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    Tese
    Acesso e permanência na educação superior: representações sociais de estudantes ingressantes no CCSA/UFRN que mudaram de curso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Silva, Telma Elita da; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; ; Lira, André Augusto Diniz; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Machado, Laêda Bezerra; ; Almeida Neto, Luiz Mello de; ; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; Silva, Rosalia de Fátima e;
    A educação superior foi abordada sobre o tema acesso e permanência em uma instituição pública. O objetivo principal deste estudo foi analisar a constituição das representações sociais de estudantes ingressantes no CCSA/UFRN, que mudaram de curso, sobre o acesso e permanência na educação superior em uma instituição pública. Um estudo desenvolvido a partir da observação da microevasão como um fenômeno social no contexto do CCSA/UFRN, no período de 2013 a 2018, após a adesão da instituição ao REUNI. Com a pesquisa foi possível identificar o espalhamento do fenômeno por toda a instituição. Trata-se de um estudo do tipo exploratório-descritivo, com uma abordagem qualitativa. Os dados empíricos foram recolhidos pelo preenchimento de um questionário on-line por 39 participantes e por 07 entrevistas. Analisados à luz da Teoria das Representações Sociais e de narrativas autobiográficas. Como resultados foram encontrados alguns destaques no perfil dos narradores em relação ao perfil geral. O acesso e a permanência, como objeto de representações sociais, foram compreendidos a partir dos indícios representacionais sobre os eixos ingresso, desistência e reescolha e das narrativas autobiográficas. Gerando a tese: a microevasão se estabelece por processos avaliativos (juízo) da educação superior, do curso evadido e do novo curso matriculado e por processos de reflexão autobiográfica. Esses retrospectivos e prospectivos da (re)descoberta de si e de uma nova profissão almejada. Contribuindo, portanto, para um olhar positivo da microevasão, considerando o cenário investigado, e de uma preocupação para a gestão universitária no que se refere às práticas pedagógicas, ao processo de orientação acadêmica e à gestão das vagas ociosas.
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    Dissertação
    Orientação acadêmica: entre o prescrito e o praticado em uma Instituição Federal de ensino superior
    (2017-12-01) Silva, Telma Elita da; Abreu, Cynara Carvalho de; https://orcid.org/0000-0001-9903-6481; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; http://lattes.cnpq.br/0636406356791491; Guimarães, Patricia Borba Vilar; https://orcid.org/0000-0001-9130-3901; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237; Maux, Ana Andrea Barbosa; http://lattes.cnpq.br/1396156130526048
    Considerando a importância do processo de orientação acadêmica para a melhoria dos resultados alcançados pelos cursos de graduação presenciais na UFRN, buscou-se analisar como se dão as práticas de orientação acadêmica no CCSA/UFRN em relação ao prescrito para esse processo na UFRN. Para tanto, entrevistamos sete coordenadores de curso e nove orientadores acadêmicos, representando assim, todos os cursos de graduação presenciais do CCSA. O tratamento das informações foi realizado por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011) e pelo Software IRaMuTeQ. A análise de conteúdo revelou as categorias: Docência Universitária / Orientação Acadêmica / Gestão Acadêmica. E o IRaMuTeQ identificou três classes: Agentes da Orientação Acadêmica / Funcionamento da Orientação Acadêmica / O Papel do Docente Universitário. Tais categorias e classes revelaram a relação entre o que está prescrito e o que é praticado na orientação acadêmica nos Cursos de Graduação Presenciais do CCSA/UFRN. O que permitiu concluir que: a orientação acadêmica é um processo histórico instituído desde 1975 pela Resolução 110/75-CONSEPE, de 19 de setembro de 1975, contrariando, assim, o pressuposto institucional de sua inexistência, revelada pelo documento “Indicadores Acadêmicos da Expansão na UFRN – Análise e Encaminhamentos”; a existência de um movimento identitário entre o que é o fazer do docente universitário prescrito na norma e as exigências para atuar no ensino superior no cenário atual; bem como, a existência de elementos de planejamento que podem ser somados às sugestões dos participantes para a construção de ações de intervenção para melhorias dos cursos, o que configura esse trabalho como uma dissertação diagnóstica.
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