Navegando por Autor "Sousa, Rute Alves de"
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Dissertação Biodiversidade no ensino de Biologia: repensando ações e sugerindo soluções(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-15) Alves, Isabela Cristina; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; http://lattes.cnpq.br/0998659678460911; Costa, Ivaneide Alves Soares da; https://orcid.org/0000-0002-1606-5015; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; Sousa, Rute Alves de; Petrovich, Ana Carla IorioBiodiversidade ou diversidade biológica está definido na Convenção sobre Diversidade Biológica como variabilidade de organismos vivos de todas as origens, englobando os ambientes terrestre, marinho e aquáticos e os complexos ecológicos que fazem parte. Intrinsicamente a RIO – 92 aconteceu a convenção citada anteriormente, em que tema ganhou popularidade devido às mídias e ao reconhecimento de que precisamos da biodiversidade, mas tendo em vista a ação antrópica que já causou tanto devastamento, também precisamos protegê-la e conservar o que ainda temos. Pensando nisso, propomos uma sequência didática sobre a aprendizagem do conceito de biodiversidade no Ensino Médio utilizando três momentos pedagógicos como proposta didática. A abordagem da nossa pesquisa é quanti-qualitativa, sendo o público-alvo 30 estudantes da 3ª série do ensino médio de uma escola localizada em Natal- RN. Nossa pesquisa foi dividida em três etapas: a 1ª etapa se caracterizou pela obtenção dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre a biodiversidade por meio do envio de um questionário pela plataforma Google forms; a 2ª etapa destinou-se à elaboração da nossa SD, que foi aplicada aos estudantes do 3º ano; a 3ª etapa compreendeu a reelaboração da SD.Vale salientar que, a SD foi elaborada e aplicada em um curto intervalo de tempo devido ao contexto de póspandemia da COVID-19 e finalização do ano letivo. Como resultados, percebemos que os alunos relacionam o conceito de biodiversidade à variedade, diversidade ou riqueza de seres vivos, não apresentando um entendimento de que o conceito de biodiversidade vai além do ponto de vista biológico-ecológico. Quando perguntamos sobre ações que eles julgavam serem benéficas para a biodiversidade, 100% dos estudantes sinalizaram não desmatar, conservar áreas de vegetação nativa e proteger animais ameaçados de extinção. O produto educacional desta pesquisa foi reestruturado a partir da intervenção realizada em sala de aula no intuito de melhora-lo para que outros profissionais o utilizem em suas salas de aula.Dissertação Caracterização do ciclo sono/vigília de professores do ensino médio em natal/rn(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-05-04) Souza, Jane Carla de; Azevedo, Carolina Virgínia Macedo de; ; http://lattes.cnpq.br/2667344626234863; ; http://lattes.cnpq.br/5997878957114840; Rotemberg, Lúcia; ; http://lattes.cnpq.br/0606137746805144; Sousa, Rute Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/1912747149638024No ambiente escolar é de fundamental importância o conhecimento sobre o ciclo sono e vigília (CSV), pois encontramos crianças e adolescentes com sonolência excessiva e dificuldades de aprendizagem, além de professores com alta demanda e horário diferenciado de trabalho, o que pode contribuir para o surgimento de alterações no CSV. O objetivo deste estudo foi caracterizar o CSV de professores do ensino médio de Natal/RN. Participaram da pesquisa 98 professores de escolas públicas e privadas, dos quais, foram descritos os hábitos e conhecimentos sobre o sono, cronotipo, padrão do CSV, níveis de sonolência diurna, qualidade do sono e satisfação profissional, comparando estas variáveis quanto às características de trabalho, estrutura familiar e gênero. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de questionários em duas etapas: 1) saúde e o sono (caracterização geral dos hábitos de sono); questionário de Horne & Ostberg (caracterização do cronotipo); Escala de Sonolência de Epworth e o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburg; 2) O diário de sono durante 14 dias. A partir dos resultados, observamos que os professores levantaram e deitaram mais cedo e apresentaram uma redução do tempo na cama em torno de 42min na semana quando comparada ao fim de semana. Esta redução no tempo na cama na semana foi acompanhada por uma maior duração do cochilo no fim de semana. Além disso, os professores levantaram aos sábados mais cedo que aos domingos, provavelmente devido aos afazeres domésticos e lazer. O conhecimento dos professores sobre o sono foi baixo com relação às diferenças individuais e o efeito de bebidas alcoólicas sobre o sono e alto em relação às consequências da privação do sono. As diferenças encontradas nas comparações quanto às características de trabalho, estrutura familiar e gênero foram pontuais, exceto com relação ao horário de trabalho. Os professores que iniciavam o trabalho pela manhã e finalizavam à noite levantaram mais cedo, dormiram mais tarde e apresentaram menor tempo na cama, em relação aos que trabalhavam apenas em dois turnos. Além disso, entre os professores que iniciavam o trabalho pela manhã e que foram classificados como vespertinos houve uma maior irregularidade no horário de levantar em relação aos matutinos e intermediários. Metade dos professores apresentou sonolência excessiva, que teve correlação positiva com a insatisfação com o trabalho. Em geral, os professores apresentaram médias do IQSP equivalentes à má qualidade de sono, tendo as mulheres piores médias. A partir dos resultados, sugere-se que o CSV dos professores varia de acordo com o horário de trabalho, acarretando em irregularidade no CSV e privação de sono durante a semana, embora o efeito sobre irregularidade varie em função do cronotipo. Estas alterações são acompanhadas de sonolência excessiva diurna e má qualidade de sono. Porém, faz-se necessário ampliar a amostra para esclarecer a influência das variáveis relacionadas ao trabalho, à estrutura familiar e gênero em conjuntoTese Caracterização do ritmo de atividade/repouso do Mocó (Kerodon Rupestris) em fotoperíodo artificial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-06-28) Sousa, Rute Alves de; Menezes, Alexandre Augusto de Lara; ; http://lattes.cnpq.br/1846287904254246; ; http://lattes.cnpq.br/1912747149638024; Costa, Miriam Stela Maris de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/8424747565185682; Araújo, John Fontenele; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792718J4; Louzada, Fernando Mazziolli; ; LOUZADA, F. M.; Oliveira, Moacir Franco de; ; http://lattes.cnpq.br/8843113233262619Kerodon rupestris é um roedor cavídeo endêmico do nordeste do Brasil, que habita locais pedregosos da região do semi-árido. Este trabalho teve como objetivo caracterizar o ritmo de atividade motora e repouso do mocó em ciclo claro/escuro (CE) 12:12 h e em luz constante. Na 1a etapa, sete animais foram submetidos a duas intensidades de luz na fase de claro (CE 12:12 h 250:0 lux; 400:0 lux 40 dias em cada intensidade). Na 2a etapa, mantiveram-se 4 machos em ciclo CE 12:12 h (470:<1 lux) por 47 dias, em claro constante 470 lux (CC470) por 18 dias e sob luz vermelha constante de menos 1 lux (CC<1) por 23 dias. Na 3a etapa, 3 machos foram mantidos em CE 12:12 h (450:<1 lux) e depois em CC com aumento gradual da intensidade a cada 21 dias, de menos de 1 lux com luz vermelha (CC<1) para 10 (CC10), 160 (CC160) e 450 lux (CC450) respectivamente. Na 4a etapa foi analisada a atividade motora de 16 mocós nos dez primeiros dias em CE 12:12 h. A atividade motora foi registrada continuamente por sensores de movimento por infravermelho, acoplados a um computador, com totalizações a cada 5 minutos. A atividade dos mocós apresentou ritmos circadianos e ultradianos e picos de atividade nas transições de fase. A atividade e o repouso ocorreram tanto no claro quanto no escuro, com média de atividade maior no claro para a maioria dos animais. A intensidade de luz afetou o ritmo de atividade/repouso dos animais nas três primeiras etapas, de modo que na 1a etapa, a atividade em 400 lux aumentou em 4 animais e diminuiu em dois. Na 2a etapa, o tau de três mocós em CC470 foi maior do que 24 h, enquanto que em CC<1 foi menor em dois animais e maior em um. Na 3a etapa, o valor do tau diminuiu com o aumento da intensidade de luz no animal 8, variou pouco no animal 7. Durante os primeiros dias na sala de registro os animais não sincronizaram ao ciclo CE 12:12 h e tanto a atividade quanto o repouso ocorreram nas duas fases do ciclo. A análise dos resultados indica que o ritmo de atividade/repouso de Kerodon rupestris pode ser afetado pela intensidade luminosa e que a sincronização ao ciclo CE ocorre devido ao arrastamento da atividade e também como conseqüência de mascaramento, provavelmente devido a atuação de 2 ou mais osciladores com baixa força de acoplamentoDissertação Estado do Conhecimento: produções acadêmicas acerca do acesso de egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino superior (1996-2022)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-17) Florêncio, Roseli Santos da Silva; Sousa, Andreia da Silva Quintanilha; Sousa, Rute Alves de; http://lattes.cnpq.br/1912747149638024; http://lattes.cnpq.br/9086814725183565; Barbalho, Maria Goretti Cabral; Bittencourt, Zoraia AguiarEste trabalho de dissertação tem como objetivo principal analisar o acesso de egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na educação superior, na perspectiva de teses e dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD), no período de 1996 – 2022. Para buscar respostas para a problemática desta pesquisa, a qual consistiu em compreender como tem sido concebido a acesso de egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao Ensino Superior em produções acadêmicas do repositório da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), foi utilizado a metodologia do Estado do Conhecimento, que teve como aporte teórico e instrumental o livro Estado do Conhecimento: teoria e prática, escrito pelas autoras Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt. Os resultados obtidos neste estudo revelaram que a temática acerca do acesso de egressos da EJA ao ensino superior se mostrou pouco estudada no país, haja vista que, além dos poucos trabalhos encontrados e analisados ser, em sua maioria, dissertações de mestrado, eles são, apenas, de instituições de ensino superior originárias das regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul, não aparecendo, assim, instituições originárias das regiões Norte e Nordeste. Também foi constatado que esses trabalhos trouxeram aprofundamentos teóricos em diferentes dimensões sociais e educacionais quando discutido a possibilidade de egressos da EJA acessarem o ensino superior, uma vez que a EJA abrange uma extensa diversidade no que tange o seu público-alvo. Este estudo chegou à conclusão de que, ao ingressarem na educação superior, o público egresso da EJA enfrentará desafios ocasionados pelo ambiente acadêmico, os quais são encontrados desde o processo de acesso até a permanência nesse nível educacional. Posto isto, para superar esses desafios e conseguir atingir a formação acadêmica, é necessário contar com incentivos provenientes de processos individuais, interpessoais e governamentais.TCC Metagenômica de microrganismos aquáticos como ferramenta para a análise da saúde coletiva no semiárido(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12) Pinheiro, Lidiane Gomes; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio; Sodré Neto, Luiz; Petrovich, Ana Carla Iorio; Sousa, Rute Alves deA água é um recurso natural indispensável, porém aspectos referentes à sua qualidade e quantidade são motivos de preocupação, uma vez que pode provocar diversos efeitos sobre a saúde humana. O presente estudo tem como objetivo relacionar a diversidade metagenômica de enterobactérias patogênicas com a ocorrência de doenças diarreicas de veiculação hídrica em região semiárida. O estudo foi desenvolvido por meio de coletas de água e análise metagenômica de amostras provenientes dos reservatórios Boqueirão de Parelhas e Passagem das Traíras, e do levantamento da ocorrência de doenças de veiculação hídrica nos municípios que fizeram uso de suas águas, entre os anos de 2015 e 2016. O reservatório Boqueirão de Parelhas apresentou um total de 32 gêneros e 109 espécies de enterobactérias enquanto o reservatório Passagem das Traíras apresentou 29 gêneros incluindo 97 espécies, dentre os quais encontram-se importantes representantes patogênicos. Foram detectados, em ambas as amostras, genes de virulência e genes que atuam no processo de doença e defesa, muitos dos quais são responsáveis por resistência a antimicrobianos e a compostos tóxicos. Quanto às doenças de veiculação hídrica, observa-se que Caicó foi o único município que apresentou mortes em decorrência de doenças diarreicas no período estudado e também registros do maior número de internações, ultrapassando os 600 casos, seguido de Parelhas, Jardim do Seridó e Carnaúba dos Dantas. Sendo assim, destaca-se a importância do monitoramento de microrganismos patogênicos em águas de reservatórios utilizados para abastecimento público, tendo em vista sua relação com doenças de veiculação hídrica, que podem afetar a população.TCC O Meio Ambiente Na Sala De Aula: experiências e práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-30) Cunha, Valéria Lucilene Moura; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; Aguiar, Alexandre da Silva; Sousa, Rute Alves deEste relato tem como objetivo refletir sobre as experiências vividas em uma proposta de Educação Ambiental durante o Estágio Supervisionado na Formação de Professores I,realizado no CMEI Mailde Ferreira Pinto Galvão localizado na Zona Norte de Natal/RN, no ano de 2016. O estágio foi realizado em uma turma do nível IV da Educação Infantil, onde foram desenvolvidas durante as regências, atividades voltadas para a percepção, conscientização e preservação do Meio Ambiente. Além dessas experiências o foco deste trabalho também é construir um breve histórico acerca da Educação Ambiental no Brasil, e também, como esta ideia torna-se relevante na escola através do tema integrador “Meio Ambiente”. Ainda, buscaremos indicar caminhos de como este tema pode permitir práticas educativas, tanto dentro como fora da sala de aula, entendendo que este permite aos alunos e professores um contato sensível com o real, estimulando por exemplo, a construção das habilidades de observar, pesquisar, descobrir, coletar dados, organizar e sistematizar seus conhecimentos. Outro aspecto apontado neste relato foi o de questionar sobre a relação das crianças com o meio ambiente nos dias atuais, tendo em vista a inserção cada vez mais cedo dessas crianças no mundo das tecnologias, bem como a importância da relação com a natureza para o ensino aprendizagem dos alunos.Dissertação Uma proposta de ensino para o nível fundamental a partir das concepções sobre insetos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-17) Lima, Rodrigo Lucas de; Almeida, Elineí Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/3865714707038562; ; http://lattes.cnpq.br/9412935827138657; Silva, Márcia Gorette Lima da; ; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; Sousa, Rute Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/1912747149638024; Silva, Valdenildo Pedro da; ; http://lattes.cnpq.br/7841947038984958O presente trabalho consiste em uma investigação acerca das concepções de estudantes sobre o que é um inseto. Partiu-se do pressuposto de que os alunos expressam concepções errôneas no momento de identificar os representantes do táxon Insecta e que isso é consequência das experiências do cotidiano e de erros conceituais oriundos da formação escolar incorreta. Os objetivos deste trabalho foram investigar sobre concepções alternativas acerca dos insetos com alunos do ensino fundamental II e propor situações para promoção de uma aprendizagem mais ativa. Os dados para analise foram coletados em três turmas de escolas diferentes: uma escola em Nova Parnamirim, da rede privada, e duas da rede pública municipal de ensino: uma do município de Natal/RN e a outra do município de Parnamirim/RN. Utilizou-se como instrumento um questionário aplicado em duas fases. Na primeira etapa foram feitas três questões abertas e duas fechadas. Na segunda, aplicaram-se mais três questões. Nesta oportunidade foram apresentados aos alunos uma lista com imagens de insetos e animais considerados não insetos. Os resultados dos questionários mostraram que os alunos apresentaram na sua maioria, 62%, sentimentos negativos sobre os insetos, expressos por palavras depreciativas, entre elas: nojentos, feios, asquerosos, perigosos, sendo estes mais da metade dos alunos da amostra. Sentimentos positivos representaram 20%: fazem bem ao homem, Deus criou, são bons, são bonitos, e 18% apresentaram neutralidade nessas categorias. Outro resultado apresentado foi que 82% generalizaram os animais artrópodes como sendo insetos. Como forma de resolver problemas relacionados as concepções uma unidade didática foi aplicada em uma das escolas envolvidas na pesquisa, validando assim um instrumento pedagógico que incluiu atividade lúdica constituída de um jogo de tabuleiro proporcionador de uma vivência de aprendizagem focada em conceitos científicos sobre os insetos fáceis de serem apreendidosDissertação A química dos corantes do jenipapo e urucum: uma sequência didática aplicada a cultura indígena(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-11) Gomes, Ana Lídia de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-5193-8934; http://lattes.cnpq.br/9109298434418130; http://lattes.cnpq.br/5962169905073338; Sousa, Rute Alves de; http://lattes.cnpq.br/1912747149638024; Silva, Tatiana Aparecida Rosa daA inserção da cultura indígena no ensino de química tem ganhado destaque desde a promulgação da Lei Federal 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da cultura e história africana, afro-brasileira e indígena nas disciplinas do currículo escolar. Nesse contexto, surge a oportunidade de explorar uma variedade de conteúdos químicos em consonância com as tradições culturais dos povos indígenas. Este estudo propõe contextualizar a produção e uso dos corantes naturais dos frutos Urucum e Jenipapo, tradicionalmente utilizados na cultura indígena, em conteúdos de química orgânica. Especificamente, buscou-se abordar aspectos como polaridade das moléculas, biomoléculas (lipídios), hidrocarbonetos, nomenclatura, tipos de cadeias orgânicas e funções oxigenadas. O objetivo é resgatar e valorizar a cultura indígena por meio dos costumes relacionados à preparação dos pigmentos naturais, integrando-os às aulas de química. Além disso, foi elaborada uma sequência didática para professores, visando contribuir com o ensino na perspectiva etnocultural. Dessa forma, buscou-se promover uma abordagem mais inclusiva e contextualizada, que reconheça e valorize a diversidade cultural presente em nosso país. O Urucum e o Jenipapo são frutos amplamente utilizados na pintura corporal indígena, representando importantes patrimônios culturais imateriais para esses povos. Os pigmentos naturais derivados desses frutos desempenham múltiplos papéis nas tradições indígenas, sendo empregados para identificação, manifestação cultural, resistência, proteção solar e como repelente. Esses elementos são uma fonte valiosa de sabedoria popular, cujo reconhecimento é essencial para desconstruir preconceitos epistêmicos. O presente estudo adota uma abordagem qualitativa, caracterizando-se metodologicamente como pesquisa de campo com viés etnográfico e observação participante, embasada no paradigma da complexidade. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e aplicação de uma sequência didática para alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola localizada na região metropolitana de Fortaleza, no nordeste brasileiro. A análise dos dados foi conduzida conforme a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin, considerando também as participações orais e práticas dos alunos durante as atividades da sequência didática. Durante o estudo, foi possível constatar a preservação da tradição cultural no uso dos pigmentos provenientes do Jenipapo e do Urucum em cerimônias típicas dos Pitaguarys. O produto educacional desenvolvido compreende uma variedade de atividades, incluindo aulas expositivas, jogos, mídias e dinâmicas, abordando também a química do processo de extração dos pigmentos indígenas. Ao aplicar o produto, observou-se uma tentativa de resgate e valorização da cultura pelos próprios alunos da comunidade indígena, revisitando tradições, significados culturais e crenças. Além disso, foi evidente durante a sequência didática os desdobramentos do processo de transculturação, refletindo uma visão primitiva e eurocentrista da própria cultura. As atividades sequenciadas contribuíram para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos no ensino de química contextualizada, representando um recurso potencial para professores de química e podendo ser adaptado para diferentes disciplinas em escolas indígenas e não-indígenas, com foco na abordagem étnico-racial. Mais do que uma simples aplicação da Lei Federal 11.645/08, este estudo representou uma oportunidade de reparar o apagamento étnico presente em livros didáticos, destacando o modo de vida e a contribuição dos povos originários para a formação da sociedade brasileira.Dissertação Storytelling como estratégia de mediação e alfabetização científica no Museu Câmara Cascudo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-22) Medeiros, Lutemberg Lima de; Cabral, Carla Giovana; http://lattes.cnpq.br/9681270352056303; http://lattes.cnpq.br/4868160595711539; Palharini, Luciana Aparecida; http://lattes.cnpq.br/4547482388427152; Silva, Márcia Gorette Lima da; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; Sousa, Rute Alves de; http://lattes.cnpq.br/1912747149638024A alfabetização científica é um processo que transcende espaços institucionalizados, ocorrendo ao longo da vida das pessoas e é compreendido como um direito de todos e todas os/as cidadãos/cidadãs. No campo da educação em ciências, pesquisadores/as e educadores/as têm concebido o conceito de alfabetização científica a partir de vieses distintos, os quais devem ser observados para que seja compreendido em diversas situações e ocasiões, ou seja, de forma contextualizada. Apontamos ainda que afloram diferentes formas de avaliar essa alfabetização dos/as estudantes, sendo necessário estabelecer indicadores dessas habilidades adequados a cada realidade sociocultural. Nesse contexto, consideramos que os espaços não formais podem contribuir na promoção da alfabetização científica da população e de estudantes da educação básica, o que implicaria em pensar em ações educativas propicias a esses espaços e, consequentemente, na criação de um novo olho olhar sobre tempos, exposições, formas de interagir, materiais, linguagem, de modo a fomentar a aproximação entre as culturas estudantil e científica. Com essa finalidade, nesta dissertação, propomo-nos a investigar como a construção de narrativas criativas, as storytellings, envolvendo os objetos em exposição do Museu Câmara Cascudo pode aproximar os estudantes das séries finais do Ensino Fundamental de uma cultura científica compreendida no seio das relações Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para tanto, na sequência didática desenvolvida como produto educacional utiliza-se uma abordagem temática sobre fósseis, na perspectiva de compreender a evolução da vida na Terra, organizada nos três Momentos Pedagógicos. Entretanto, a pandemia de Covid-19 que se estabeleceu também no Brasil acarretou a suspensão das aulas em escolas e outras instituições educacionais e o fechamento temporário do Museu Câmara Cascudo, sem falar nas mudanças bruscas e drásticas na vida das pessoas. Esse fato extraordinário nos obrigou a modificar a estrutura do produto educacional, que é apresentado em duas versões: a original e a versão adaptada ao ensino remoto. Os resultados indicam que fatores que emergem das desigualdades sociais têm afetado e excluído estudantes das atividades escolares, com reflexos negativos nas taxas de participação nas aulas e atividades. Condições formativas, sociais e emocionais desfavoráveis de professores/as também foram diagnosticadas. Na aplicação do material educativo adaptado ao ensino remoto, possíveis dificuldades de aprendizagem associadas aos conceitos de evolução e tempo geológico foram verificadas.Tese Sustentabilidade ambiental como conteúdo escolar na perspectiva de professores de biologia em formação inicial(2016-09-30) Petrovich, Ana Carla Iorio; Araújo, Magnolia Fernandes Florêncio de; ; ; Amorim, Aline de Souza; ; Almeida, Lúcia Maria de; ; Ximenes, Maria de Fátima Freire de Melo; ; Sousa, Rute Alves de;A temática do desenvolvimento sustentável necessita de uma abordagem adequada em processos de formação de professores para o ensino de ciências e biologia. As Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem essa formação precisam estar cientes e sensibilizadas sobre a importância da inserção curricular de teorias e práticas relacionadas com o desenvolvimento sustentável. Este estudo pretende contribuir com a caracterização do tema sustentabilidade enquanto necessidade formativa para a atuação docente de professores de biologia em formação inicial nos cursos de licenciatura em ciências biológicas presencial e a distância na UFRN, tomando por base as percepções de estudantes que estão em fase de conclusão do curso. A pesquisa desenvolveu-se em uma abordagem qualitativa e quantitativa. Adotaram-se, como procedimentos metodológicos, o uso de um questionário com questões abertas e fechadas e de um questionário estruturado, no modelo VOSTS (Views on Science-Technology-Society para investigar as opiniões dos licenciandos em Ciências Biológicas a distância e presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre a educação para o desenvolvimento sustentável. As questões abertas foram analisadas através da técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, que toma por base a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a maioria dos participantes não se sente segura em abordar a temática como também não consegue desenvolver os conteúdos ministrados em ciências ou especificamente em biologia em associação com temas que se relacionem a princípios de sustentabilidade. O perfil dos estudantes demonstrou que estes possuem características diferenciadas, uma vez que, a maioria é da faixa etária mais elevada e de baixa renda, tendo concluído o ensino fundamental e médio em escolas públicas e estando no exercício da atividade profissional. Também permitiu constatar, com relação ao índice atitudinal global, que a temática da educação para o desenvolvimento sustentável, embora se encontre presente na formação desses professores, ainda precisa de maior incentivo e de uma efetiva inserção curricular, durante a formação inicial, no curso avaliado. Esses dados podem servir de subsídio para a perspectiva de adequação das estratégias de ensino na modalidade a distância no que se refere a maior inserção da temática da educação para desenvolvimento sustentável, contribuindo, futuramente, com dados relevantes que podem subsidiar a Agenda 30 nas regiões de oferta dos cursos.