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Navegando por Autor "Pinto, Vera Lucia Xavier"

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    TCC
    Barthes para além do manducar: amar, surpreender-se e conviver como significados do comer.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-28) Silva, Helry Costa da; VERA LUCIA XAVIER PINTO; Pinto, Vera Lucia Xavier; Jacob, Michelle Cristine Medeiros; Dantas, Rebekka Fernandes
    Nesta monografia apresento o (re)pensar de uma Nutrição livre em suas ações e que relaciona e aproxima as ciências do humano com as ciências da saúde, sem transgredir nem menosprezar nenhuma área do conhecimento. Parti de três premissas: o homem é 100% natureza e 100% cultura; é necessário exercitar e elaborar um pensamento complexo que religue o que está separado; a análise dos aspectos culturais pela via da literatura é um caminho para se pensar as partes pelo todo. O mote para realização deste trabalho foi a seguinte indagação: é possível encontrar em obras literárias a expressão da alimentação como fato cultural sob a ótica de Roland Barthes? Para respondê-la, elegi como objetivo discutir a alimentação como fato cultural, por meio de obras literárias, a partir das três significações alimentares de Barthes - o prestígio ou o gosto do modelo maternal; a digressão pelo novo/insólito e o ato de comer em conjunto; tomadas como categorias a priori. Para tanto, foi necessário (a) elencar produções literárias que traduzissem os três elementos Barthesianos; (b) discutir estes elementos valendo-se dessas produções literárias e (c) integrar estes três elementos às reflexões sobre aspectos sócio-antropológicos da alimentação circulantes no cenário da “Nutrição Indócil”, ora em gestação. O corpus foi constituído por três obras, respectivas a cada um desses pontos: Minha Cozinha em Berlim, de Luisa Weiss; Nem Só de Caviar Vive o Homem, de Johannes Mario Simmel e A Última Ceia: por uma diet(ética) polifônica, de Vera Pinto. Após a leitura, uma documentação em arquivo digital para sistematizar a análise foi elaborada. Os resultados mostraram que as obras analisadas expressam a alimentação como fato cultural, de acordo com a visão de Barthes, a saber: (1) uma “cozinha matrística”, que comporta além de seu espaço físico, um ambiente de afeto e de sabores diversos; (2) um banquete de refeições insólitas, que representam poder, solucionam problemas e seduzem; e (3) um comer junto, que comporta a convivialidade, a comensalidade e as tradições. Concluí que romances são uma via de conhecimento para a Ciência da Nutrição, pois revela aspectos da alimentação que permitem a compreensão das subjetividades inerentes à complexidade dos sujeitos no intricado fenômeno alimentar.
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    Artigo
    Labor, trabalho e ação: elementos pertinentes aos conceitos arendtianos em relatos autobiográficos de trabalhadores do setor de transportes
    (Saúde e Sociedade, 2014) Pequeno, Nila Patrícia Freire; Bezerra, Ingrid Wilza Leal; Moreira, Camila Vanessa da Silva; Pinto, Vera Lucia Xavier; https://orcid.org/0000-0003-1279-2554
    A reflexão, junto à classe trabalhadora, sobre questões relacionadas à saúde no ambiente de trabalho, visando à criticidade e às ações que resultem no enfrentamento de seus problemas é um importante instrumento de mudança da realidade. O objetivo desta pesquisa exploratória é identificar elementos pertinentes aos conceitos arendtianos (labor, trabalho e ação) presentes no discurso de trabalhadores do setor de transportes participantes de um projeto de extensão universitária. A abordagem é qualitativa e a metodologia consiste em relato autobiográfico. As histórias dos trabalhadores foram gravadas em DVD e posteriormente transcritas. Para a análise, optou-se pela definição de categorias a priori (labor, trabalho e ação), uma vez que o marco teórico era a obra de Hannah Arendt. Como resultado, foram encontrados: insegurança alimentar, doenças crônicas não transmissíveis relacionadas ao conceito de labor; riscos ergonômicos e distúrbios psíquicos relacionados ao trabalho; e participação coletiva e inclusão digital como elementos da ação. Concluiu- -se que conhecer, compreender e discutir essas três categorias para o incremento da reflexão acerca da saúde do trabalhador pode ser importante, uma vez que todas elas foram expressas nos relatos de vida, mostrando sua permanência e relevância na história de todos e de cada um.
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    Artigo
    Labor, trabalho e ação: elementos pertinentes aos conceitos arendtianos em relatos autobiográficos de trabalhadores do setor de transportes
    (Saúde e Sociedade, 2014-12) Bezerra, Ingrid Wilza Leal; Pinto, Vera Lucia Xavier; Moreira, Camila Vanessa da Silva; Pequeno, Nila Patrícia Freire
    A reflexão, junto à classe trabalhadora, sobre questões relacionadas à saúde no ambiente de trabalho, visando à criticidade e às ações que resultem no enfrentamento de seus problemas é um importante instrumento de mudança da realidade. O objetivo desta pesquisa exploratória é identificar elementos pertinentes aos conceitos arendtianos (labor, trabalho e ação) presentes no discurso de trabalhadores do setor de transportes participantes de um projeto de extensão universitária. A abordagem é qualitativa e a metodologia consiste em relato autobiográfico. As histórias dos trabalhadores foram gravadas em DVD e posteriormente transcritas. Para a análise, optou-se pela definição de categorias a priori (labor, trabalho e ação), uma vez que o marco teórico era a obra de Hannah Arendt. Como resultado, foram encontrados: insegurança alimentar, doenças crônicas não transmissíveis relacionadas ao conceito de labor; riscos ergonômicos e distúrbios psíquicos relacionados ao trabalho; e participação coletiva e inclusão digital como elementos da ação. Concluiu- -se que conhecer, compreender e discutir essas três categorias para o incremento da reflexão acerca da saúde do trabalhador pode ser importante, uma vez que todas elas foram expressas nos relatos de vida, mostrando sua permanência e relevância na história de todos e de cada um
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    Livro
    Pesquisa Qualitativa, Justiça Social e Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas: Seis graus de aproximação
    (EDUFRN, 2015) Pinto, Vera Lucia Xavier
    A obra é um convite aos pesquisadores que iniciam suas jornadas e desejam realizar a investigação em escolas. A autora percorre, por meio de uma escrita fluida e sensível, seis graus de aproximação entre aquele que deseja se tornar pesquisador e a pesquisa, despertando o espírito investigativo.
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