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Navegando por Autor "Rodrigues, Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro"

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    Tese
    Uma abordagem multiobjetivo para o problema da realização da radioterapia de intensidade modulada
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-10) Medeiros, Hudson Geovane de; Goldbarg, Elizabeth Ferreira Gouvea; http://lattes.cnpq.br/2888641121265608; http://lattes.cnpq.br/6075528442511848; Goldbarg, Marco César; http://lattes.cnpq.br/1371199678541174; Rodrigues, Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4440595486888973; Menezes, Matheus da Silva; http://lattes.cnpq.br/7790866637385232; Obal, Thalita Monteiro; http://lattes.cnpq.br/7574246674522809
    Os algoritmos são parte essencial no planejamento da radioterapia, que, sob o ponto de vista da otimização, pode ser dividido em três sub-problemas. A definição dos ângulos de disparo e o mapa de dosagem para cada ângulo são dois deles. Este trabalho estuda o terceiro problema, que é chamado de problema da realização. Ele consiste em definir uma sequência de configurações para um dispositivo (chamado colimador multilâminas) que corretamente entregará a radiação ao paciente. Um modelo comum para este problema é a decomposição de uma matriz em uma soma ponderada de (0-1)-matrizes, chamadas segmentos, em que cada linha pode apenas ter 1s consecutivos. Cada segmento corresponde a uma configuração do colimador. Outras restrições aos segmentos podem ser também consideradas. O problema abordado neste trabalho possui três objetivos. O primeiro é minimizar a soma de coeficientes associados aos segmentos. O segundo minimiza a quantidade de segmentos. O terceiro minimiza o deslocamento das lâminas. Este trabalho investiga e apresenta algoritmos para duas variantes do problema: irrestrita e restrita por colisão de lâminas. Um novo algoritmo guloso e aleatório – GRA – foi desenvolvido inicialmente para a versão irrestrita e então estendido para a versão restrita. Seus resultados foram comparados a outros algoritmos propostos na literatura, sob os pontos de vista mono e multiobjetivo. No problema irrestrito, os experimentos demonstram que o GRA possui desempenho superior aos demais algoritmos em todos os indicadores analisados. No caso restrito, o GRA apresentou resultados competitivos, sobretudo no segundo objetivo, em que teve o melhor desempenho.
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    Dissertação
    AMIA: uma ferramenta para acompanhamento de reações adversas na terapia sistêmica contra o câncer
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-29) Silva, Mike Job Santos Pereira da; Rodrigues, Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4440595486888973; http://lattes.cnpq.br/2581975975563475; Lopes, Frederico Araújo da Silva; http://lattes.cnpq.br/9177823996895375; Santos, Edilmar de Moura
    O câncer é uma das principais causas de morte no mundo, sendo a terapia sistêmica antineoplásica um dos tratamentos mais frequentemente utilizados. Apesar de sua eficácia na eliminação de células cancerosas, essa abordagem impacta negativamente as células saudáveis, desencadeando efeitos colaterais consideráveis, tanto físicos quanto psicológicos. Por isso, é comum o desenvolvimento de algum grau de depressão e o abandono do tratamento, tornando crucial o desenvolvimento de estratégias de suporte para os pacientes. Para estes, lidar com esses efeitos indesejáveis em casa pode ser desafiador, especialmente considerando a escassez de ferramentas em português brasileiro que ofereçam suporte. Nesse contexto, surge a proposta de desenvolvimento da ferramenta Amia, um chatbot que utiliza um diálogo estruturado com base em um fluxograma elaborado por uma equipe de profissionais de saúde da Liga Contra o Câncer. Os pacientes podem relatar como se sentem a partir da escolha de sintomas pré-definidos, recebendo orientações correspondentes. Adicionalmente, a ferramenta permite a inserção de texto livre pelos pacientes, usando Processamento de Linguagem Natural (PLN) para identificar sintomas e oferecer orientações adequadas a partir de uma lista prévia de sintomas adversos com suas respectivas estratégias de manejo. A proposta visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes em tratamento sistêmico antineoplásico, possibilitando um auto-gerenciamento mais eficaz dos efeitos adversos em seu ambiente cotidiano, além de contribuir na criação de um banco de dados que pode ser utilizado para estudos dos relatos dos principais sintomas adversos do tratamento.
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    TCC
    BACFILM - inovação, saúde e qualidade: apresentação teórica do produto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-19) Oliveira, Edgley Tiburtino de; Moura, Joyce Thaynara da Silva; Sarmento, Maria Jucinaria Pereira de Oliveira; Pinto Júnior, Francisco Edilson Leite; http://lattes.cnpq.br/0678277592769805; http://lattes.cnpq.br/8973609687689558; http://lattes.cnpq.br/0087011870082057; https://lattes.cnpq.br/7848988266565710; Rodrigues, Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro; Milan, Eveline Pipolo; http://lattes.cnpq.br/2501015206371302
    BACFILM é uma inovação na área da saúde com ênfase na melhoria da qualidade e eficácia dos cuidados médicos. É um produto revolucionário projetado para prevenir e tratar infecções relacionadas a biofilmes, que são comunidades microbianas complexas capazes de aderir a dispositivos médicos, como cateteres, próteses e implantes. A apresentação teórica do produto BACFILM visa fornecer uma visão abrangente de sua funcionalidade e benefícios. O BACFILM consiste em um revestimento antimicrobiano de última geração, desenvolvido com base em uma extensa pesquisa científica e tecnologia avançada. Esse produto oferece uma abordagem inovadora para a prevenção da formação de biofilmes e a eliminação dos biofilmes já existentes, reduzindo assim o risco de infecções persistentes e de difícil tratamento. A aplicação do BACFILM nos dispositivos médicos resulta em um revestimento antimicrobiano que atua como uma barreira protetora, impedindo a aderência e o crescimento bacteriano. Além disso, as propriedades antimicrobianas eficazes do BACFILM auxiliam na eliminação das bactérias presentes nos biofilmes, reduzindo o risco de infecção. Esse efeito contribui para melhorar a segurança do paciente, reduzir as complicações e os custos associados às infecções hospitalares, além de otimizar a qualidade dos cuidados de saúde. A teoria por trás do BACFILM é fundamentada em estudos científicos rigorosos que comprovam sua eficácia na prevenção e tratamento de infecções relacionadas a biofilmes. Além disso, o produto passou por testes clínicos e regulatórios para garantir sua segurança e conformidade com os padrões estabelecidos pela indústria médica. Ao apresentar o BACFILM teoricamente, é destacada sua relevância como uma solução inovadora para um desafio significativo na área da saúde. A capacidade de prevenir e tratar infecções relacionadas a biofilmes pode ter um impacto positivo na qualidade dos cuidados de saúde, na segurança do paciente e na redução de custos para os sistemas de saúde.
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    Dissertação
    Business Opportunity Framework: desenvolvimento e validação de um modelo por meio do design thinking
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Oliveira, Marcos André Farias de; Rodrigues, Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro; Brandão, Glaucio Bezerra; http://lattes.cnpq.br/0050402182466103; http://lattes.cnpq.br/4440595486888973; http://lattes.cnpq.br/1653661821723603; Silva, Márcio Roberto Machado da; http://lattes.cnpq.br/0531207956626369; Leitão, Gustavo Bezerra Paz
    Foi objetivo desta pesquisa científico-empreendedora elaborar e validar um framework voltado para a análise rápida de ideias de negócio aplicável por empreendedores como resposta à inadequação das ferramentas existentes para este contexto. Foram buscados na experiência própria e dos usuários, na literatura, e ferramentas existentes saberes acerca da identificação e análise de oportunidades de negócios. Partiu-se do design thinking e de sua centralidade no ser humano para se gerar inovação e se conduziu a prototipação de um framework e um canvas por meio de um workshop realizado no SEBRAE Lab. Os participantes manifestaram carência de informações no eixo mercado e predileção no eixo financeiro. As experiências positivas dos participantes puderam ser percebidas in loco e por meio da avaliação realizada ao final dos workshops, indicando que se pode investir mais recursos em novas iterações.
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    Dissertação
    C0NTR0LL: sistema de reconhecimento de gestos e gerenciamento de ações em jogos digitais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-29) Santos, André Vieira dos; Dantas, Rummenigge Rudson; http://lattes.cnpq.br/1868960602254610; http://lattes.cnpq.br/6441812633237365; Rodrigues, Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4440595486888973; Azevedo, Samuel Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/5451585203972378
    Na última década as técnicas de aprendizado de máquina e os dispositivos de entrada para captura e estimação de gestos e poses evoluíram significativamente, proporcionando uma nova forma de interação entre homem-máquina e promovendo ambientes virtuais como tratamentos de reabilitação através da telereabilitação. Afim de avaliar o que há de disponível para o contexto de telereabilitação com jogos digitais, uma revisão sistemática é apresentada com os principais sistemas e dispositivos de controle da área de pesquisa. Apesar das diversas vantagens terapêuticas e econômicas desse novo paradigma, é importante centralizar a estimação e classificação da pose completa em um único ambiente, garantindo uma ferramenta segura, útil, escalável e ergonômica. Este trabalho se propõe a abordar todos esses pontos, por meio do sistema C0NTR0LL de telereabilitação motora. A escalabilidade do sistema são tratadas pela implementação de uma arquitetura modular. A segurança e eficácia da ferramenta são garantidas por um módulo de inteligência artificial que avalia a qualidade dos movimentos criados pelos profissionais de reabilitação e realizados pelo usuário. A usabilidade do sistema é avaliada por um método de validade de conteúdo e da escala de usabilidade do sistema. A validade dos questionários é avaliada através do coeficiente de Alpha do Cronbach. Os resultados mostram que a centralização de poses do sistema é capaz de avaliar adequadamente a exatidão do movimento humano tanto para treinamento de modelos quanto para aplicação em sessões de reabilitação.
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    Dissertação
    Construção de um Atlas online de Patologia Renal para apoiar o ensino das glomerulopatias
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-02) Guedes, Felipe Leite; Diniz Júnior, José; Rodrigues, Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro; 05661747403; http://lattes.cnpq.br/4440595486888973; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; http://lattes.cnpq.br/5855332665298988; Pereira, Edna Regina Silva; http://lattes.cnpq.br/4503589425013098; Salvador, Petala Tuani Cândido de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234
    OBJETIVO: O objetivo do projeto é construir um Atlas online de Patologia Renal para apoiar o ensino das glomerulopatias na Residência Médica. METODOLOGIA: Tratase de um estudo de natureza descritiva, no qual a construção do Atlas online foi baseada no modelo de design instrucional ADDIE (Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação). Essa descrição incluiu a avaliação da estratégia de ensino, que foi realizada através de uma pesquisa qualitativa, onde oito médicos residentes do Hospital Universitário Onofre Lopes, que utilizaram o Atlas por um intervalo de quinze dias, puderam emitir opiniões sobre o processo de ensinoaprendizagem através de um grupo focal. Por fim, foi realizada uma análise temática do material obtido por gravação de voz. RESULTADOS: A estratégia de ensino foi desenvolvida e publicada no formato de website. Esse produto possui três seções, dois módulos de conteúdo, 06 capítulos, 214 slides, 43 imagens explicadas, 04 provas contendo 10 quesitos cada, além de casos clínicos, perguntas de direcionamento, discussões clínicas e referenciais teóricos. A avaliação dos residentes evidenciou que a experiência ensino-aprendizagem foi favorável a complementar a lacuna de conhecimento da Patologia Renal, apresentou pontos positivos relacionados ao uso do recurso tecnológico em sua forma de apresentação. Além disso, houve espaço para a exposição das mudanças sugeridas pelo grupo de residentes. CONCLUSÕES: O projeto pode ser ampliado utilizando as colaborações obtidas através do grupo focal. Tecnologias educacionais semelhantes ao NefroAtlas podem ser inseridas através do Ensino Híbrido para complementar o aprendizado dos campos de prática da Residência Médica, tendo potencial para serem inclusas na Graduação.
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    Artigo
    Corpo Humano 3D: aplicativo para uso de realidade aumentada no ensino lúdico
    (Revista Tecnologias na Educação, 2018-09) Soares, Heliana Bezerra; Messias, Thiago Fonseca; Rodrigues, Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro; Vieira, Matheus Pimentel; Dantas, Rummenigge Rudson
    A globalização trouxe uma crescente no processo de inovação em várias áreas da sociedade, porém a educação não conseguiu acompanhar as mudanças da sociedade tecnológica. O método antigo de ministrar o conteúdo através apenas de um professor usando uma lousa ainda é amplamente utilizado, falhando, em muitas vezes, em prender a atenção dos alunos. O psicólogo Jean Piaget (1896-1980), referência no estudo do aprendizado infantil, defendia a aplicação de práticas lúdicas no ensino, ou seja, utilizar jogos e brincadeiras como forma de transmitir o conhecimento dentro da sala de aula. Unir a tecnologia ao processo educacional infantil é importante, visto que, diariamente, as crianças são expostas cada vez mais aos smartphones. Em base aos benefícios da educação lúdica e na necessidade de uma atualização das ferramentas utilizadas em salas de aula, foi desenvolvido o aplicativo Corpo Humano 3D. O software criado atua como uma ferramenta lúdica que, utilizando a realidade aumentada, irá propor uma maior dinamicidade ao ensino do corpo humano para crianças de 8 a 10 anos. Um álbum de figurinhas, sobre os sentidos e sistemas do corpo, foi desenvolvido para trabalhar em parceria ao aplicativo, onde cada figurinha foi criada para ser um QR Code lido pelo app. O objetivo central do projeto foi desenvolver uma nova ferramenta lúdica que tivesse êxito em trazer o valor da tecnologia para o ensino infantil, agregando uma nova dinâmica aos estudos
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    Dissertação
    Desenvolvimento de jogo sério para apoiar a educação permanente sobre frenotomia lingual
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Pereira, Iran Siqueira; Diniz Júnior, José; Rodrigues, Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4440595486888973; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; http://lattes.cnpq.br/7395218667522030; Forte, Franklin Delano Soares; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira
    Introdução: o hospital universitário Ana Bezerra tem perfil de maternidade e tem em seus cenários recém-nascidos com diagnóstico de anquiloglossia, alteração congênita que pode dificultar a amamentação. O seu tratamento é feito através da cirurgia de frenotomia lingual. Para isso, o hospital conta com uma equipe interprofissional responsável por esse processo de cuidado. No entanto, essa equipe não dispõe de um produto educativo online que os apoie no processo de ensino- aprendizagem. Objetivo: Construir uma tecnologia educacional, do tipo jogo sério, para apoiar a educação permanente sobre frenotomia lingual. Método: pesquisa metodológica de criação de tecnologia educacional, desenvolvida entre agosto de 2022 e março de 2023, em um hospital público Federal. Teve a equipe interprofissional como público-alvo e foi realizada em três etapas. A primeira objetivou a coleta de informações acerca das necessidades de aprendizagem dos participantes, sendo usados dois métodos para a coleta de dados: a) grupo focal online e b) questionário virtual. A segunda teve como objetivo o desenvolvimento de um jogo sério do tipo perguntas e respostas voltado para o processo de ensino-aprendizagem dos participantes da pesquisa. A terceira teve uma abordagem quali e quantitativa e objetivou obter dados de satisfação e sugestões para o jogo. Foi direcionada à equipe Odontológica, tendo um N de nove participantes e sua coleta de dados foi obtida através de formulário online, contendo perguntas fechadas e abertas. Resultados: a pesquisa contou com 20 participantes. Na primeira etapa, o grupo focal trouxe a percepção dos profissionais sobre os temas relacionados ao processo de cuidado dos recém-nascidos com anquiloglossia. O questionário forneceu dados sobre o conhecimento do processo de cirurgia de frenotomia. Ambos os métodos serviram de base para o diagnóstico das necessidades de aprendizagem das equipes e serviram de base para a criação do jogo. Na segunda etapa, criou-se uma tecnologia educacional, um jogo sério do tipo quiz. Foi construído em uma plataforma online, foi nomeado de QUIZFRENOTOMIA. Contém dez perguntas direcionadas ao processo de cirurgia de frenotomia lingual em recém-nascidos, está disponível em site na internet para uso das equipes. Para a terceira etapa, observou-se que 100% dos participantes foi favorável à inserção do jogo como instrumento de apoio à aprendizagem; 100% concordou que o jogo abordou as etapas do processo da frenotomia – e também 100% respondeu que indicaria o jogo para outras equipes de Odontologia que fossem fazer a frenotomia; 88% considerou que ele facilitou o processo de aprendizagem teórico da frenotomia; 99% considerou que o conteúdo foi adequado ao processo de aprendizagem da frenotomia; 99% considerou importante ter um instrumento de apoio à aprendizagem da frenotomia como o jogo usado. Já quanto às sugestões de melhoria, elas abordaram desde a inserção de novos tópicos de perguntas até a inserção de vídeos, porém, sem prejudicar o propósito do jogo. Conclusões: o jogo mostrou-se bastante efetivo para utilização no processo de ensino- aprendizagem teórico da cirurgia de frenotomia pelo público-alvo e pode contribuir com intervenções educativas no âmbito de instituições hospitalares que tenham o mesmo perfil do Huab.
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    Dissertação
    Machine Learning aplicado na análise de Churn em operadoras de planos de saúde: ferramenta Chia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-01-24) Cortez, Erick Odlanier do Nascimento Xavier; Rodrigues, Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4440595486888973; http://lattes.cnpq.br/6727832729638446; Santana Júnior, Orivaldo Vieira de; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-9216-8593; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; Schor, Paulo
    Nas últimas décadas o crescimento da internet e suas tecnologias vêm transformando a forma de relacionamento entre as empresas e seus clientes. A aquisição de um novo cliente custa muito mais caro para uma empresa do que a retenção do mesmo. Logo, ferramentas que possibilitem essa retenção, ou gerenciamento da Taxa de Churn, tornam-se ferramentas importantes no mercado. No modelo de negócio de empresas do segmento de planos de saúde, a situação não é diferente, a competitividade do mercado faz com que estas empresas precisem de processos e ferramentas que auxiliem a tomada de decisão de forma ágil, para assim obterem vantagens competitivas. Nesse sentido, o trabalho em questão tem por objetivo, a construção de uma ferramenta que utilize de boas práticas científicas em sua construção e que sirva de suporte para esse nicho específico de mercado. A ferramenta funcionará através da utilização de mecanismos de mineração de dados e inteligência artificial, mediante a utilização do histórico de dados dos usuários dentro do plano de saúde e a análise dessa influência desses dados na adesão ou retenção do mesmo, bem como predições. A construção da pesquisa e sua metodologia foi desenvolvida utilizando um conjunto de dados que foram cedidos por uma operadora privada de planos de saúde, onde estes, foram utilizados como pontapé inicial para o estudo. Logo, inicialmente, efetuou-se a normalização desses dados que se encontravam em diferentes bases de dados, bem como, imersos em diferentes complexidades de modelagem de negócios além de terem diferentes complexidades computacionais para sua extração. Assim, logo após a extração dos dados foram utilizados métodos de mineração de dados usando o software Weka para aplicação de algoritmos e modelos de inteligência artificial e observação dos índices de predição. Como resultado posterior foi desenvolvido um software de microsserviços na linguagem Python e baseado em arquitetura de pipelines de inteligência artificial, que servirá como background para um sistema que atenda o nicho específico de sistemas de Inteligência Artificial para planos de saúde. Por fim foram desenvolvidas telas de para esse sistema.
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    TCC
    Software educativo de visualização de ponteiros
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Souza, Arturo Fonseca de; Campos, André Maurício Cunha; http://lattes.cnpq.br/7154508093406987; http://lattes.cnpq.br/5551328254314426; Rodrigues, Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4440595486888973; Nunes, Isabel Dillmann; http://lattes.cnpq.br/2087785677186785; Santos, Selan Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/4022950700003347
    Na área da computação, ponteiros é um tópico conhecido pela sua dificuldade de compreensão por estudantes. Um dos fortes motivos para isso é a necessidade de, construir na mente do estudante, um modelo mental robusto do computador que descreva a memória e sua relação com as dinâmicas de execução de um programa. Para guiar a construção desses modelos, docentes utilizam, de maneira explícita ou não, modelos abstratos consistentes do computador, os chamados notional machines. Este trabalho visa propor uma visualização interativa para essas notional machines na forma de um serviço de software fundamentado na Teoria de Aprendizagem Experiencial de Kolb. Usos de caráter exploratório feitos com a ferramenta proposta em turmas ingressantes no curso de Ciência da Computação da UFRN resultaram em impressões majoritariamente positivas por estudantes e evidenciaram pontos de melhoria tanto em aspectos de software como de estratégias pedagógicas.
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    Dissertação
    Trabalhando competências empreendedoras no Programa Hotel de Projetos do IFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-31) Câmara, Fellipe Silva; Madeira, Charles Andryê Galvão; https://orcid.org/0000-0002-4460-2877; http://lattes.cnpq.br/2381782879955327; https://orcid.org/0000-0002-3400-6465; http://lattes.cnpq.br/1236816422939992; Rodrigues, Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4440595486888973; Nascimento, Diego Silveira Costa; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; Freitas, Sérgio Antônio Andrade de
    A Educação Empreendedora trabalha o protagonismo do estudante, desenvolvendo nele um perfil e atitudes empreendedoras que objetivam e buscam a implementação de soluções criativas para problemas diversos da sociedade. Atualmente, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) conta com um ecossistema de inovação e empreendedorismo composto por nove incubadoras de empresas nas quais a etapa que antecede a incubação acontece por meio do Hotel de Projetos, um programa gratuito de Educação Empreendedora que permite a participação de alunos, ex-alunos e membros da comunidade externa ao Instituto. No entanto, a maioria das incubadoras do IFRN conduz o programa por meio de módulos que direcionam os participantes à formalização de um negócio para eventual incubação após a graduação, negligenciando aspectos comportamentais do perfil empreendedor fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento. A identificação e aprimoramento desses aspectos permite aos estudantes o conhecimento de suas forças e fraquezas de modo que estejam melhor preparados para a volatilidade e dinamismo característicos do cenário socioeconômico atual. Assim, este estudo teve como objetivo expandir a proposta do Hotel de Projetos para além da formalização de negócios, trabalhando e validando competências empreendedoras dos participantes através de uma nova estratégia. Para validação das competências com apuro, a pesquisa concatena os atributos listados por McClelland, Lackéus e pela European Comission e os integra a uma estrutura gamificada em dois ambientes de aprendizagem: o virtual e o presencial. Por ser participativo, o estudo enquadra-se como uma pesquisa-ação e o procedimento metodológico adotado foi uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, sendo também um estudo de caso. O lócus de aplicação da pesquisa foi a Incubadora Tecnológica do IFRN campus Macau, e um protótipo foi estruturado e testado de acordo com a metodologia Design Thinking. Apesar de os métodos e ferramentas aplicados terem motivado os estudantes na primeira metade do curso, observou-se uma queda no engajamento que, na coleta de feedbacks, foi justificada por fatores externos, tais como estudos, deslocamento e falta de participação dos colegas de equipe. Por fim, o mecanismo de identificação e reconhecimento de competências mostrou-se efetivo e a pesquisa conclui que a escalabilidade da solução proposta depende da adaptação da trilha de aprendizagem às necessidades de cada incubadora do IFRN, além de identificar a necessidade de mais recursos de automatização que otimizem o gerenciamento do curso.
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