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Dissertação Aptidão física relacionada à saúde de escolares Norte- Rio-Grandenses(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-11-06) Silva, João Batista da; Knackfuss, Maria Irany; ; http://lattes.cnpq.br/8414353396087915; ; http://lattes.cnpq.br/1513626607552818; Andrade, Sandra Cristina de; ; http://lattes.cnpq.br/8102201624977157; Dantas, Paulo Moreira Silva; ; http://lattes.cnpq.br/0392766010188739O sedentarismo é cada vez mais acentuado entre os adolescentes em todo o mundo. Objetivou-se neste estudo analisar o estado nutricional e a aptidão física de escolares norte-rio-grandenses. Participaram 2065 sujeitos, selecionados aleatoriamente (Masc = 1066, Fem = 999) (Natal n=1158; Mossoró n= 312; Lajes n= 231), divididos em três grupos etários pelos estágios maturacionais: 10 a 12 anos, 13 a 14 anos e _ 15 anos. Foi avaliada a composição corporal (IMC, dobras cutâneas tríceps e subescapular); o hábito alimentar (questionário de prevalência do consumo por grupo alimentar); o índice de atividade física (questionário Baeck) e o nível de aptidão física (testes do salto em distância, flexibilidade, resistência abdominal e cardiovascular). Utilizando-se a estatística descritiva, testes de médias pela análise dos intervalos de confiança, o teste de Kruskall-Wallis, teste t, o Qui2 e o coeficiente de contingência. Encontraram-se diferenças significativas com p < 0001 na distribuição do índice de massa corporal (n = 1701); Região Leste Potiguar (RLP) com excesso de peso e obesidade de 16,8 % e 15,2 %, a Região Oeste 16,3% e 9,6 % e a Região Central 10,4 % e 3,9 %, com as escolas privadas contribuindo significativamente na prevalência dessas variáveis nas RLP e ROP com p < 0,003 e p < 0,001 respectivamente. O hábito alimentar demonstrou que 98,3% dos sujeitos consomem alimentos do grupo das massas 98,3%; cereais 97,7%; laticínios 94,7%; frutas 92,3%; gorduras 88,3% e as hortaliças 61,6%, não havendo diferenças significativas no consumo alimentar entre o tipo de escolas e gênero (n = 300). No índice de atividade física habitual há diferenças entre esses respectivos extratos: 2,65±0,78 e 2,81±0,80 (p < 0,014) e 2,89±0,82 e 2,57±0,78 (p < 0,001), com as práticas de atividades esportivas, programas de exercícios físicos e lazer ativo mais significativo em escolas privadas 2,85 ± 1,06 e 3,37±1,26 (p < 0,001) em prol do sexo masculino com 3,47±1,24 e 2,75±1,03 (p <0,001). Resistência abdominal ( =19) e força de membros inferiores ( =128,5 cm) foram classificadas como muito fraco , a flexibilidade ( =26,9 cm) razoável e resistência geral ( =1439 m) como bom . Conclui-se que o hábito alimentar e o baixo índice de atividade física habitual influenciam negativamente os índices da aptidão física relacionada à saúde dos escolares, com menor incidência em instituições privadas em função das práticas esportivas. Este estudo apresenta relação de interface multidisciplinar, tendo o seu conteúdo uma aplicação nos campos da Medicina, Nutrição e Educação FísicaDissertação O Caprípede Castanho do compositor Danilo Guanais: uma perspectiva interpretativa para música armorial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-26) Silva, João Batista da; Oliveira, André Luiz Muniz; Souza, Zilmar Rodrigues de; 63721384415; http://lattes.cnpq.br/7399572379443219; http://lattes.cnpq.br/3225501994217880; Gonzaga, Maria Clara de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2744540217648868; Galvão, Dacio Tavares FreitasEsta pesquisa tem por objetivo compreender elementos composicionais e estilísticos da obra O caprípede castanho (2021), do compositor Danilo Guanais (1965), cujas características sugerem o ambiente da Música Armorial. O compositor também utiliza elementos característicos da música do século XX tais como a Politonalidade, o Serialismo, Minimalismo, Polirritmia e Assimetria. Estão presentes na obra aspectos de manifestações da cultura popular nordestina, tais como os Caboclinhos e a Incelença de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, além do Maracatu de Baque Virado, de Pernambuco. A partir da revisão de literatura, entrevistas, observação participante nos ensaios e recitais, com grupo de 13 instrumentistas de sopros e percussão, este trabalho dispõe da descrição e análise da prática interpretativa.Artigo Clustering of risk factors for cardiometabolic diseases in low-income, female adolescents(Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, 2016-06) Melo, Elza Maria Fernandes Seabra de; Azevedo, George Dantas de; Silva, João Batista da; Lemos, Telma Maria Araujo Moura; Maranhão, Técia M. O.; Freitas, Ana Karla Monteiro Santana de Oliveira; Spyrides, Maria H.; Costa, Eduardo CaldasObjective: To assess the prevalence and clustering patterns of cardiometabolic risk factors among low-income, female adolescents. Materials and methods: Cross-sectional study involving 196 students of public schools (11-19 years old). The following risk factors were considered in the analysis: excess weight, central obesity, dyslipidemia, high blood pressure, and high fasting glucose. The ratio between observed and expected prevalence and its confidence interval were used to identify clustering of risk factors that exceeded expected prevalence in the population. Results: The most prevalent risk factors were dyslipidemia (70.9%), and central obesity (39.8%), followed by excess weight (29.6%), and high blood pressure (12.8%). A total of 42.9% of adolescents had two or more risk factors, and 24% had three or more. Excess weight, central obesity, and dyslipidemia were common risk factors in the clustering patterns that showed higher-than-expected prevalence. Conclusions: Clustering of risk factors (≥ two factors) among the adolescents showed considerable prevalence, and there was a non-casual coexistence of excess weight, central obesity, and dyslipidemia (mainly low HDL-cholesterol).Dissertação Desenvolvimento de compósito reforçado com tecido artesanal e reaproveitamento de colete balístico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-31) Lima, Pedro Thiago de; Ferreira, Evans Paiva da Costa; Fonseca, Viviane Muniz; https://orcid.org/0000-0002-2153-0858; http://lattes.cnpq.br/1977121411791179; http://lattes.cnpq.br/6994798590609919; https://orcid.org/0009-0006-7765-8187; http://lattes.cnpq.br/5397720882838611; Medeiros, José Ivan de; https://orcid.org/0000-0002-8888-4765; http://lattes.cnpq.br/0875521131771417; Silva, João Batista da; Amorim Júnior, Wanderley Ferreira deO presente trabalho avaliou a resposta em ensaios balísticos de compósitos de poliéster reforçado com Tecido Não Tecido-TNT unidirecional obtido através do desmantelamento de coletes balísticos, tecido com estrutura de tela comercial e tecidos artesanais com estrutura de sarja, todos os reforços em para aramida. Os ensaios balísticos foram conduzidos com base na Norma NIJ 0108.01 utilizando munição calibre .38 ponta oca. As placas balísticas foram moldadas pelo método de moldagem por compressão em molde de aço gabaritado fechado, com diferentes sequências de laminação. Para tanto, foram avaliadas a influência da composição no desempenho à resistência balística das placas produzidas, através da análise do nível de dano por microscopia ótica dos compósitos produzidos e do perfil de deformação dos projéteis pós impacto. Observou que o fator de cobertura dos tecidos utilizados foi um parâmetro relevante na interpretação dos resultados. Outro fator de grande importância está relacionado ao perfil de entrada do projétil, onde o dano se propaga na direção da estrutura do tecido que reforça o compósito. Os resultados indicam que o tecido com estrutura de tela não é interessante para utilizar como um elemento de reforço para compósitos balísticos. A estrutura reforçada em tela não atuou de forma satisfatória na absorção e dissipação de energia do impacto do projétil, promovendo na amostra perfuração com alto nível de dano, com deformação no diâmetro do projétil muito inferior ao da plastilina. O compósito reforçado com tecido com em estrutura de sarja artesanal específica, demonstrou efetividade na absorção do impacto do projétil, mesmo com baixo teor de reforço (27,3%), sendo este comportamento atribuído ao maior fator de cobertura do tecido. Para os compósitos reforçados com TNT unidirecional os resultados demonstraram a viabilidade do uso deste material para confecção de compósitos para proteção balística. Por fim, a hibridização dos reforços, ou seja, a combinação de reforços com estrutura de sarja e TNT unidirecional foram efetivos apresentando uma excelente performance balística, sem perfuração, encapsulando e fragmentando o projétil no interior da placa.TCC Educação científica contínua: o caso do Centro de Educação Científica da Escola Alfredo J. Monteverde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-15) Gurgel, Clidiene da Silva; Ramalho, Betânia Leite; Melo, João Ricardo F.; Silva, João Batista daÉ necessário que o docente esteja em constante processo de formação, buscando sempre melhorar sua prática, pois com uma formação continuada ele poderá melhorar seu conhecimento profissional, levando em consideração a sua trajetória pessoal, uma vez que, a trajetória profissional do educador só terá sentido se relacionada a sua vida pessoal, individual e na interação com o coletivo. Sendo assim, o estudo tem como objetivo geral conhecer o projeto formativo da Escola Científica, com vista a identificar quais assuntos e/ou temas são abordados em relação ao conhecimento profissional dos professores da Escola Alfredo J. Monteverde, com professores de escolas públicas, considerando a importância da formação continuada como componente fundamental para um bom desempenho profissional em sala de aula. Para se obter informações dos objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa observacional de caráter qualitativa do processo formativo de treze educadores do Centro de Educação Científica – CEC, e aproximadamente dez educadores das escolas públicas parceiras. As observações ocorreram na Escola Alfredo J. Monteverde, onde durante esse período foi possível constatar que há reuniões de equipe semanalmente a fim de saber através das socializações dos professores, como foram suas práticas durante a semana, trazidas em sínteses reflexivas que podem ou não ser fundamentas em algum referencial teórico. Além dessas reuniões de equipe, a escola também abre as portas para os profissionais da educação da rede pública que tenham vínculo com Centro de Educação Científica, os quais são chamados de professores parceiros. Além das observações, também foram realizados estudos de documentos e entrevistas não estruturadas de caráter informal. Como resultado deste artigo cientifico, constatou-se que todos os professores consideraram que para se obter um bom desempenho no exercício da docência, deve-se refletir sobre sua trajetória e experiências pessoais adquiridas, considerando ainda a construção dos conhecimentos coletivos, reconhecendo a importância dos conteúdos trabalhados em sala de aula e da didática para se obter uma boa formação da sua prática docente.TCC O ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC realizado na cidade de Campo Grande-RN: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-14) Silva, João Batista da; Oliveira, André Luiz Muniz de; Carvalho, Valéria Lázaro de; Gonzaga, Maria Clara de AlmeidaO presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada no Ensino Coletivo de Instrumentos de Sopro e Percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC em Campo Grande-RN. Propondo divulgar o uso e aplicação do Método “Da Capo” do professor Joel Luiz da Silva Barbosa (1964) que está em sintonia com as propostas das pedagogias musicais atuais. O método “Da Capo” adapta-se para o aprendizado teórico e prático com músicas folclóricas brasileiras aproximando de uma realidade melódica brasileira. Durante a sua aplicação possibilita, além da composição da Banda de música, à criação de conjuntos com formações menores como duos, trios e quartetos no próprio corpo musical trabalhado. Desta forma, fortalece uma autoestima tão benéfica à formação dos alunos e fazendo um diálogo ativo entre a Banda de Música e às manifestações musicais presentes nas comunidades. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse trabalho foi a inserção do método “Da Capo” de forma prática, onde se adaptou o seu conteúdo para sensibilizar os alunos nos aspectos de: afinação, equalização, equilíbrio, memorização e interpretação. É preciso também atentar a importância do método “Da Capo” no processo de musicalização: tanto para o seu papel de agente transformador e socializador do indivíduo, quanto na contribuição para a formação do seu caráter e desenvolvimento de sua consciência crítica. Na conclusão, constatou-se que o ensino coletivo de instrumentos de sopro e percussão é uma ferramenta adequada para o ensinamento musical nas bandas de música, por ser uma alternativa eficiente e viável para a realização da educação musical no Brasil.Dissertação Formação continuada de instrutores da polícia militar do Rio Grande do Norte segundo o aporte da aprendizagem baseada em problemas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-05) Souza, Mákio Patricio Cassemiro de; Gomes, Apuena Vieira; Ramalho, Betânia Leite; http://lattes.cnpq.br/1326690619078211; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; http://lattes.cnpq.br/0484607736221822; Maia, Dennys Leite; Silva, João Batista daEsta pesquisa busca colaborar com o ensino da policial militar por meio do desenvolvimento de um curso de formação continuada para Instrutores da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), com base na Matriz Curricular Nacional, segundo o aporte da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) utilizando o Design Instrucional Contextualizado (DIC). Para tanto, a título de amostragem, mapeou-se o perfil social, demográfico e profissional dos instrutores dos Cursos de Formação e Aperfeiçoamento da PMRN, que após identificadas e categorizadas as necessidades formativas sobre a ABP, tornaram-se parâmetros da modelagem do curso proposto. Este trabalho acadêmico, utilizou como metodologia de pesquisa o Design Instrucional Contextualizado (DIC) associado ao estudo exploratório, descritivo e aplicado à construção do Curso de Formação de Instrutores Policiais Militares, seguindo o modelo ADDIE. Na fase do desenvolvimento, foi realizado um ensaio em sala de aula de um dos componentes curriculares do curso proposto com um grupo de instrutores e este demonstrou-se efetivo no fortalecimento do trabalho colaborativo para análise, discussão e resolução de situações-problemas, com forte engajamento dos policiais militares para alcançar o objeto de aprendizagem proposto. A discussão da realidade no ensino de policiais militares pode gerar atitudes de enfrentamento às injustiças sociais por parte destes agentes de segurança pública, pelo desenvolvimento de modelos cognitivos capazes de fazê-los refletir nas consequências para antes, durante e após de suas ações. O produto deste trabalho é um plano de Curso de Formação de Instrutores Policiais Militares, que pode ser validado em sua totalidade no contexto da PMRN, podendo ser aplicado em outras realidades. O Policial Militar mais crítico, responsável pelo seu desenvolvimento profissional e pessoal, pode e deve atuar decisivamente na mudança da realidade a que pertence, também contribuir para o desenvolvimento da sua instituição, como protagonista da sua missão constitucional de preservar a ordem pública e proteger a vida das pessoas e seus patrimônios. O fortalecimento desses desígnios passa pela valorização e boa formação dos instrutores que irão formar esses policiais militares.Dissertação Gestão por processos no setor público: uma proposta de otimização nas contratações de bens e serviços da Polícia Militar do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-31) Costa Neto, José Francisco da; Sano, Hironobu; ; ; http://lattes.cnpq.br/5279302572499040; Silva, João Batista da; ; Medeiros, Marcos Fernando Machado de;A gestão pública contemporânea se depara com o desafio da escassez de recursos, sendo dela exigida a capacidade de entregar serviços públicos de qualidade com orçamentos públicos mais enxutos. Dentro deste cenário, o setor público tem buscado, no setor privado, diversos métodos e técnicas notadamente eficientes. A gestão por processos, do termo em inglês Business Process Management (BPM), possui uma visão integrada de todas as atividades da organização, permitindo a formulação de estratégias que contribuam para a promoção da qualidade, com a redução de custos e maior satisfação dos clientes internos e externos. O objetivo deste trabalho foi propor um modelo otimizado do processo das contratações de bens e serviços da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte através do BPM. Para tanto, o caminho metodológico adotado foi o da Design Science Research, partindo da escolha do problema de campo a ser resolvido (diagnóstico da situação problema), em seguida realizou-se revisão sistemática da literatura que culminou na síntese da pesquisa (referencial teórico e normativo), para o passos seguintes, as proposições de design (projeto) e teste para desenvolvimento, utilizou-se a metodologia do Design Thinking para alcançar o objetivo principal deste projeto de intervenção. Após a experimentação, observou-se a diminuição do intervalo médio de tempo para execução dos processos. O presente projeto de intervenção tem como produto para a instituição uma minuta de portaria contendo a modelagem do processo em BPMN resultante da discussão dos atores envolvidos durante a utilização da Design Thinking. Espera-se com a adoção do modelo proposto que, em curto prazo, com a mudança de processos repetitivos para normatizados, haja diminuição dos problemas resultantes da falta de processo padrão que impacta os processos finalísticos da corporação e que, em médio e longo prazo, tais processos se tornem maduros, sendo devidamente mensurados e geridos. Em paralelo, almeja-se que a metodologia percorrida neste projeto seja utilizada pela PMRN na análise e modelagem dos demais processos críticos. Oportunamente, pontuam-se duas oportunidades de estudos futuros decorrentes de problemas constatados e não abordados no escopo deste trabalho: a análise do planejamento de compras e a capacitação de pessoal.TCC O lugar da pesquisa cientifica na formação do professor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-07-03) Oliveira, Rondinelly Eudes de; Ramalho, Betânia Leite; Pessoa, Karine Symonir de Brito; Silva, João Batista da; Ramalho, Betânia LeiteO presente trabalho de conclusão de curso (Pedagogia) tem como objetivo situar o contexto em que se insere a pesquisa educacional no Brasil, no tocante à formação do futuro professor. Trata-se, portanto, de uma reflexão crítica destinada a situar, segundo autores de referência, o lugar da pesquisa cientifica na formação inicial de professores nos cursos de licenciatura. Considera-se que a prática da pesquisa não tem se generalizado como atividade regular nos cursos de licenciaturas nas universidades brasileiras, tampouco nas atividades dos docentes na sala de aula. Ao longo desse estudo, evidenciamos os conceitos básicos da pesquisa educacional, do professor-pesquisador crítico e reflexivo e do currículo. Apoiados em RAMALHO, NÚÑEZ e GAUTHIER, (2003), discutimos a influência que o modelo hegemônico (predominante) da formação inicial de professores exerce na relação pesquisa-formação docente, comparando-o ao modelo formativo emergente (proposto), defendido à luz da profissionalização do trabalho docente. A partir de então destaca-se um conjunto de argumentos teóricos propostos por Laurence Stenhouse, Menga Ludke, Marli André, David Hopkins, Isabel Alarcão, Bernardete Gatti, Isauro Beltrán Núñez e Betania Ramalho, entre outros, a respeito da pesquisa como um recurso estratégico para a formação e a construção da identidade do docente como um profissional.Dissertação Pirâmide de infrações penais: desenvolvimento sequencial do crime(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-04-29) Ribeiro, Rafael Soares; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; Matamoros, Efrain Pantaleon; ; ; ; Brandão, Gláucio Bezerra; ; Silva, João Batista da; ; Carvalho, Zulmara Virginia de;O Brasil mata mais que a guerra da Síria e, com mais de 60 mil homicídios no ano de 2018, lidera o ranking dos crimes violentos letais intencionais apesar dos investimentos crescentes em segurança pública, desde a criação da Secretaria Nacional de Segurança Pública, em 1997. O país também é líder em outros tipos de crimes, de todas as gradações: tanto os crimes menores quanto os hediondos. Buscou–se, no presente trabalho, analisar a existência de correlação entre crimes hediondos, contra vida e de maior potencial ofensivo com infrações, que são os mais comuns e rotineiros, além daqueles de menor potencial ofensivo, como a perturbação do sossego alheio, com o uso de mineração de dados e Business Intellegence (BI). Foi encontrada a proporção de 1:15:45:415 indicando que, a cada 415 infrações de desordem, ocorre um crime contra vida, dado que reforça a teoria das Janelas Quebradas de Wilson e Kelling (1982), a qual mostra a existência de um desenvolvimento sequencial do crime, uma interligação entre a desordem e o crime mais grave, de modo que cada comunidade tem seu desenvolvimento próprio de ocorrências policiais, sendo necessária, portanto, a análise individual do processo local da sequência de desenvolvimento do crime.Tese Prevalência da síndrome metabólica e seus componentes nos estágios pubertários de escolares do sexo feminino norte-rio-grandenses(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-13) Silva, João Batista da; Maranhão, Técia Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7869140767244263; ; http://lattes.cnpq.br/1513626607552818; Bernardo Filho, Mário; ; http://lattes.cnpq.br/9941440001544010; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; Rego, Amália Cinthia Meneses do; ; http://lattes.cnpq.br/3240686272929972; Carvalho, Maria Goretti Freire de; ; http://lattes.cnpq.br/8934375314306198O diagnóstico do estado nutricional é de grande relevância na prática clínica e na avaliação de populações devido à associação da gordura corporal com alterações metabólicas. O objetivo deste estudo é analisar a prevalência da síndrome metabólica (SM) e seus componentes nos estágios pubertários de escolares norte-rio-grandenses de acordo com os critérios da International Diabetes Federation. Estudo transversal com 449 escolares do sexo feminino na faixa etária dos 8 aos 19 anos, estratificadas nos estágios pubertários sistematizado por Marshal e Tanner (1969), sendo 27,6% pré-púbere, 44,3% púbere e 28,1% pós-púbere, com idade média de 9,4±1,27, 12,4±2,23 e 15,1±1,88 respectivamente. As prevalências foram analisadas por meio da distribuição de frequências com seus respectivos intervalos de confiança de 95%, o teste do Qui-quadrado e a razão de chance foram utilizados para analisar as associações entre as variáveis. A prevalência geral de SM foi 3,3% (IC: 2% - 5%), sem ocorrências no estágio pré-púbere, observando-se que ela surge a partir do estágio púbere com prevalência de 2,5% (IC 95% 0,1% - 5%), sendo 1% (IC 95% 0,4% - 2,3%) dos casos com sobrepeso e 1,5% (IC 95% -0,1% - 3,2%) de obesos, enquanto no estágio pós-púbere a prevalência é de 7,9% (IC 95% 3,2% - 12,6%), sendo 0,8% (IC 95% -0,8% - 2,3%) dos casos com peso normal, 4% (IC 95% 0,6% - 7,4%) com sobrepeso e 3,1% (IC 0,1% - 6,2%) são obesos. Observa-se associação (p<0,02) dos estágios pubertários com a SM (x2=5,2), com uma RC de 3,3 (IC: 1,2 - 5) mostrando adolescentes pós-púberes mais propensas a SM em relação as púberes, já nas obesas a RC é de 2,1 (IC: 2-2,2) comparadas as sobrepeso. O IMC (x2 = 29,4; p<0,001) e faixas etárias (x2 = 13,1; p<0,001) mostram associação linear significantes com a SM. Das adolescentes com SM aquelas com idade menor de dez anos apresentam maiores %G. Os componentes mais prevalentes em todos os estágios foram a alteração da circunferência da cintura (27,2% [IC 23% - 31%]) e o colesterol HDL baixo (39,6% [IC 35% - 44%]), que junto com a hipertensão apresentaram diferenças significantes no estágio pós-púbere em relação aos demais estágios. Os resultados mostram que a SM surge a partir do estágio púbere proporcional ao excesso de gordura corporal a partir da infância, fato que demanda estratégias de prevenção por meio de uma abordagem educacional, minimizando a grande demanda no Sistema Único de Saúde.Artigo Prevalência da síndrome metabólica nos estágios pubertários de escolares do sexo feminino(Universidad Nacional de Colombia, 2016-06-03) Silva, João Batista da; Melo, Elza Maria Fernandes Seabra de; Micussi, Maria Thereza Albuquerque Barbosa Cabral; Azevedo, George Dantas de; Lemos, Telma Maria Araujo Moura; Spyrides, Maria H.; Arrais, Ricardo Fernando; Maranhão, Técia M.Objetivo Analisar a prevalência da síndrome metabólica (SM) nos estágios pubertários de escolares do sexo feminino. Métodos Estudo transversal com 449 escolares, entre oito e 18 anos, estratificadas nos estágios pubertário, índice de massa corporal (IMC) e percentual de gordura (%G). A SM foi classificada pela International Diabetes Federation. A análise feita pela distribuição de frequências, intervalos de confiança (95 %), Qui-quadrado e razão de chance para associações. Resultados A prevalência de SM foi 3,3 % (IC:2 %-5 %), sendo 2,5 % (IC:0,1 %-5%) no púbere e 7,9 % (IC:3,2 %-12,6 %) no pós-púberes, com associação significante destes com a SM (X2=5,2 [p<0,02]). A razão de chance aponta meninas pós-púberes (3,3 [IC:1,2-5]) e obesas (2,1 [CI:2-2,2]) mais propensas à SM, indicando associação linear significante do IMC com o desfecho (X2=29,4 [p<0,001]). Púberes menos de 10 anos com SM apresentaram maiores %G. Os componentes prevalentes foram: circunferência da cintura alterada (27,2 % [IC23 %-31 %]) e colesterol HDL baixo (39,6 % [IC35 %-44 %]) e prevalência da hipertensão sistêmica nas pós-púberes. Conclusões A SM inicia-se no estágio púbere, com prevalência no pós-púbere, sendo o excesso de gordura o desencadeador nas menores de 10 anos. Estratégias de prevenção são necessárias à população de crianças e adolescentes.Tese Profissionalização policial-militar: a tomada de decisão como conhecimento e saber profissional na PMRN(2017-06-02) Silva, João Batista da; ; ; Ferreira, Adir Luiz; ; Cordeiro, Antonio Manuel Rochette; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Alcoforado, Joaquim Luís de Medeiros; ; Domingos Sobrinho, Moisés; ; Luiz, Ronilson de Souza;A tese versa sobre a Atividade de Tomada de Decisão (ATD) como um saber profissional que compõe os conhecimentos formativos do policial militar. Do ponto de vista teórico e prático, estudou que lugar ocupa a ATD para resolução de ocorrências que demandam o uso da força e/ou armas de fogo na atividade profissional de Cabos e Sargentos da PMRN. Procurou caracterizar os fatores que influenciam no processo da atividade em questão, discutindo, ainda, a Tomada de Decisão no contexto da formação inicial e continuada. Além de refletir e interpretar os dados empíricos, a Tese, também, propõe um referencial procedimental para potencializar o processo de Tomada de Decisão em ocorrências policiais críticas. De natureza exploratória e descritiva, a pesquisa foi desenvolvida em março de 2016, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (CFAPM), em Natal, inquirindo 23 Cabos e 34 Sargentos, em processo de formação continuada, onde, por meio de um questionário misto, buscou desvelar a partir de um caso hipotético, que simulou uma ocorrência crítica, com uma vítima sob ameaça iminente de morte, que medidas imediatas da ATD seriam tomadas por esses policiais. Os resultados da pesquisa apontam para duas formações diferenciadas por se tratarem de categorias de níveis diferentes, contudo, há de se considerar as responsabilidades equivalentes no desempenho do policiamento ostensivo, cotidiano, mobilizando conhecimentos e saberes similares. Os Sargentos com uma média de 30 anos de serviço tiveram uma formação dentro do paradigma militarista, enquanto a dos Cabos foi embasada nas Bases Curriculares para os Profissionais de Segurança do Cidadão, institucionalizadas pelo Ministério da Justiça (MJ), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) a partir de 2000. Em que pese não haver um protocolo nacional e/ou estadual para nortear à ATD dos policiais militares em ocorrências críticas, os resultados apontam para uma padronização das ações imediatas adotadas pelos informantes da pesquisa, a partir da doutrina de gerenciamento de crises, sistematizada por meio de curso da Rede EaD da SENASP/MJ. Evidenciou-se ainda maior autonomia profissional em conhecimentos e saberes nesse campo de estudos, por parte dos Cabos, que apresentam, também, maior nível de escolarização. No contexto institucional, apesar das políticas implementadas no país no âmbito da segurança pública, sobressai-se a visão de que a formação é muito mais protocolar do que voltada para atender às necessidades formativas da prática profissional.TCC Reflexão com base no Estágio Curricular Supervisionado:proposta curricular para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-15) Almeida, Rafaela Winklan de; Ramalho, Betânia Leite; Melo, João Ricardo F; Silva, João Batista daOpresente trabalho problematiza a metodologia infantilizada utilizada nas práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos, e tem como objetivo de estudo descrever o surgimento da EJA como modalidade de ensino na legislação brasileira; pesquisar e analisar criticamente como é organizado o currículo da EJA; procurar refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida em salas de aula da EJA e revelar o perfil do professor do aluno da EJA. O interesse nesta pesquisa originou-se na proximidade com jovens e adultos estudantes dessa modalidade de ensino e no interesse em saber se suas necessidades de aprendizagem eram satisfeitas em seu processo de escolarização. Esta pesquisa encontra relevância no conhecimento e na reflexão da proposta oferecida à EJA. Essa pesquisa utiliza de uma abordagem qualitativa, e fundamenta-se em autores como Barreto (2006), Freire (1996); Gadotti (2013), Miguel Arroyo (2007), Ribeiro (2001); Brasil (1996), o Parecer (nº.11/2000) estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE) e Câmara de Educação Básica (CEB).Com esta pesquisa pode-se observar a heterogeneidade de idade desses indivíduos no qual, a maioria dos alunos que frequentam essa modalidade são pessoas de baixa renda, que buscam, através do ensino, melhorar suas condições de vida. Por se tratar de uma modalidade diferenciada, necessita-se de um atendimento mais característico, onde o educador deve, em sua prática, proporcionar o conhecimento de forma que envolva o aluno em todas as dimensões do saber e os proporcione uma inserção na sociedade com mais autonomia e segurança de suas ações.TCC Uma análise da avaliação escolar e o seu papel no desempenho dos alunos do ensino fundamental dos anos iniciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-15) Melo, Larissy Diniz de; Ramalho, Betânia Leite; Melo, João Ricardo F.; Silva, João Batista daEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi elaborado levando em consideração um importante viés da ambiência escolar: o viés das práticas avaliativas. Objetivando refletir sobre o papel que a avaliação assume, em uma escola pertencente à rede privada de ensino, em Natal/RN. Os dados apresentados foram coletados a partir da investigação e análise de dados dos boletins escolares dessa de tal instituição. A análise revelou que pelo fato da referida escola deixar de desempenhar atividades avaliativas de cunho classificatório, e passar a utilizar diversos instrumentos de avaliação, é possibilitado ao educando um significante progresso no desenvolvimento da sua aprendizagem, uma vez que o professor passa a referenciar suas ações de acordo com as especificidades dos seus alunos. Portanto, é perceptível que esse modo de avaliar lança um desafio às instituições de ensino, e, por conseguinte, a prática docente, pois, demanda um olhar diferente ao processo de avaliação, uma vez que requer que se repense as práticas pedagógicas diante da necessidade de mudança dessas atividades, em prol de ultrapassar tal desafio.Dissertação Uniforme policial militar: estudo da adequabilidade, funcionalidade e ergonometria nas Polícias de Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Santa Catarina(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-02) Bispo, Lucas Gomes Miranda; Medeiros, José Ivan de; ; ; http://lattes.cnpq.br/0304899752698572; Aquino, Marcos Silva de; ; Silva, João Batista da;O vestuário voltado aos profissionais para execução de suas atividades laborais é denominado de fardamento ou uniforme. No caso do vestuário militar, essa indumentária é a representação e símbolo oficial dos soldados (as) das Forças Armadas, expressando os valores, tradição, hierarquia e disciplina em cada uma das instituições, como na Polícia Militar. E deve atender aos militares cumprindo os seguintes objetivos: proteção de fatores externos, funcionalidade para tarefas e identificação, além de proporcionar conforto. Devido a sua importância verificase diversas investigações científicas relacionadas a essa temática, principalmente nas instituições das Forças Armadas. Entretanto, há poucos estudos sobre a funcionalidade e conforto de fardamentos utilizados pela Polícia Militar. Esse fato fomenta a um cenário de escassez de conhecimento sobre as características de atributos estruturais e ergonômicos desses fardamentos, e a sua relação nas diferentes circunstâncias vivenciadas pelos PMs (clima, social e desempenho laboral). Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo caracterizar as propriedades estruturais, colorimétricas e mecânicas dos fardamentos da Polícia Militar dos estados brasileiros Minas Gerais (MG), Rio Grande do Norte (RN) e Santa Catarina (SC), investigando o quão adequados estão para conjuntura das atividades laborais da PM, e analisar a percepção dos policiais militares do estado do RN. Para isso, foram realizados diversos ensaios nos exemplares de cada estado para caracterizar as propriedades estruturais, colorimétricas e mecânicas; e os agentes da PMRN foram entrevistados por meio de um questionário auto administrado com intuito de investigar a percepção sobre conforto, proteção e satisfação. Como resultados, foi possível verificar similaridade estrutural entre os fardamentos da PMMG e PMSC, e algumas diferenças significativas quanto ao da PMRN; no comportamento dos tecidos nas propriedades mecânicas, o da PMRN obteve maior resistência e alongamento; o desempenho satisfatório na solidez à lavagem e à fricção seco e insatisfatório para solidez à fricção úmido para os três fardamentos; e que houve perda de cor após a lavagem. Na perspectiva dos agentes da PMRN, relataram se sentirem insatisfeitos e desprotegidos com o fardamento atual, tendo percepção negativa na maioria dos aspectos de conforto, proteção e satisfação. Tais resultados demonstraram que essas indumentárias estão mais próximas de tecidos convencionais, não podendo ser consideradas têxteis técnicos e também não atendendo as demandas da PM. Sobre o fardamento específico da PMRN, foi possível indicar que este ainda não é adequado e não possui funcionalidades, e que há necessidades de maiores estudos e melhorias para atender esses aspectos e quesitos ergonométricos.Dissertação A violência policial militar e o contexto da formação profissional: um estudo sobre a relação entre violência e educação no espaço da Polícia Militar no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-09-02) Silva, João Batista da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4; ; http://lattes.cnpq.br/8617007915492517; Silva, Vanderlan Francisco da; ; http://lattes.cnpq.br/0640011315166109; Tomazi, Nelson Dacio; ; http://lattes.cnpq.br/1863224526631021Esta Dissertação tem como tema a formação policial militar, dentro do contexto da inserção da nova Matriz Curricular Nacional (MCN) institucionalizada para a Formação em Segurança Pública pelo Ministério da Justiça (MJ), através da Secretaria Nacional de Segurança (SENASP), a partir de 2003. Esse documento normalizador deve ser utilizado como parâmetro para a organização das diferentes instâncias formativas da área de segurança em nível nacional. Sua institucionalização coloca-se como medida que compõe um conjunto de políticas voltadas à formação dos profissionais em Segurança Pública que vem sendo desenvolvidas no Brasil desde então. Em particular, verificou-se in locu, através da metodologia de observação participante, em um curso de formação de soldados (CFSD) da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PMRN), nos meses de outubro e novembro de 2007, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PMRN, bem como através de entrevistas com Policiais Militares (PMs) responsáveis pelo processo formativo, como se operacionalizou a inserção da MCN, tendo como pano de fundo a análise da violência policial militar no Estado do Rio Grande do Norte (RN). Os resultados do trabalho mostram que, em geral, a MCN está sendo inserida nos CFSD a partir de 2004, sendo essa operacionalização sentida gradativamente em face de algumas resistências levadas a efeito através de uma subcultura (militarista) que se reinventa no seio da instituição policial, resistindo às novas demandas sociais. Por outro lado, percebeu-se também, que dois mitos circunscrevem-se no imaginário policial brasileiro: o militarismo exacerbado e do bacharelado em direito, os quais contribuem, significativamente, para o entrave na construção de uma Polícia Militar muito mais identificada com performance profissional voltada para a Segurança Pública, do que para a Segurança Nacional. Ampliando a compreensão da violência, em especial, a policial militar, o trabalho faz uso de referências teóricas que buscam abarcar a diversidade e a especificidade que norteiam o processo formativo dos operadores da segurança pública, especialmente, buscando compreender como são construídos os referentes teóricos dos formadores e formandos, numa relação dialética e como esse background pode influenciar nas posturas conceituais, atitudinais e procedimentais no exercício da função policial militar, que dentro do novo contexto de Estado democrático de direito, vivido atualmente, conflituam-se com os fantamas dos tempos de exceção, levados a cabo no período ditatorial (1964-1985), não tão distantes no imaginário social e, nem tampouco policial militar, instituição extremamente estigmatizada desde então