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Navegando por Autor "Quirino, Kessia Larissa de Medeiros"

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    Dissertação
    Avaliação da Interactive Spaced Education como ferramenta de ensino no contexto da Doença Renal Crônica
    (2019-09-03) Quirino, Kessia Larissa de Medeiros; Medeiros, Paulo José de; ; ; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; Pereira, Mauricio Galvão;
    Introdução: A Doença Renal Crônica (DRC), atualmente, atinge proporções epidêmicas no mundo e, apesar do esforço empenhado para o ensino da abordagem apropriada desta doença, estudos têm identificado lacunas no conhecimento da DRC, surgindo a necessidade de buscar estratégias pedagógicas que auxiliem no seu processo de ensino-aprendizagem. Objetivos: Avaliar a ferramenta Interactive Spaced Education (ISE) para o aprendizado de estudantes de medicina do 2º, 3º e 4º anos, em um curso extracurricular sobre DRC, objetivamente e sob a perspectiva do aluno. Métodos: Trata-se de um estudo quase-experimental cuja população foi composta por estudantes de medicina do 2º, 3º e 4º ano inscritos no curso de extensão sobre DRC, com duração de 6 semanas, ofertado para duas turmas no segundo semestre letivo, por meio de aula expositiva e ferramenta online ISE. O programa ISE foi composto por 3 ciclos, com 20 itens cada, os quais se repetiam em todos os ciclos. Foram calculados a taxa de participação da ISE nas duas turmas, extrato de desempenho progressivo entre os alunos que concluíram > 75% dos itens da ISE, além da avaliação da ferramenta pelos alunos através de questionário com score de Likert e questões abertas sobre opinião e sugestões. Resultados e discussão: 47 alunos participaram do curso nas duas turmas. Demonstrou-se, através do teste de Friedman, que houve efeito da utilização da ferramenta ISE sobre a melhoria no desempenho dos estudantes e, por meio da correção de Bonferroni, evidenciou-se que foi significativa a diferença entre o primeiro e o terceiro ciclo. Os alunos julgaram a estratégia útil para reforço de aspectos-chave e prática profissional, além de demonstrarem interesse em participar de outras atividades com o uso da referida ferramenta. Também, identificaram no curso as vantagens dos efeitos de teste e espaçamento da ISE. Conclusão: A ISE mostrouse eficaz ao melhorar o desempenho discente e apresentou boa aceitabilidade entre os alunos que completaram o programa.
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