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    Dissertação
    Alfabetização científica a partir de experimentos químicos: uma vivência nos anos iniciais
    (2017-02-02) Souza, Paulo Roberto Lima de; Dantas, Josivania Marisa; ; ; Nunes, Albino Oliveira; ; Mendes, Iran Abreu; ; Silva, Lenina Lopes Soares; ; Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida;
    A cada dia o processo educacional em que o professor pensa e executa as atividades de forma solitária e desconexa da realidade em que sua turma esta inserida é refutada ao passo que se apresentam caminhos em que a atividade docente passa a ser construída coletivamente. Ao buscar romper o histórico processo em que o aluno se adequa ao modelo educacional oferecido temos a figura do professor reflexivo que avalia sua prática e busca formas de adequar a estrutura curricular de sua escola as necessidades de seus alunos e da sociedade que os rodeia. Nessa perspectiva, este trabalho tem o objetivo de propor momentos de alfabetização científica em aulas de ciências na qual fazemos uso de experimentos químicos. Adotou-se a pesquisa do tipo qualitativa, a utilização de questionários semiestruturados e a observação participante como técnicas de coletas de dados. Inicialmente, realizou-se o estudo bibliográfico que discute a temática em questão tendo por base a legislação educacional em vigor, tais quais, Plano Nacional de Educação, Parâmetros Nacionais Curriculares, Diretrizes Curriculares Nacionais, etc. bem como os trabalhos desenvolvidos por autores como Demétrio Delizoicovisc, Marta Maria Castanho Pernambuco, Ana Maria Pessoa de Carvalho, Lorenzetti, etc. Com base no referencial teórico foram vivenciados cinco encontros em uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte. Os resultados são animadores ao se apresentar o interesse dos alunos por conhecer com mais propriedade os conceitos que foram estudados (suco gástrico, arroto, digestão, etc.) e apontam para possibilidades de fomentar processos de alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental concatenadas com as ideias defendidas pelo enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
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    TCC
    Alfabetização em questão: um olhar sobre políticas de alfabetização no Brasil com ênfase nos documentos da Política Nacional de Alfabetização - PNA (2019)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020) Ferreira, Ingrid da Silva; Souza, Paulo Roberto Lima de; Souza, Paulo Roberto Lima de; Vieira, Giane Bezerra; Caballero, Denise
    O presente trabalho tem como objetivo discutir e relacionar a Política Nacional de Alfabetização (2019) com outras três políticas de alfabetização instauradas no Brasil entre 2000 e 2018, sendo o Programa De Formação De Professores Alfabetizadores – Profa - (2001), o Pró-letramento: Mobilização Pela Qualidade Da Educação (2005) e o Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa – Pnaic (2013). A metodologia da pesquisa foi baseada em uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e a análise documental foi a técnica para construção e análise dos dados. Para fundamentar nossas discussões temos como base as reflexões teóricas de Ferreiro E Teberosky (1999), Lopes E Vieira (2011) e em Soares (2003), dentre outros autores e documentos oficiais. Os resultados desta pesquisa apontam um rompimento, por meio da PNA (2019), com mais de 20 anos de avanços em estudos e concepções progressistas de alfabetização instituídas por meio de políticas e programas anteriores, bem como, revela um enlace com perspectivas empiristas e tradicionais, demonstrando um profundo retrocesso no campo educacional brasileiro.
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    TCC
    Atendimento a educandos com necessidades educacionais especiais: desafios da coordenação pedagógica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-26) Santos, Janecleide da Nóbrega Freitas dos; Souza, Paulo Roberto Lima de; Souza, Paulo Roberto; Almeida, Felipe de Lima; Mendonça, Ariane Rochelle
    Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões relacionadas ao trabalho da equipe gestora de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Natal/RN, a fim proporcionar atendimento adequado a educandos com necessidades educacionais especiais, abordando especificamente as atribuições da gestão na instituição e sua função articuladora dos processos relacionais junto aos diversos atores que compõem a escola, refletindo questões desafiadoras do cotidiano escolar onde a realidade apresentada difere do atendimento necessário à formação integral dos educandos. O caminho metodológico utilizado insere-se na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento e instrumento de construção de dados observação do cotidiano escolar e aspectos referentes à acessibilidade, como também entrevista semiestruturada com as gestoras. A análise dos dados deu-se através da consulta as politicas públicas para educação especial traçando também um dialogo com literaturas referentes à temática, assim como referenciais teóricos ligados a coordenação escolar. Considerando a complexidade das ações da gestão para atendimento educacional especial e o contexto escolar.
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    TCC
    Educação de jovens e adultos: a oferta de disciplina nos cursos de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-16) Araújo, Mariana Ramos da Silva; Medeiros Neta, Olívia Morais de; https://orcid.org/0000-0002-9295-7285; Aguiar, Alexandre da Silva; Souza, Paulo Roberto Lima de
    A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino na qual os seus sujeitos possuem características e vivências de mundo particulares. Cabe ao educador da EJA considerar os saberes que essas pessoas carregam consigo, possibilitando uma educação voltada para a realidade desses educandos; uma educação que faça sentido. Dessa maneira, este artigo possui como objetivo analisar a oferta das disciplinas relacionadas à Educação de Jovens e Adultos na formação inicial de Professores do curso de Pedagogia da UFRN, buscando entender qual o lugar que as disciplinas relacionadas à educação de pessoas jovens e adultas ofertadas nos cursos de Pedagogia da UFRN ocupam na formação inicial de professores. Esta pesquisa possui caráter exploratório e utilizou da análise temática de conteúdos. Foi realizado levantamento de dados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFRN, levando em consideração apenas as disciplinas ofertadas para os cursos de Pedagogia da UFRN nas modalidades presencial e à distância abarcando os anos de 1960 a 2019. Foram mapeadas oitenta e uma ofertas de disciplinas referentes à educação de pessoas jovens e adultas nesse recorte de tempo, sendo possível identificar doze nomenclaturas diferentes, onde apenas uma é disciplina obrigatória no currículo dos alunos da graduação em Pedagogia. Fazendo uso da análise de conteúdo temática para análise das ementas das disciplinas, alcançamos três categorias as quais nomeamos: Contexto Sociohistórico e Cultural da EJA, Políticas na EJA e Práticas Educativas na EJA. Após análise, observamos que as três categorias dialogam entre si e são fundamentais para que se possa compreender a oferta das disciplinas relacionadas à Educação de Jovens e Adultos na formação inicial de Professores do curso de Pedagogia da UFRN.
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    TCC
    Educação de jovens e adultos: reflexões e desafios na prática docente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-28) Nascimento, Valdiane Lima do; Souza, Paulo Roberto Lima de; Dantas, Josivânia Marisa; Carvalho, Rozicleide Bezerra; Araújo, Liz
    Este relato tem como objetivo enunciar uma narrativa crítico-reflexiva acerca de alguns desafios observados e enfrentados durante a prática educativa na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos - EJA, a qual foi vivenciada no decorrer do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no segundo semestre de 2019 orientada pela disciplina de Estágio Supervisionado de Formação de Professores II, que é voltada para a prática docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A experiência foi realizada na Escola Municipal Djalma Maranhão, localizada na zona oeste de Natal/RN, em uma turma do 5° ano. A prática foi realizada no período de quinze dias e enfatizou uma reflexão acerca da relação entre a teoria estudada durante o curso, evidenciando os processos de ensino-aprendizagem tão vistos no desenvolver da disciplina de estágio curricular. No executar das contribuições em sala de aula com a turma, percebeu-se o quão inúmeros eram os obstáculos a serem superados em uma turma da modalidade EJA. A metodologia empregada na escrita deste relato de experiência tem como base a narrativa em seu viés descritivo e reflexivo das experiências realizadas. Para fomentar algumas discussões, são apresentadas informações coletadas durante duas entrevistas semiestruturadas realizadas com a coordenadora pedagógica da EJA do turno noturno e diálogos consecutivos com a professora da sala em que ocorreu a experiência. Para a construção do embasamento teórico, destaca-se os trabalhos de autores como: Miguel Arroyo, Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro, Julieta Ida Dallepiane e Paulo Freire. Ao término da experiência, constatou-se inúmeras dificuldades de lecionar em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, desafios esses que são percebidos tão intensamente apenas com a vivência em sala de aula, perpassando assim as teorias e pesquisas estudadas durante uma graduação e indo de encontro aos medos e receios da profissão docente, capaz de superar cotidianamente as adversidades que se apresentam na educação do nosso país. Como perspectivas, as ideias contidas neste relato podem contribuir para os profissionais que estão realizando ou irão realizar a prática curricular educativa obrigatória. Como aporte, este trabalho, além de enunciar os desafios observados e vivenciados, também propõe caminhos no que tange a estas adversidades.
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    TCC
    Ensino público e ensino privado: atuação do coordenador pedagógico e as relações de poder
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-27) Silva, Karen Michelle Lima da; Souza, Paulo Roberto Lima de; Souza, Paulo Roberto Lima de; Mendonça, Ariane Rochelle; Carvalho, Rozicleide Bezerra de
    O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com quatro coordenadoras pedagógicas de escolas públicas e privadas, por meio de análise das respostas do questionário semiestruturado, tendo como questionamento de partida: “Como o coordenador pedagógico lida com as relações de poder no seu cotidiano?”. Os objetivos específicos desse trabalho são: identificar a existência de gestão horizontal (democrática) ou vertical (hierárquica); reconhecer a importância das relações interpessoais no âmbito escolar; entender a autonomia do coordenador pedagógico dentro da sua função. A metodologia utilizada para a composição desse trabalho é de abordagem qualitativa. Para isso, esse artigo está dividido da seguinte forma: incialmente foi feito um ressignificação histórica sobre a criação da função do coordenador pedagógico e as suas atribuições segundo a Lei 5.692/71 e a LDBEN 9.394/96, em seguida uma breve discussão sobre as relações de poder existentes no âmbito escolar e como elas influenciam na autonomia do coordenador pedagógico, por fim, a análise dos dados coletados durante a pesquisa. Autores como Lima e Santos (2007), Silva (2010), Niskier (1971), Vasconcelos (2009), dão base para a sustentação teórica desse trabalho. Os resultados parciais da pesquisa apontam que nas instituições de ensino privadas, há presença de um poder hierárquico que exerce influência nas ações realizadas pelo coordenador pedagógico, enquanto nas instituições de ensino públicas, há um exercício de uma gestão democrática, que busca ouvir as opiniões de todos em prol do melhor para a escola.
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    TCC
    O estágio curricular em Pedagogia enquanto campo de pesquisa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020) Almeida, Arthemis Nuamma Nunes de; Souza, Paulo Roberto Lima de; Souza, Paulo Roberto Lima de; Dantas, Josivânia Marisa; Carvalho, Rozicleide Bezerra de
    Nas últimas décadas ganham espaço discussões sobre a formação inicial de professores(as) a partir dos estágios curriculares, principalmente enquanto práxis, evidenciando sua importância na formação de professores(as) pesquisadores(as), reflexivos(as) e promotores(as) de uma educação libertadora, que a partir da pesquisa podem articular a teoria e prática na compreensão da realidade escolar e educacional e contribuir para a construção da identidade docente. Perspectiva presente nas normativas que regulamentam a educação brasileira e presumem a pesquisa como essencial para análise da realidade e planejamento de práticas pedagógicas. Considerando a importância do estágio com pesquisa, o momento atual de ataques à ciência e o meu lugar de graduanda em Pedagogia da UFRN que cumpriu os estágios curriculares, objetivamos analisar em que medida o estágio enquanto campo de pesquisa aparece nos planos de curso dos estágios curriculares de formação de professores(as) em Pedagogia Presencial da UFRN, campus central, ofertados nos anos de 2018 e 2019. Adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando como procedimento a pesquisa documental em seis planos de curso dos três estágios da estrutura curricular de 2011.2. Para a análise dos dados criamos duas categorias para a leitura dos planos e sua organização em fichas de síntese: práxis e identidade docente; e, estágio com pesquisa, que foram discutidas a partir de Isauro Beltrán Núñez e Betania Leite Ramalho (2005); Selma Garrido Pimenta (2012); Selma Garrido Pimenta e Maria Socorro Lucena Lima (2017); e, Evandro Ghedin, Elisângela Silva de Oliveira e Whasgthon Aguiar de Almeida (2015). Os resultados apontam que os planos de curso apresentam elementos que os identificam e caracterizam como estágios com pesquisa – aparecendo mais fortemente nos Estágios II e III – ao se estruturarem a partir de etapas de uma pesquisa científica para conhecer e analisar a realidade das escolas e ao articular a teoria e prática, de modo que podem contribuir para a construção da práxis pedagógica e identidade docente, embora ainda permaneçam algumas lacunas que precisam ser observadas. Isso nos leva a considerar e concordar com os(as) autores(as) que propõem o estágio com pesquisa como eixo articulador por excelência no processo formativo. Ainda apontamos a importância de esta investigação poder ser realizada com estagiários(as), docentes, supervisores(as) de campo e etc., para construir novas perspectivas sobre o fenômeno.
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    TCC
    Estágio supervisionado de formação de professores III: trabalhando a saúde mental na educação de jovens e adultos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-27) Costa, Maria Catiany Nicácio da; Souza, Paulo Roberto Lima De; Souza, Paulo Roberto Lima de; Araújo, Liz; Almeida, Felipe de Lima
    O presente trabalho é compreendido como um relato de experiência , o teve o objetivo de oportunizar aos discentes do curso de pedagogia, futuros professores, de vivenciar a prática docente em ambientes escolares e não escolares, e principalmente proporcionar uma observação crítica sobre a realidade escolar quanto aos estudos teóricos realizados em sala de aula. Em momento de estágio foi desenvolvida atividades que trabalharam a temática saúde mental junto aos alunos da Educação de jovens e adultos, essas tiveram foco na prevenção ao suicídio. Tendo como objetivo disponibilizar aos alunos informações sobre saúde mental, como eles podem ajudar, e também canais nos quais eles podem procurar ajuda especializada. Ao concluir o estágio supervisionado na Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima percebe-se que a prática docente é uma construção diária, que mesmo se planejando bastante de acordo com a turma e seus indivíduos, o professor deve ser flexível aos acontecimentos e inquietações diárias dos alunos.
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    TCC
    Estágio Supervisionado de formação de professores: relato de uma experiência na educação de jovens e adultos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-17) Silva, Alexandre Rocha da; Almeida, Felipe de Lima; Almeida, Felipe de Lima; Souza, Paulo Roberto Lima de; Moraes, Nathalia Potiguara de
    O Estágio Supervisionado constitui-se como uma oportunidade para que os estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia possam vivenciar os conteúdos teóricos adquiridos na academia em situações práticas. Para contextualizar essa afirmação, o presente relatório tem a finalidade de elencar e discutir as atividades exercidas durante o estágio supervisionado realizado numa turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Professor João Tibúrcio, em Natal-RN.
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    A importância do coordenador pedagógico na implantação do novo Ensino Médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-27) Morais, Monique Andrade; Souza, Paulo Roberto Lima de; Souza, Paulo Roberto Lima de; Mendonça, Ariane Rochelle; Caballero, Denise
    Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada junto a um coordenador pedagógico de uma escola estadual do RN no processo de IMPLANTAÇÃO do Novo Ensino Médio. Para isso, se faz necessário transitar pela história da criação da função de coordenador pedagógico e de como a educação brasileira iniciou-se, entendendo o surgimento do Ensino Médio e as dificuldades encontradas nestes últimos anos da educação básica, para assim, poder analisar com um olhar mais atento a mudança proposta pela lei 13.415/2017 que modifica a Lei de Diretrizes e Bases de 1996 com relação ao Ensino Médio. Desta maneira, com a necessidade da modificação das escolas para atender este novo modelo de educação e colocando o coordenador pedagógico como protagonista desse processo, foi aplicado um questionário com caráter qualitativo que visou compartilhar as experiências vivenciadas pela coordenadora pedagógica de uma Escola Pública da Rede Estadual, localizada no município do Natal/RN.
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    TCC
    Práticas educativas em um contexto não formal: atuação dos educadores sociais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-27) Souza, Kennyth Stephane Albano de; Souza, Paulo Roberto Lima de; Souza, Paulo Roberto Lima de
    O presente estudo objetiva analisar como são apropriadas e executadas as práticas educativas desenvolvidas pelos educadores sociais na realização do trabalho com os indivíduos atendidos no Centro Educacional Dom Bosco (CEDB) no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município de Natal/RN. Os trabalhos desenvolvidos pelos educadores sociais no contexto da educação não formal são pouco investigados e conhecidos pela sociedade, no que se refere às questões de participação educacional. A fim de compreender esses e outros pontos referentes ao profissional em questão, foi desenvolvida uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, caráter exploratório, descritivo e analítico segundo um estudo de caso. Baseada em entrevistas semiestruturadas enquanto ferramenta para a coleta de dados com os educadores sociais e a coordenação do projeto SCFV da instituição CEDB. As discussões estabelecidas contaram com a participação de referenciais teóricos e estudos realizados por Gohn (2006; 2011; 2013); Gadotti (1998; 2012), Moura e Zucchetti (2007; 2010); Severo (2015); Machado (2014); Freire (1987; 1996; 2001) entre outros. E ainda, alguns documentos oficiais como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Conselho Brasileiro de Ocupações (CBO). Os resultados apontaram para a necessidade de formação profissional dos educadores, uma vez que, esse aspecto pode implicar diretamente nas finalidades das práticas educativas e na aprendizagem dos sujeitos.
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    TCC
    A presença o homem como professor polivalente na educação infantil: uma revisão da literatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-27) Teixeira, Ederson Marcos; Souza, Paulo Roberto Lima de; Souza, Paulo Roberto Lima de; Almeida, Felipe de Lima; Silva, Ildisnei Medeiros da
    Este artigo busca analisar as produções acadêmicas, presentes no portal de periódicos da CAPES, nos últimos 10 anos, que abordam a temática sobre a presença do homem como professor polivalente na educação infantil. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é o incentivo à reflexão sobre o lugar de homens nesse contexto e a problematização dessa questão, tão presente na realidade da educação infantil brasileira. Para alcançar os objetivos propostos adotou-se como metodologia a abordagem quantitativa e qualitativa, inicialmente foi identificado nos periódicos alguns artigos científicos publicados que abordem a temática estudada, depois foi realizada a análise dos conteúdos, que consistiu em desvendar criticamente, acerca do tema determinado e por fim a sistematização dos conhecimentos encontrados. Os principais autores que deram fundamentação teórica a este trabalho são: Sayão (2002, 2005), Souza (2007), Nunes (1985), Lakatos e Marconi (2010), Jaeger e Jacques (2017), Kramer (2001), Monteiro e Altmann (2014), Falcon (1992), Badinter (1993); Os resultados apontam para uma produção ainda incipiente e carente de novos debates em torno da questão pesquisada.
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    TCC
    Tecnologias comunicacionais móveis contemporâneas: uma revisão de literatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-06) Medeiros, Fernanda Karoline Soares de; Almeida, Felipe de Lima; Almeida, Felipe de Lima; Souza, Paulo Roberto Lima de; Mendonça, Ariane Rochelle
    As tecnologias comunicacionais móveis estão cada vez mais atrativas e disponíveis para o público infantil. Sob esta perspectiva, o presente artigo tem por objetivo realizar um levantamento das publicações científicas brasileiras em base de dados de domínio público sobre o uso das tecnologias comunicacionais móveis na infância. A pesquisa encontra-se fundamentada teoricamente a partir das contribuições de autores relacionados à temática das tecnologias e da infância conectada, como Castells (1999), Buckingham (2007), Belloni (2009) e Bona (2010). Como uma revisão bibliográfica de caráter analítico, nos ancoramos na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). A análise dos dados nos sugere que é necessária, para além da ressignificação da identidade infantil na contemporaneidade, uma maior inserção das tecnologias digitais no contexto educacional, bem como maiores discussões e contribuições que abarquem a influência das tecnologias nos modos de ‘ser criança’ atualmente.
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    TCC
    A tessitura da ação da coordenação pedagógica: questões de gênero
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-10) Nascimento, Paulo Sergio Florencio do; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; Sampaio, Marisa Narciso; Souza, Paulo Roberto Lima de
    O presente trabalho é oriundo de uma pesquisa realizada em uma escola pública da rede federal de ensino, no município de Natal-RN. O trabalho busca debater como a denominação de gênero está sendo construída, outrossim, tecer as relações da ação da coordenação pedagógica com as questões de gênero e com o preconceito de gênero. A pesquisa se realizou a partir de uma metodologia qualitativa com análise e reflexão sobre o Projeto PolíticoPedagógico da escola campo e de questionário estruturado(a). Apoia-se também em autorxs como Foucault (2018), Louro (2014), Guedes (1995), Luiz e Nascente (2013), entre outrxs intérpretes. A partir das análises e as reflexões sobre o documento e do referencial teórico mencionados, concluiu-se que o projeto político-pedagógico construído coletivamente é a identidade da escola e que a partir deste documento podem desenvolver ações educativas para a superação do preconceito de gênero.
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    TCC
    O uso de situações-problema como estratégia de ensino aprendizagem em uma turma da EJA
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-06) Silva, Ana Katarina do Nascimento Soares da; Souza, Paulo Roberto Lima de; Souza, Paulo Roberto Lima de; Almeida, Felipe de Lima; Araújo, Liz
    Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma experiência vivenciada em uma sala de aula de EJA em que se utilizou a situação-problema como meio para auxiliar o trabalho pedagógico. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, pois a partir do que foi verificado em uma turma da rede municipal de ensino de Natal-RN, busca fornecer uma sugestão metodológica a ser utilizada nessa modalidade. Entre os referenciais teóricos utilizados nesta pesquisa destacam-se Haddad & Di Pierro (2000), Gerhardt & Silveira (2009), Freire (2014). Foi possível verificar que a situação-problema é um meio metodológico que dá margem para diferentes aspectos relativos ao trabalho pedagógico com o aluno. Acredita-se que quanto mais trabalhos acadêmicos forem produzidos retratando ideias/formas de trabalho pedagógico comprovadas no dia-a-dia escolar à luz da teoria, mais contribuições estarão proporcionando.
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    TCC
    O uso de tecnologias educacionais nas escolas dos anos iniciais da cidade de Parnamirim-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-17) Pontes, Daniella Monique Costa Ramalho; Almeida, Felipe de Lima; Souza, Paulo Roberto Lima de; Moraes, Nathalia Potiguara de
    O uso da tecnologia em sala de aula tem proporcionado novos caminhos na prática docente, podendo tornar o processo de aprendizagem dos alunos mais prazeroso e desafiante, trazendo ótimos resultados. Baseado no potencial das tecnologias educacionais, este artigo tem como objetivo descrever o panorama atual do uso das TIC em escolas da educação básica dos anos iniciais na cidade de Parnamirim – RN. Para isso, foram utilizados dados oriundos do Censo Escolar, IDEB e Prova Brasil referentes ao ano de 2017 e comparados com anos anteriores. Os resultados obtidos apontam que a cidade de Parnamirim tem avançado a passos lentos no quesito aprendizagem, porém a respeito das tecnologias, embora a maioria das escolas do município estejam comtempladas com internet e equipamentos tecnológicos, o número de docentes que as utilizam é pouco satisfatório. As observações realizadas neste trabalho sugerem a necessidade de um olhar mais atento para a formação dos profissionais da educação, pois para que o professor se sinta preparado para trabalhar com as novas tecnologias é fundamental que exista políticas públicas que ofereçam condições e formação necessárias para que possam adaptar suas práticas a essa nova realidade.
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    TCC
    A utilização dos recursos visuais e audiovisuais como ferramentas que auxiliam no processo de ensino/aprendizagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-29) Silva, Márcia Raquel Duarte da; Mendonça, Ariane Rochelle; Mendonça, Ariane Rochelle; Silva, Ildisnei Medeiros da; Souza, Paulo Roberto Lima de
    O presente artigo teve como objetivo esclarecer e analisar questões acerca do uso dos recursos visuais e audiovisuais na prática do ensino fundamenta nos anos iniciais como suporte pedagógico. Trata-se de um pesquisa qualitativa, utilizando como ferramenta de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas, foi realizada com quatro professores de uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte, além do uso da analise de literaturas embasadas no tema proposto. De modo, que este trabalho encontra-se dividido da seguinte forma: introduzindo sobre a educação junto a tecnologia, dentre ela os recursos visuais e audiovisuais, no ensino fundamental nos iniciais, pincelando o avanço das tecnologias e sua chegada ao cenário educacional, e posteriormente, tratando sobre a formação de professores necessária para o uso dos recursos em sala de aula e os desafios enfrentados para tal utilização na prática, sendo problematizados através das falas dos entrevistados da pesquisa. Foi possível constatar que a apropriação dos recursos visuais e audiovisuais na prática de ensino pelos professores, pode tornar o conteúdo dinâmico, interativo e atrativo, favorecendo uma aprendizagem significativa, considerando o papel que é desempenhado pelo professor através da sua prática de ensino, o contexto no qual docente e aluno estão inserido. Os autores que deram sustentação a esta pesquisa foram Rocha (1998), Polito (1997), Justino (2012), Moran (2013), Perrenoud (2000), Vygotsky (1993), Cunha (2001), Bonzamini e Bastos (2009), Sant’anna (2004).
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