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Navegando por Autor "Souza, Nathany Morais de"

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    TCC
    A caracterização da orientação sobre mamíferos: experiência formativa em aulas de ciências
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Azevedo, Micarla Silva de; Souza, Nathany Morais de; Façanha, Alessandro Augusto de Barros
    Este artigo apresenta um estudo cujo objetivo foi investigar a caracterização da base orientadora sobre o conceito de mamíferos por parte de estudantes do ensino fundamental. Como pressuposto epistemológico, adota o conceito de orientação da ação presente na Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos, em função do qual se estabelece uma experiência didático-formativa nas aulas de ciências. Como resultados, obteve-se a caracterização do conhecimento conceitual desses estudantes em relação ao modelo do objeto e ao modelo da ação para identificar mamíferos e sua problematização em relação ao que se espera de estudantes desse nível de ensino, sendo possível concluir o quão distante ainda se encontra o nível de aprendizado e assimilação desse conceito em relação ao modelo idealizado como referência.
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    Dissertação
    Sequências didáticas para o ensino e aprendizagem do conceito de lugar em Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da multissensorialidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-14) Souza, Nathany Morais de; Salvador, Diego Salomão Candido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-5119-1888; http://lattes.cnpq.br/5656990960651016; https://orcid.org/0000-0002-0213-3670; http://lattes.cnpq.br/0431314387185530; Albano, Gleydson Pinheiro; https://orcid.org/0000-0001-9306-9258; http://lattes.cnpq.br/1795075641767009; Moreira, Marianna Fernandes
    Para a compreensão ampla e experiencial da realidade pelo ser humano é necessário o uso dos sentidos, fato que realça a multissensorialidade como uma alternativa para potencializar o processo de ensino e aprendizagem, especificamente, quanto ao ensino de Geografia. Enquanto matéria escolar, a Geografia trabalha sob a ótica do espaço vivenciado pelos agentes sociais envolvidos na Educação. Assim, nesse trabalho, o objetivo principal é desenvolver sequências didáticas para o ensino e aprendizagem do conceito de lugar em Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da multissensorialidade. A justificativa para a realização da pesquisa é a reduzida produção de trabalhos acerca do objeto em questão e a importância de se propor horizontes que estimulem os canais sensoriais dos estudantes quanto ao entendimento do seu espaço vivido e a definição do conceito de lugar. Para alcançar o objetivo do trabalho, adota-se a metodologia da pesquisa participante, uma vez que viabiliza a efetivação de uma interação prática com o contexto social, com destaque para a abordagem qualitativa e para a utilização de técnicas de pesquisa que possibilitem reflexões e análises. O campo da pesquisa é uma escola pública localizada na cidade de Ipueira (RN), por se tratar do lugar de vivências e de trabalho da pesquisadora. Foi analisado o ensino e aprendizagem de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental e foram testadas as sequências didáticas propostas para o processo educacional desenvolvido acerca do conceito de lugar, com a compreensão que tais sequências colaboram para a aprendizagem em Geografia de modo contextualizado e motivante, tendo-se em vista o espaço vivido e a realização ou não do mundo no lugar. Foi sublinhada a multissensorialidade mirando um processo de ensino e aprendizagem atento aos sentidos. Como resultado da pesquisa foram produzidas sequências didáticas para o ensino do lugar na perspectiva da multissensorialidade, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na aplicação dessas sequências foram identificadas dificuldades para o trabalho com o lugar em Geografia. Ademais, a multissensorialidade foi destacada como uma alternativa para a potencialização do ensino e da aprendizagem desse conceito em Geografia.
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