Navegando por Autor "Sousa, Clercio Silva Rodrigues de"
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TCC Ao vivo do PS5: o papel da exclusividade no marketing dos games(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-28) Sousa, Clercio Silva Rodrigues de; Gomes, Marcelo Bolshaw; https://orcid.org/0000-0002-8227-3672; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; https://orcid.org/0000-0001-9544-4744; http://lattes.cnpq.br/8901855221232985; Kneipp, Valquíria Aparecida Passos; http://lattes.cnpq.br/6752069973644466; Tavares, Dickson de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2844507590220073Com cada vez mais recursos tecnológicos e novas formas de jogar disponíveis, as fabricantes de videogame estão sempre em busca dos melhores meios para anunciar e vender seus produtos. Um dos elementos mais explorados por essas empresas é a exclusividade, que gera valor a partir de jogos que só estão disponíveis em dispositivos específicos. Para investigar como os títulos exclusivos podem ser usados estrategicamente em ações de comunicação e marketing, este estudo de caso foi construído em três etapas: 1) descrição das práticas (BOURDIEU, 2008; CERTEAU, 1998; WILLIAMS, 2012) de consumo dos jogadores; 2) revisão de conceitos do marketing (KOTLER, KELLER, 2018; TAKAHASHI, 2006; LORENZI, 2021) no contexto dos games; e 3) análise de três iniciativas da campanha publicitária “Ao vivo do PS5”. O artigo considera que focar no catálogo de jogos exclusivos do PlayStation 5 agregou valor simbólico ao console e que a campanha colaborou para o aumento do volume de unidades vendidas no primeiro trimestre de 2023.Dissertação Jornalismo de e-sports transmídia: as estratégias de transmidiação na cobertura do Free Fire World Series 2019(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-25) Sousa, Clercio Silva Rodrigues de; Gomes, Marcelo Bolshaw; https://orcid.org/0000-0002-8227-3672; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; https://orcid.org/0000-0001-9544-4744; http://lattes.cnpq.br/8901855221232985; Mussa, Ivan; Costa, Sebastião Guilherme Albano da; Kneipp, Valquiria Aparecida PassosOs esportes eletrônicos, também conhecidos como e-sports, usam a estrutura competitiva dos videogames para promover torneios profissionais e distribuir premiações milionárias. Considerando que vários veículos jornalísticos brasileiros produzem conteúdo sobre essas competições e usam as redes sociais para manter a comunidade dos e-sports informada, esta dissertação analisa a cobertura do evento Free Fire World Series 2019 pelo veículo Mais Esports. Partindo do modelo analítico proposto por Gambarato e Tárcia (2018), e levando conceitos como jornalismo transmídia (ARAÚJO, 2014; MOLONEY, 2011; RENÓ, FLORES, 2018) para o contexto do jornalismo especializado em esportes eletrônicos, a pesquisa investigou as estratégias de transmidiação (FECHINE et al, 2013) utilizadas nas publicações realizadas de 01/11/2019 a 30/11/2019; no site, Twitter, Instagram e Youtube do veículo. O estudo concluiu que o conteúdo postado durante a cobertura utilizou estratégias de propagação e expansão para estimular o interesse dos seguidores pelo campeonato mundial de Free Fire, aproveitando o potencial das narrativas transmídia para levar os principais acontecimentos da competição aos torcedores.