Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Jammerson Yuri da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Além do olhar: Dorina Nowill e a educação para cegos no Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Silva, Jammerson Yuri da; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; http://lattes.cnpq.br/7806581973664499; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; https://orcid.org/0000-0001-8998-2343; http://lattes.cnpq.br/2481333551162411; Menezes, Joedna Reis de; Souto Maior Júnior, Paulo Roberto; https://orcid.org/0000-0002-6574-8277; http://lattes.cnpq.br/8913702639406017; Batista, Ricardo dos Santos
    Esta pesquisa insere-se no campo da História da Educação, articulando os domínios da História dos Intelectuais e das Sensibilidades, a fim de analisar a trajetória de Dorina de Gouvêa Nowill. Temos como objetivo identificar os aspectos que a credenciaram como uma intelectual pela inclusão, através do estudo e análise de suas vivências, ações e escrita. Compreendemos Nowill como uma intelectual criadora e mediadora cultural, de acordo com as concepções de JeanFrançois Sirinelli (1998; 2003). Para tanto, tomamos como base seus itinerários, aspectos geracionais e redes de sociabilidade. Em uma perspectiva sensível de compreensão da história, dialogamos com Sandra Pesavento (2019) e com o conceito de “Anormal” de Foucault (2001), entendendo Dorina Nowill a partir das categorias monstro, masturbadora e incorrigível. Discutimos também aspectos ligados a Fundação Dorina Nowill para Cegos (FDNC), instituição criada pela intelectual, a partir do exposto por Justino Magalhães (2004); e por fim, abordamos o tripé exposto por Michel de Certeau (1992) em “A escrita da História”, composto pelo lugar de fala, prática e escrita. O corpo documental desta pesquisa é composto por fotografias, cartas, bilhetes, atas, relatórios, estatutos e os livros escritos pela própria Nowill. Tais fontes são operacionalizadas a partir do método historiográfico da heurística e da hermenêutica e da análise do discurso, sob a ótica de Foucault (1996). O trabalho aqui desenvolvido nos levou a conhecer uma intelectual multifacetada que legitimou-se ao longo dos anos através de sua atuação, tornando-se símbolo de inclusão no Brasil e no mundo.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Alfabetização e letramento racial: literatura na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Silva, Vanessa dos Santos Lima da; Vieira, Arthur Cassio de Oliveira; 0000-0002-2903-8534; https://lattes.cnpq.br/2020683430673778; https://orcid.org/0009-0005-6111-5762; https://lattes.cnpq.br/0781665098305093; Morais, Isabela Cristina Santos de; https://orcid.org/0000-0002-2903-8534; https://lattes.cnpq.br/3174988973584084; Silva, Jammerson Yuri da; https://orcid.org/0009-0000-2341-751X; https://lattes.cnpq.br/7806581973664499
    Esse artigo científico tem como temática a alfabetização e o letramento racial por meio da literatura na Educação Infantil, fazendo uma pesquisa qualitativa com o objetivo de evidenciar a importância das discussões étnico raciais no processo de alfabetização e letramento racial por meio dos livros nos anos iniciais. Tem como problemática a seguinte indagação: Como a alfabetização, o letramento racial e a literatura contribuem para o processo de identificação racial? O estudo justifica-se pela relevância do tema, em explanar essa temática tão importante nos dias atuais, entendendo que tal pauta precisa ser debatida com maior ênfase no contexto educacional com foco nos anos iniciais
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Desafios no ensino da unidade temática “números”: percepções de professoras de São João do Sabugi/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Cândido, Camila Brito de Lima; Lautenschlager, Etienne; https://orcid.org/0009-0005-0623-1867; https://lattes.cnpq.br/5581440575733975; Vieira, Arthur Cassio de Oliveira; Silva, Jammerson Yuri da
    Este estudo tem como objetivo identificar e analisar a percepção de professores que atuam no 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal e Estadual de Ensino de São João do Sabugi, RN, acerca das dificuldades no ensino do objeto de conhecimento relacionado à unidade temática de “Números”, conforme diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida mediante a aplicação de questionários a docentes responsáveis pelas turmas de alfabetização, com o intuito de identificar e compreender as principais dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem. Como questão norteadora, propôs-se a seguinte indagação: quais são as principais dificuldades enfrentadas por professores no ensino dos diferentes significados da adição e subtração nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? A partir de uma revisão da literatura, identificaram-se possíveis causas para essas dificuldades, dentre as quais se destaca a formação inicial do pedagogo em Matemática, frequentemente considerada insuficiente para atender às exigências da prática docente, especialmente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que as dificuldades podem estar relacionadas à falta de compreensão e ao aprendizado superficial dos conceitos matemáticos e evidenciam a necessidade de investimentos públicos em programas de formação continuada que contemplem não apenas metodologias de ensino de Matemática, mas também a compreensão dos processos de aprendizagem e das dificuldades apresentadas pelos alunos no contexto escolar.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O direito à alimentação escolar durante a pandemia de covid-19 no Brasil : discussões sobre a (in)eficácia de normativas e políticas públicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-19) Silva, Agda Priscila da; Carvalho, Lidianne Araújo Aleixo de; ttp://lattes.cnpq.br/9704202924577206; Silvino, Ângelo José Menezes; Silva, Jammerson Yuri da
    O Direito Humano à Alimentação Adequada significa vida. Trata-se de um dos direitos fundamentais reconhecidos em cortes internacionais e confirmado em variados dispositivos e princípios da Constituição Federal do Brasil. Assim, o Estado brasileiro tem a obrigação de proteger e promover o DHAA, previsto também em diversas leis e políticas públicas vigentes no país. O Programa Nacional de Alimentação Escolar, por exemplo é uma ferramenta essencial na concretização do direito à alimentação adequada para estudantes da rede pública de ensino e enfrentou um desafio com o advento da pandemia de Covid-19 e a suspensão das aulas presencias. Como garantir a alimentação dos alunos? Neste trabalho, procura-se responder aos seguintes questionamentos: Qual o histórico do direito à alimentação adequada no Brasil e quais as dificuldades enfrentadas para esse direito no contexto da pandemia de Covid-19? Dessa forma, apresentar-se-á a evolução do direito à alimentação enquanto direito fundamental, conceito e base legal. Em seguida, focar-se-á na cronologia do direito à alimentação escolar no Brasil e o papel do PNAE. Por fim, será abordado como se deu a política pública de alimentação escolar durante a pandemia. Conclui-se que, mesmo com os avanços, ainda existe uma enorme diferença entre o que a lei propõe e o que a política pública entrega aos sujeitos de direito. Nesta monografia será utilizado o método dedutivo.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Encontro Nacional de Neurociência Cognitiva e Educação Matemática: contribuições para a divulgação científica e avanços educacionais na região do Seridó
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 0027-06-25) Pereira, Bruna Batista; Lautenschlager, Etienne; https://orcid.org/0009-0002-6020-7719; https://lattes.cnpq.br/4352283519057897; Vieira Filho, Luis Gonzaga; Silva, Jammerson Yuri da
    O Grupo de Estudos em Neurociência Cognitiva e Educação Matemática, em colaboração com outros grupos de pesquisa de instituições de ensino superior, organizou, em 2024, o II Encontro Nacional de Neurociência Cognitiva e Educação Matemática (ENNCEM), no município de Caicó, RN. O evento teve como objetivo central discutir os avanços, as descobertas e as contribuições da neurociência para o processo de aprendizagem matemática. A segunda edição do evento contou com a participação de mais de 200 pessoas, de diversas regiões do Brasil, e ofereceu workshops, palestras e mesas-redondas. O público-alvo incluiu licenciandos dos cursos de Pedagogia e Matemática, além de professores dos Anos Iniciais e de Matemática. A realização do evento surgiu da necessidade de fomentar o desenvolvimento da pesquisa na interseção entre neurociência cognitiva e educação matemática. Este trabalho busca revisitar a memória da edição anterior do evento, além de discutir sua relevância no contexto atual. A construção do estudo foi realizada por meio de registros fotográficos, anotações e aplicação de um questionário aos participantes. Esperamos inspirar iniciativas similares, incentivando outros grupos de pesquisa a promover ações que contribuam para a divulgação da produção científica, além de valorizar tanto a ciência quanto a docência.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Estudantes com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e a inclusão formativa: uma revisão literária
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Santos, Joseane Maria dos; Morais, Isabela Cristina Santos de; https://orcid.org/0000-0002-7481-4520; http://lattes.cnpq.br/3174988973584084; https://orcid.org/0000-0002-2570-7622; http://lattes.cnpq.br/5947381005753779; Vieira, Arthur Cássio de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-2903-8534; http://lattes.cnpq.br/2020683430673778; Silva, Jammerson Yuri da; https://orcid.org/0009-0000-2341-751X; http://lattes.cnpq.br/7806581973664499
    O estudo tem como objetivo desenvolver uma pesquisa de revisão literária com intuito de investigar as dificuldades da inclusão das crianças com TEA, a partir de publicações de trabalhos acadêmicos. Busca também, identificar o TEA e os desafios que os educandos enfrentam na inclusão dessas crianças. Com isso, o trabalho foi desenvolvido para que se possa entender como funciona a inclusão das crianças com TEA e como a legislação ajuda os pais a buscarem o direito legal para a educação dos seus filhos. Mediante isso, a pesquisa teve embasamento nos documentos: BRASIL (2015), BRASIL (2014), DSM-5 APA (2014) e pensadores como: FONSECA (2003), PIMENTA (1996), TARDIF (2002), dentre outros. Com isso, pode-se entender que os resultados desse estudo nos levam a refletir acerca dos reais significados da palavra inclusão e da necessidade urgente de que as políticas públicas assumam a responsabilidade que lhe compete, como instrumento principal em favor dos alunos que necessitam de um olhar diferenciado e atento
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Histórias de vida e de formação docente: um estudo (auto) biográfico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-31) Silva, Jammerson Yuri da; Dantas, Soraneide Soares; AZEVEDO, CRISLANE BARBOSA DE; OLIVEIRA, MARIA DA PAZ SIQUEIRA DE
    Este memorial formativo visa apresentar e refletir aspectos observados na construção educacional do autor, fazendo uma relação teórica e metodológica com seu processo de formação no curso de licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, permeando as modalidades do ensino que lhe envolveu e as práticas educativas. Apresentando aspectos críticos e reflexivos da educação no que concerne à relação professor aluno e afetividade, processo de alfabetização, o brincar na aprendizagem e suas contribuições, ambiente educacional e seu contexto social na prática educativa, processos de ensino e aprendizagem nas múltiplas disciplinas do currículo de formação do ensino regular tais como língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e educação física, características formadoras e por fim reflexos de sua construção docente na condição ator/autor na perspectiva de uma breve análise reflexiva da práxis da educação e sua dicotomia com a teoria, partindo das experimentações ao longo da formação docente e dos estágios supervisionados obrigatórios proporcionados nesse caminhar, trazendo a discussão da importância da concepção do memorial formativo como ferramenta de significância no desempenho da produção acadêmica principalmente como licenciando em pedagogia em formação e em suas atividades cotidianas de intervenção como socializador, mediador e democratizador do conhecimento em seus vários contextos sociais, objetivando constantemente seu aluno e realidade.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Mancala e ensino da matemática: o semear de uma prática pedagógica antirracista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Fernandes, Talita Nascimento; Vieira, Arthur Cassio de Oliveira; 0000-0002-2903-8534; http://lattes.cnpq.br/2020683430673778; http://lattes.cnpq.br/5237916563059430; Silva, Jammerson Yuri da; 0009-0000-2341-751X; http://lattes.cnpq.br/7806581973664499; , Grymuza, Alissá Mariane Garcia; 0000-0002-6737-8847
    Diante das novas Diretrizes Curriculares Nacionais a respeito das relações étnico-raciais, o ensino de Matemática deve promover a valorização da diversidade cultural, rompendo com a concepção tradicional de ensino, que preconiza a hegemonia branca e colonizadora. Todavia, sabe-se que a cultura e os saberes africanos são silenciados nos currículos escolares, ocasionando uma ausência de práticas pedagógicas que trabalhem as relações étnico-raciais na educação básica. Dessa forma, faz-se necessário pensarmos caminhos importantes para a efetivação de um ensino pautado na perspectiva antirracista. Assim, surge este trabalho, de abordagem qualitativa e finalidade exploratória, cujo objetivo consiste em compreender o jogo Mancala enquanto recurso didático para o ensino da Matemática, numa perspectiva antirracista. Amparando-se nos conceitos da Afroetnomatemática, de Costa Junior (2004), e da Pedagogia Antirracista, de Pinheiro (2023), a pesquisa se constitui por um estudo bibliográfico e pela análise de uma prática pedagógica de ensino da Matemática sob o olhar das relações étnico-raciais, sendo utilizada como técnica de pesquisa uma entrevista semiestruturada. Esperamos, através desta, provocar relevantes reflexões sobre a necessidade de um currículo afrocentrado, além de sensibilizar os leitores para o potencial pedagógico do jogo Mancala, compreendendo suas diferentes potencialidades culturais e matemáticas e como o seu uso pode contribuir para a implementação da Lei nº 10.639/03 e para a consolidação de valores educativos, como o respeito à diversidade étnico-racial, o cooperativismo e o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos povos africanos.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Um relato de estágio no Ensino Fundamental I: entre leitura, ensino e práticas.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Oliveira, Jéssica da Silva; Lima, Thamiris Jordana da Silva Lima; Lautenschlager, Etienne; Vieira, Arthur Cássio de Oliveira; Silva, Jammerson Yuri da
    Este artigo relata a experiência de estágio supervisionado no Ensino Fundamental I, realizada em uma escola municipal na Zona Oeste do município de Caicó, RN, com o objetivo de contribuir para as habilidades de leitura e escrita de discentes do 4º e do 5º ano. A intervenção pedagógica utilizou estratégias lúdicas, fundamentadas nas reflexões sobre estágio e formação docente, alfabetização, entre outros. A avaliação diagnóstica inicial revelou dificuldades em segmentação silábica, coesão textual e interpretação. A partir disso, foi planejada uma sequência didática com jogos de palavras, dinâmicas em grupo e produção de histórias. O referencial teórico sustentou a reflexão crítica sobre o estágio, formação docente e alfabetização, destacando a importância do planejamento flexível e da adaptação às necessidades dos estudantes. Os resultados indicaram avanços na autoestima, no engajamento e nas habilidades de leitura, reforçando o estágio como um espaço formativo essencial para integrar teoria e prática. O artigo contribui para discussões sobre alfabetização e metodologias inovadoras no ensino público.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM