto aos empresários atendidos pelo Programa Empreender da Facern (Federação de Associações Comerciais do Rio Grande do Norte). Como resultado geral observou-se que as metodologias e ferramentas se aplicam ao micro e pequeno empreendedorismo e que os empresários utilizam algumas das ferramentas de retenção e fidelização de clientes, porém de forma desconexa e não gerenciada.