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Navegando por Autor "Silva, Bruno Santana da"

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    TCC
    Uma abordagem para avaliação da Experiência do Usuário (UX): um estudo com o sistema da Escola de Contas do TCE-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-22) Witte, Rosângela D Avilla Vicente de Oliveira; Leite, Jair Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/5863578846867294; Silva, Bruno Santana da; Silva, André Gustavo Almeida e
    A crescente importância dos testes de UX na aprimoração da qualidade de software é evidenciada à medida que os usuários tornam-se mais exigentes. Este estudo concentra se na apresentação de procedimentos e materiais para condução e análise de testes de UX na interface gráfica do sistema SisEscola do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN). O foco recai especialmente sobre telas que envolvem cadastros complexos, visando definir padrões específicos para esse tipo de interface, a fim de otimizar a experiência do usuário. A implementação dessas práticas visa não apenas corrigir problemas identificados, mas também aprimorar a usabilidade geral do sistema, contribuindo para uma interação mais fluida e eficiente. Ao considerar a complexidade das páginas de formulários, almeja-se proporcionar uma experiência mais intuitiva e satisfatória aos usuários, contribuindo para a eficiência operacional do sistema SisEscola e, por conseguinte, para o êxito em outros sistemas similares, os quais também podem utilizar grandes formulários em sua estrutura.
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    Apresentado em Evento
    Acessibilidade​ ​digital​ ​para​ ​surdos​ ​no​ ​ensino​ ​superior: experiências​ ​de​ ​design​ ​colaborativo​ ​do​ ​Portal​ ​UFRN​ ​LIBRAS
    (2017) Grilo, André; Rodrigues, Luiza de Albuquerque; Silva, Bruno Santana da; Pereira, Simone Lorena da Silva; Souza, Sandra Mara de Oliveira
    ​Este artigo relata experiências no processo de design de página acessível ao público surdo no contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo como objeto a página oficial da Instituição. Discorre-se sobre aspectos de acessibilidade na interação entre surdos e conteúdos provenientes da web, observando as implicações de design e conteúdo em páginas eletrônicas voltadas para este grupo. Descrevem-se os principais aprendizados oriundos de sessões colaborativas, envolvendo diferentes especialistas, pesquisadores e participante surdo. Ao final, são apresentados protótipos desenvolvidos e discutidas as relações entre o desenvolvimento de páginas acessíveis para surdos e sua potencial contribuição para consolidação da língua brasileira de sinais no contexto universitário.
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    TCC
    Uma análise comparativa de metodologias do design e projeto do aplicativo móvel Bulbo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-16) Santos, Sabrina Karine Lourenço dos; Silva, Bruno Santana da; Bastos, Helena Rugai; http://lattes.cnpq.br/0138635150609180; http://lattes.cnpq.br/7239490390098173; http://lattes.cnpq.br/5067822095835097; Lanutti, Jamille Noretza de Lima; Bessa, Olavo Fontes Magalhaes
    O trabalho apresenta conhecimentos introdutórios sobre design e reflete sobre alguns questionamentos pessoais da autora sobre as metodologias do design. Esses questionamentos podem ser resumidos por: Quais são as semelhanças e diferenças entre as metodologias de produto, gráfico, informação e digital? Para buscar respondê-los, foram traçados os objetivos de (1) comparar metodologias de design nas áreas de produto, gráfico, informação e digital e, para consolidar os aprendizados obtidos nesta comparação, (2) ter uma experiência prática de projeto de um artefato digital. A comparação das metodologias foi iniciada com a investigação das metodologias do campo do Design, tendo como parâmetros o usuário, artefato e tarefa, aspectos presentes na ontologia do design proposta por Bonsiepe (1997). Na investigação, os 3 conceitos da ontologia foram aspectos específicos analisados com mais afinco. O usuário foi analisado segundo o empenho de suas capacidades no uso. Os artefatos foram analisados considerando seus aspectos práticos (físicos), estéticos e simbólicos, assim como proposto por Löbach (2001). Já as tarefas foram analisadas segundo as capacidades que demandam do usuário. O resultado desta comparação apontou para possíveis respostas para os questionamentos iniciais. Sobre tais questões concluiu-se que as semelhanças entre as abordagens metodológicas de design estão nos objetivos gerais das etapas metodológicas e nas informações semelhantes que costumam ser abordadas. Já as diferenças entre as abordagens, aparecem nas considerações que elas fazem a respeito do artefato, da tarefa e do usuário, principalmente motivadas pelas diferenças entre os tipos de artefatos. Ao finalizar a comparação, o trabalho prosseguiu com a experiência prática no projeto da interface do aplicativo móvel Bulbo, que visa auxiliar os usuários na realização de tratamentos capilares demorados. Este projeto foi guiado pela metodologia proposta por Preece et al. (2002). O protótipo gerado foi avaliado com a participação de 5 potenciais usuárias, por meio do qual concluiu-se que a usabilidade é efetiva e oportunidades de melhoria foram identificadas. Ao final deste trabalho, alguns desafios para a área do design digital foram constatados. Eles são: Como conduzir o projeto de um produto que pode evoluir durante muito tempo? Como elaborar uma boa documentação no design digital? Como um designer lidaria com a problemática de ter seu projeto implementado (programado, construído) por outra pessoa e não por uma máquina (e.g. impressora), como é comum em outras subáreas do campo do Design?
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    Capítulo de livro
    Análise da oferta de disciplinas de graduação na UFRN que versam sobre pessoas com deficiência
    (e-Publicar, 2022) Silva, Bruno Santana da; Andrade, Adja Ferreira de
    Cursos de graduação devem contribuir para a formação de uma sociedade inclusiva. Para tanto, currículos devem conter disciplinas que versam sobre pessoas com deficiência de modo a capacitar profissionais de todas as áreas para lidarem adequadamente com esse público. Em trabalho anterior, foram analisados todos os cursos de graduação presenciais da UFRN para identificar quais deles possuíam disciplinas que versam sobre pessoas com deficiência entre 2008 e 2017. Este trabalho relata uma continuidade dessa pesquisa com (1) análise da oferta dessas disciplinas no mesmo período e (2) comparação entre oferta e planejamento curricular. Os resultados apontaram muitos casos de consistência entre oferta e currículo, mas também casos de inconsistências, alguns deles críticos. Identificaram-se oportunidades de aumentar a frequência de oferta de disciplinas em alguns cursos, de modo adequar a diversidade de tipos de deficiência e de temas estudados na formação oferecida
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    Artigo
    Uma análise de aplicativos móveis para apoiar o tratamento de feridas
    (2024) Silva, Bruno Santana da; Oliveira, Denys Rafael Nobre de; http://orcid.org/0000-0002-7689-8000
    Introdução: O tratamento de feridas na pele é um processo onde profissionais de enfermagem analisam várias informações. Aplicativos são sistemas de informação promissores para auxiliar este processo por lidarem facilmente com imagens e serem móveis. Método: Este trabalho apresenta uma análise de aplicativos Android na Play Store que abordam o tratamento de feridas. Resultado: Entre janeiro e fevereiro de 2020 foram encontrados 41 aplicativos móveis em Português e Inglês com instalação gratuita. Os aplicativos identificados oferecem algum apoio computacional a todas atividades básicas do processo de tratamento de feridas, apesar de nenhum deles apoiar todo o processo. Foram identificados 8 tipos de apoio computacional nos aplicativos analisados, envolvendo 26 funcionalidades. Conclusão: Essa compreensão do estado da arte é importante para auxiliar o desenvolvimento de novos aplicativos em uma área onde análise holística é fundamental.
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    Artigo
    Análise de Simuladores e Tecnologias Assistivas que Apoiam o Designer Ver Como Daltônicos
    (Revista ErgoDesign & HCI, 2017) Silva, Bruno Santana da; Andrade, Gilmar Vitor da Silva; Pinto, Joseh Augusto Dantas Salgado
    Os vários tipos de daltonismo limitam a percepção de cores e afetam como as pessoas interagem com o mundo, em particular quando as cores têm significados associados. Mesmo com empatia, designers não daltônicos enfrentam dificuldades para conceber interfaces acessíveis para usuários daltônicos, porque percebem as cores de uma forma distinta deles. Este trabalho analisa como simuladores e ferramentas assistivas para daltonismo podem apoiar o design de interfaces. Realizamos uma pesquisa por softwares gratuitos no Google, na loja de aplicativos do Android e na loja de extensões do navegador Chrome. Identificamos 4 tipos de simuladores de daltonismo (filtros de imagem, de tela, de sites e de câmera de dispositivo móvel) e 3 tipos de tecnologias assistivas (sites web, aplicativo móvel e editor de CSS). Sigilo, acesso à internet, tempo de uso e outros fatores foram considerados para analisar o emprego destes simuladores e tecnologias assistivas como suporte à análise estática e dinâmica de interfaces, durante avaliações formativas ou somativas.
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    Artigo
    Análise descritiva do tema deficiência nos currículos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (2019) Silva, Bruno Santana da; Andrade, Adja Ferreira de
    A educação pode contribuir com a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade em pelo menos duas frentes. De um lado, é preciso garantir acesso, permanência e conclusão dessas pessoas nos sistemas de ensino. De outro, é preciso ensinar pessoas sem deficiência a conviver e lidar adequadamente com pessoas com deficiência. O desafio de formação de pessoas sem deficiência é particularmente relevante nos cursos superiores. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é analisar as disciplinas de cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN que abordam o tema deficiência. Em termos metodológicos, foi realizado um estudo descritivo documental dos currículos de graduação da universidade para identificar quais disciplinas abordaram o tema deficiência entre 2008 e 2017. A análise dos tipos de deficiência e dos temas abordados em cada disciplina permitiu (1) traçar um panorama geral da formação oferecida pela UFRN sobre o tema deficiência; e (2) apresentar categorias de análise e formas de visualização de dados que servem de instrumentos para analisar a formação oferecida por instituições de Ensino Superior. Como resultados, este estudo preliminar identificou oportunidades de melhoria nos currículos de graduação da UFRN, principalmente por meio do aumento da quantidade e da diversidade de tipos de deficiência e temas abordados nos cursos. Conclui-se que análises e visualizações de informações poderiam ser realizadas com apoio de sistemas computacionais de gestão acadêmica, como o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA. Estudos semelhantes podem ser um importante instrumento de avaliação durante a gestão de Ensino Superior para a formação de uma sociedade inclusiva.
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    Artigo
    Análise do uso de QRCodes na exposição de icnologia do Museu Câmara Cascudo
    (Revista Museologia e Patrimônio, 2020-03) Silva, Bruno Santana da
    Museus têm empregado tecnologias de informação e comunicação para promover sua comunicação com seus públicos. Um dos recursos bastante utilizados tem sido oferecer conteúdo digital extra acessado via QRCodes. Apesar de várias iniciativas internacionais e nacionais, poucos estudos relatam avaliações do uso destes recursos em museus. Este trabalho relata a experiência de uso de QRCodes na exposição “Icnologia: a vida passou por aqui” no Museu Câmara Cascudo, na cidade de Natal, RN. Primeiro são descritos a organização da sala de exposição, os objetos expostos que receberam conteúdo digital extra, o desenvolvimento desses conteúdos e suas formas de acesso dentro do museu. Em seguida, apresenta-se uma avaliação quantitativa descritiva do uso dos QRCodes nesta exposição durante três meses a partir da sua inauguração. Comparou-se a quantidade total de visitantes com a quantidade daqueles que consultaram os QRCodes. Analisou-se também a média de QRCodes consultados por pessoa e o tempo médio de duração desta consulta. Apenas 2,23% dos visitantes consultaram QRCodes na exposição, consultando menos de dois QRCodes (13,3% dos disponíveis) durante 3 minutos e 35 segundos em média. Por fim, discute-se possíveis causas desses resultados e encaminhamentos futuros.
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    Artigo
    Aplicativo para sondagem de públicos em museus
    (2021) Amaral, Marina Pereira Farias do; Silva, Bruno Santana da; Bessa, Olavo Fontes Magalhães
    Museus precisam conhecer seus públicos para terem condições de estabelecer uma comunicação eficiente e eficaz com eles, por isso a sondagem de público é uma atividade importante para orientar a oferta de serviços nessas instituições. Apesar de as tecnologias de informação e comunicação estarem sendo utilizadas em museus, elas ainda têm contribuído pouco com a pesquisa de públicos. Este trabalho apresenta o projeto de um aplicativo para coletar dados dos públicos que visitam o Museu Câmara Cascudo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Empregou-se a metodologia do design de interação para manter o foco no usuário e na sua experiência de uso durante a concepção da solução digital. Os métodos de pesquisa desk e entrevista foram utilizados para aprender sobre o histórico, o contexto e as necessidades do museu considerados na definição dos requisitos do projeto. Em seguida, concentrou-se na concepção da interação para definir as perguntas do questionário, o que e em qual ordem o usuário e o sistema poderão interagir durante o uso. A solução de interação foi registrada em um protótipo de baixa fidelidade para passar por uma avaliação formativa, empregando os métodos de avaliação em protótipos de papel e grupo focal. A solução de interação foi revisada para orientar a concepção da interface, que definiu como a interação será representada (configurada) na fronteira entre usuário e sistema. A concepção da interface considerou eficiência, facilidade de aprendizado, controle e liberdade do usuário, legibilidade, leiturabilidade e consistência visual. Um protótipo de alta fidelidade foi construído para viabilizar uma avaliação somativa com o teste de usabilidade. A solução digital resultante tem potencial de ser útil para o museu, com baixo custo, grande flexibilidade, grande facilidade de atualização e de análise dos dados; o que possibilita uma melhor gestão do museu a curto, médio e longo prazo.
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    TCC
    Um artefato digital para auxiliar a gestão de resgate e adoção de gatos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-16) Melo, Priscila Cristiane Bandeira de; Silva, Bruno Santana da; Santa Rosa, José; Sousa, André
    Este trabalho relata o projeto de um artefato digital para auxílio do trabalho colaborativo de resgate e adoção de gatos. Apoiando-se em conceitos de Design e de Interação Humano-Computador, no contexto do projeto de extensão “Gatinhos da UFRN”, foi utilizada a metodologia Duplo Diamante para guiar o processo de elaboração da interface do artefato, sendo dividida em duas fases. A primeira fase refere-se às etapas de descoberta e definição do problema, nas quais foram realizados grupos focais com voluntários do projeto de extensão a fim de complementar os conhecimentos prévios da autora sobre a problemática. Então, foram criados fluxogramas que representam visualmente o processo de resgate e adoção de gatos, além de um dicionário de dados. Esses materiais resultaram na definição dos requisitos do artefato digital, dentre os quais alguns foram priorizados para sua versão inicial. Já na segunda fase da metodologia, foram criadas alternativas de solução para a interface do artefato por meio de protótipos. Estes foram, então, avaliados em um novo grupo focal com voluntárias do projeto de extensão. Com base nas telas analisadas durante a dinâmica, as participantes relataram suas opiniões, dúvidas e sugestões, e responderam ao questionário SUS (System Usability Scale). Este projeto resultou na versão inicial de um artefato digital para gerenciamento das atividades de resgate e adoção de gatos, permitindo armazenamento e consulta de informações, bem como o cadastro de voluntários e registro das atividades realizadas por eles. A solução apresentada auxilia na organização e na compreensão dos processos e atores envolvidos, ajuda a evitar perda de informações e permite que sejam atualizadas e consultadas em tempo e locais diferentes. Assim, o artefato tem potencial para abranger o resgate e adoção de outros animais, contribuindo para a redução da população de animais abandonados e dos seus impactos negativos.
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    Artigo
    Avaliação automática de acessibilidade de material didático de cursos técnicos de informática
    (2022) Silva, Bruno Santana da; Sousa, Paulo Henrique Santos de; https://orcid.org/0000-0002-7689-8000
    Os materiais didáticos digitais precisam ser acessíveis para permitir que alunos com deficiência tenham condições de participar de modo pleno e efetivo do ensino a distância. Este trabalho relata o estudo de um caso de avaliação automática de acessibilidade e correção dos problemas encontrados nos materiais didáticos de cursos de Informática, ofertados pelo Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Quatro profissionais de Informática, sem conhecimento e experiência de programação web acessível, utilizaram o avaliador automático HTML Code Sniffer para avaliar os materiais didáticos digitais de 6 disciplinas. Em 899 páginas de conteúdo, foram encontrados 774 erros de acessibilidade, com média de 0,83 problema por página. Quase todos problemas de acessibilidade encontrados foram corrigidos, exceto aqueles que dependiam de alteração de conteúdo pelos professores. Entre junho e dezembro de 2021, esta iniciativa consumiu aproximadamente 386 horas ou 2,5 meses de trabalho de uma pessoa. Ficou evidente que a produção de materiais didáticos digitais precisa de cuidados específicos para acessibilidade e que um avaliador automático pode auxiliar profissionais de Informática a começarem a abordar a acessibilidade na programação web.
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    Artigo
    Avaliação Automática de Acessibilidade do Portal da UFRN
    (Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 2020-07) Ribeiro, Jefferson Ferreira; Silva, Bruno Santana da
    A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior tem destacado a necessidade da acessibilidade nos sistemas computacionais interativos utilizados nesse ambiente. A nova versão do Portal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte acompanhou este movimento, considerando seu uso com leitores de tela e VLibras. Entretanto, sua acessibilidade ainda não havia sido avaliada. Este trabalho tem por objetivo identificar problemas de acessibilidade nesse Portal para subsidiar melhorias futuras na experiência de uso de pessoas com deficiência. Em junho de 2019, foi realizada uma avaliação por inspeção com os avaliadores automáticos de acessibilidade AInspector, HTML Code Sniffer e Siteimprove Accessibility Checker. Foi analisando a quantidade total, classificação como erros e avisos, princípios e critérios violados e o local de ocorrência dos problemas encontrados. Foi possível identificar oportunidades de melhoria do Portal nos aspectos de percepção, operação, compreensão e robustez de acessibilidade nas quatro páginas analisadas: home, acadêmico, todas as notícias e de uma notícia detalhada.
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    Artigo
    Avaliação da arquitetura de informação para configuração dos recursos de acessibilidade no android para dislexia
    (Projética, 2023) Cunha, Wellin Karen de Amorim Macêdo; Silva, Bruno Santana da; https://orcid.org/0000-0002-7689-8000
    Smartphones com Android têm recursos de acessibilidade que precisam ser configurados para cada usuário. Este trabalho identificou e avaliou a arquitetura da informação para configuração dos 8 recursos de acessibilidade para dislexia do Android 11 em um smartphone Samsung S20. Foram identificadas 125 oportunidades de melhoria em 77 itens da arquitetura. Portanto, não basta apenas ter recursos de acessibilidade no Android, sua interface de configuração também deve apresentar uma arquitetura da informação compreensível e de fácil navegação.
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    Artigo
    Avaliação da usabilidade do Audacity na edição de áudio por não especialistas
    (Revista Design & Tecnologia, 2024) Oliveira, Jakeline Bandeira de; Silva, Bruno Santana da; Figueira Filho, Fernando Marques; https://orcid.org/0000-0002-7689-8000
    A necessidade humana de comunicação associada a maior disponibilidade de dispositivos digitais e de acesso à internet no cotidiano das pessoas está favorecendo um aumento importante do consumo e da produção de conteúdos audiovisuais na/para as mídias sociais digitais, como o YouTube e Instagram, por exemplo. Nesta nova realidade, há espaço para participação de produtores não especialistas, ou seja, pessoas sem formação e experiências específicas também estão produzindo conteúdo audiovisual. Como o processo de produção audiovisual por não especialistas ainda é pouco conhecido, faz-se necessário investiga-lo. Trabalhos anteriores identificaram que produtores não especialistas participam de atividades ao longo de todo o processo de produção audiovisual para mídias sociais digitais, porém evitam editar o conteúdo gravado. Esses produtores também relataram dificuldades em atividades de edição de áudio e vídeo. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar se e quais fatores de usabilidade da interface do software Audacity podem estar atrapalhando o processo de produção audiovisual por produtores não especialistas. Empregou-se questionário pré-teste, teste de usabilidade, entrevista pós-teste e o System Usability Scale. Os 10 participantes realizaram 4 tarefas: ajuste de volume, corte de áudio, remoção de ruído e distorção da voz. Os resultados evidenciaram oportunidades de melhoria na usabilidade da interface do Audacity, em particular na facilidade de aprendizado e eficiência de uso por não especialistas. As dificuldades de uso do Audacity observadas neste trabalho podem justificar em parte os resultados reportados em estudos anteriores, tanto o comportamento de evitar editar o conteúdo gravado, quanto as dificuldades na edição de áudio relatadas por produtores de conteúdo não especialistas.
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    Artigo
    Avaliação de usabilidade do biotax no ensino remoto de entomologia médica
    (Universidade Nacional de La Plata, 2022) Silva, Bruno Santana da; Barbosa, Taciano de Moura; Nascimento, Fellipe Albano Melo do; Gama, Renata Antonaci; https://orcid.org/0000-0002-7689-8000
    Como a compreensão da biodiversidade é fundamental no estudo da Biologia, o pensamento biológico requer conhecer e praticar a identificação taxonômica. Chaves de identificação são instrumentos típicos utilizados para orientar a identificação de exemplares de seres vivos. Elas podem ser em papel ou serem softwares. Apesar de existirem investigações sobre o uso de software de chaves de identificação como recurso pedagógico, pouco se investigou sobre sua qualidade de uso. Este trabalho relata uma avaliação de usabilidade do software BioTax em duas turmas remotas de graduação de Entomologia Médica na UFRN em 2020. Os estudantes realizaram 2 exercícios de identificação taxonômica e 1 exercício de criação de chave de identificação com o BioTax. Depois, 15 estudantes responderam um questionário online sobre suas opiniões a respeito da experiência de uso do BioTax e perguntas da System Usability Scale (SUS). A média dos resultados gerais no SUS foi de 81,3, que indica uma excelente usabilidade do BioTax. Seus principais diferenciais relatados pelos participantes foram a facilidade de uso, a praticidade e o layout simples e limpo. Também foram relatados problemas na facilidade de aprendizado e na eficiência, erros funcionais e feitas sugestões de novas funcionalidades
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    Produto Educacional
    Catálogo de aplicativos de smartphone para o estudo de Biologia no Ensino Médio na Play Store do Android
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024) Fonseca, Fernanda Kainara Marcelino da; Silva, Bruno Santana da; https://orcid.org/0009-0009-1307-511X
    Este catálogo de aplicativos é um dos resultados da pesquisa de mestrado de Fernanda Kainara Marcelino da Fonseca no Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) da UFRN. Ele tem potencial para auxiliar na escolha de quais aplicativos poderiam ser incorporados na prática pedagógica de Biologia do Ensino Médio. Ele pode contribuir para o conhecimento de aplicativos similares, de modo a auxiliar a tomada de decisão de quais serão os conteúdos e recursos pedagógicos presentes em novos aplicativos que serão desenvolvidos. Eles também podem subsidiar a pesquisa científica sobre desenvolvimento, avaliação e uso de aplicativos no estudo de Biologia no Ensino Médio
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    Artigo
    Como docentes da UFRN abordaram o tema deficiência em pesquisa e extensão dez anos antes das cotas?
    (Revista Educação (UFSM), 2019-02-08) Silva, Bruno Santana da; Andrade, Adja Ferreira de
    Os resultados dos movimentos sociais para a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade chegaram à educação superior. As instituições federais de ensino superior (IFES) passam por um grande marco com modificações na lei de cotas, que a partir da seleção anual de 2018 reserva vagas para as pessoas com deficiência. As barreiras atitudinais dos docentes são um dos principais desafios que estes discentes vão enfrentar nas IFES, pois trazem impactos pedagógicos e administrativos. A continuidade da inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior precisa buscar maneiras de eliminar as barreiras atitudinais dos docentes. Neste contexto, é relevante investigar experiências bem-sucedidas de IFES para orientar o enfrentamento destas barreiras. Este trabalho teve como objetivo compreender como a cultura de inclusão evoluiu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte nos dez anos antes da lei de cotas (2008-2017), sob a perspectiva da participação docente em projetos de pesquisa e extensão relacionados com o tema deficiência. Foi realizado um estudo descritivo documental de todos projetos registrados no sistema computacional de gestão acadêmica da universidade. Colaboração entre docentes e interdisciplinaridade foram as principais características da evolução dos projetos de pesquisa e de extensão relacionados com o tema deficiência na universidade. Estas características parecem ter tido papel importante na eliminação de barreiras atitudinais e na disseminação da cultura de inclusão em pesquisa e extensão. Como consequência, quase todos os centros se envolveram com estes projetos, com uma grande variedade de temas e deficiências abordadas.
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    Artigo
    Como vivenciar o luto online? uma comparação de memoriais web para apoiar o designer
    (2021) Silva, Bruno Santana da; Silva, Manoel Lucas de Souza
    Designers não familiarizados com luto costumam ter dificuldades para projetar a interface de sistemas de memoriais online. É difícil compreender o processo de enfrentamento do luto e como ele se relaciona com o uso desses sistemas. Este trabalho apresenta possíveis relações entre objetivos típicos de pessoas no enfrentamento do luto e funcionalidades e informações em memoriais online. Os objetivos foram identificados por revisão bibliográfica, enquanto funcionalidades e informações foram identificadas por análise de conteúdo da interface de 20 sistemas de memoriais online. As possíveis relações interpretadas pelos autores podem ser usadas como uma ferramenta epistêmica para designers de interfaces de memoriais online.
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    Dissertação
    Comparação entre métodos de avaliação de IHC durante o projeto de um sistema jurídico para smartphone
    (2016-08-08) Santos, Rafael Dias; Silva, Bruno Santana da; ; ; Nunes, Isabel Dillmann; ; Zaina, Luciana Aparecida Martinez; ; Bim, Silvia Amélia;
    Qualidade e tempo são fatores importantes no processo de desenvolvimento de software, pois se espera entregar um produto de qualidade com custo e prazo aceitáveis. Esses fatores são ainda mais relevantes em um ambiente de inovação e de pequenas empresas, como em startups. Muitas empresas ainda não desenvolvem atividades para melhorar a qualidade de uso dos softwares que desenvolvem. O desconhecimento sobre métodos de avaliação e a expectativa de grande aumento no custo e nos prazos têm sido argumentos para manter a cultura atual em algumas empresas. Este trabalho compara três métodos de avaliação de interface bem difundidos na literatura: método de avaliação heurística, método de avaliação de comunicabilidade e teste de usabilidade. Buscou-se compreender como eles contribuem para o trabalho do designer durante a concepção da solução de interação e interface com usuário. Comparou-se as atividades realizadas, o tempo de execução, os materiais utilizados, perfil e quantidade de avaliadores e usuários envolvidos, os resultados e as dificuldades do avaliador durante a execução dos métodos. Tal comparação foi realizada por um designer, como parte do projeto do sistema jurídico da SoftUrbano para smartphone. Os resultados dessa comparação podem informar melhor os profissionais sobre a prática de avaliação de interface com usuário e contribuir para mudar a cultura de desenvolvimento de software em muitas empresas, principalmente pequenas e startups.
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    Artigo
    O comportamento informacional no tratamento de feridas é o mesmo em todo o Brasil?
    (Universidade do Porto, 2021) Silva, Bruno Santana da; Silva, Paulo Vanzolini Moura da
    Apesar de o comportamento informacional de enfermeiros já ter sido investigado, os fatores que influenciam tais comportamentos ainda são pouco conhecidos. Este trabalho investigou se e como a variação na localização do usuário influencia seus comportamentos informacionais durante o tratamento de feridas. Através de um questionário eletrônico distribuído entre janeiro e fevereiro de 2020, 566 estudantes e profissionais de enfermagem de 23 estados brasileiros e do Distrito Federal forneceram dados sobre sua localização geográfica e seus comportamentos informacionais durante o tratamento de feridas. Variações no uso das fontes, na frequência de obtenção e no modo de registro das informações durante o tratamento de feridas puderam ser relacionadas com variações entre região do país, estado e cidade dos participantes. Identificou-se até 16% de variação nos comportamentos informacionais entre cidades do mesmo porte, até 51% de variação nos comportamentos informacionais entre diferentes regiões do país, e até 100% de variação nos comportamentos informacionais entre estados brasileiros.
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