Navegando por Autor "Rabelo, Danieli Silva de Souza"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Análise de sentimentos da população brasileira em relação a eleição presidencial de 2018 através da rede social Twitter(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-26) Pereira, Janailton Galvão; Rabelo, Humberto; Medeiros, Angélica Felix; Rabelo, Danieli Silva de SouzaCom o avanço tecnológico e a chegada da web 2.0, tornou-se corriqueiro o uso das rede sociais para diversos fins, entre eles debater política e expor opinião. Nesse contexto um grande volume de dados se forma todos os dias, algo que se intensifica nos períodos eleitorais. Em paralelo a isso, até os dias de hoje são realizadas as tradicionais pesquisas eleitorais de campo que demandam bastante tempo e dinheiro para serem produzidas, além disso suas publicações são periódicas deixando uma lacuna de dias sem essas informações que são de extrema importância. O presente trabalho busca através da mineração de dados textuais e análise de sentimentos, mapear a popularidade dos candidatos à presidência da república do Brasil 2018 com base em publicações presentes na rede social Twitter durante o período eleitoral, após isso aferir relação entre o apoio demonstrado na mídia social e o desempenho obtido no resultado da eleição e em pesquisas eleitorais da época, podendo assim avaliar a viabilidade ou não da rede como uma ferramenta de predição eleitoral de baixo custo e tempo.Dissertação Arquitetura metodológica de aprendizagem ao longo da vida mediada por PBL na Escola de Programação do LAIS(2019-09-06) Rabelo, Danieli Silva de Souza; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; ; ; ; Burlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos da Silva; ; Naschold, Ângela Maria Chuvas; ; Souza Filho, Guido Lemos de; ; Rego, José Ivonildo do;A formação de recursos humanos vem se mostrando deficiente nos diferentes espaços educativos. Esse quadro fica evidente pelas crescentes estatísticas de aspectos adversos prevalentes, porém, evitáveis em todo mundo. No Brasil, o aumento dos casos de evasão no ensino superior, especialmente nos cursos de Ciências Exatas e Tecnológicas, tais como Engenharia, Design e Tecnologia da Informação, lança aos profissionais de educação o desafio de pensar uma formação que seja parte, em meio a um conjunto de ações, de uma efetiva atuação no enfrentamento à evasão e na promoção de um processo formativo e humanitário em programação, contextualizado, multidisciplinar e engajador à aprendizagem. Nesse sentido, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde - LAIS, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tem desenvolvido progressivamente ações que ultrapassam as fronteiras do conhecimento em educação, enfatizando a educação em saúde, o ensino de programação, buscando uma metodologia ativa de ensino inovadora que possibilite formação humanitária, aliando conceitos, técnicas e também mobilizando sentimentos e emoções dos aprendizes. Tudo isso, com o objetivo de possibilitar a compreensão e reflexão em ações práticas e efetivas no trabalho. Assim, inspirado pela cultura participativa, este trabalho alia conceitos da área da pedagogia, neurociência, estilos de aprendizagem e aprendizagem baseada em problemas, como metodologia de acompanhamento de formação humana e em programação, de alunos das diversas Engenharias, Design e Biomedicina e pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde.